Conversando sobre Evangelização Pe. Paulo Gil Semana de Animação Bíblica, Teológica e Pastoral PASTORAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

COMPROMISSO CRISTÃO.
A Morada de Deus.
Objetivos das URGÊNCIAS
SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA DE 12 A 18 DE AGOSTO DE 2012
NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA POR SEUS AMIGOS
DOCUMENTO 94 -CNBB DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2011 – 2015.
Documento de Aparecida
Igreja: comunidade de comunidades
Diocese de São João da Boa Vista
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
Testemunhas.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
CNBB – Documento 100 Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia. A conversão pastoral da paróquia.
PROGRAMA DE APOIO E PROMOÇÃO DA FAMILIA S.O.S.AÇÃO PASTORAL PRIORIDADE Famílias em situação de vulnerabilidade: Fundamentadas na proposta do Fundador.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
Comunhão Eclesial Serviço do Povo de Deus
O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL ? A CAMINHADA A CAMINHADA Sínodo dos Bispos, Prop. 30 (Lineamenta, n. 21; Instrumento de Trabalho,
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
O Tema do Ano da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB - para 2010 é o mesmo de 2009: Missão de Deus – Nossa Paixão.
De 18 a 21 de Outubro de 2011, convocados pela Organização Internacional da Educação Católica e sob a protecção de Nossa Senhora do Pilar, reuniram-se.
Como Apresentar Sermões Encontro de Anciãos Associação Paulistana.
O CAMINHO DE FORMAÇÃO DOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS.
UM OLHAR SOBRE A CATEQUESE...
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
UMA TENTATIVA. RESUMO Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado.
Lição da Escola Sabatina 24 a 30 de Abril Lição da Escola Sabatina 24 a 30 de Abril O grande conflito entre Cristo e Satanás constitui o pano de fundo.
7 DE MAIO DE 2016 O ministério do Filho do Homem Então, ele respondeu aos mensageiros: “Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos.
VAI E VEM 2016 Campanha Nacional de Ofertas para a Missão.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
Gestão ministerial e administrativa fronteiras e complementações Parte 4 - Gestão Ministerial-
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
1 PAMI Linhas mestras do Plano Operacional.
+ MINISTÉRIOS DOS CRISTÃOS LEIGOS. + O QUE SE ENTENDE POR MINISTÉRIOS? Evidentemente se trata de ministério em senso eclesial católico. Não se trata de.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
FORMAÇÃO. 26 Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu,
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho" Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. Os últimos momentos de Jesus junto dos apóstolos e o regresso.
O tema fundamental da liturgia deste Domingo é o do amor: o que identifica os seguidores de Jesus é a capacidade de amar até ao dom total da vida.
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
Ministério de Formação Dercides Pires da Silva
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar os seus planos. A Liturgia de hoje mostra vários exemplos: Na 1.ª Leitura, temos o Chamamento.
Construir novas formas de renovação das comunidades Pe. Érico Hammes e Dom Leomar Brusolin.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Texto: Jo, 15, 1-8 // Páscoa 5 B. Comentários e apresentação: Asun Gutiérrez. Música: Mahler. Sinfonia 5ª. Adagietto. São bons frutos os que procedem.
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
Aos Discípulos e a Você: Quem sou EU ? Estamos aqui reunidos em oração, porque somos "CRISTÃOS". Mas quem é Cristo para você? A Palavra de Deus nos propõe.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
LIÇÃO 12 – COSMOVISÃO MISSIONÁRIA Prof. Lucas Neto.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
Grupo de Perseverança Formação: Grupo de Perseverança, terceiro momento do Grupo de Oração Formadora: Keila Ministério de Formação RCC/DF.
A Caminho de Jerusalém Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar seus planos. A Liturgia de hoje ilustra esse fato com vários exemplos:
Somos cristãos, SEGUIDORES de Cristo. Mas quem é Cristo para você? Hoje somos convidados a descobrir em Jesus o Messias de Deus e a identificar-nos.
1 Fomos formados para fazer parte da família de Deus.
Na vida, deparamo-nos com muitas encruzilhadas, em que devemos fazer a ESCOLHA: Tomar uma estrada e deixar a outra… Como é importante, então, o testemunho.
Processo Catecumenal A partir do RICA.
RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓICA Rumo ao Jubileu em DIOCESE DE URUAÇU “Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Ef. 4,3.
A Liturgia deste domingo deseja preparar os cristãos para os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na 1.ª.
A Memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado Proto-evangelho de Tiago,
"Tu és Pedro" Celebramos hoje a festa de dois Apóstolos marcantes da Igreja primitiva: São Pedro e São Paulo. - Diferentes: na vocação, no caráter,
Transcrição da apresentação:

Conversando sobre Evangelização Pe. Paulo Gil Semana de Animação Bíblica, Teológica e Pastoral PASTORAL

I - Serviço pastoral em vista da renovação da comunidade: Os novos tempos exigem novos métodos para o apostolado. ( Quais são os desafios para a ação evangelizadora da Igreja, hoje? – ver DA ) A ação evangelizadora da Igreja é fundamentada no anúncio de Jesus Cristo, de sua pessoa e de sua boa noticia. A nossa missão é anunciar a novidade de Jesus Cristo; novidade que dá sentido a vida. A ‘novidade’ da ação evangelizadora faz acontecer algo novo na pessoa. Tudo muda! Nossa atitude, nosso estilo de vida, nosso esforço na missão, nossa caminhada... até a nossa programação. Anunciar é um compromisso de fé e vida. Para isso a Palavra que anunciamos nos desperta para uma fé sólida, uma caridade pastoral intensa, uma profunda fidelidade e mística de discípulo, perseverança e determinação no seguimento.

Como realizar uma Nova Evangelização em nossas pastorais? Através de... Um espírito acolhedor e fraterno; Uma linguagem simples e contagiante Uma mensagem objetiva, “acessível, penetrante, válida e profunda, sem alterar ou modificar o conteúdo da mensagem evangélica” (cf.SD 10). Uma resposta aos anseios dos homens e mulheres de nosso tempo para fortalecer “a fé católica nas suas verdades fundamentais, nas suas dimensões individuais, familiares e sociais”( cf.SD 11). Falamos de um processo de renovação pastoral. Não basta uma ação pastoral fundamentada na simples iniciativa da boa vontade, na improvisação. “Trata-se de confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho arraigada em nossa história, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte discípulos e missionários.( DA 11)

Uma renovada ação pastoral exige de seus agentes a busca de novos rumos, a construção de uma comunidade viva e capaz de criar um clima mais humano e afetivo. A todos nos toca “recomeçar a partir de Cristo”, reconhecendo que “não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande idéia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá um novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva”(DA 12). É urgente e necessário considerar a importante contribuição dos agentes de pastoral: discípulos-missionários de Jesus Cristo na vida da Igreja. Somos portadores de boas novas para o mundo. A Igreja conta com pessoas que assumem o compromisso de coordenar a ação pastoral, essa tarefa contribui muito para uma dinâmica e renovada vida das comunidades. Por isso: “A atividade pastoral não pode processar-se às cegas. O apóstolo não corre em busca do incerto, nem golpeia no ar.” (Paulo VI)

II - Finalidade da coordenação pastoral: O coordenador pode: Facilitar a inclusão de agentes na vida da comunidade; Promover a união de esforços no exercício da co-operação; Criar novas relações; Articular as atividades comunitárias, facilitando a participação; Desenvolver a sociabilidade; Planejar e realizar uma ação pastoral eficaz no conjunto da caminhada; Realizar a interação evitando o paralelismo, o isolamento e a exclusão A Coordenação Pastoral é um ministério, serviço assumido com renovado ardor e fidelidade ao mandato de Jesus: “Ide”.

De olho no Objetivo geral da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil Objetivo geral Evangelizar, a partir do encontro com Jesus Cristo, como discípulos missionários, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, promovendo a dignidade da pessoa, renovando a comunidade, participando da construção de uma sociedade justa e solidária, “para que todos tenham Vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

III - A Mística da pastoral à luz da Pedagogia de Jesus: O Acolhimento – respeito, valorização e compromisso com a pessoa O Serviço da caridade – Mandamento do Amor A Comunidade como caminho de fraternidade e abertura para a missão Jesus não quis assumir a missão sozinho ( Mc 3,13 ). Escolheu os primeiros discípulos, formou sua comunidade, cercou-se dos 12 discípulos, seus seguidores. Como Ele os escolheu? O que Ele disse aos 12 para motivá-los na missão? Como o grupo de discípulos foi criando uma profunda intimidade com o Mestre? Os Evangelhos nos ajudam a contemplar a pessoa de Jesus que se revela em seu amor cordial e profundo pelas pessoas.

Vejamos: Jesus conhece as pessoas e as aceita como são. Acolhe os discípulos e inicia com eles uma missão considerando o que eles são e não o que deveriam ser; ele os conduz para um crescimento cada vez mais maduro e profundo (Jo 20,27; Lc 22,61; Lc 24, 13-35). Jesus exerce sua autoridade com caridade. O Pastor é aquele que serve ( Jo 13,1-20). “Eu não vim para ser servido, mas para servir” (Mc 10,45). Todos têm uma caminhada a fazer, uma ação a realizar, uma esperança a construir. A grande instrução e meta é o mandamento do amor. Jesus caminha com seus discípulos para dentro de uma comunidade; estabelece com eles uma experiência de vida comunitária baseada na fé e intimidade com o Pai. Sua comunidade é dirigida com amor. Ensina-os com a lição da partilha e da solidariedade (Jo 6,1-15).

Jesus não engana! Fala abertamente sobre sua paixão e apresenta o caminho da cruz para ser assumido com fé e esperança; fidelidade e disponibilidade para a construção do Reino (Lc 9, 22-26). Jesus criou uma comunidade para a missão. Uma comunidade de vida para a comunhão de irmãos em vista da missão. São Paulo nos alerta em suas palavras para uma vida revestida de Cristo ( ver Rm 12, 9-21). A missão dos discípulos não era motivo de vanglória, nem um fardo imposto por Jesus. Tratava-se de uma continuidade da missão de Jesus Cristo – construir o Reino de Deus.

Princípios para uma nova evangelização Fazer da Paróquia uma Comunidade de Comunidades ( ver carta pastoral de Dom Odilo Pedro Scherer – fev/2011) Despertar o espírito de acolhimento Fortalecer a vida de espiritualidade centrada em Jesus Cristo Promover um projeto pastoral que priorize a formação permanente de agentes IV - Formação Permanente – exigência para o discipulado ( Ver Documento de Aparecida ) O caminho do discipulado Identidade do discípulo-missionário Capacitação do discípulo-missionário Campo de missão

Fundamentação teórica: Evangelhos CELAM - Documento de Aparecida CNBB – Doc 87 - Diretrizes Gerais para a ação evangelizadora da Igreja no Brasil – ARQ. SÃO PAULO - Carta Pastoral - “Paróquia: torna-te o que tu és” – D. Odilo P. Scherer, fev/2011.