Centro Técnico Científico ENG1400 – Sinais & Sistemas e ENG1403 – Circuitos Elétricos & Eletrônicos Semi-presenciais em Semi-presenciais em
Ana Pavani & Guilherme Temporão Centro Técnico Científico
Roteiro Motivação Proposta Ambiente tecnológico Materiais Perfis das semi-presenciais
MOTIVAÇÃO
Resultados de ENG1400 & de ENG1402
Percentuais de alunos que não foram aprovados (cancelamentos e reprovações). Cancelamentos!
Disciplinas com números médios de alunos altos (S&S – 44.3 e CE&E – 34.2) Alunos em 4 a e 5 a oportunidades Disciplinas são lecionadas por professores da EE
ENG1400 & ENG1402 em Currículos
Currículos x Disciplinas CCECECAEEEN S&S (1) S&S chave!
S&S é pré-req de CE&E CE&E é pre-req de ENG1413 ENG1413 é pré-req de ENG1450, ENG1451, ENG1452 e ENG1453 CE&E é pré-req de ENG1444 ENG1444 é pré-req de ENG1445 S&S é pré-req de ENG1417
PROPOSTA
Reduzir a carga horária alocada a encontros presenciais em 2 h/sem, para cada disciplina, acrescentando atividades a serem desenvolvidas pelos alunos.
Utilizar como suporte o Sistema Maxwell que contém: (1) LMS – Learning Management System; e (2) IR – Institutional Repository. (1)Gestão de pessoas, comunicação e atividades; e (2) Gestão de conteúdos. É aderente ao SAU e recebe turmas dele.
Estimativa da Carga de Trabalho
Federal Definition of Credit Hour Federal Definition of Credit Hour – Estados Unidos, novembro de 2012 ( cies/Policy%20on%20Credit%20Hour%20Novembe r% pdf) cies/Policy%20on%20Credit%20Hour%20Novembe r% pdf 1 h de aula ou instrução direta pelo professor + 2 h de trabalho por parte do aluno Total de horas de atividade por crédito = 3 Horas por semana para 4 créditos = 12 Horas por semana para 6 créditos = 18 Total de horas semanais: (1) Disciplina de 4 créditos – 12 h (2) Disciplina de 6 créditos – 18 h
ECTS – European Credit Transfer System ECTS – European Credit Transfer System, Declaração de Bolonha da Comunidade Europeia, junho de 1999 ( 8-FB08-41E E8538B/380/Declaracao_Bolonha_portugue s1.pdf e ocesso%20de%20Bolonha/Objectivos/ECTS) 8-FB08-41E E8538B/380/Declaracao_Bolonha_portugue s1.pdf ocesso%20de%20Bolonha/Objectivos/ECTS 1 crédito equivale a 25–30 h de trabalho
25–30 h de trabalho x 4 créditos = 100–120 h h / 15 sem = 7-8 h/sem 25–30 h de trabalho x 6 créditos = 150–180 h h / 15 sem = h/sem Total de horas semanais: (1) Disciplina de 4 créditos – 6-8 h (2) Disciplina de 6 créditos – h
“Os créditos ECTS exprimem a quantidade de trabalho que cada módulo exige relativamente ao volume global de trabalho necessário para concluir com êxito um ano de estudos no estabelecimento, ou seja: aulas teóricas, trabalhos práticos, seminários, estágios, investigações ou inquéritos no terreno, trabalho pessoal — na biblioteca ou em casa — bem como exames ou outras formas de avaliação. Assim, o ECTS baseia-se no volume global de trabalho do estudante e não se limita apenas às horas de aulas (contacto directo).” esso%20de%20Bolonha/Objectivos/ECTS
(1) Disciplina de 4 créditos – 2 h presenciais e 6 h de trabalho fora da sala de aula (por semana); (2) Disciplina de 6 créditos – 4 h presenciais e 8 de trabalho fora da sala de aula (por semana). Mais próximo do ECTS!
