O PAPEL DA ONU NO MUNDO CAPÍTULO 2 - 9º ANO PROFESSORA: CARLA MENEZES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização das Nações Unidas
Advertisements

AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
ONU – ORIGEM E SEU PAPEL NA ATUALIDADE.
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Guerra Fria – Mod. 16 Origem das Nações Unidas Primeira tentativa 1917 Liga das Nações Segunda tentativa 1919 Sociedade das Nações Evitar os conflitos.
ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
Criação da Organização das Nações Unidas (ONU)
Organizações Internacionais Mundiais
CARTA DAS NAÇÃOES UNIDAS
Organização das Nações Unidas.
Cuba: grandes conquistas sociais e atraso econômico. Geopolítica/atualidades Reginaldo.
S ISTEMAS I NTERNACIONAIS DE P ROTEÇÃO DE D IREITOS H UMANOS Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Curso: Serviço Social Disciplina: Direitos.
" Situação da Política Internacional da Mudança Climática em 2013 e Perspectivas Futuras Recife,31/10/2013 Eduardo Viola Professor Titular Instituto de.
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Os Alicerces A Declaração Universal dos Direitos Humanos(1948) anunciaram uma nova era de empenhamento internacional na promoção e na proteção dos direitos.
Curso “MERCOSUL e Negociações Internacionais” Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) BRASIL Aragon Érico Dasso Júnior Boa Vista, 03 a 05 de dezembro.
Formas de administração de Conflitos Internacionais.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Carta das Nações Unidas. Preâmbulo Nós, os povos das Nações Unidas, decididos: a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra que por duas vezes,
Visão, Valores, Missão Nível Operacional da Gestão – Responsabilidade Social.
1 Direitos Humanos e Desenvolvimento Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP 1.
DIREITO CONSTITUCIONAL E TEORIA DO ESTADO PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.
DIREITO CONSTITUCIONAL Prof.º Paulo Rodrigues Teoria Geral da Constituição.
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
Direito Internacional Público André L. P. B. Lupi.
ARBITRAGEM Processo e Procedimento Abril de 2015.
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
Introdução ao Diálogo Social Fernando Fonseca Programa Diálogo Social, Legislação do Trabalho e Administração do Trabalho CIF/OIT 7 de setembro de 2010.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO 2 ANO, APOSTILA 12.
CIÊNCIA POLÍTICA e DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
Brasil sem homofobia Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual Giovanna Zimmermann Tamara Nassar.
II Guerra Mundial
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Senado Federal Brasília, 20 de agosto de 2013 O MERCOSUL e os acordos internacionais de comércio- José.
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
Rio + 20:As questões ambientais que afetam as pessoas aqui e agora foram esquecidas ; verdade inconvenientes VISITANTES 190 PAÍSES ONG`s RIO +20.
Aula 1 Gestão Ambiental Disciplina: Gestão de Cooperativas
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
SUJEITO DE DIREITO INTERNACIONAL AULA 3 18/08/2014 Prof. Associado Wagner Menezes Salas 21 a 24 DIP I.
Czar Nobres Clero Burguesia Operários......Camponeses.
GEOPOLÍTICA DA NOVA ORDEM MUNDIAL – CAP. 17 JANDERSON - CIC.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Sujeitos do Processo Processo é o instrumento para a resolução imparcial dos conflitos da vida social. Sujeitos que compõe.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO O ESTADO E O DIREITO INTERNACIONAL - Classificação.
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
Profª Juliana de Paula Bigatão GEDES OPERAÇÕES DE PAZ: CONCEITOS E PRÁTICAS.
DIREITO PROCESSUAL TRABALHISTA PROFESSORA: EMMANUELLE BELTRÃO.
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
A Rússia na nova ordem Geopolítica
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
Segunda Guerra Mundial
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
INTCEX 2. INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR FMI O Fundo Monetário Internacional é uma organização internacional que pretende assegurar o bom.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
DIREITOS FUNDAMENTAIS – 2ª parte. DIREITO DE ACESSO AO JUDICIÁRIO Acesso à Justiça  Determinação de duas finalidades básicas do sistema jurídico;  Reivindicação.
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: I) Introdução: a) Evolução histórica: b) Distinção com relação aos Estados c) OI versus ONGs: II) Personalidade jurídica:
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
F2 Módulo 27. Foi fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.
PERCURSO 3 – Organizações internacionais mundiais.
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
GEOGRAFIA 1 9º ANO Profª Márcia CAPÍTULO 2 O PAPEL DA ONU NO MUNDO.
Organização das Nações Unidas - ONU
Organizações internacionais
Transcrição da apresentação:

O PAPEL DA ONU NO MUNDO CAPÍTULO 2 - 9º ANO PROFESSORA: CARLA MENEZES

A ONU é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e pelo desenvolvimento mundiais.

A CRIAÇÃO, A EVOLUÇÃO E O ATUAL PAPEL DA ONU NA GEOPOLÍTICA MUNDIAL ESTÃO RELACIONADOS AO FINAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: CONFLITO DOS PAÍSES DO EIXO COM OS PAÍSES ALIADOS - Os países Aliados venceram o conflito em 1945 e passaram a liderar a reorganização do mundo afetado pela guerra: criou-se então, a ONU- 24/10/1945, com sede em Nova York. Objetivos: preservar a paz e eliminar as guerras; acabar coma as causas de conflitos fomentando o progresso, principalmente no mundo subdesenvolvido; salvaguardar os direitos individuais; desenvolver relações amistosas entre países; promover o respeito... Princípios: respeitar a igualdade soberana de todos os países-membros; resolver suas controvérsias internacionais por meios pacíficos e não empregar a força contra os outros Estados.

