A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA SOCIAL COGNITIVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA SOCIAL COGNITIVA"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA SOCIAL COGNITIVA

2 Albert Bandura é um psicólogo canadense, autor da Teoria Social Cognitiva

3 Teoria Social Cognitiva
Muitos dos nossos comportamentos foram adquiridos ao longo do processo de socialização através da observação e imitação dos outros.

4 Idéias sobre este modelo de aprendizagem:
-Um indivíduo pode adquirir um novo comportamento a partir da observação de um modelo; -Através de um processo que o psicólogo designa por modelação que envolve a atenção,retenção, reprodução e motivação. -Acontece em contexto social.

5 Importância do reforço neste tipo de aprendizagem:
-Reforço direto -Reforço vicariante

6 Características pessoas de quem aprendem:
Proximidade; Afetividade; Gênero; Idade; Status; Atenção; Motivação; Expectativas; Noção de eficácia.

7 Aprendizagem por modelação:
Bandura usa o termo modelagem, enquanto que Miller usou o termo imitação e Freud, identificação. Ele distingue estes termos ao esclarecer que imitação significa a duplicação exata do que o modelo faz, e a identificação geralmente envolve-se numa incorporação indiscriminada dos modelos de comportamento. Utiliza o termo modelagem porque os efeitos psicológicos da exposição aos modelos são muito mais amplos do que o simples

8 mimetismo da resposta, contido no termo imitação; e as características definidoras da identificação são empiricamente questionáveis. Uma das grandes contribuições de Bandura ao ponto de vista do behaviorismo consiste na ênfase da aprendizagem por modelos. Não é essencial executar-se a resposta e esta ser reforçada para que ocorra aprendizagem. Muitos padrões de comportamento são aprendidos através da observação de modelos.

9 Experiência Mostrou a crianças com quatro anos um filme em que um adulto esmurrava e ponta peava um boneco inflável.Eram 66 crianças, divididas em três grupos de 22 crianças cada. Um adulto encaminhava-se na direção de um boneco inflável, e ordenava-lhe que saísse da sua frente. Obviamente, o boneco não se mexia:O adulto agredia violentamente o boneco.

10 As crianças assistiam a um final do filme em que o adulto era elogiado por outro adulto – Modelo recompensado.O grupo B assistia a um final em que o adulto era asperamente censurado por outro adulto - Modelo punido. O grupo C assistia a um final em que nada acontecia – Condição neutra.

11 Depois da exibição das diferentes versões do filme foi permitido às crianças dos vários grupos brincarem com o boneco inflável e outros brinquedos. As crianças do grupo que viram o adulto ser recompensado pelo seu comportamento agressivo mostraram maior índice de agressividade do que as outras, imitando os atos do adulto. As crianças de todos os grupos aprenderam de igual modo a reproduzir mentalmente os diversos comportamentos agressivos observados.

12 Isto é, estavam em condições de desempenhar o comportamento do modelo igualmente bem e de forma precisa

13 A tendência para imitar um modelo:
Tende-se para imitar pessoas consideradas com status ou prestígio elevado.

14 Aprendizagem por observação envolve quatro elementos:
Atenção; Retenção; Reprodução; Motivação.

15 Questões educacionais
Antigamente, a convivência das crianças com a família era mais intensa, sendo que os pais e pessoas mais próximas eram tomados como exemplo. Atualmente além dos pais, o professor da classe pode ser o modelo mais importante no ambiente da criança. Sabe-se de muitas crianças que copiam tão exatamente o comportamento de seu professor (ou professora) que "se tornam" esse professor quando estão interagindo com seus irmãos mais novos no lar.

16 Preferências ou aversões do professor para com a matéria em estudo podem ser percebidas pelos alunos e resultam em atitudes imitativas. O professor que ama música, mas odeia matemática, pode transmitir esses sentimentos à classe. Desse modo criam-se bloqueios à matemática, e os alunos podem ser permanentemente afetados. Outros tipos de comportamento negativo do professor podem também ser imitados pelos alunos

17 Uma professora de primeiro ano, para manter a disciplina que ela considerava apropriada à classe, gastava muito tempo gritando com as crianças. Os pais de uma dessas crianças notaram que, diariamente, depois da aula, ela fechava-se no quarto e gritava com as bonecas (usando as palavras da professora). A atitude do professor para com alunos de grupos minoritários (negros, imigrantes, alunos de religião diferente da maioria) pode ter também um efeito significativo

18 no modo como esses alunos aprendem a perceber a si próprios, e também na forma como os colegas os vêem. Em resumo, os professores fornecem condições para a aprendizagem na sala de aula, não somente pelo que dizem, mas também pelo que fazem.

19 Conclusão As pesquisas de Bandura, suas teorias e aplicações foram bem aceitas na psicologia. Foram utilizadas no estudo do comportamento em laboratório e em sua modificação em clínica. Para ele, as pessoas aprendem muito através da imitação, o que o levou a interessar-se pela aprendizagem pela observação e a formular sua teoria cognitiva social, envolvendo-se com questões referentes à agressão.

20 Cognitiva Behaviorismo A personalidade é determinada por três coisas: o ambiente, o comportamento e os processos psicológicos de uma pessoa.


Carregar ppt "TEORIA SOCIAL COGNITIVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google