1 Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC Métodos de enformação por Fundição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 01: Introdução aos Processos de Fundição
Advertisements

Fundição Prof. Hélio Padilha.
Aula 4 Shell Molding Cera Perdida Molde metálico
Aula 6 Fundição de Precisão Cera Perdida e Molde Metálico
Aula 2 Processos de Fundição
Aula 5 Fundição de Precisão Cera Perdida e Molde Metálico
FUNDIÇÃO.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA JoNATHAN LUIZ LUCAS WERNER
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS 1 DIAGRAMA DE FASES A compreensão dos diagramas de fases para sistemas de ligas é extremamente importante, pois existe uma forte.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Técnico em Eletromecânica. Professor Camilo Bertól. Carga Horária: 60 hr. 1ª Fase.
Processamento e Manufatura de Metais 1 Prof. Dr. Lucas Freitas Berti Engenharia de Materiais - UTFPR 1.
Aula III - Ligações Químicas Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 13 setembro de 2014.
METALURGIA DO PÓ - (MP) A metalurgia do pó abrange a produção de metais na forma de pó e a manufatura desses pós em produtos úteis pelo processo conhecido.
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
Ana Paula Lopes Inacio 1, Beatriz Farias Costa de Brito 1, Gabriella Lucena 1, Solange Barbosa da Silva Costa 2, Felipe Almeida da Silva 3 1 Alunos do.
Mestrado em Engenharia Biomédica
Aula 07 – Fundição em casca
Materiais de Construção Aglomerantes
Dinâmica Externa da Terra
Ferro Fundido Cinzento, Nodular e Vermicular
CONTAS CONTÁBEIS. CONTAS É um recurso contábil utilizado para reunir sob um único item todos os eventos e valores patrimoniais (bens, direitos ou obrigações)
Processamento De Manufatura De Metais 1
Métodos para combate à Corrosão
DESTILAÇÃO.
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Sumário Estrutura da matéria Elementos químicos Átomos e moléculas Substância química Page 01 Luciana Melo Almeida Misturas Soluções.
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Subsequente em.
Mancais Árvores x Eixos.
Corrosão e Proteção Anticorrosiva Departamento de Tecnologias Especiais Departamento de Laboratórios do Fundão Centro de Pesquisas de Energia Elétrica.
ROTEIRO O QUE É SOLDA SOLDA MIG MAG PROCESSO DE SOLDAGEM
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Prof. Paulo Baltazar, eng mecânico Aperto de porcas e parafusos Aprendiz de Manutenção Mecânica.
Alimentação, Ambiente e Sustentabilidade
Aula 01 – Introdução a processos de fabricação
Química Ciência que estuda a constituição, transformação e propriedade da MATÉRIA. Definição no primeiro episódio da primeira temporada pelo professor.
Mecanismos Básicos Meios Corrosivos
Cláudia Bacchi SUBSTÂNCIA PURAS MISTURAS OU Cláudia Bacchi Substâncias Puras Substância que não contém impurezas. A temperatura permanece constante durante.
Aula 12 - Extrusão Para ter acesso a esse material acesse:
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental CIRCUITO ELÉTRICO Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
A POLÍTICA AGRÍCOLA COMUM A Política Agrícola Comum (PAC) é a mais antiga e mais integrada das políticas comuns, tendo chegado a constituir cerca de metade.
Revestimentos metálicos Processo de eletrodeposição
Para ter acesso a esse material acesse:
Aula 06 – Fundição de precisão
Produtos Metálicos Profa. Juliana Casali Revisado: Prof. Adalberto Matoski.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Aula 04 – Fundição por gravidade com molde permanente
Aula 11 – Tratamentos térmicos e termoquímicos
Instituto Nacional Politécnico de Lorraine. O conjunto da Universidade de Lorraine: estudantes com mais de 500 diplomas em: 150 menção nível L;
FUSÃO NUCLEAR. Princípios básicos Origem dos elementos Aplicações.
PMT Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Por que Estudar Imperfeiçõ es em Sólidos?. As propriedades de alguns materiais são profundamente influenciadas pela presença de imperfeições. Conseqüentemente,
Processos de fabrico Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial Processos de fabrico Ana Reis José Ferreira Duarte.
SISTEMAS ESTRUTURA DA MAT É RIA O termo matéria refere-se a todos os materiais ou coisas que compõem o universo. A matéria é formada por moléculas, que.
Soldagem por Resistência Elétrica
T ROCADORES DE C ALOR : E VAPORADORES Apresentação em Termo-fluidos.
Professor Dr. Evandro Rodrigo Dário Curso: Tecnólogo em Mecatrônica Disciplina: Fenômenos de Transporte Segunda Lei da Termodinâmica.
Produtos Metálicos Continuação. Principais produtos e componentes não-estruturais Esquadria de Alumínio:
Matrizes para forjamento  As matrizes para forjamento estão sujeitas a grandes solicitações mecânicas, podendo chegar a tensões da ordem de 200 Kgf/mm.
Gestão Ambiental Prof. Ms. Jaime Frajuca Curso de Engenharia de produção.
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
Para ter acesso a esse material acesse:
UNIFACS Materiais Metálicos
Corrosão e Proteção Anticorrosiva Departamento de Tecnologias Especiais Departamento de Laboratórios do Fundão Centro de Pesquisas de Energia Elétrica.
DEM - FCTUC Métodos de enformação por subtracção de material (maquinagem) Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC.
Aula 10 – Diagrama de fases
REAÇÕES DE COMBUSTÃO. COMBUSTÃO: Reação de uma substância (combustível) com oxigênio, acompanhada de liberação de energia, geralmente na forma de calor.
Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matérias-primas
 Big Bang (13 a 14 bilhões de anos)  Nebulosa Cósmica  Formação dos astros por meio da agregação da poeira devido a atração gravitacional.
Transcrição da apresentação:

1 Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC Métodos de enformação por Fundição

2 Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC Introdução à fundição Aplicação pura e simples do princípio de Arquimedes: “o líquido toma a forma do vaso que o contém” O objectivo fundamental da fundição é o de dar forma geométrica adequada ao metal, vertendo-o no estado líquido dentro de uma cavidade feita no interior de uma moldação (conjunto de elementos de materiais apropriados que definem o molde), para após solidificação se obter a peça pretendida.

3 Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC De que modo é que é possível dar forma a um material? Processamento T. Fazer uma peça tipo: por fundição

4 Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC Elementos principais na obtenção de uma peça por fundição Moldação geralmente constituída por duas meias moldações material refractário definem o contorno exterior da peça a obter Molde forma semelhante ao exterior da peça a obter utilizado para a obtenção da moldação Macho definição das superfícies interiores da peça a obter material refractário Caixa de macho geralmente duas meias caixas Interiormente define uma forma semelhante ao interior da peça a obter

5 Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC caixa de macho Molde Caixa de moldação Macho Elementos principais na obtenção de uma peça por fundição

6 Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC Classificação dos diversos tipos de fundição Moldações destrutíveis Suportam um único vazamento A peça é retirada pela destruição ou abate da moldação O material da moldação deve perder parte da sua resistência para facilitar o abate Moldações permanentes Suportam vários vazamentos sucessivos A peça é retirada por abertura da moldação O material da moldação deve ser resistente ao desgaste e aos ciclos térmicos induzidos durante o processo de produção

7 Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC 1.Moldações destrutíveis / Molde permanente a) Moldação em areia Processo de moldação em areia verde Processo de moldação em areia seca Processo de moldação CO 2 /Silicato Processo de moldação Shell –Moulding Processo de moldação de Caixa Fria Processo de moldação com selagem por Vácuo b) Moldação com agregados refractários Processo de moldação com cerâmica Processo de moldação com gesso

8 Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC

9 Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC 2. Moldações destrutíveis / Moldes perdidos a) Moldação em areia Processo de moldação com molde evaporável b) Moldação com agregados refractários Processo de moldação por cera perdida

10 Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC 2. Moldações Permanentes a) Moldações Metálicas Vazamento por gravidade Vazamento sob pressão Vazamento sob baixa pressão Moldação por centrifugação Vazamento Contínuo

11 Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC Projecto moldecaixas de machos moldaçãomachos caixa de moldação + areia de moldação areia de machos Peça molde moldação machos+caixas Composição da moldação vazamento solidificação abate e controle visual recuperação da areia matérias primas< sucatas Lingotes fusão rejeições Acabamento e controle final Armazém e expedição Fases de Produção Moldações Destrutíveis

12 Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC caixas de machos moldaçãomachosareia de machos Peça moldação machos Composição da moldação vazamento solidificação Ejecção e controle visual matérias primas fusão rejeições Acabamento e controle final Armazém e expedição Fases de Produção Moldações Permanentes Quando aplicável Projecto

13 Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC Selecção do Processo de Fundição Função dos metais e suas ligas Grupo da LigaDesignação da LigaProcesso de Fundição Ferros Fundidos ( ºC) Ferro fundido cinzento Ferro fundido nodular Ferro fundido esferoidal Ferro fundido maleável Ferro fundido branco Ferro fundido mesclado Ferros ligados,... Moldação em Areia Aços Moldação em Areia Moldes Perdidos Moldação Cerâmica Aços ao Carbono Correntes Aços de baixa liga Aços de alta liga Aços ligados resistentes ao calor Aços ligados resistentes ao desgaste Aços ligados resistentes ao ataque quimico Alumínio ( ºC) Todas as Ligas de Alumínio Moldação em Areia Moldes Perdidos Moldações Permanentes

14 Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC Grupo da LigaDesignação da LigaProcesso de Fundição Cobre ( ºC) Latão Bronze Cupro Crómio Cupro Berilio Moldação em Areia Moldações Permanentes Magnésio ( ºC) Todas as Ligas de Magnésio Moldação em Areia Moldação por Injecção Zinco (400 a 450ºC) Todas as Ligas de Zinco Moldação por Injecção Super-Ligas Ligas de Níquel Ligas de Cobalto Moldes destrutíveis Titânio ( ºC) Todas as Ligas de Titânio Moldação em Areia Moldes Perdidos Moldação Cerâmica