Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
O Aluno a Distância.
Processo de Avaliação.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Tutoria em EAD CF(T) Biagiotti.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Santarém Março a Julho de 2007
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
O Papel do Monitor.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Orientações Gerais.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Informações sobre o Teleduc
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Melhor Gestão, Melhor Ensino
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Formação de Tutores a Distância
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Didática da alfabetização
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Prof. Dr. Gilvandenys Leite Sales Learning Vectors (LV): Um Modelo Não-Linear de Avaliação da Aprendizagem em EaD online.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
O Papel do Professor e do Aluno no Ensino a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Evolução da internet e os Recursos Educacionais Digitais para o Fortalecimento da Aprendizagem a Distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Elaborado por Prof. Denys Sales SISTEMA DE GERENCIAMENTO ACADÊMICO LV – MOODLE 1.9 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO UNIVERSIDADE VIRTUAL.
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
O Modelo LEARNING VECTORS Avaliação Formativa em EaD Online Prof Denys Sales
Metodologias Ativas Desafios e Possibilidades na EaD Prof. Denys Sales 1.
Transcrição da apresentação:

Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada à EPCT Nosso Contrato Didático 2013

Formador e Tutores Gilvandenys Leite Sales  Adriana Maria Markan Silva Gaspar de Oliveira  / / Paula Denise Girão Nobre  /

Dados Gerais ◦ Carga Horária do Curso – 30 h/A ◦ Média para Aprovação no Curso (≥) – 7,0 ◦ Limite de Faltas – 25% ◦ Início do curso - 5 Agosto 2013 ◦ Término do curso - 31 Agosto 2013

Agenda Encontro Presencial: 05 Agosto 2013 AULA 1: 11 a 17 Agosto 2013 AULA 2: 18 a 24 Agosto 2013 Tarefa Final: 25 a 31 Agosto 2013

Ementa Aprendizagem a distância (o modelo de ensino a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, aprendendo a distância, o planejamento e comprometimento na aprendizagem a distância, métodos e técnicas de estudo e leitura, autonomia, colaboração em EaD e autoria na EaD). O que é educação a distância (características, evolução e histórico). Recursos utilizados em EaD (ferramentas de organização, gestão, informação e comunicação em EaD, ferramentas interativas de aprendizagem).

Objetivos Desenvolver as competências, habilidades e atitudes necessárias ao aprendizado a distância. ◦ Discutir...  e compreender os conceitos de EaD, suas características, evolução tecnopedagógica e seu histórico no Brasil.  o modelo de pedagogia a distância do IFCE.  o planejamento e comprometimento com os estudos e aplicar na aprendizagem a distância.  e aplicar as ferramentas que auxiliam na aprendizagem a distância. ◦ Conhecer...  e utilizar métodos e técnicas de estudo e leitura.  as diferenças e semelhanças entre Educação presencial e Educação a distância.  e aplicar os principais suportes, ferramentas e programas de computador utilizados na aprendizagem. ◦ Identificar...  as ferramentas de organização, gestão, informação e comunicação em EaD.

Nosso Livro Aula Presencial ◦ Para compreender a educação a distância  Surgimento e histórico da EaD  Definição da educação a distância  Modelo de pedagogia a distância Aula 1 ◦ O papel do professor e do aluno no ensino a distância  O papel do professor no ensino a distância  Aprendendo a distância Aula 2 ◦ Os recursos e ferramentas utilizadas em EaD  Recursos utilizados em EaD  Ferramentas de organização, gestão e comunicação em EaD  Ferramentas interativas do Moodle

Atividades / Média Atividades Presenciais Atividades a Distância x 60%x 40% Quiz 20% Tarefa Final 50% Quiz Aula 2 30% Fórum Aula 2 35% + Seminário 30% Fórum Aula 1 35%

Correção de Atividades Nº Mínimo de Mensagens em Fóruns: ( ) 1 (X) 2 ( ) 6 ( ) 10 Inicie o fórum respondendo ao tema proposto, a seguir, interaja e faça comentários sobre as postagens de outros participantes do fórum. Quiz: ◦ 2 Tentativas/ 60 min / Nota mais alta Seminários ◦ Demonstrar leitura dos textos indicados; ◦ Articular reflexões críticas sobre as informações coletadas; ◦ Apresentação com poder de síntese e clareza. Tarefa Final Apresentação/Escrita (ideias com clareza, objetividade, coesão e coerência)

Nº de Faltas Neste curso o aluno levará 5 faltas por atividade que ele se ausente.

Modelo Tecno-Metodológico 11 Fonte: Adaptado de Sales (2010)

O Vetor-Aprendizagem Fonte: Adaptado de Sales (2010)

Menções Qualitativas - LV Ícones LV ÍconesCATEGORIZAÇÃO DAS MENSAGENS/ARQUIVOS ANEXADOS Muito Bom - Coeficiente do Passo de Aprendizagem: CP=4 Reflexões aprofundadas; Interações/Postagens por meio de “Mensagens/Arquivos anexados” que podem apresentar, além de respostas e comentários, significativos questionamentos, ou mesmo, sínteses de idéias que surgem na discussão/aprendizagem do tema proposto, gerando mais interações. Bom - Coeficiente do Passo de Aprendizagem: CP=3 Boas reflexões; Interações/Postagens por meio de “Mensagens/Arquivos anexados” que apresentam respostas e comentários significativos para discussão/aprendizagem do tema proposto. Regular - Coeficiente do Passo de Aprendizagem: CP=2 Razoáveis reflexões; Interações/Postagens por meio de “Mensagens/Arquivos anexados” ainda limitados e de forma superficial acerca do tema proposto para a discussão/aprendizagem. Fraco - Coeficiente do Passo de Aprendizagem: CP=1 Reflexões vazias de conteúdo; Interações/Postagens por meio de “Mensagens/Arquivos anexados” que pouco agregam valor à discussão/aprendizagem do tema proposto. Não Satisfatório - Coeficiente do Passo de Aprendizagem: CP=0 Aprendiz que assume posição passiva; Interações/Postagens por meio de “Mensagens/Arquivos anexados” que em nada contribuem para a discussão/aprendizagem do tema proposto limitando-se a enviar mensagens de concordância ou arquivos anexados sem originalidade. Neutro - Mensagens/Arquivos anexados que não agregam notas Arquivos anexados sem relação com o tema proposto. Mensagens de esclarecimentos, saudações, recados, agradecimentos etc. Fonte: Adaptado de Sales (2010)

Acompanhe suas Notas e seu Rendimento (Fator β ) Clique nas setas para visualizar suas notas em cada atividade (o valor que aparece representa uma parcial que comporá sua média) Visualize aqui sua média e faltas Visualize aqui seu desempenho (Veja tabela ) Clique aqui para consultar suas notas

15 O Instrumento de Avaliação LV

Referências JOYE, Cassandra Ribeiro; YOUNG, Regina Santos. Acolhimento em educação a distância. Fortaleza: SETEC/IFCE, Sales, Gilvandenys Leite. Learning Vectors: Um Modelo de Avaliação da Aprendizagem em EaD Online Aplicando Métricas Não-Lineares. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática. Fortaleza, Ceará, 2010.

Dúvidas?