1 Exploração Sustentada De Recursos Geológicos Continuação …

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energias renováveis… … o futuro.
Advertisements

Recursos Naturais Ciências Naturais 8º Ano Prof. Teresa Marcelino.
Fontes e formas de energia
E.B.I/JI Padre Joaquim Flores
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
FONTES DE ENERGIA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Carvão Mineral.
Reações químicas.
Fontes de Energia e o Meio Ambiente
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
FONTES DE ENERGIA NÃO RENOVÁVEIS
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
Recursos Minerais.
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Escola Padre Vítor Melícias
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Central Termoeléctrica
Recursos Energéticos Não Renováveis Energia Primária Renováveis
Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5.
Recursos Geológicos exploração sustentada
Exploração de recursos naturais
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
Gestão Sustentável dos Recursos
Energia Renovável e Não Renovável
Colegio Salvatoriano Bom Conselho Carvão
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Exploração de recursos geológicos
RECURSOS ENERGÉTICOS Carvão Eólica; Petróleo Solar; Gás natural
Energias renováveis e não-renováveis
Dinâmica da Atmosfera.
Utilização e consequências
Fontes de energia e impactos ambientais
ENERGIA.
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
Fontes e formas de energia
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
Problemas Ambientais Meio Ambiente.
Naíde Domingos Nº ºD.
Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens.
Petróleo e Gas Natural.
Nossos Recursos Naturais (Cap. 9) Os Estados Físicos da Água (Cap.10)
Energia Renovável Biomassa.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Energia Propriedade de um corpo ou sistema, graças à
Temas para os trabalhos de grupo de CN 8º ano 2010/2011.
Queima de Combustíveis fósseis
RISCOS MISTOS ESQUEMATIZAÇÃO
Gestão Sustentável dos Recursos
Geopolitica dos Recursos Naturais..
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – 8º Ano CN
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Energia das Biomassas.
Energias não renováveis Energias Renováveis
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL E NO BRASIL
CAP. 6 – ENERGIA E MEIO AMBIENTE. Quanto mais energia, maior a capacidade de realizar trabalho. A invenção da máquina a vapor (revolução industrial) significou.
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
Geração e distribuição de energia elétrica
1 Exploração Sustentada De Recursos Geológicos. 2 Exploração Sustentada de Recursos Geológicos  “A nossa sociedade assenta sobre, e está dependente,
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

1 Exploração Sustentada De Recursos Geológicos Continuação …

Recursos Energéticos 2  Fundamentais, desde sempre, para as diversas atividades do ser humano.  O desenvolvimento das sociedades industrializadas e tecnológicas fez crescer, de forma exponencial, o consumo de energia.  A maior parte da energia consumida pelas sociedades atuais é proveniente dos combustíveis fósseis.

Variação do consumo de Energia 3 “ Com as sociedades tecnológicas, o consumo de energia aumentou de forma exponencial. ”

Principais fontes de energia utilizadas pelo Homem 4 Combustíveis Fósseis.

Energia fóssil-Combustíveis Fósseis 5  O carvão, o petróleo e o gás natural são recursos energéticos não renováveis e que se aproximam rapidamente do esgotamento.  A energia que contêm está armazenada nas ligações químicas de compostos orgânicos, sujeitos a complexas transformações ao longo de grandes períodos de tempo.  O carvão é principalmente utilizado em centrais termoelétricas para produção de energia elétrica. O petróleo e o gás natural são utilizados como combustíveis. O petróleo tem, ainda, numerosas utilizações industriais.

Combustíveis fósseis – Problemas ambientais 6 A queima de combustíveis fósseis liberta para a atmosfera dióxido de enxofre, que, ao combinar- se com o vapor de água atmosférico, dá origem a ácido sulfúrico, o qual precipita como chuva ácida. A chuva ácida baixa o pH do solo e dos cursos de água, provocando a morte de organismos e o desequilíbrio dos ecossistemas.

Combustíveis fósseis – Problemas ambientais 7 A queima de combustíveis fósseis liberta grandes quantidades de dióxido de carbono para a atmosfera. O aumento de dióxido de carbono na atmosfera contribui para o aumento do efeito de estufa e, consequentemente, para o aquecimento global do Planeta.

Combustíveis Fósseis - Problemas ambientais 8 A extração do carvão em minas e a extração do petróleo em poços podem causar contaminação do solo e da água.

9 Combustíveis Fósseis Conclusão VVantagens : Reservas para algumas dezenas de anos (carvão); Formas de energia rentáveis; Tecnologias de aproveitamento e utilização muito desenvolvidas. DDesvantagens: Emissão de CO2 – efeito de estufa – aquecimento global; Chuvas ácidas; Outro tipo de poluição – marés negras; São não – renováveis e irão desaparecer.

Outros Recursos Energéticos 10 Energia Nuclear A produção de energia nuclear baseia-se na fissão controlada do elemento urânio em reatores nucleares. Esta reação liberta grandes quantidades de energia sob a forma de calor; esse calor é utilizado na vaporização da água que, por sua vez, é usada para a produção de energia elétrica.

Energia Nuclear - Desvantagens 11  Elevado preço da construção e manutenção.  Risco de acidentes com fuga de radiações;  Produção de resíduos radioativos que levantam sérios problemas de tratamento e armazenamento;  Poluição térmica da água;  Risco de ações terroristas.