AMBIENTE TECNOLÓGICO
Quatro ambientes de interesse para o uso de professores e alunos: Sala Virtual Repositório Institucional Ferramentas de comunicação Ferramentas administrativas para o professor
Sala Virtual
Sala Virtual A Sala Virtual é o ambiente onde os alunos e o professor se relacionam entre si e com o sistema Oferece um conjunto de funções agrupadas em: Disciplinas: Avisos, Cursar, Atividades, Fóruns, Bibliografia Agenda: Calendário, Planejamento das Atividades do Curso, Agendamento de Atendimento dos Professores Comunicação: Mailing Lists (só usam os professores), Fóruns e Chats Pessoas: Fotos e MiniCVs
Cursos: Catálogo de Cursos Oferecidos Histórico: Todas as Notas do Aluno no Curso (todas as disciplinas) Instruções: Atualização de Dados, Contato com o Suporte e Documentos Informativos ( CCEAD e uso da Sala Virtual) Antes de as atividades começarem, cada aluno recebe um com login, senha e as instruções de uso do Maxwell.
Repositório Institucional
Repositório Institucional O Repositório Institucional é o ambiente de gestão de todos os conteúdos digitais: ETDs (de toda a universidade), TFCs (de boa parte da universidade), artigos, séries de publicações, periódicos (6 departamentos), materiais educacionais de inúmeros tipos, atas, livros, especificações técnicas Números: ETDs: quase 7 mil TFCs: mais de 3.3 mil Total de títulos: mais de 17.5 mil
Oferece um conjunto de funções agrupadas em: Buscas simples e avançada Consultas por autor, orientador, curso/programa Estatísticas de acesso por autor, orientador, curso/programa Estatísticas de acesso por ano e país Estatísticas de produção acumuladas e séries históricas Controles de acesso em vários níveis Oferece uma biblioteca de links classificados É parte integrante do sistema e faz a gestão dos conteúdos dos cursos/disciplinas.
Ferramentas de Comunicação
As ferramentas de comunicação formam um conjunto com: Chat Fórum Mailing-list Quadros de avisos com especificações de localização
Ferramentas Administrativas para o Professor
Ferramentas Administrativas As Ferramentas Administrativas para o Professor se dividem em dois grandes grupos: Voltadas aos alunos: todas as de Comunicação, Cadastramento de Notas Voltadas ao acompanhamento das atividades: Participação nos Fóruns, Registros dos Fóruns, Atividades Não Cumpridas pelos Alunos, Acessos aos Conteúdos das Disciplinas Antes de as atividades começarem, os professores recebem treinamento no uso do Maxwell.
MATERIAIS
Materiais para as duas diciplinas Os Materiais para as duas diciplinas em questão podem ser agrupados em: Vídeos Objetos Educacionais (interativos) Livros Interativos Materiais Textuais ( notas de aula, listas de exercícios, estudos orientados) Roteiros on-line Há muitos mais materiais de disciplinas!
Quadro Geral Há outras!
Links Externos Adicionais – Elétrica On-line
PERFIS DAS SEMI-PRESENCIAIS
ENG1400 – Sinais & Sistemas: Aulas presenciais semanais: dúvidas, exercícios e provas Provas: P1, P2, P3 e P4, como é atualmente Frequência: chamada nas aulas presenciais e aplicação da Lei Federal de Frequência, como é atualmente Roteiro: conduzirá os alunos pelos textos, exercícios, OE, sites externos, EO, listas, etc Listas de exercícios para correção e nota, se conseguir um TA Os alunos serão responsáveis pelo estudo
ENG1403 – Circuitos Elétricos e Eletrônicos: Aulas presenciais semanais: dúvidas, exercícios, projetos, mini-projetos e provas Provas: P1, P2, e PF, como é atualmente Roteiro: conduzirá os alunos pelos vídeos, exercícios, OE, sites externos, listas, etc Projetos e mini-projetos para correção e nota Os alunos serão responsáveis pelo estudo
AGRADECEMOS A ATENÇÃO!