O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: um tema em três gêneros
Advertisements

Português Brasileiro: Questões atuais
Um vocabulário para a interpretação
Sistemas de Informação e Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas
Linguagem e comunicação
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
O ensino da língua: complexidade do objeto e articulação entre os objetivos Irandé Antunes.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
Gramática Profª Regina.
Linguagem É uma forma de interação, uma expressão do pensamento, sendo um instrumento de comunicação.
Uso e normas da língua Linguagem
Professora: Aíla Rodrigues
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
Produção Textual.
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
MuralJornalRádioWeb Só não esqueça: Comunicar é relação Comunicar é relação.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
Escrita e interação Aula 03
Funções da Linguagem.
Educação Visual e Tecnológica
Linguagem e comunicação
Comunicação Escola: Coopen Rio Verde – GO Aluno:Gabriel
Comunicação.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Lojas de Informática & eletrônicos
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
Português Instrumental REVISÃO
Comunicação e Redação Empresarial
Professora: Janine Fernandes
Conceitos Introdutórios
Escola : COOPEN Aluno : Gabriel Série : 5° ano
Escola: Coopen Série: 5° ano B Aluno: Vitor.
Como redigir um bom texto?
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Escola:Coopen Série:5°ano A Aluno:João Vitor
ESCOLA: COOPEN SÉRIE: 5°ANO A ALUNO: DIÔGO. E nossa comunicação como vai ?
Aluno: Enzo Escola: Coopen Série: 5º ano B. E a nossa comunicação, como vai?
FRASE Enunciado provido de sentido: Emoções, ordens, apelos... Ex. Anoitecia/Boa noite.../ Cuidado! Copyright © Dale Carnegie & Associates, Inc.
Escola: COOPEN Série: 5° Aluna: Isabela Sousa Freitas.
Elementos da comunicação
Escola: COOPEN Série: 5ºano A Aluna: Isabella Moraes.
AULA SOBRE OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Linguagem escrita e falada Série: 5º ano A Escola: COOPEN Aluna: Eduarda.
1.
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
Escola: COOPEN COC Série: 5º ano B Aluna: Maria Júlia Bueno Vieira
Escola: Coopen Série: 5°ano A Aluno: Arthur Pires Carrile c.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
 “Escrita é inspiração”; “escrita é um atividade para alguns poucos privilegiados”; escrita é expressão de pensamento”; escrita é domínio de regras da.
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Transcrição da apresentação:

O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan - Respostas ao questionário -

Questão 1 O primeiro parágrafo nos fala da capacidade de expressão dos alunos. Qual o contraste apontado?

Resposta da questão 1 O contraste apontado no primeiro parágrafo do texto em estudo diz respeito à facilidade que os alunos possuem de se expressar coloquialmente e a dificuldade no uso da modalidade formal da língua, principalmente quando se trata do texto escrito.

Questão 2 Quais as diferenças entre o falar e o escrever levantadas no segundo parágrafo?

Resposta da questão 2 As diferenças entre o falar e o escrever levantadas no segundo parágrafo são: na produção oral, o falante conta com a presença física do interlocutor e percebe visualmente o contexto (gestos, olhares, o que se processa ao redor); no texto escrito, inexistem os elementos extratextuais que auxiliam o entendimento durante a comunicação.

Questão 3 Um texto escrito mal formulado não representa necessariamente falta de domínio da linguagem cotidiana. Justifique essa afirmação com base no terceiro parágrafo e no conhecimento que você tem sobre o assunto.

Resposta da questão 3 Um texto escrito mal redigido não representa falta de domínio da linguagem cotidiana porque a linguagem escrita utiliza recursos que não usados na linguagem oral. Deste modo, o indivíduo pode dominar a modalidade coloquial da língua, mas não ter o domínio dos sinais gráficos necessários à escrita.

Questão 4 4. Releia o quarto parágrafo e responda: a) O que é um discurso? b) Quando você fala ou escreve produz discursos? Comente. c) Por que o simples conhecimento das normas da escrita não garante o sucesso de um texto?

Resposta da questão 4 a) O discurso é um ato de linguagem que representa uma interação entre o produtor do texto e o seu receptor. b) Quando falamos ou escrevemos produzimos discursos porque realizamos uma interação com o receptor. c) O simples conhecimento das normas da escrita não garante o sucesso de um texto, pois o produtor precisa organizar seu texto como um discurso, tendo em mente o processo de interação entre os interlocutores e a finalidade do texto.

Questão 5 Qual a importância do receptor para a composição de um texto? Comente.

Resposta da questão 5 A importância do receptor para a composição de um texto é primordial, pois, é a partir de quem vai receber a mensagem, que o emissor molda o seu discurso.

Questão 6 Finalidades diversas resultam em textos diferentes? Explique.

Resposta da questão 6 Finalidades diferentes resultam em textos não semelhantes no que se refere à forma e à mensagem, pois o emissor molda o seu texto a partir de seu objetivo e de seu receptor. Por isso, existem diferenças entre um texto publicitário e um texto jornalístico mesmo quando abordam um assunto similar. O texto publicitário objetiva vender um produto, enquanto que o texto jornalístico pretende informar sobre um fato verídico. Finalidades diferentes que resultam em textos diferentes.

Questão 7 Releia atentamente o último parágrafo e responda: a) O que um texto não deve ser? b) O que é um texto coeso?

Resposta da questão 7 a) Um texto não deve ser constituído por fragmentos isolados justapostos, sem conexão entre si. b) Texto coeso é aquele em que as partes referem-se mutuamente, só fazendo sentido quando considerados em relação umas com as outras.