12 Energia Nuclear - Vantagens  Ausência de poluição atmosférica.  Não emissão de gases com efeito de estufa.  Forma de energia altamente rentável.  Existência de reservas relativamente abundantes de urânio.

Energia Geotérmica 13 O calor interno da Terra constitui uma fonte de energia que pode ser concentrada localmente. Quando existe uma fonte de magma relativamente próxima da superfície da Terra, verifica-se aquecimento de fluídos, geralmente a água, que se localiza em rochas porosas ou em fraturas. A água quente pode ser aproveitada na produção de energia.

Energia Geotérmica 14 Alta entalpia ultrapassa os 150ºC e baixa entalpia, a temperatura anda por volta dos 50ºC e 150 º C. Os melhores locais são os locais onde há formação de nova crusta A energia geotérmica não é poluente e é renovável, na medida em que a sua fonte permanece por longos períodos de tempo ( uma Câmara magmática pode demorar milhares de anos a arrefecer). No entanto, é um tipo de energia que apenas pode ser aproveitada em locais com determinadas características. Em Portugal, há produção de energia geotérmica de alta entalpia nos Açores e de baixa entalpia em centros termais do território continental.

15 Energia Geotérmica – Vantagens e Desvantagens

Energias Alternativas 16 As energias renováveis, que não se esgotam e são pouco poluentes, constituem a principal alternativa à energia dos combustíveis fósseis. No desenvolvimento de tecnologias que aumentam a eficácia de aproveitamento destas fontes de energia pode estar a solução para os problemas energéticos do futuro. Para além da energia geotérmica, há a considerar as seguintes fontes de energias renováveis: Energia solar, energia eólica, energia hidroelétrica, energia das ondas, energia da biomassa e energia do biogás

17 Energia Eólica  É a forma de obtenção de energia que mais se tem desenvolvido nos últimos tempos.  Em Portugal, grande parte da energia eólica de futuro irá ser produzida no mar, pois é aí que os aerogeradores serão instalados.

18 Energia Hídrica  É a forma de energia mais utilizada no mundo, fornecendo 20% da energia gasta mundialmente.

19 Combustível do Futuro

Recursos Minerais 20 Incluem numerosos materiais utilizados pelo homem e que foram concentrados, muito lentamente, por uma variedade de processos geológicos. Os recursos minerais podem classificar-se em metálicos e não metálicos.

Recursos minerais metálicos 21 Os elementos químicos como chumbo, cobre, ouro, ferro ou prata, encontram- se distribuídos na crosta terrestre, fazendo parte da constituição de vários materiais em associações diversas com outros elementos. Chama-se clarke à concentração média de um determinado elemento químico na crosta terrestre e exprime-se em partes por milhão (ppm) ou gramas por tonelada ( g/ton).

Recursos Minerais Metálicos 22 Um jazigo mineral é um local no qual um determinado elemento químico existe numa concentração muito superior ao seu clarke. Num jazigo mineral, chama-se minério ao material que é aproveitável, e que tem interesse económico, e ganga ou estéril ao material sem valor económico que está associado ao minério. A ganga é, geralmente, acumulada em escombreiras, que são depósitos superficiais junto às explorações mineiras. As escombreiras causam poluição visual, aumentam o risco de deslocamentos de terreno e podem conter substâncias tóxicas que poluem o solo e a água.

Recursos Minerais Metálicos 23  A exploração dos jazigos minerais pode ser feita: A Céu aberto. Em Poços e Galerias.

Recursos Minerais Metálicos 24  Existe outro processo na exploração do ouro e de diamantes, quando estes minerais ocorrem em jazigos de origem secundária, isto é, resultantes da meteorização das rochas que continham esses minerais.  Os minerais resistentes são transportados pela água, concentrando-se em zonas dos cursos de água, constituindo jazigos chamados placers. Bateias

Recursos Minerais Não Metálicos 25 Consideram-se recursos minerais não metálicos materiais como cascalho, areias e rochas. São materiais abundantes, que geralmente não atingem preços elevados ( com exceção das pedras preciosas ) e que, por essas razões, provêm de fontes locais.

As Rochas, materiais de construção 26 “Granito do Porto” Calcário do Cretácico

27 Utilidade de recursos minerais

28 Utilidade de recursos minerais

29 Utilidade de recursos minerais

30 Utilidade de recursos minerais

31 Localização de algumas jazidas portuguesas

Problemas da atividade mineira  Elementos químicos nas escombreiras, após lixiviação poderão contaminar os aquíferos e os solos.  O minério sofre moagem, e este processo gera uma grande quantidade de pequenas partículas que podem ser dispersas pelo vento ou pela água;  Essas partículas podem contaminar os solos e a atmosfera.  Podem destruir os ecossistemas.  Causam doenças, como doenças respiratórias. 32

Exploração Sustentada dos recursos geológicos 33 È um modelo de gestão dos recursos crucial para assegurar o desenvolvimento de todas as sociedades e permitir a satisfação das necessidades das gerações presentes e das gerações futuras. Para isso devemos :  Utilização, numa escala cada vez maior, dos recursos renováveis  aumento do tempo de duração dos recursos não renováveis, através da redução do consumo, reciclagem e utilização de substitutos.  redução dos impactes ambientais negativos que resultam da exploração de recursos geológicos.