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PublicouJoão Vítor Sabala Fraga Alterado mais de 8 anos atrás
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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle
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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Controle Fundamentos de controle Tipos de controle Processo de controle Sistemas de controle Instrumentos de controle do desempenho organizacional O fator humano no processo de controle 2
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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Definir a função de controle e explicar sua importância. Distinguir os três tipos de controle quanto ao momento de realização. Descrever o processo de controle e suas principais etapas. Identificar as principais características de um sistema de controle eficaz. Descrever os principais instrumentos de controle do desempenho utilizados nas organizações contemporâneas. Analisar as diversas técnicas utilizadas para exercer controle comportamental nas organizações. 3
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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall O controle financeiro busca medir os impactos financeiros das atividades econômicas de uma organização ou de uma unidade organizacional. Os principais instrumentos de controle financeiro são: Demonstrativos financeiros. Análise de índices. Orçamentos. 13
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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Os sistemas de informação gerencial são sistemas de apoio à decisão que fornecem ao gestor a informação regular de que ele necessita para tomar decisões. Os sistemas de informação são um instrumento de controle porque: Informam o que está acontecendo. Indicam quais são os parâmetros de desempenho que permitem o alcance dos objetivos. Auxiliam a decisão, propondo medidas de ação corretiva. 14
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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall A auditoria tem por objetivos : verificar a adequação, a eficiência e a eficácia dos sistemas de controles da organização. verificar a integridade e a confiabilidade das informações e registros. verificar a eficiência, a eficácia e a economicidade do desempenho e da utilização dos recursos. verificar a concordância entre as atividades realizadas com relação aos objetivos, planos e meios planejados. medir os desvios detectados ou confirmar a inexistência de problemas. 15
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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall O benchmarking consiste num processo contínuo e sistemático que busca comparar práticas e métodos de trabalho de uma organização com os de outras organizações, de forma a identificar fatores que conduzam a um desempenho superior. Existem três modalidades de benchmarking: Benchmarking organizacional. Benchmarking de desempenho. Benchmarking de processo. 17
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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Recrutamento e seleção Orientação Desenho de cargos Avaliação do desempenho Treinamento Estabelecimento de objetivos Formalização Incentivos e bônus Disciplina Supervisão direta Cultura organizacional 21
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