ABSOLUTISMO Luís XIV. REVISANDO:  Absolutismo ou Antigo Regime (XVI ao XVIII)  Centralização política (Rei):  Criava leis sem autorização ou aprovação.

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Transcrição da apresentação:

ABSOLUTISMO Luís XIV

REVISANDO:  Absolutismo ou Antigo Regime (XVI ao XVIII)  Centralização política (Rei):  Criava leis sem autorização ou aprovação política da sociedade.  Criava impostos, taxas e obrigações de acordo com seus interesses econômicos.  Agia em assuntos religiosos, chegando, até mesmo, a controlar o clero em algumas regiões.

ABSOLUTISMO Henrique VIII

Mercantilismo: a prática econômica do absolutismo  o governo absolutista interferia muito na economia dos países.  Burguesia prejudicada.

Iluminismo  No século XVIII na Europa, em “resposta” ao Absolutismo, surgiu um movimento cultural, intelectual, político, econômico, social e filosófico, chamado de Iluminismo.movimentoeconômico

CARACTERÍSTICAS DO ILUMINISMO:  Eles valorizavam a razão acima de tudo, julgavam o mais importante instrumento para conseguirem alcançar o conhecimento.  Estimulavam o questionamento, a investigação e a experiência como forma de conhecimento da natureza, sociedade, política, economia e o ser humano.sociedade  Eram totalmente contra o absolutismo e suas características ultrapassadas. Criticavam, além dele, o mercantilismo, os privilégios da nobreza e do clero, e a Igreja Católica e seus métodos (a crença em Deus não era criticada).

CARACTERÍSTICAS DO ILUMINISMO  Defendia a liberdade na política, na economia e na escolha religiosa. Também queriam a igualdade de todos perante a lei.economia  Partindo da ideia da educação para todos, idealizaram e concretizaram a ideia da Enciclopédia(que foi impressa entre 1751 e 1780), uma obra com 35 volumes, contendo – em resumo – todo o conhecimento que existia até então.  As ideias iluministas eram liberais e logo conquistaram a população, intimidando alguns reis absolutistas que, com medo de perderem o governo, passaram a aceitar algumas ideias do movimento. Esses eram chamados Déspotas Esclarecidos (tentavam conciliar o iluminismo com o absolutismo).

Professora Arluce Dantas Bezerra

Uma nova revolução na Inglaterra.  No século XVII mudanças ocorreram no governo da Inglaterra que mudaram o seu governo. Revolução Puritana ( ); Revolução Gloriosa(1688) Resultado: Aumenta o poder do parlamento e diminui o poder do rei. (o rei reina mas não governa)

Pioneirismo Inglês  Revoluções inglesas do século XVII – liberdade econômica que permitiu o crescimento de proprietários rurais, comerciantes e donos de manufatura.  Criação do Banco da Inglaterra (1694) – financiava o comércio marítimo e as manufaturas.  Construção de portos, estradas e canais de navegação - para facilitar o transporte de matérias-primas e de mercadorias.

Pioneirismo Inglês  O Ato Navegação – Oliver Cromwell (1651)- transporte de mercadorias somente em navios ingleses.  Recursos naturais;  As leis de cercamentos. – expulsão dos camponeses das terras, o que gerou mão- de- obra barata.

ANTES DO SISTEMA DE FÁBRICAS Modos de produção:  ARTESANATO  Uma só pessoa fazia todo o trabalho (mestre artesão);  Dominava todas as fases da produção. Do início ao fim;  Dono da matéria-prima, ferramentas...  Produtividade baixa;  Mercado local;  Custo alto do produto.

ARTESANATO

SISTEMA DOMÉSTICO( XV)  Um comerciante comprava a matéria-prima, levava ao artesão e encomendava algumas peças e as revendia.

MANUFATURAS  Aumento da produção;  Divisão do trabalho;  Trabalho assalariado;  Matérias-primas e ferramentas pertenciam aos patrões. (manufatureiros)

MANUFATURAS

PRODUÇÃO INDUSTRIAL  Iniciou-se na Inglaterra no século XVIII;  Uso de máquinas;  Aumento e rapidez da produção (maquinofatura);

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Avanços Tecnológicos  O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas a vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção.

Avanços Tecnológicos  Locomotiva: importante avanço nos meios de transporte Na área de transportes, podemos destacar a invenção das locomotivas a vapor (maria fumaça) e os trens a vapor. Com estes meios de transportes, foi possível transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo mais curto e com custos mais baixos.

A Fábrica As fábricas do início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condições das fábricas eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de precariedade.

Reação dos Trabalhadores ° Em muitas regiões da Europa, os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os empregados das fábricas formaram as trade unions (espécie de sindicatos) com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados. Houve também movimentos mais violentos como, por exemplo, o ludismo. Também conhecidos como "quebradores de máquinas", os ludistas invadiam fábricas e destruíam seus equipamentos numa forma de protesto e revolta com relação a vida dos empregados. O cartismo foi mais brando na forma de atuação, pois optou pela via política, conquistando diversos direitos políticos para os trabalhadores.

Conclusão  A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas para a sociedade.  Até os dias de hoje, o desemprego é um dos grandes problemas nos países em desenvolvimento. Gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios de governos no mundo todo. Os empregos repetitivos e pouco qualificados foram substituídos por máquinas e robôs. As empresas procuram profissionais bem qualificados para ocuparem empregos que exigem cada vez mais criatividade e múltiplas capacidades. Mesmo nos países desenvolvidos tem faltado empregos para a população