Cartografia É a “ ciência” que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. Os mapas, antiga e tradicionalmente feitos usando.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Planeta Terras.
Advertisements

Exercícios de Fixação Fusos horários.
Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica)
Introdução a Geografia e Cartografia
LOCALIZAÇÃO ABSOLUTA.
Geografia Maria Christina
COORDENADAS GEOGRÁFICAS, FUSOS HORÁRIOS E HORÁRIO DE VERÃO
CARTOGRAFIA LINHA DE APOIO
Estações do ano Hemisfério sul Hemisfério norte ٭ 21 dezembro = verão
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Fusos Horários no Brasil
unid-2 Representando a terra: como cartografar o planeta?
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR ACESSO BÁSICO.
Cartografia é a ciência que têm como principal objetivo a representação do espaço geográfico, de seus elementos e de suas diversas atividades por meio.
Geografia 2011/12.
Cartografia II Movimento de rotação
Formas de Orientação: Localização Relativa e Localização Absoluta
Coordenadas Geográficas
Cartografia Cartografia é a ciência da produção e estudo de mapas, tradicionalmente feitos de papel e que, com o aparecimento dos computadores, passaram.
CARTOGRAFIA: Noções Básicas
EXERCÍCIOS DE FUSOS HORÁRIOS..
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
PRÉ-VESTIBULAR GEOGRAFIA Professor: Cláudio.
Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP
Capítulo 2 - Localização e orientação
Localização absoluta Trabalho realizado pela docente Sara Sousa.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
FUSOS HORÁRIOS.
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 04.
Coordenadas Geográficas
Coordenadas geográficas
CARTOGRAFIA PROF. ISRAEL FROIS.
A APLICAÇÃO DA CARTOGRAFIA NOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS
Coordenadas geográficas e movimentos da Terra
A Rede Geográfica.
Cartografia: e suas Projeções Pág.56 à 81. LOCALIZAÇÃO DO BRASIL Os primeiros mapas eram imprecisos e rudimentares, hoje, após várias evoluções tecnológicas,
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA COORDENADAS GEOGRÁFICAS
GEOGRAFIA.
Planeta Terra Professor Diego Alves de Oliveira. Sistemas de referência Podemos nos orientar por dois modos básicos: 1) com objetos no espaço geográfico.
Orientação e Localização
{ Território e terra Território e terra. Vasto território Brasileiro Vasto território Brasileiro.
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
AULA DE CARTOGRAFIA PROFESSOR FLORIANO (especialista)
Cartografia Orientação no espaço Coordenadas Geográficas
ESPAÇO GEOGRÁFICO: Localização Capítulo 4.
Fuso Horário. A cidade de São Paulo está situada no fuso horário 45 ° Oeste. Quando em São Paulo forem 13 horas, que horas serão numa cidade.
PROF. SIMONE CARMO. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM VETOR Módulo: comprimento do segmento (através de uma escala pré-estabelecida). O módulo de um vetor.
Geografia.
Apreensão e compreensão do espaço geográfico
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
ESCALAS CARTOGRÁFICAS.
ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO. COORDENADAS GEOGRÁFICAS São um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre o globo que permitem localizar qualquer ponto.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Prof. José Victor Instituto GayLussac
Hidrodinâmica Aula 04 (1 0 Sem./2016) 1. A função escoamento para fluxos bidimensionais A) Velocidade para um fluxo bidimensional em componentes cartesianas.
CARTOGRAFIA PROF° ISRAEL FROIS. COORDENADAS GEOGRÁFICAS Latitude – Paralelos (0° a 90° N e S) Longitude – Meridianos (0° a 180° L e O)
ORIENTAÇÃO COORDENADAS GEOGRÁFICAS Prof. Mateus. Espaço Natural e Geográfico O homem sempre interagiu com o espaço à sua volta – Depende dele – Ao mesmo.
Projeção cartografica
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Geomagnetismo Física e Ciências da Terra (FCT) Astronomia (AST)
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
Prof. Anniele Freitas Vestibular 2017 Geografia Prof. Anniele Freitas
Prof. Márcia. AEROFOTOGRAMETRIA SENSORIAMENTO REMOTO.
Prof. Márcia. GLOBO Representação correta Sem distorções Respeita a forma da Terra Dificuldade de visualização e transporte.
AS FORMAS DE LOCALIZAÇÃO
Área superficial = 70,7% massas líquidas 29,3% terras emersas
Geografia -Localização-ROSELI BARAÇAL todos os anos
A localização absoluta
CARTOGRAFIA GEOGRAFIA 6º ANO Profª Márcia Apostila 1 – CAPÍTULO 5.
Transcrição da apresentação:

