AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.

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Transcrição da apresentação:

AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID

DCNs para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Parecer CNE/CP nº 2/2015 Resolução CNE/CP nº 2/2015  Define as Diretrizes Curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

DCNs  Concepção de docência “ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnicoraciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo”.

Política Nacional, DCNs e Programas  Projeto Institucional de formação, articulação com PDI, PPI, PPCs e com os entes federados ( secretarias, sistemas, redes e instituições de educação básica) e com o fórum estadual permanente de apoio a formação docente  Diagnóstico, planejamento, definição das modalidades de formação, entre outros;

DCNs  (...) o reconhecimento e a valorização das diferenças, nas suas diversas dimensões – e especialmente no que se refere à diversidade étnico-racial, sexual, de gênero e identidade de gênero, geracional, cultural e regional, além das diferenças cognitivas e físicas – não se limitam ao respeito e à tolerância nas relações interpessoais, mas, como parte do processo formativo, produz implicações no currículo, na prática pedagógica e na gestão da instituição educativa

DCNs Princípios da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica,  I - a formação docente para todas as etapas da educação básica como compromisso público de Estado, buscando assegurar o direito das crianças, jovens e adultos à educação de qualidade (...)  II - a formação dos profissionais do magistério como compromisso com projeto social, político e ético que contribua para a consolidação de uma nação soberana, democrática, justa, inclusiva e que promova a emancipação dos indivíduos e grupos sociais atenta ao reconhecimento e à valorização da diversidade e, portanto, contrária a toda forma de discriminação.  III - a colaboração constante entre os entes federados na consecução dos objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, articulada entre o Ministério da Educação (MEC), as instituições formadoras e os sistemas e redes de ensino;

DCNs  IV - a garantia de padrão de qualidade dos cursos de formação de docentes ofertados pelas instituições formadoras nas modalidades presencial e à distância;  V - a articulação entre a teoria e a prática no processo de formação docente, fundada no domínio de conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;  VI - o reconhecimento das instituições de educação básica como espaços necessários à formação inicial dos profissionais do magistério;  VII - a importância do projeto formativo nas instituições de educação que reflita a especificidade da formação docente, assegurando organicidade ao trabalho das diferentes unidades que concorrem para essa formação e garantindo sólida base teórica e interdisciplinar;

DCNs  VIII - a equidade no acesso à formação inicial e continuada, contribuindo para a redução das desigualdades sociais, regionais e locais;  IX - a articulação entre formação inicial e formação continuada, bem como entre os diferentes níveis e modalidades de educação básica;  X - a formação continuada entendida como componente essencial da profissionalização docente, devendo integrar-se ao cotidiano da instituição educativa e considerar os diferentes saberes e a experiência docente, bem como o projeto pedagógico da instituição de educação básica;  XI - a compreensão dos profissionais do magistério como agentes formativos de cultura e, como tal, da necessidade de seu acesso permanente a informações, vivência e atualização culturais.

Base Comum Nacional e organicidade da formação I e C A formação inicial e continuada deve contemplar:  I - sólida formação teórica e interdisciplinar dos profissionais;  II - a inserção dos estudantes de licenciatura nas instituições de educação básica da rede pública de ensino, espaço privilegiado da práxis docente;  III - o contexto educacional da região onde será desenvolvido;  IV - atividades de socialização e avaliação dos impactos;  V - aspectos relacionados à ampliação e ao aperfeiçoamento do uso da língua portuguesa e à capacidade comunicativa, oral e escrita, como elementos fundamentais da formação dos professores e à aprendizagem de Libras;  VI - questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade

PIBID Caracterização: Programa de bolsa de iniciação à Docência > Capes; Objetivos: aperfeiçoar a formação de docentes e melhoria da EB; Relações de cooperação: IES/I Ed. Básica; Avaliação: IES/ Sistemas de ensino > favorável; Manifestações diversas: IFETs, Universidades, fóruns, entidades;

PIBID Articulação com a política nacional e as DCNs > requer maior organicidade entre os programas, incluindo o PIBID; Priorização das instituições de EB, articulação com estágio supervisionado e Prática como componente curricular, formação dos formadores;

Desafios  Pne: epicentro das políticas educacionais;  Institucionalização do SNE;  Valorização dos profissionais da educação;  Financiamento, gestão e qualidade;  maior organicidade entre políticas e programas;  Institucionalização da formação: PDI/PPI/PPC; Articulação EB e ES;

Obrigado! Contato: