A sociedade humana como objeto de estudo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

DURKHEIM E O MÉTODO SOCIOLÓGICO
CAP 13 – A ORIGEM DA CULTURA
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
Individualismo Coletividade.
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
A História de José José é um aluno de 14 anos, que mudou da capital para viver com sua família no norte do Paraná. Na nova cidade, ingressou na 8ª serie.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
ORIGEM DA SOCIEDADE Profª: Fernanda Silva Borges adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Indivíduos e sociedade:
SOCIOLOGIA O ESTUDO DA SOCIEDADE
Sociologia
Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia.
Prof. Everton da Silva Correa
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
Aparições dos espíritos dos vivos; Homens duplos;
A sociologia de Dürkheim;
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Conceitos básicos para a compreensão da vida social
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
Introdução à Sociologia Prof.ª Elisa de Araújo Cintra
Desigualdade Social Nome: Caroline nº 11; Juliana nº 15. 2º EM B.
Fundamentos das Ciências Sociais
IFSC/Joinville Disciplina: Sociologia Professora: Danielli Vieira
Emile Durkheim e o fato social
PSICOLOGIA DO TRABALHO
A sociologia de Max Weber
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Cultura.
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Era uma vez ………….
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
O normal e o patológico Émile Durkheim.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Sociedades Humanas por que tantas ?
Sociologia Por quê?.
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Sociologia
Karl Marx e a Sociologia
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
Sociologia Clássica e Educação
Modos de Produção Em Karl Marx.
CURSINHO POPULAR PAULO FREIRE Sociologia. Pontos de enfoque: O homem é um animal diferente dos outros porque não age instintivamente mas necessita de.
A sociologia como ciência
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
“... A TAREFA NÃO É CONTEMPLAR O QUE NINGUÉM AINDA CONTEMPLOU,
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
Émile Durkheim.
Marx e a educação.
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
CULTURA: uma palavra muitas definições
Somos todos seres sociais
Individualismo e Coletividade
A sociologia de Durkheim Luciano Mendes. Èmile Durkheim (1858 – 1917) Nasceu em Épinal, região nordeste da França; Formou-se em filosofia na École Normale.
CAPITALISMO X SOCIALISMO.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

A sociedade humana como objeto de estudo.

O “menino selvagem” de Aveyron Em 1797, um menino quase inteiramente nu foi visto pela primeira vez perambulando pela floresta de Lacaune,na França. Em 9 de janeiro de 1800, foi registrado seu aparecimento num moinho em Sant-Sernein, distrito de Aveyron. Tinha a cabeça, os braços e os pés nus; farrapos de uma velha camisa (sinal de algum contrato anterior com seres humanos) cobriam o resto do corpo. Sempre que alguém se aproximava, ele fugia como um animal assustado.

Era um menino com cerca de 12 anos, tinha a pele branca e fina, rosto redondo, olhos negros e fundos, cabelos castanhos e nariz aquilino. Sua fisionomia foi descrita como graciosa; sorria involuntariamente e seu corpo estava coberto de cicatrizes. Provavelmente abandonado na floresta aos 4 ou 5 anos, foi objeto de curiosidade e provocou discussões acaloradas principalmente na França.

Após sua captura, verificou-se que Victor (assim passou a ser chamado) não pronunciava nenhuma palavra e parecia não entender nada do que lhe falavam. Apesar do rigoroso inverno europeu, rejeitava roupas, e também o uso de camas, dormia no chão sem colchão. Locomovia-se apoiado nas mãos e nos pés, correndo como animais quadrúpedes.

Victor se tornou um dos casos mais conhecidos de seres humanos criados em ambiente selvagens. Jean Étienne Esquirol e Philippe Pinel – afirmavam que o menino selvagem sofria de idiotia, uma deficiência mental grave.

O psiquiatra Jean-Marie Gaspard Itard, não compartilhava da opinião dos colegas. Quais as consequências da privação do convívio social e da ausência absoluta de educação para a inteligência de um adolescente que viveu assim, separado de indivíduos de sua espécie?

Itard acreditava que a situação de abandono e afastamento da civilização explicava o comportamento diferente do menino. O pesquisador descobriu que o isolamento social prejudica a sociabilidade do indivíduo. A sociabilidade é o que torna possível a vida em sociedade

O caso do menino selvagem de Aveyron mostra que o ser humano é um animal social por excelência. Sua vida só adquire sentido na relação com outros seres humanos.

As relações entre os seres humanos, isto é, as relações sociais, constituem a base da sociedade. A forma pela qual essas relações ocorrem são fatos sociais e são eles que determinam o comportamento e a vida em sociedade. O estudo de como os seres humanos se relacionam na vida prática e afetiva, das formas pelas quais interagem uns com os outros , estabelecendo regras e valores, constitui a tarefa da Sociologia.

As sociologia caracteriza-se pelo estudo sistemático do comportamento social do ser humano. Dessa forma seu objeto de estudo é o ser humano em suas relações sociais. Envolve o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da divisão da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social, dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade etc.

Sociedade e Sociologia O homem, apesar de ter sua individualidade, vive em sociedade. A sociedade é um agrupamento de pessoas que formam uma coletividade, uma comunidade, ou seja, é um conjunto de indivíduos que vivem num determinado lugar, que seguem as mesmas normas e têm valores semelhantes.

Marx, Weber e Durkheim Três pensadores podem ser considerados os pais da Sociologia: Karl Marx (1818-1883), Max Weber (1864-1920) e Émile Durkheim (1858-1917). Eles deram dimensão científica à disciplina e, de modo mais sistemático, começaram a estudar as formas de organização e as regras de funcionamento das sociedades humanas, procurando determinar as normas que regem as relações sociais,

o que implicou a análise das instituições e dos comportamentos sociais, bem como da ideologia, da cultura e das relações de trabalho que se construíram no mundo capitalista.