Cartografia É a “ ciência” que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. Os mapas, antiga e tradicionalmente feitos usando material de escrita, a partir do aparecimento dos computadores e dos satélites conheceram uma verdadeira revolução. Atualmente são confeccionados utilizando-se softwares próprios (Sistemas de Informação Geográfica) (SIGs, CAD ou softwares especializados em ilustração para mapas).

Mapas Elementos de um mapa: Título; Legenda; Escala; Rosa-dos-ventos; Fonte;

O que esse mapa representa?

Título Frase que determina o local representado no mapa. “O nome do mapa” Exemplo: Número de Homicídios em 2006.

Legenda É a “tradução” do mapa. Ou seja, mostra o que o mapa está representando. Sem a Legenda é impossível compreender os símbolos, as cores e os tons dos mapas.

Legendas

Escala É o “tamanho” do mapa. Ou seja quanto que a realidade foi reduzida para ser representada no mapa. Quanto maior a escala do mapa maior a riqueza de detalhes. Quanto menor a escala menor o tamanho do mapa e, conseqüentemente, menor a riqueza de detalhes.

Escala A escala pode ser apresentada de duas maneiras distintas: Escala gráfica Escala numérica Quanto ao tipo pode ser considerada: Grande (no máximo 1: ); Média (entre 1: a 1: ); Pequena (a partir de 1: ). A escala é definida pela fórmula: D = E.d ou E = D/d E é a escala d é a distância na projeção D é a distância real.

Atividade Numa carta topográfica de escala 1: , dois pontos A e B estão separados por 15 cm. Qual a distância real entre esses dois pontos? Duas cidades estão separadas por uma distância por uma distância de 50 km. Qual seria a distância dessas cidades representadas num mapa de escala 1: ?

A distância gráfica entre as cidades de São Paulo e Porto Alegre, em linha reta, é de 2 cm. A distância gráfica entre esses mesmos locais, em uma escala de 1: , é de:

Linhas Imaginárias Circulo Polar Ártico; Circulo Polar Antártico; Trópico de Câncer; Trópico de Capricórnio; Linha do Equador;

Paralelos Paralelos : é todo o círculo menor perpendicular ao Eixo terrestre e, portanto, paralelo ao Equador.. A posição em cada paralelo é medida através da longitude. Sobre o equador, a latitude é igual a zero, medindo-se de 0º a 90º, para norte (positiva) e para sul deste (negativa). A Linha do Equador, o maior dos paralelos divide a terra em dois Hemisférios, o Sul e o Norte. No Hemisfério Norte ficam 69,72% das terras emersas, 90,94% da população mundial e aí se concentram 94% do PIB total do mundo.

Meridianos Meridianos: a linha imaginária que resulta de um corte efetuado num modelo geométrico da Terra por um plano que contém o seu centro. Meridiano internacional é aquele que é utilizado, por convenção internacional, como origem para a contagem das longitudes. É, desde, 1884, o meridiano que passa pelo Observatório de Greenwich, Inglaterra. Sobre o meridiano que passa por Greenwich, a longitude é igual a zero, contando-se para Leste (positiva) e para Oeste deste (negativa).

Meridiano de Greenwich O Meridiano de Greenwich é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich (no Observatório Real, nos arredores de Londres, Reino Unido) e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude.

Meridiano de Greenwich

Linha do Equador O equador divide a superfície da Terra em dois hemisférios: o Hemisfério Norte, ou Setentrional, que contém o Pólo Norte, e o Hemisfério Sul, ou Meridional, que contém o Pólo Sul. O raio do equador é cerca de km.

Latitude A latitude mede-se para norte e para sul do equador, entre 90º sul, no Pólo Sul (ou pólo antártico) (negativa), e 90º norte, no Pólo Norte (ou pólo ártico) (positiva). A latitude no equador é igual a 0º.

Latitudes

Longitude Descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus, de zero a 180 para leste ou para oeste, a partir do Meridiano de Greenwich.

