Ponto 8 A ESCRITURAÇÃO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL. “O EMPRESÁRIO E A SOCIEDADE EMPRESÁRIA SÃO OBRIGADOS A SEGUIR UM SISTEMA DE CONTABILIDADE, MECANIZADO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Demonstrações Contábeis
Advertisements

Direito Empresarial Prof. Valber Motta
Demonstrações Financeiras a serem auditadas
SISTEMA CONTÁBIL Professor Alcides Neri Batista do Nascimento
SOCIEDADE LIMITADA: Sociedade de Pessoas; Capital integralizado;
LIVROS COMERCIAIS. Obrigações: Registro em órgãos competentes;
Direito Empresarial I Aula 04
Contabilidade e custos
Módulo 1 – Estrutura das Demonstrações Contábeis
05 - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
Contabilidade Empresarial Demonstrações Financeiras O Balanço Patrimonial Prof.º José Luis.
Contabilidade de Custos
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
Estrutura das Demonstrações Contábeis 2014
DIREITO EMPRESARIAL.
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
E para que servem as contas?
Aulas 04 e 05 Assunto: Balanço Patrimonial (BP).
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
Contabilidade intermediária i
Demonstrações Contábeis
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
INVESTIMENTOS Gabriela Repke Letícia Gonçalves Fernando
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL SIMPLIFICADA PARA AS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE  
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
CONTABILIDADE GERENCIAL Professor André Costa 2012.
DOAR – DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS
Demonstrações Contábeis
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS III
LIVROS CONTABEIS/FISCAIS ESCRITURAÇÃO
ESCRITURAÇÃO.
BP: Leis e A T I V O C I R C U L A N T E:
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
Dividendo Obrigatório
ESTRUTURA DO BALANÇO É de suma importância a correta estruturação do balanço, isto é, sua apresentação. Nele tem interesse não só os sócios e dirigentes,
APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Contabilidade Básica Aula 6
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
Obrigações do Empresário
1-Demonstrativos contábeis básicos
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Direito Empresarial 6ª Aula
Conceitos Complementares
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
Conceito Capítulo 5 Escrituração Escrituração
DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS
Prof. Ms. João Rafael Alberton
Contabilidade Intermediária
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
R E S E R V A S.
O Novo Modelo Contábil-Tributário Brasileiro
Contabilidade Gerencial - Capítulo 1 – Prof.Mônica 1 Contabilidade Gerencial.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/PNAP.
Contabilidade Aula 5.
FINANÇAS CORPORATIVA 3ª PARTE - Analise Ecônomico/Financeira das Empresas.
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1º SEMESTRE 2016
PLANO DE CONTAS.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 6.
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
TIPOS DE SOCIEDADE E CONTABILIDADE SOCIETÁRIA
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Colegiado de Ciências Contábeis Contabilidade de Empresas com Filiais Uma abordagem Geral.
SOCIEDADE ANÔNIMA RESERVAS E DIVIDENDOS PROF. WILIAM CARVALHO.
MBA Cons. Fiscal e Tributária Disciplina: Análise Tributária e Fiscal das Demonstrações Contábeis. Facilitadora: Profa. Dra. Célia Oliveira de J. Sacramento.
CONTABILIDADE Profº. A. S. Morante 1. Análise de Balanços Uma peça Balanço Várias peças Demonstrações Análise das demonstrações financeiras 2.
Contabilidade Tributária Prof. José Marcio Rielli
Transcrição da apresentação:

Ponto 8 A ESCRITURAÇÃO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL

“O EMPRESÁRIO E A SOCIEDADE EMPRESÁRIA SÃO OBRIGADOS A SEGUIR UM SISTEMA DE CONTABILIDADE, MECANIZADO OU NÃO, COM BASE NA ESCRITURAÇÃO UNIFORME DE SEUS LIVROS, EM CORRESPONDÊNCIA COM A DOCUMENTAÇÃO RESPECTIVA, E A LEVANTAR ANUALMENTE O BALANÇO PATRIMONIAL E O DE RESULTADO ECONÔMICO.” – ART a DO CÓDIGO CIVIL

A ESCRITURAÇÃO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL CONTABILIDADE é a metodologia utilizada para registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos patrimoniais e a situação econômico financeira das pessoas físicas ou jurídicas. “A escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência.” - ( art. 177 da L /76)

A ESCRITURAÇÃO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS (Lucca de Paccioli) O registro de qualquer operação implica que um débito numa conta deve corresponder a um crédito em outra, de tal forma que a soma dos valores debitados seja igual a dos valores creditados. CONTA é o nome dado a um registro individualizado

ATIVO PASSIVO CIRCULANTE CIRCULANTE disponibilidades e obrigações vencíveis direitos realizáveis no exercício no exercício REALIZÁVEL EXIGÍVEL direitos realizáveis no obrigações vencíveis exercício seguinte no exercício seguinte negócios com coligadas e controladas PERMANENTE PATRIMÔNIO LIQUIDO INVESTIMENTOS CAPITAL SOCIAL participações permanentes integralizado em outras sociedades a integralizar direitos não classificados RESERVA DE CAPITAL IMOBILIZADO ágio na emissão bens destinados à manutenção da atividade venda de PB e Bônus DIFERIDO doações e subvenções aplicação de recursos em RESERVA DE LUCROS despesas que contribuirão reserva legal para a formação do resultado reservas estatutárias de mais de um exercício reservas para contingências reserva de lucros a realizar LUCROS/ PREJUÍZOS ACUMULADOS BALANÇO PATRIMONIAL

LIVROS MERCANTIS Regras Gerais de Escrituração : arts a 1195 do CCiv. e L. 6404/76 - art Normas Brasileiras de Contabilidade – pelo C.F.C A) OBRIGATÓRIOS : DIÁRIO (art do CCivil) REGISTRO DE DUPLICATAS (art. 19 da Lei n /78) B) FACULTATIVOS Livro Razão Livro Caixa Copiador Contas Correntes Borrador, etc.

LIVROS FISCAIS a) ICMS e IPI - Mod A - Registro de Entrada de Mercadorias Mod A - Registro de Saída de Mercadorias Mod Registro de Controle da Produção e Estoque Mod Registro de Selo de Controle Mod Registro de Impressão de Documentos Fiscais Mod Registro de Utilização de Docs. Fiscais e Termos de Ocorrência. Mod Registro de Inventário Mod Registro de Apuração de IPI Mod Registro de Apuração de ICMS b) ISS (municipal) c) IR - LALUR - Livro de Apuração de Lucro Real d) outros específicos : leiloeiros Armazéns Gerais Bolsas de Valores, etc.

LIVROS SOCIETÁRIOS : (L.6404/76 - arts 100 a 105) : o R egistro de Ações Nominativas o Registro de Ações Endossáveis o Transferência de Ações Nominativas o Registro de PB. Nominativas o Transferência de PB. Nominativas o Registro de PB Endossáveis o Registro de Debêntures Endossáveis o Registro de Bônus de Subscrição o Atas de Assembleias Gerais - Livro de Presença de Acionistas o Atas de Reunião do Conselho de Administração o Atas de Reunião da Diretoria o Atas de Pareceres do Conselho Fiscal o

CONSEQUÊNCIAS DA IRREGULARIDADE : CIVIL = ineficácia probatória (art. 379 do CPC) PENAL = crime falimentar (art. 178 da LF) AÇÃO DE EXIBIÇÃO DE LIVROS art. 105 da L. S/A e art do CCiv.