EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Importância para o século XXI.

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Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Importância para o século XXI

Educação a Distância  A Educação a Distância trouxe a possibilidade de acesso à escola a milhões de pessoas. Inicialmente, os cursos eram desenvolvidos a partir de materiais impressos encaminhados por meio de correspondência. Com o advento da tecnologia da informação, posteriormente agregados a meios de comunicação como o rádio, a televisão e mais recentemente a internet, houve a possibilidade de popularizar e expandir a educação em locais que muitas vezes eram de difícil acesso. A educação profissional a distância possibilita o desenvolvimento de estudantes que, por motivos diversos, optaram por este tipo de desenvolvimento profissional.

Educação Profissional e Educação a Distância  A educação profissional, nos dias de hoje, além de agregar valores na carreira do trabalhador, passou a ser uma exigência do mercado de trabalho. Como uma nova opção na hora da escolha por um curso profissionalizante, a Educação a Distância (EAD) vem de encontro às necessidades das pessoas que, por falta de tempo ou por longas distâncias a serem percorridas entre trabalho, escola e residência, optam por este tipo de ensino.

História da Educação à Distância  A educação a distância por mais que pareça ser uma modalidade recente de ensino não é uma revolução na educação, pois seu início data do século XVII. Neste período, com o advento da revolução científica, os cientistas se comunicavam por meio de cartas trocando informações e comunicando suas descobertas e pesquisas.

Trajetória histórica da Educação à Distância  Em 1833, na Suécia, surgia o primeiro curso profissionalizante a distância.  No Brasil, no início da década de 1940, algumas experiências de educação a distância tiveram sucesso, entretanto não foram suficientes para gerar um processo de aceitação governamental e social no país.  Na década de 1960, além do material impresso, a educação a distância passa a ter como aliado o videocassete, o rádio, a televisão e o computador.

Um pouco mais de história  Na década de 1960 o Governo Federal utilizava o rádio para promover a educação, a conscientização e a politização.  Já na década de 1970, as fundações Padre Landell de Moura e Padre Anchieta se unem para a produção de textos e programas voltados a atender a educação de adultos do ensino supletivo, via rádio. A Fundação Roberto Marinho, nesta mesma década, cria um programa de educação supletiva a distância voltada ao ensino fundamental e médio.  Após a década de 1970, fundações privadas e organizações não governamentais lançam no mercado cursos supletivos a distância, tendo como modelo a teleducação. Estas aulas eram transmitidas via satélite e tinham como material de apoio kits impressos. Esta década ficou conhecida como a segunda geração de Educação a Distância (EAD) no país.

 As instituições de ensino superior brasileiras na década de 1990, começam a se interessar por este mercado, principalmente devido a maior facilidade de comunicação via internet.  Em 1992, a Lei 403/92 cria a Universidade Aberta de Brasília onde os campos de trabalho envolvem a ampliação do conhecimento cultural com a organização de cursos específicos. São criados cursos para atender a reciclagem profissional e o ensino superior de graduação e pós-graduação.

A LDB E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA  A Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional n° 9394, de 20 de dezembro de 1996, regulamentada pelo decreto n° de 20 de dezembro de 2005, trouxe as bases legais para a modalidade da educação a distância. Ficou estabelecida à obrigatoriedade presencial para a avaliação, o estágio, a defesa de trabalhos e conclusão de curso, assim como a obrigatoriedade de carga horária igual à modalidade presencial.

SEED – Secretaria de Educação à Distância  No Brasil, em 27 de maio de 1996, foi criada a Secretaria de Educação a Distância – SEED, pelo Decreto nº Como inovação, foi implementado o canal Tv Escola e o programa Informática na Educação. Em 1997, foi lançado oficialmente o Proinfo – Programa Nacional de Informática na Educação, cujo objetivo era a instalação de laboratórios de computadores para as escolas públicas urbanas e rurais de ensino básico de todo o Brasil.

Por que a Educação à Distância é importante para os dias de hoje?  Não se pode pensar nos dias de hoje em educação sem pensar na importância da internet na vida dos estudantes. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em seu censo 2010, um terço da população brasileira possui acesso à internet, o que auxilia no crescimento constante desta massa de estudantes.

Pontos positivos da Educação à Distância:  1. Possibilidade de interagir com as pessoas incapacitadas de frequentarem instituições convencionais seja por morarem em locais afastados, por falta de tempo, por deficiência física ou mental ou por situações adversas.  2. Possibilidade de frequentar o curso, nos dias e horários mais convenientes;  3. A questão do deslocamento gerando a economia de tempo e dinheiro, o ensino independente onde tempo e lugar são administrados pelos alunos de acordo com seu ritmo, podendo gerenciar seu processo de ensino- aprendizagem, o atendimento personalizado e a interatividade entre tutor e alunos.

ATIVIDADES  As atividades de aprendizagem garantem a autonomia do educando. Entretanto, dependerá unicamente deste seu desenvolvimento. O educador estará auxiliando no desenvolvimento das competências a serem apreendidas.

O QUE É A PLATAFORMA MOODLE?   O MOODLE é organizado em comunidades e é nas comunidades que o trabalho é desenvolvido. Em geral, cada turma forma uma comunidade. Os alunos de cada turma são identificados através do sistema acadêmico da Universidade. Sendo assim, o sistema disponibilizará para cada aluno a lista das comunidades às quais ele pode ter acesso, sem necessidade de cadastramento prévio ou solicitação de acesso.

Quais as ferramentas mais utilizadas na Educação à Distância?  Fórum – Diário e Chat.  No fórum os alunos podem trocar mensagens contendo texto, imagens, links ou documentos anexados. Normalmente esta ferramenta é utilizada em discussões sobre temas sendo estudados, mas pode ser usada para o encaminhamento de dúvidas, para o acompanhamento de projetos realizados em grupo ou para a divulgação de notícias. Sua característica principal é a assincronicidade, possibilitando que cada aluno encaminhe sua resposta ou mensagem no momento adequado, dentro de sua programação pessoal de estudos e interação.