Centro Técnico Científico ENG1400 – Sinais & Sistemas e ENG1403 – Circuitos Elétricos & Eletrônicos Semi-presenciais em 2014.1 Semi-presenciais em 2014.1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Advertisements

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
Ferramentas de Mediação no Moodle
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
Secretaria Virtual S I A
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
Portal Colaborativo para a ESTSP
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
Como Acessar. Como Acessar Na página que irá abrir, procure pela “Área de Estudo do Aluno” Site do Portal RL Clique em “Turmas a Partir de 2013”, neste.
ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL
Avaliação Institucional 2011
Portal Educacional Clickideia 4ª Capacitação Professores Coordenadores 25/08/2011 – Auditório FATEC.
Gestão Penitenciária Uma Nova Visão.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Departamento do Ensino Secundário
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Tipos de Tutoria.
CIDADE DIGITAL.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
OBJETIVOS Objetivo Geral
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Plano de Ensino Cálculo com Geometria Analítica II
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
INFORMATIVO AOS ALUNOS 2007/2
Planejamento Operacional da Produção
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
Projeto Instituto Virtual de Oncologia Novartis Oncologia e Instituto Edumed.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Trabalho da disciplina Gerencia da Qualidade: 5 SENSOS
Projeto VITRUSP CTI-CEPA - USP Diagrama de informações para a criação de um ambiente virtual de aprendizagem utilizando outras ferramentas de apoio ao.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Plano de Gestão da Escola
PORTAL CORPORATIVO COMO FERRAMENTA DE GC Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ana Cristina da Matta Furniel.
Tutorial com as orientações básicas para o primeiro acesso dos acadêmicos ao portal universitário.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Profª. Mestre Mauren L. Sguario Coelho de Andrade
Skype: urcampvirtual.ead         Endereço: Tupy Silveira, 2086  Telefone: Ramal: 263.
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Soluções para universidades corporativas
LEVEL 1: APRESENTAÇÃO DO CURSO ABORDAGEM: Desenvolvimento da competência comunicativa (leitura, oralidade e escrita) com ênfase em estratégias de aprendizagem.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Censo da Educação Superior 2015
Segurança Patrimonial PROFº LAURELLI Na Indústria:  Há 34 anos, sempre na área da Qualidade. Durante 7 anos implantando ISO 9000 e ISO e participação.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução
CONDUÇÃO DA DISCIPLINA. INTERNET Todas as atividades relativas à disciplina encontram-se reunidas no “site” do Professor / docentes LOCAL/HORÁRIO.
Etec Aristóteles Ferreira
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Censo da Educação Superior 2015 Treinamento
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Área Exclusiva e Black Board
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, primavera de 2012.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Centro Técnico Científico ENG1400 – Sinais & Sistemas e ENG1403 – Circuitos Elétricos & Eletrônicos Semi-presenciais em Semi-presenciais em

Ana Pavani & Guilherme Temporão Centro Técnico Científico

Roteiro  Motivação  Proposta  Ambiente tecnológico  Materiais  Perfis das semi-presenciais

MOTIVAÇÃO

Resultados de ENG1400 & de ENG1402

Percentuais de alunos que não foram aprovados (cancelamentos e reprovações). Cancelamentos!

 Disciplinas com números médios de alunos altos (S&S – 44.3 e CE&E – 34.2)  Alunos em 4 a e 5 a oportunidades  Disciplinas são lecionadas por professores da EE

ENG1400 & ENG1402 em Currículos

 Currículos x Disciplinas CCECECAEEEN S&S (1)   S&S chave!

 S&S é pré-req de CE&E  CE&E é pre-req de ENG1413  ENG1413 é pré-req de ENG1450, ENG1451, ENG1452 e ENG1453  CE&E é pré-req de ENG1444  ENG1444 é pré-req de ENG1445  S&S é pré-req de ENG1417

PROPOSTA

Reduzir a carga horária alocada a encontros presenciais em 2 h/sem, para cada disciplina, acrescentando atividades a serem desenvolvidas pelos alunos.

Utilizar como suporte o Sistema Maxwell que contém: (1) LMS – Learning Management System; e (2) IR – Institutional Repository. (1)Gestão de pessoas, comunicação e atividades; e (2) Gestão de conteúdos. É aderente ao SAU e recebe turmas dele.

Estimativa da Carga de Trabalho

 Federal Definition of Credit Hour  Federal Definition of Credit Hour – Estados Unidos, novembro de 2012 ( cies/Policy%20on%20Credit%20Hour%20Novembe r% pdf) cies/Policy%20on%20Credit%20Hour%20Novembe r% pdf  1 h de aula ou instrução direta pelo professor  + 2 h de trabalho por parte do aluno  Total de horas de atividade por crédito = 3  Horas por semana para 4 créditos = 12  Horas por semana para 6 créditos = 18 Total de horas semanais: (1) Disciplina de 4 créditos – 12 h (2) Disciplina de 6 créditos – 18 h

 ECTS – European Credit Transfer System  ECTS – European Credit Transfer System, Declaração de Bolonha da Comunidade Europeia, junho de 1999 ( 8-FB08-41E E8538B/380/Declaracao_Bolonha_portugue s1.pdf e ocesso%20de%20Bolonha/Objectivos/ECTS) 8-FB08-41E E8538B/380/Declaracao_Bolonha_portugue s1.pdf ocesso%20de%20Bolonha/Objectivos/ECTS  1 crédito equivale a 25–30 h de trabalho

