Tipos de câmaras digitais Joana 2ºA Nº10. Já existem no mercado um número muito grande de modelos de câmaras digitais dos mais diversos fabricantes, inclusive.

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Trabalho realizado por: Rute Duarte Nº 23 PM1 Disciplina: D.C.A Escola Secundária José Saramago Trabalho realizado por: Rute Duarte Nº 23 PM1 Disciplina:
Transcrição da apresentação:

Tipos de câmaras digitais Joana 2ºA Nº10

Já existem no mercado um número muito grande de modelos de câmaras digitais dos mais diversos fabricantes, inclusive gigantes tradicionais da fotografia tradicional. Voltada para o mercado doméstico e para uso na Internet, a fotografia digital ainda se está a afirmar, e embora seja a tendência natural, tendo em vista a integração dos computadores no nosso dia-a-dia, ainda peca pela falta de uma boa resolução. Os modelos atuais permitem a resolução normal dos écrans de computador, mas quando se tenta obter uma cópia em papel é que se vê que faltam não só o equipamento para obter a imagem, como também o elemento de impressão final. Câmara digital

Tipos de maquinas fotográficas

Amadoras descartáveis : São aquelas câmaras anunciadas na televisão onde dizem que têm "1000 megapixel", função de webcam, filmam, mp3, mp4, gravam som, reproduzem filmes, cabem milhares de fotos, mas não têm a mínima qualidade! Esqueçam essas câmaras! Na verdade mal podem ser consideradas uma "categoria".

Compactas Point e Shot São as câmaras digitais mais comuns e mais procuradas por terem preços mais acessíveis, por serem compactas e fáceis de transportar e completamente automáticas. Para quem deseja uma câmara que possa levar para todo o lugar, que não necessite de maior conhecimento técnico de fotografia e o uso seja apenas amador, esta pode ser uma boa escolha!

Compactas Amadoras São câmaras um pouco mais avançadas que as da categoria anterior, já com algum controlo manual como ISO, White Balance, exposição, abertura e velocidade. Mesmo que vá usar estas câmaras apenas no modo automático, vale a pena pagar um pouco mais por elas em relação às point e shot. Por terem lentes de melhor qualidade e sensores melhores, processadores internos de imagem mais rápidos e eficientes, respondem melhor aos comandos e produzem fotografias com maior nitidez, cor e contraste.

Superzooms: São câmaras maiores e por isso perdem a caraterística de compactas. O que elas trazem de vantagem? O tamanho ajuda a segurar melhor e ter mais firmeza. As lentes grandes com zooms mais potentes têm uma ótima qualidade. Com elas pode produzir fundos levemente desfocados, e pode até brincar um pouco com a profundidade de campo. Essas câmaras estão longe de ter a qualidade profissional, mas funcionam muito bem como uma ferramenta para quem está a aprender. É preciso gostar muito de fotografia para carregá-las para todo o local.

DSLR: "DSLR significa, em inglês : Digital Single Lens Reflex. Nestas câmaras a luz que entra através da lente é refletida num espelho e transferida para uma tela de visualização. Esse jogo de vidros e espelhos faz com que, olhando pelo visor (não a tela do LCD), veja exatamente o que a lente está “vendo”. Nessas máquinas não é possível fotografar utilizando o monitor LCD. Ele só será utilizado para verificar a fotografia após o clique e para aceder aos menus. Nelas também é possível trocar as lentes. Pode usar uma infinidade de lentes disponíveis no mercado para obter os mais diversos efeitos e resultados. É possível usar desde lentes mais baratas e simples até lentes caríssimas. Nestas máquinas conseguimos utilizar bem tudo o que se aprende sobre fotografia. É possível brincar com a profundidade de campo, deixando o fundo bem desfocado, utilizar todo tipo de exposição longa, congelar movimento, fazer fotos com pouquíssima luz, usar lentes especiais para fotografias como macro, etc. É pura diversão. As DSLR também possuem sensores maiores e melhores, que produzem pouquíssimo noise e tem sensibilidade de ISOs altos até São rápidas e respondem instantaneamente ao clique. Possuem muita precisão no foco. São muito bem acabadas, resistentes e totalmente configuráveis. É possível utilizar também outros formatos de imagem, como o RAW e o TIF no lugar do JPG. Enfim, são máquinas completas e de uso profissional. Alguns modelos de DSLR terão caraterísticas para amadores avançados e as mais caras terão uso somente profissional. São câmaras grandes e caras e visam o utilizador que tem conhecimento de fotografia, ou quer aprender, e os profissionais.

Twin-lens-reflex (TLR) Estas câmaras, que foram muito populares nos anos 50 e 60, estão um pouco fora de moda hoje em dia, porém conseguem excelentes resultados, devido principalmente ao uso de filmes do tipo 120, gerando negativos de 6 x 6 cm. Alguns modelos da Mamya usam filmes 220, com negativos deste mesmo tamanho. É uma câmara ainda utilizada por fotógrafos de casamentos e eventos sociais devido à qualidade das ampliações. Esta câmara possui duas lentes, sendo uma superior que serve para focar a imagem no visor e a inferior para transmitir a imagem ao filme. Os pontos negativos são a quase inexistência de acessórios, como objetivas de diferentes tamanhos, o problema da paralaxe, que dificulta fotos a curta distância, e a imagem de focalização invertida (direita/esquerda) que pode causar alguma dificuldade na composição da imagem.

Largo Formato 5x4" - 10x8" São câmaras grandes, pesadas e "assustadoras" para os amadores, que lembram as velhas "máquinas lambe-lambe" dos fotógrafos de praça dos tempos antigos. Aliás, o que mudou foi só a sofisticação do equipamento, pois as câmaras de largo formato são o topo de linha em termos de definição de imagem, basicamente devido à enorme do seu filme, comparado ao 135 das 35mm SLRs. Essas câmaras também permitem movimentar o plano da lente em relação ao plano do filme, de forma pouco comum, podendo assim corrigir linhas/perspetivas (isto é muito útil em fotos de arquitetura, para os edifícios não ficarem deformados). São câmaras utilizadas em geral nos estúdios fotográficos principalmente por fotógrafos de publicidade e por fotógrafos de Still-life. Os pontos negativos são: tamanho e peso, que dificultam o uso fora de um estúdio e também o preço, tanto do equipamento e acessórios, como por foto. A focalização é difícil pois a imagem é totalmente invertida e a imagem muito clara, exigindo uma cobertura escura.

Panorâmicas Este tipo de câmara é especial, para objetivos especiais. Com a finalidade de atender principalmente fotógrafos de natureza, paisagens e arquitetura, utilizam filmes 135 ou 120, consumindo o equivalente a 3 fotos normais para uma foto panorâmica, como pode ser observado no esquema abaixo. O ângulo registrado pode variar entre 100 a 150°, sem as distorções da grande angular.

APS (Advanced Photo System) Este é um sistema novo, voltado principalmente para o uso amador, que visa facilitar o uso das câmaras por pessoas menos informadas em fotografia. As vantagens desse novo sistema são: pode-se trocar um filme antes de terminar de bater as fotos e voltar a utilizá-lo oportunamente, todo o processo de encaixe e rebobinamento é feito automaticamente, mesmo depois de revelado o filme permanece dentro de um magazine, junto com as fotos o utilizador recebe uma folha de contato com a miniatura de todas as fotos. O usuário também pode escolher o formato da foto, inclusive panorâmica, antes de clicar. A maior desvantagem está na ausência de minilabs com capacidade para processar APS e a sua incompatibilidade com toda a infraestrutura que existe para o formato 135 no mercado.

Biografia:   