UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 Módulo Imunopatológico II (MED B26) DEBATE Tema da semana:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cancer Burden in the year The global picture
Advertisements

Coordenadoria Regional Saúde Leste
Transplante Renal Caso 6
Módulo Imunopatológico I (MED B21) DEBATE
INTERDISCIPLINARIDADE O QUE É ? AUTONOMIA-DEPENDÊNCIA DIFERENÇAS-SIMILARIDADES VERTICAL-HORIZONTAL E TRANSVERSAL.
ATENDIMENTOS CONJUNTOS COM OUTRAS ESPECIALIDADES DA SAÚDE PARA A REAL FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Kubo.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Saúde SES Ana Cláudia Machado de Oliveira ATAN/COAPRE/SAS/SES-MT ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA PESSOAS.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
+ Tecnociência Educação e Cultura Isa Beatriz da Cruz Neves - Faculdade de Educação da UFBA -
CADASTRO AMBIENTAL RURAL: ANÁLISE DA SUA INFLUÊNCIA NA DINÂMICA DO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL Andrea Azevedo 1 Raoni Rajão 2 Marcelo Costa 2 Marcelo.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal Audiência Pública destinada a debater os resultados do GT pra o.
INQUÉRITO À INSERÇÃO NA VIDA ACTIVA AOS EX-FORMANDOS DE CURSOS DE QUALIFICAÇÃO INICIAL Janeiro 2010 Principais Resultados.
GRUPO DE DEBATE 4 Ensino de Língua Portuguesa nos espaços lusófonos Mediadores: Prof. Dr. Cássio Rúbio e Profa. Dra. Léia Menezes.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
PROJETO O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET Carolina Quattrer Pinheiro da Silva Débora Souza da Silva Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
Sistema Reprodutor Venus e Adonis – Rubens
Análise contábil (ou dos modelos contábeis).  Análise do modelo contábil  Relatórios financeiros IFRS: resgatando seus fundamentos (objetivos, características.
ESTUDO TRANSVERSAL.
DEPARTAMENTO DE NEUROFISIOLOGIA DA FAMERP 26/26/2016 Prof Moacir Alves Borges
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
Campanha de Prevenção ao Câncer. OMS (Organização Mundial da Saúde) Um programa de diagnóstico precoce pode ser estrategicamente mais viável para reduzir.
A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade.
Manoel de Barros “Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei.”
Introdução a Pesquisa Científica
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE CITOPATOLOGIA
Caso clínico - endoscopia Residente: Dra Ludmila Resende Guedes Preceptor: Dr Felipe Retes.
MEDIDAS DE DISPERSÃO ENEM MEDIDAS DE DISPERSÃO As medidas de dispersão, como o nome sugere, servem para analisar o grau de dispersão dos dados em.
Lugar, paisagem e espaço geográfico
Módulo Imunopatológico II (MED B26)
Método dos Elos – adequação de layout de processos
Desenvolvimento X Subdesenvolvimento.    Dividindo o mundo Norte X Sul.  Comparando os países entre si a partir do PIB.  Analisando a realidade.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
leishmanioses no brasil: epidemiologia e controle
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II. Jornada de Trabalho No princípio das regulamentações sobre jornada de trabalho, havia fixação de jornada de 10 horas.
Estruturas Lineares de Dados Revisão Wolley W. Silva.
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada Folha de Pagamento 29/10/2010.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
IDB-2012 Fontes de dados Situação da inclusão de dados de 2011 e 2012.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
O “boom” da indústria da construção e os acidentes de trabalho – oportunidades para a prevenção Vilma Santana Andrea Gouveia Maria Claudia Moura Gisel.
Currículo, Diferença Cultural e Diálogo Disciplina: Multiculturalismo e Educação Faculdade Adventista da Bahia.
Anabolizantes “Corpo e Aparência 2”. Refletir sobre o corpo e a aparência no contexto contemporâneo da juventude. Refletir sobre o conceito de esteróide.
MED B26/27 Debate Patologia Celular e Degenerações
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
TEMA: As Empresas e os Estados nos Fundos Europeus Destinados ao Crescimento Azul Nome: Estela Santos –
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA. MATEMÁTICA PARA ADMINISTRADORES. RÔMULO LUIZ OLIVEIRA.
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA TERAPÊUTICA, GUIADA PELA ESCADA ANALGÉSICA DA OMS, SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE COM DOR ONCOLÓGICA Autores: MESTIERI,
ESTUDOS DESCRITIVOS:. 1) Fornecem informações importantes para alocar recursos financeiros eficientemente e para planejar progra- mas de intervenção ou.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 6.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 Módulo Imunopatológico II (MED B26) DEBATE Tema da semana:
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
Indicadores de Saúde Conceito
CONTABILIDADE GERENCIAL “CUSTO DA QUALIDADE” EDSON SAMPAIO FABIANA IVONETE BISPO MARCELO PORTO NOELSON Professora:LEONICE OLIVEIRA.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
Introdução à Sequências Professora Thais Clara da Costa Haveroth.
O RIENTAÇÃO E DUCACIONAL. S EXUALIDADE Relações de Gênero.
VARIÁVEL É o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. As variáveis podem ser: Qualitativas: Seus valores são expressos por atributos. Ex: cor da.
Paracoccidioidomicose
XXIII Jornadas ROR-SUL 15, 16 e 17 Fevereiro 2016 | Lisboa.
Neoplasias Prof. MSc. Joaquim Xavier.
Professora: Luciana Campos Aula 4 – A palavra Gestalt vem do alemão e significa forma. Alguns estudiosos da Psicofísica (que estudavam as sensações)
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 Módulo Imunopatológico II (MED B26) DEBATE Tema da semana: Neoplasia (parte I)

O que é Neoplasia? O que significa câncer?

Além dos livros-texto, que em geral tratam do câncer no mundo ou em outros contextos, leia o texto abaixo para conhecer a realidade do câncer no Brasil.

Quais as disparidades regionais no que se refere à incidência de câncer no Brasil?

Comente como evoluem as taxas de mortalidade para os cinco cânceres principais do Brasil, tanto no sexo feminino quanto no sexo masculino.

Existem dados da OMS sobre estimativas de incidência e mortalidade do câncer até 2008, sobre estes dados o que podemos discutir sobre: - o que sabemos sobre diferenças entre incidência e mortalidade dos seguintes tipos de câncer em função de diferenças regionais ou status socioeconômico de diferentes países. Por que esta diferença existe?

OMS, 2008

Câncer de próstata Hiperplasia nodular da próstata Após 40 anos20% Após 60 anos70% Após 70 anos90% Adenocarcinoma da próstata Após 50 anos20% Após 70 anos70%

Câncer de mama

Câncer de pulmão

Câncer de cólon e reto

Câncer de estômago

Câncer de colo uterino OMS 2004

Câncer de fígado OMS 2004

Quais os critérios que distinguem neoplasias benignas e malignas?

Neoplasias benignas x malignas Neoplasias benignas podem ter evolução fatal Adenomas hipofisários Insulinomas Feocromocitomas Cistos ovarianos

Como neoplasias adquirem um fenótipo invasivo e metastático?

Por que as neoplasias são, geralmente, monoclonais, porém, geneticamente heterogêneas?