 25–30 h de trabalho x 4 créditos = 100–120 h  h / 15 sem = 7-8 h/sem  25–30 h de trabalho x 6 créditos = 150–180 h  h / 15 sem = h/sem Total de horas semanais: (1) Disciplina de 4 créditos – 6-8 h (2) Disciplina de 6 créditos – h

“Os créditos ECTS exprimem a quantidade de trabalho que cada módulo exige relativamente ao volume global de trabalho necessário para concluir com êxito um ano de estudos no estabelecimento, ou seja: aulas teóricas, trabalhos práticos, seminários, estágios, investigações ou inquéritos no terreno, trabalho pessoal — na biblioteca ou em casa — bem como exames ou outras formas de avaliação. Assim, o ECTS baseia-se no volume global de trabalho do estudante e não se limita apenas às horas de aulas (contacto directo).” esso%20de%20Bolonha/Objectivos/ECTS

(1) Disciplina de 4 créditos – 2 h presenciais e 6 h de trabalho fora da sala de aula (por semana); (2) Disciplina de 6 créditos – 4 h presenciais e 8 de trabalho fora da sala de aula (por semana). Mais próximo do ECTS!

AMBIENTE TECNOLÓGICO

Quatro ambientes de interesse para o uso de professores e alunos:  Sala Virtual  Repositório Institucional  Ferramentas de comunicação  Ferramentas administrativas para o professor

Sala Virtual

Sala Virtual  A Sala Virtual é o ambiente onde os alunos e o professor se relacionam entre si e com o sistema  Oferece um conjunto de funções agrupadas em:  Disciplinas: Avisos, Cursar, Atividades, Fóruns, Bibliografia  Agenda: Calendário, Planejamento das Atividades do Curso, Agendamento de Atendimento dos Professores  Comunicação: Mailing Lists (só usam os professores), Fóruns e Chats  Pessoas: Fotos e MiniCVs

 Cursos: Catálogo de Cursos Oferecidos  Histórico: Todas as Notas do Aluno no Curso (todas as disciplinas)  Instruções: Atualização de Dados, Contato com o Suporte e Documentos Informativos ( CCEAD e uso da Sala Virtual) Antes de as atividades começarem, cada aluno recebe um com login, senha e as instruções de uso do Maxwell.

Repositório Institucional

Repositório Institucional  O Repositório Institucional é o ambiente de gestão de todos os conteúdos digitais: ETDs (de toda a universidade), TFCs (de boa parte da universidade), artigos, séries de publicações, periódicos (6 departamentos), materiais educacionais de inúmeros tipos, atas, livros, especificações técnicas  Números:  ETDs: quase 7 mil  TFCs: mais de 3.3 mil  Total de títulos: mais de 17.5 mil

 Oferece um conjunto de funções agrupadas em:  Buscas simples e avançada  Consultas por autor, orientador, curso/programa  Estatísticas de acesso por autor, orientador, curso/programa  Estatísticas de acesso por ano e país  Estatísticas de produção acumuladas e séries históricas  Controles de acesso em vários níveis  Oferece uma biblioteca de links classificados É parte integrante do sistema e faz a gestão dos conteúdos dos cursos/disciplinas.

Ferramentas de Comunicação

 As ferramentas de comunicação formam um conjunto com:  Chat  Fórum  Mailing-list  Quadros de avisos com especificações de localização

Ferramentas Administrativas para o Professor

Ferramentas Administrativas  As Ferramentas Administrativas para o Professor se dividem em dois grandes grupos:  Voltadas aos alunos: todas as de Comunicação, Cadastramento de Notas  Voltadas ao acompanhamento das atividades: Participação nos Fóruns, Registros dos Fóruns, Atividades Não Cumpridas pelos Alunos, Acessos aos Conteúdos das Disciplinas Antes de as atividades começarem, os professores recebem treinamento no uso do Maxwell.

MATERIAIS

Materiais para as duas diciplinas  Os Materiais para as duas diciplinas em questão podem ser agrupados em:  Vídeos  Objetos Educacionais (interativos)  Livros Interativos  Materiais Textuais ( notas de aula, listas de exercícios, estudos orientados)  Roteiros on-line Há muitos mais materiais de disciplinas!

 Quadro Geral Há outras!

 Links Externos Adicionais – Elétrica On-line

PERFIS DAS SEMI-PRESENCIAIS

 ENG1400 – Sinais & Sistemas:  Aulas presenciais semanais: dúvidas, exercícios e provas  Provas: P1, P2, P3 e P4, como é atualmente  Frequência: chamada nas aulas presenciais e aplicação da Lei Federal de Frequência, como é atualmente  Roteiro: conduzirá os alunos pelos textos, exercícios, OE, sites externos, EO, listas, etc  Listas de exercícios para correção e nota, se conseguir um TA  Os alunos serão responsáveis pelo estudo

 ENG1403 – Circuitos Elétricos e Eletrônicos:  Aulas presenciais semanais: dúvidas, exercícios, projetos, mini-projetos e provas  Provas: P1, P2, e PF, como é atualmente  Roteiro: conduzirá os alunos pelos vídeos, exercícios, OE, sites externos, listas, etc  Projetos e mini-projetos para correção e nota  Os alunos serão responsáveis pelo estudo

AGRADECEMOS A ATENÇÃO!