A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade."— Transcrição da apresentação:

1 A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ Adrianna Andrade Abreu Doutora em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ

2 Os meninos estão sendo mais desfavorecidos na aprendizagem em relação às meninas

3

4 Possível Causa Redução do número de professores homens na sala de aula Cognição Caráter Masculinidade

5 Cognição A falta de professores homens dificulta diversos elementos da aprendizagem dos meninos: atenção, avaliação, sintonia entre o que ensina e o que aprende. Características físicas, afetivas

6 Enfraquece a formação da razão prática pois o aprendizado das virtudes do caráter (prudência, justiça, fortaleza e temperança) pelas crianças nos primeiros anos se dá mais por mimetismo e só depois por racionalização. A razão prática é a que potencializa o jovem a vencer as dificuldades da vida, a fazer as escolhas acertadas e a ter uma maior motivação existencial e educativa. Caráter O exemplo é essencial para a educação. O educador não só ensina com o que diz e faz, mas também com o que é.

7 Masculinidade A falta de vigor físico e psíquico, coragem, autonomia e o correto uso da autoridade fazem com que o menino se sinta desmotivado para vencer os desafios e enfrentar as dificuldades. A masculinidade, além do substrato natural que se possui de forma inata, tem componentes aprendidos socialmente. A masculinidade complementa a formação do caráter dos meninos.

8 É preciso revisar a formação dos professores dos Cursos de Pedagogia. Substituir as influências ideológicas que se afastam dos verdadeiros fins da educação, como é a conquista da verdadeira liberdade e a realização da pessoa humana em todos os seus âmbitos. Se os próprios Cursos de Educação dos alunos de pedagogia passam por um processo de transformação, ajustando-se aos verdadeiros fins da educação, a masculinização desses cursos universitários será uma decorrência lógica e se refletirá depois em todos os demais níveis de ensino.

9 O orgulho de ser professor será resgatado, como ocorre em todos os países que ocupam os primeiros lugares nos rankings internacionais de rendimento escolar e os pais, principais protagonistas da educação, voltarão a reconhecer a importância do professor homem no processo educacional do seu filho.

10 Fim João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira malheiro.com@gmail.com/ Blog: www.escoladesagres.org/ malheiro.com@gmail.com/ www.escoladesagres.org/ Adrianna Andrade Abreu Colégio Porto Real/ www.colegioportoreal.org.brwww.colegioportoreal.org.br adrianna.abreu@colegioportoreal.org.br


Carregar ppt "A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google