SALMONELLA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professora e enfermeira : Carla Gomes
Advertisements

Escherichia coli Márcia Regina Garcia.
Doenças de Origem Alimentar
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
Vírus Márcia Regina Garcia.
Doenças relacionadas à água
A balantidiose é uma protozoose, ou seja, uma doença transmissível causada por protozoários. O responsável por tal moléstia é chamado Balantidium coli,
Um problema de saúde pública que você pode evitar.
Doença Diarréica.
Higiene Alimentar.
Giardíase Giardia lamblia.
GRIPE A.
DDS sobre Leptospirose
AMEBIASE.
CUIDADO COM OS PRODUCTOS EM LATA. Um domingo uma mulher comprou umas latas de gasosa “X” e meteu dentro do frigorifico No dia seguinte foi de emergencia.
NOME- Bruno do Amaral Rodrigues TURMA- 71 SÉRIE- 7 ª PROFESSOR(A)- Mariluce Campos.
SALMONELLA.
Febre Tifóide e Hanseníase
ESTOMATITE VESICULAR Nome do Palestrante:_________________
Mais conhecida como: doença do gato.
Cólera.
Disenteria Bacilar.
Higiene e Prevenção de Doenças
Regras de ouro da “OMS” Preparação inócua de alimentos
Murilo Alvarez. NA SUA CASA DE BANHONA limpeza da sua casa de banho tenha uma atenção especial às zonasque envolvem as torneiras, aos ralos e ao chão.Limpe.
DOENÇAS ALIMENTARES Profª Adriana S. Nagahashi 2015.
Botulismo Definição: Doença Neuroparalítica Severa
Caso Clínico 6 Criança de 2 anos, moradora de cidade rural
DOENÇAS BACTERIANAS ASSOCIADAS À PELE BIOLOGIA. TÉTANO É uma doença grave causada pela toxina de uma bactéria chamada Clostridium, que entra no organismo.
BASES MICROBIOLOGICAS
REINO PROTISTA características gerais REINO PROTISTA clorófita tripanossomo giárdia plasmódio paramecium diatomáceas plasmódio.
Doenças de Risco Ocupacional. CD GRUPO DE RISCO À DIVERSAS DOENÇAS Cada profissão tem implicações características que podem trazer àqueles que a exercem.
Arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika
Doenças Sexualmente Transmissíveis
JOGO “A ESCOLHA DE UM COMANDANTE”. Este jogo foi adaptado de um teste utilizado pela NASA para avaliar a capacidade de superação de seus potenciais candidatos.
Trabalho realizado por Catarina Sousa Professora Carmo Cambão.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE DOCENTE: Dra. Maria Luzenira DISCENTES: Ana Suzette, Jucilene, Lya e Rodrigo.
Enfarte de Miocárdio.  Vamos mostrar-vos o que um doente de enfarte de miocárdio passa, sofre e sobretudo luta pela vida. Como se diagnostica, qual a.
Cartilha de Boas Práticas para Serviços de Alimentação
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR. INFLUENZA A (H1 N1)‏ HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA.
VÍRUS.
Reino Monera: Bactérias e Cianobactérias
REINO MONERA E BACTERIOSES
Márcia Regina Garcia.  C. tetani;  C. botuliniun;  C. perfringens;  C. difficile.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
Cód.: PIM-TDPS-HS-0028-Rev.02 UHE Belo Monte - Sítio Pimental.: 0 Nº 214 Segunda-feira PREVENÇÃO APR – ANALISE DE RISCO APR – ANALISE DE RISCO Nº 94 Terça-feira.
1.O que é a saúde? “A saúde é um estado de bem-estar físico, psíquico e social resultante do equilíbrio entre o indivíduo e o meio em que vive.” Organização.
1 Gripe Suína. 2 O que é a gripe suína? É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente.
ADENITE ESTRÉPTOCOCICA EQUINA
Nematelmintos ou Asquelmintos
Escherichia coli e Salmonella
VÍRUS HIV E AIDS.
Manejo de doenças de pequenos animais
Docente: Claudia Paredes Discentes: Francileine Andrade Maria Socorro Araujo Nilce Barbosa Talita Moreira de Souza Valdir Junior.
CIE:Curitiba Turno:Noite Módulo:II Turma:094 Bronquite Enfisema Pulmonar Dpoc Colite Ulcerativa Alunos:Arthur Yoshio Sato, Elisângela Cavalcante,Leandro.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
Higiene do Leite.
DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS E MODOS DE TRANSMISSÃO
Trabalho realizado por: Iris Maria Barroso Chambel Nº:9, Turma: 6º F Maria Leonor Moita Amaral Nº:11, Turma: 6º F Disciplina: Ciências da Natureza Professora:
Os vírus. Vírus Não possuem célula Reproduzem-se somente dentro de células vivas Só possuem um tipo de material genético Podem passar por muitas mutações.
Clostridium perfringens
Câncer DE Próstata Saúde do homem.
Transcrição da apresentação:

SALMONELLA

O que é .. Salmonela é uma doença infecciosa provocada por um grupo de bactérias do gênero Salmonella, que pertencem à família Enterobacteriaceae, existindo muitos tipos diferentes desses germes. A Salmonella é conhecida há mais de 100 anos e o termo é uma referência ao cientista americano chamado Salmon, que descreveu a doença associada à bactéria pela primeira vez. SALMONELLA

SALMONELLA São bactérias.... Gram-negativas Em forma de bacilo Na sua maioria móveis (com flagelos peritríquios) Não esporulado e não capsulado A maioria não fermenta a lactose. Gênero extremamente heterogêneo Composto por três espécies, Salmonella subterranea, Salmonella bongon e Salmonella enterico (2610 sorotipos) O trato intestinal do homem e dos animais é o principal reservatório natural deste patogeno, sendo os alimentos de origem aviaria importantes vias de transmissão. SALMONELLA

SALMONELLA Como se adquire... Transmitida ao homem através da ingestão de alimentos contaminados com fezes animais. Os alimentos contaminados apresentam aparência e cheiro normais e a maioria deles é de origem A manipulação de alimentos por pessoas contaminadas que não lavam as mãos com sabonete, pode causar sua contaminação. Fezes de animais de estimação. O cozimento de qualquer destes alimentos contaminados mata a salmonela. SALMONELLA

20% 18% SALMONELLA 12% 29% 8% 13%

SALMONELLA Sintomas e diagnostico Diarréia Dor abdominal (dor de barriga) Febre. Em algumas pessoas infectadas, a diarréia pode ser severa a ponto de ser necessária a hospitalização devido à desidratação.. Estas manifestações iniciam de 12 a 72 horas após a infecção. A doença dura de 4 a 7 dias   A comprovação de que as manifestações clinicas são causadas pela Salmonella só pode ser feita pela identificação do germe nas fezes da pessoa infectada e é útil somente nos casos mais graves, em que a administração de antibiótico se faz necessária. Este teste usualmente não é realizado em um exame comum de fezes, sendo necessário uma instrução específica ao laboratório para a procura do germe nas fezes.  SALMONELLA

SALMONELLA Tratamento.. A infecção por Salmonella usualmente dura de 5 a 7 dias e freqüentemente não é necessário tratamento, sendo suficiente as medidas de suporte e conforto ao paciente. Após este período, a pessoa fica recuperada, podendo permanecer ainda por algum tempo um hábito intestinal irregular. SALMONELLA

Prevenção... Atenção especial deve ser dada aos alimentos crus Cuidado com maionese caseira, molho holandês, tiramisu, sorvete caseiro. Carnes em geral, incluindo hambúrgueres e frango, devem ser bem cozidas (não devem estar avermelhadas no centro). Leite não pasteurizado deve ser evitado. Todos os produtos devem ser bem lavados antes de sua preparação e consumo. Todos os utensílios de cozinha (tábuas, facas, etc.) devem sempre ser lavados após sua utilização em alimentos crus.As mãos devem ser lavadas antes do manuseio de qualquer alimento e entre o manuseio de diferentes itens alimentares. SALMONELLA