A ONU conta com 193 países integrantes, mas continua sendo conduzida pelo seleto grupo que sempre comandou a geopolítica mundial: ESTADOS UNIDOS, RÚSSIA ( antiga união soviética), REINO UNIDO, FRANÇA E CHINA. Antes da ONU: havia a Liga das Nações criada em 1919, após a Primeira Guerra Mundial- sede- Genebra, na Suíça. Resultado do Tratado de Versalhes, documento que marcou o fim da guerra. Os EUA não faziam parte, incentivando assim a criação da ONU. A ONU envolve múltiplos órgãos interligados trabalhando de forma uníssona. Veja o funcionamento de cada um

ASSEMBLEIA GERAL TODOS ASSOCIADOS POSSUEM A MESMA IMPORTÂNCIA NAS DISCUSSÕES. O PRIMEIRO ENCONTRO FOI LONDRES, INGLATERRA - O BRASIL É O RESPONSÁVEL PELO DISCURSO DE ABERTURA DESDE 1946 OU SEGUNDO LUIZ FELIPE DE SEIXAS CÔRREA, FOI EM1949 PARA EVITAR QUE FOSSE EUA OU URSS, ATO CONVIDADO ATÉ HOJE POR PRAXE. DILMA ROUSSEFF FOI A PRIMEIRA MULHER A FAZER A ABERTURA EM 2011 E SALIENTOU A NECESSIDADE DE RECONHECIMENTO DO ESTADO PALESTINO.

CONSELHO ECONÔMICO E SOCIAL É UM DOS ÓRGÃO MAIS IMPORTANTES, POIS SEU OBJETIVO É MANTER A ORDEM, A ESTABILIDADE E A FORMULAÇÃO DE VÁRIOS SEGMENTOS INTERNACIONAIS, TAIS COMO COMÉRCIO MUNDIAL, RECURSOS NATURAIS, INDUSTRIALIZAÇÃO, POPULAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. FUNÇÃO: DESTACAR O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS E RELATÓRIOS SOBRE AS TEMÁTICAS ECONÔMICAS E SOCIAIS.

CONSELHO TUTELAR DE ACORDO COM A CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS, A SUA FUNÇÃO É SUPERVISIONAR E ADMINISTRAR TERRITÓRIOS EM LITÍGIO INTERNACIONAL, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DE SEUS HABITANTES PARA O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA E ESTABELECIMENTO DE UM GOVERNO SOBERANO. ATUALMENTE, O CONSELHO TUTELAR ESTÁ COM ATIVIDADES SUSPENSAS TEMPORARIAMENTE, E SERÁ REATIVADO MEDIANTEDECISÃO DA ASSEMBLEIA GERAL OU DO CONSELHO DE SEGURANÇA.

CORTE INTERNACIONAL DE JUSTIÇA CRIADA EM É O PRINCIPAL ÓRGÃO JUDICIÁRIO DA ONU- SEDE EM HAIA, NOS PAÍSES BAIXOS- ÚNICO QUE NÃO FICA EM NOVA YORK. PAPEL PRINCIPAL: EMITIR PARECERES SOBRE AS QUESTÕES JURÍDICAS QUE ENVOLVEM AS AGÊNCIAS E OS PROGRAMAS DA ONU, ALÉM DE APRESENTAR SOLUÇÕES PARA IMPASSES ENTRE AS NAÇÕES. FORMADO POR 16 JUÍZES, CHAMADOS DE “MEMBROS DA CORTE”.

SECRETARIADO TEM A FUNÇÃO DE GERENCIAR A ONU E COORDENAR OS INTERESSES E OS ANSEIOS DE TODOS OS OUTROS ORGANISMOS. O SECRETÁRIO-GERAL É ELEITO E NOMEADO PELA ASSEMBLEIA GERAL EM CONJUNTO COM OS INTERESSES DO CONDELHO DE SEGURANÇA. O ATUAL É BAN KI-MOON- DA COREIA DO SUL ( desde 2007). CUIDADAO ESPECIAL PARA GARANTIR A IMPARCIALIDADE, PARA NÃO SER AS GRANDES POTÊNCIAS. FORAM 7 PAÍSES JÁ REPRESENTADOS: NORUEGA- SUÉCIA- ÁUSTRIA- PERU- EGITO- GANA E COREIA DO SUL

CONSELHO DE SEGURANÇA É O ORGANISMO RESPONSÁVEL PELA MANUTENÇÃO DA PAZ E DA SEGURANÇA MUNDIAIS. O ÓRGÃO É CONSTITUÍDO POR 15 NAÇÕES: CINCO PAÍSES PERMANENTES E DEZ ROTATIVOS, COM UM MANDATO DE DOIS ANOS. OS 5 PAÍSES FIXOS SÃO OS MAIS INFLUENTES, TENDO O PODER DE VETO: ESTADOS UNIDOS, RÚSSIA, REINO UNIDO, FRANÇA E CHINA ( OS VENCEDORES DA GUERRA E A NOVA POTÊNCIA)

SUCESSOS DA ONU: A MANUTENÇÃO DE TROPAS MILITARES DA MINUSTAH. ( MISSÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ESTABILIZAÇÃO DO HAITI) DESDE 2004.

DURANTE A CRISE DO CANAL DE SUEZ EM 1956, UMA RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA CONDENOU O USO DA FORÇA POR ISRAEL NA INVASÃO AO EGITO. NA ASSEMBLEIA GERAL ORDENOU A RETIRADA DAS TROPAS.