DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROFESSORA TALITA NEVES
Advertisements

POPULAÇÃO.
Características e Crescimento da População Mundial.
Demografia.
Aula de Revisão de Geografia do 8º ano
EUROPA: POPULAÇÃO E ESPAÇO
Teorias Demográficas PROFESSOR JEAN MORAIS.
Evolução da População Mundial
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Aula para a prova do 9º ano
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
Dinâmica Demográficas
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
O RETRATO DOS NOVOS CONSUMIDORES BRASILEIROS Pesquisa da Revista EXAME (Abril / 2008) Nos dá Conta Das Transformações Ocorridas no Perfil Dos Consumidores.
Professor Hudson de Paula. Crescimento da população mundial Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.
O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO. Os países variam muito por apresentarem Características: Sociais Econômicas Políticas Institucionais.
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA. A população é dinâmica. Os elementos que definem a dinâmica da população são: - Nascimentos - Óbitos - Migração.
População brasileira: rumo a estabilidade demográfica Atualidades/Geopolítica Prof. Reginaldo.
População: Distribuição geográfica e crescimento
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EPIDEMIOLÓGICA
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
“POPULAÇÃO MUNDIAL” Professor Leonardo – Geografia
Considerações sobre o primeiro emprego na Rais e sobre o perfil do beneficiário do seguro-desemprego Fevereiro/2015.
Demografia Demos população Graphein Estudo ( CARVALHO, 1998)
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Ademar da Luz Filho André Luiz dos Santos Durvalina Madalena de Sá José de Ribamar de Souza Andrade José Orlando Lima de Morais Marabá-PA 2013 ANÁLISE.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
ASPECTOS NATURAIS DATA: 29/05 PERÍODO: MANHÃ E TARDE
3. CRESCIMENTO ECONÓMICO, PRODUTIVIDADE E NÍVEL DE VIDA Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular.
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
CONSUMO DE ÁGUA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL
Desenvolvimento X Subdesenvolvimento.    Dividindo o mundo Norte X Sul.  Comparando os países entre si a partir do PIB.  Analisando a realidade.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Frente 1B Aula 03 Pirâmides Ecológicas: Quantificando o ecossistema.
Aula 52: O crescimento da população brasileira 1870 a 1950 – aumentou 40 milhões (52 milhões)‏ 1950 a 1980 – aumentou 70 milhões (119 milhões)‏ 2010 –
Crescimento Populacional. Conceitos: Taxa de Natalidade; Taxa de Mortalidade; Crescimento Vegetativo; Taxa de fecundidade; Migrações;
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
SUBDESENVOLVIMENTO. Problemas sociais: Baixos índices de qualidade de vida, de consumo. Elevadas taxas de miséria e mortalidade infantil. Concentração.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Desigualdades na Escolarização Oficina do Observatório da Equidade 3º RELATÓRIO de Observação Ana Lucia Saboia Comitê Técnico do Observatório da Equidade.
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Cenários demográficos mundiais
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social. Envelhecimento da população com impacto nos serviços de atendimento Índice de envelhecimento da população Taxa.
AUDIENCIA PÚBLICA (05 de novembro de 2013) “Mecanismos de Financiamento de Políticas de Universalização do Saneamento Básico no Brasil” Newton L. Azevedo.
A distribuição da população a nível mundial
Estrutura da População 2º EM – 2015 Jeferson. Composição por faixa etária da população brasileira % idosos 25,6% jovens 64,4% adultos.
B RASIL 2035 Tendências – Dimensão Econômica Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
Envelhecimento e Mercado de Trabalho Consultor Legislativo Alexandre Candido Área IX - Economia.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
POPULAÇÃO MUNDIAL E SEU CRESCIMENTO. Em maio de 2006 a população mundial era de 6,800,000,000. Dados do IBGE.
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
REVOLUÇÃO DEMOGRÁFICA RÉVOLUTION DÉMOGRAPHIQUE. Até ao séc. XVII, eram normais as crises demográficas, que se traduziam por elevadas taxas de mortalidade,
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
POPULAÇÃO REVISIONAL ENEM/2016 CIC – GEOGRAFIA. DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO DENSIDADE DEMOGRÁFICA MUNDIAL 33 habitantes por km² ÁREAS ECÚMENAS Facilitam.
Prof. Saulo Monteiro Prof. Daniel Pires
Transcrição da apresentação:

DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL

CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por quilômetros quadrados. POPULOSO: considera a população absoluta. POVOADO: considera densidade demográfica. TAXA DE NATALIDADE: número de nascidos anualmente para cada grupo de mil hab. TAXA DE MORTALIDADE: número de mortes ocorridos anualmente para cada grupo de mil hab. CRESCIMENTO VEGETATIVO: diferença entre o número de nascidos e de óbitos. TAXA DE FECUNDIDADE: número médio de filhos por mulher em idade de procriar. TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL: número de óbito de crianças com idade inferior a 1 ano dentre mil nascidos vivos.

PAÍSES MAIS POVOADOS MÔNACO ,26 CINGAPURA 6.708,27 VATICANO 2.045,45 MALTA 1.254,75 MALDIVAS 1.100,67

PAÍSES MAIS POPULOSOS 1 China – Índia – USA – Indonésia – Brasil –

CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL

EXTIMATIVAS DO RELATÓRIO DE PERSPECTIVA DA POPULAÇÃO MUNDIAL DAS NAÇÕES UNIDAS (2006) PERÍODO: ESPERÇANÇAS DE VIDA APARTIR DO NASCIMENTO ██ mais que 80 ██ ██ ██ ██ ██ ██ ██ ██ ██ ██ ██ menos que 45 ██ sem dados

PIRÂMIDES ETÁRIAS Representa a composição da população classificada pela idade e pelo sexo. O lado esquerdo representa os habitantes do sexo masculino. O lado direito, do sexo feminino.

GRÁFICOS DE PIRÂMIDES ETÁRIAS A forma da pirâmide etária de um país é constantemente associada ao seu grau de desenvolvimento. Pirâmide etária do AfeganistãoAfeganistãoPirâmide etária dos Estados UnidosEstados Unidos Paroui 2º ano B - 21/03/16

AS TEORIAS DEMOGRÁFICAS: TEORIA MALTHUSIANA observou que o crescimento populacional, entre 1650 e 1850, dobrou decorrente do aumento da produção de alimentos, das melhorias das condições de vida nas cidades, do aperfeiçoamente do combate as doenças, das melhorias no saneamento básico, e os benefícios obtidos com a Revolução Industrial,crescimento populacional Revolução Industrial Afirma que o crescimento populacional funcionava conforme uma progressão geométrica,enquanto que a produção de alimentos crescia em forma de uma progressão aritméticaprogressão geométrica progressão aritmética Ele desconsiderou as possibilidades de aumento da produção agrícola com o avanço tecnológico.

OS NEOMALTHUSIANOS Surgiram no fim da Segunda Guerra Mundial. Houveram grandes conquistas nas áreas da saúde. Difusão de grandes laboratórios multinacionais e redução de mortalidade. Grande crescimento demográfico. Propuseram as políticas de controle de natalidade.

OS REFORMISTAS ( MARXISTAS) Seguem Karl Marx. Culpam o capitalismo como grande responsável pela fome e carência da população. Necessidade de reformas socioeconômicas que permitam a melhoria do padrão de vida da população mais pobre.

A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA A transição demográfica é, no geral, um processo de diminuição de taxas de mortalidade e natalidade.mortalidadenatalidade Gráfico 1. Os 5 estágios em que se divide a transição demográfica. TN=Taxa de natalidade; TM=Taxa de mortalidade; CP=Crescimento da população.

AS ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO

→ Estrutura etária/sexual Define a distribuição da população por faixas etárias e por sexo; É representada através de um gráfico chamado de pirâmide etária; A evolução dos dados contidos em uma pirâmide etária permite compreender a realidade socioeconômica de um país e os possíveis investimentos a serem feitos pelo Estado.