Longitude

Atividade

Fusos Horários Os fusos horários geralmente estão centrados nos meridianos das longitudes que são múltiplos de 15°; no entanto, as formas dos fusos horários podem ser bastante irregulares devido às fronteiras nacionais dos vários países ou devido a questões políticas. O planeta Terra possui forma geóide com circunferência de 360°, ou seja, para cada hora a fatia dividida terá 15°. A determinação dos fusos é determinada pelo meridiano 0 na cidade de Greenwich, próxima a Londres. Desta forma, de quinze e quinze graus à leste, os fusos são numerados positivamente (+1, +2, ) e a oeste negativamente (-1, -2, ).

Fusos Mundiais

Fusos brasileiros

1 – (FMU) Em um mapa cuja escala é 1: , duas cidades estão separadas, em linha reta, por 5 centímetros. A distância real (no terreno) entre essas duas cidades é: a) 50 km b) 75 km c) 125 km d) 500 km e) km

2 - (UFRN) Uma cidade está localizada a 5cm de outra, medidos sobre um mapa de escala 1: Desprezando as distorções normais de uma projeção, marque a opção que indica a distância real (no terreno) entre as cidades. a) 5km b) 100km c) 10km d) 50km e) Km

3 – Enquanto na cidade 1 são 18 horas, na cidade 2 são 8 horas do mesmo dia. A indicação correta da longitude da cidade 2 em relação à cidade 1 é: a) 120º Oeste. b) 120º Leste. c) 150º Leste. d) 150º Oeste. e) 180º Oeste.

4 - A distância de 7 cm, medida em um mapa de escala numérica 1: , corresponde em quilômetros na superfície da Terra a um comprimento real de: a) 225 b) c) d) 175 e) 185

5 - (PUCRS 2006) No dia de hoje, sabemos que Porto Alegre se encontra no horário de verão. Que horas marcará um relógio na capital gaúcha, quando em Londres forem 13 horas? a) 11 horas b) 10 horas c) 9 horas d) 11 horas e 30 min e) 10 horas e 30 min

6 - Na última etapa de uma competição aeronáutica internacional, uma equipe formada pelos aviões A e B tem a seguinte tarefa para realizar: o avião A deverá sair às 13 horas (hora local) da cidade de Vila dos Remédios (Fernando de Noronha-PE), com destino à cidade de Manaus-AM; o avião B somente poderá sair da cidade de Vila dos Remédios após a chegada do avião A em Manaus. Para realizar esta tarefa, os pilotos receberam as seguintes informações técnicas: a cidade de Vila dos Remédios está localizada no 1° fuso horário do Brasil, a cidade de Manaus está localizada no 3° fuso horário do Brasil e o tempo de vôo entre as duas cidades tem a duração de 8 horas. Com base no exposto acima, assinale a alternativa que contém, respectivamente, o horário da chegada do avião A em Manaus e o horário da saída do avião B de Vila dos Remédios. a) 15h e 17h b) 19h e 21h c) 21h e 19h d) 21h e 22h e) 21h e 23h

7 - Um avião decolou do aeroporto da cidade A (45°W) às 7 horas com destino à cidade B (120°W). O vôo tem duração de oito horas. Que horas serão na cidade B quando o avião pousar? a) 11h b) 10 h c) 9 h d) 8 h e) 2 h 8 - Um grupo de pesquisadores partiu de Brasília às 08 horas, rumo à cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Sabendo-se que a diferença entre as duas cidades é de 05 fusos horários e que o vôo durou 08 horas, os pesquisadores chegaram a São Francisco às a) 23 horas. b) 16 horas. c) 13 horas. d) 11 horas.

Atividade 9 (PUCRS 2003) Responder à questão com base no quadro adiante, que representa uma rede de coordenadas de uma área do globo terrestre. Tendo como base a organização dos fusos horários legais, as cidades 1 e 4 têm como diferença horária a) 3 horas e 30 minutos. b) 3 horas. c) 2 horas. d) 1 hora e 30 minutos. e) 1 hora.

Atividade 10. (PUCRS 2004) Duas cidades, A e B, possuem uma diferença horária de uma hora, entre elas. Considerando que pela cidade A passa o Meridiano de Greenwich, é correto supor que as cidades A e B são, respectivamente: a) Los Angeles e Nova York. b) Londres e Paris. c) Roma e Istambul. d) Dakar e Nairobi. e) San Diego e Tegucigalpa.