→ PEA – População Economicamente Ativa Trata-se de todo contingente populacional em idade ativa (14 a 65 anos) em condições de trabalhar (incluindo aqueles que estejam procurando emprego); É dividida de acordo com os 3 setores da economia: primário, secundário e terciário; Também permite compreender a realidade socioeconômica de um país a partir da análise de seus dados atuais ou de sua evolução temporal.

→ Análise etária da população Pirâmides etárias são compostas por 3 grupos, que representam as 3 grandes faixas etárias: base – jovens; centro – adultos; e topo – idosos; Jovens e idosos são as faixas etárias conhecidas como Razão de Dependência, que seria os grupos populacionais que não contribuem para a economia de um país, apenas dependem do Estado.

→ Estruturação das pirâmides etárias Base larga: elevadas taxas de natalidade – típica de países subdesenvolvidos; Base estreita: taxas de natalidade em queda – típica de países desenvolvidos e emergentes; Centro largo: predomínio de adultos - típica de países desenvolvidos e emergentes; Topo afunilado: baixa taxas de expectativa de vida - típica de países subdesenvolvidos; Topo em crescimento: elevadas taxas de expectativa de vida - típica de países desenvolvidos e emergentes; Em nenhum país da atualidade, o topo se destaca como principal grupo etária de uma população.

Países que mantêm a maior parte da população concentrada na base da pirâmide são obrigados a investir em setores como saúde e educação; Já aqueles que possuem a maior parte da população concentrada no centro da pirâmide têm que criar uma estrutura de geração de empregos; Por fim, países que possuem um considerável percentual de população no topo da pirâmide têm que investir em saúde e na previdência social.

→ Estrutura Etária Brasileira Assim como os países desenvolvidos já vinham apresentando há décadas, o Brasil a partir da década de 1970, passou a apresentar transformações na pirâmide etária, como: -Redução da base; -Expansão do centro; -Aumento do topo; -Tais transformações foram reflexos das mudanças socioeconômicas as quais o país passou, resultantes do crescimento urbano – industrial.

→ Estrutura da população por atividade – PEA – População Economicamente Ativa As atividades econômicas dividem-se em três grandes setores: Primário: agropecuária, extrativismos animal, vegetal e mineral; Secundário: indústria e construção civil; Terciário: comércio, turismo, serviços, etc. Distribuição da PEA de acordo com níveis de desenvolvimento dos países: Desenvolvidos: pequena participação do setor primário; mediana no secundário e elevada no terciário;

Emergentes: setores primário e secundário apresentam percentuais semelhantes na PEA; terciário é o que participa mais intensamente, mostrando-se, por vezes, hipertrofiado; Subdesenvolvidos: setor primário apresenta destaque na participação na PEA; secundário insignificante; terciário em expansão e hipertrofiado;

→ PEA brasileira Atualmente, a PEA brasileira corresponde a 47% da população total do Brasil; O crescimento populacional, a intensificação do processo de urbanização e a expansão da economia (formal e informal) são itens que explicam estes números atuais; Evolução da PEA brasileira: Setor primário: apresentou quedas constantes entre as décadas de 1940 à 1990; entre 1990 – 00 retomou o crescimento e, a partir da última década voltou a decair; Setor secundário: apresentou aumento entre 1940 e 1980, a partir desta década entrou em processo de queda;

Setor terciário: apresenta-se em crescimento desde a década de 1940; Fator básico para a queda no setor primário: êxodo rural; Fator básico para o crescimento do setor secundário (1940 – 80): industrialização; Fator básico para a redução do setor terciário (1980 – dias atuais): automação industrial; Êxodo rural e automação industrial são os dois processos que explicam a expansão do setor terciário desde a década de 1940; Apesar da maior parte da população absoluta do Brasil ser constituída por mulheres, em relação à PEA, a maioria é formada por homens, apesar da intensa entrada de mulheres no mercado de trabalho nas três últimas décadas.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA jpg pt.wikipedia.org/wiki/Pirâmide_etária pt.wikipedia.org/.../Teoria_Populacional_ Malthusiana pt.wikipedia.org/.../Teoria_populacional_n eomalthusiana pt.wikipedia.org/wiki/Transição_demogr áfica