ÁFRICA ASPECTOS SOCIAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Magreb, Saara e Vale Nilótico
Advertisements

ÁFRICA Aula 50 - aspectos econômicos:
ÁFRICA.
ÁFRICA: herança colonial
África Negra C.11 Página F 37.
ÁFRICA.
Unidade 12 A ocupação africana e suas consequências
África: aspectos físicos e ambientais
Recuperação Trimestral
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÁFRICA OBJETIVOS.
Á F R I C A.
ÁFRICA ÁRIDA OU DESERTICA
A ÁFRICA BRANCA E ISLÂMICA
Á F R I C A.
A África é o terceiro maior continente, com uma área de km²;
“EM QUE ESPELHO FICOU PERDIDA A MINHA FACE”
TRABALHO DE HISTÓRIA África Eterna: África Central, Densidade demográfica e A língua portuguesa na África.
Do pré-colonial à independência
Jurisdição Internacional Protetiva
Revisão para o PRP/2chamada Geografia
África Autoria: Profª Fabiana Pegoraro Soares.
África – aspectos naturais.
Conflito entre o Sudão e o Egipto – Rio Nilo
ÁFRICA: DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA
Continente Africano Político DIVERSIDADE CULTURAL Pode ser entendida como uma construção histórica, cultural e social (inclusive econômica) das diferenças;
PROFESSOR: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
África.
ÁFRICA.
A África dos grandes reinos e impérios
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
ÁFRICA: ESPAÇO GEO(FÍSICO, ECONÔMICO, POLÍTICO);
AFRICA.
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
ÁFRICA A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da.
A ECONOMIA AFRICANA Prof.ª Vivian Q. Pretti -Geografia-
Ruben Ritchie, 17 Fábio Martins, 5 Guilherme Barreira, 7
África: Aspectos Naturais.
África - Unidade e Diversidade
Assim como a América do Sul e Central e Ásia, a África também foi colonizada pelos europeus, fato comum entre os citados é que todos foram colônias de.
Condições de vida da África
ÁFRICA O continente africano com 30 milhões de km² é formados por 53 países independentes onde os limites do continente são: Mar Mediterrâneo (Norte),
Campos de refugiados África.
ÁFRICA SUBSAARIANA.
Bruno Noda nº6 Pedro Paulo Gaetani nº18 Philipp Tobo nº20
África um continente explorado.
A DESCOLONIZAÇÃO E A EMERGÊNCIA DO 3º MUNDO
AFRICA ALFABETICAMENTE NIEVES HERCE África do Sul.
Revisão para trabalho de cartografia e África
Integrações Africanas
GEOGRAFIA ÁFRICA Prof. Jhonny.
AULA DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 2009 GEOGRAFIA 7ª SÉRIE.
ÁFRICA De A a Z.
Conflitos Nacionais na África.
Profª Carla Menezes. 1. África: regionalização A África é regionalizada pelo critério da localização geográfica dos países em relação ao continente. Há.
O continente africano.
Escola Básica 2º e 3º Ciclos Manuel de Figueiredo Ano lectivo 2008/09
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
E.M. NEIL FIORAVANTI - CAIC ALUNO: JOÃO GABRIEL CABRAL BELINI ANO: 7º B – 2014 DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: IRENE VIANA.
A dança das fronteiras África – Características Gerais
ÁFRICA Características Gerais.
Principais elementos naturais
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E ÁSIA
África: população, regionalização e economia
********************** (Utilizar o Mouse e Som) ********************** (Países independentes) Bandeiras de áfrica.
PELO PROCESSO DE OCUPAÇÃO AO LONGO DOS ANOS, DESTACANDO CARACTERÍSTICAS CULTURAIS.
Matemática Financeira EEEP Osmira Eduardo de Castro Curso Técnico em Finança$ 2º ano Professor(a): Eliziana Damasceno.
PAÍSES MENOS AVANÇADOS BACARY Nº3 PINGPING Nº16 Vidhata Nº19 Nuno Nº22.
África do Sul Angola Argélia Benim Botsuana Burquina Faso.
Transcrição da apresentação:

ÁFRICA ASPECTOS SOCIAIS Adaptação Profª Virgínia

ÁFRICA: “BERÇO DA HUMANIDADE” O termo “berço da humanidade” é dado em razão da África abrigar uma das civilizações mais antigas e intrigantes do globo, os egípcios, que formaram um poderoso “império” a 4 mil anos atrás. Portanto, toda essa riqueza cultural e natural existente no continente, torna a África um espaço muito particular .

ÁFRICA 900 milhões de habitantes O segundo continente mais populoso 53 países A maiorias desses países convive com o subdesenvolvimento crônico, condenados, cada vez mais, a viver das ajudas internacionais. Colonização trouxe grandes seqüelas que ainda não foram sanadas.

“FRONTEIRAS ARTIFICIAIS” ÁFRICA, O ESPAÇO DAS “FRONTEIRAS ARTIFICIAIS” CONFERÊNCIA DE BERLIM: Os europeus na partilha mudaram as fronteiras nativas incitando a rivalidades étnicas, pois quando as fronteiras foram estabelecidas, devido à diversidade cultural, muitos grupos rivais ficaram juntos e outros se separaram; houve uma mudança produtiva, pois deixaram o cultivo de subsistência para atender aos interesses europeus, que introduziram a monocultura e a extração mineral. Em todo esse processo os europeus não tiveram respeito com os africanos, pois não levaram em conta a identidade cultural do povo.

ÁFRICA, O ESPAÇO DAS “FRONTEIRAS ARTIFICIAIS” A colonização africana fortaleceu-se em consequência do Racismo. O racismo nasceu da exploração capitalista: a escravatura, as relações senhor-servo, mão-de-obra barata – Estratégias para manter a superioridade branca sobre as demais raças.

O PROCESSO DE DESCOLONIZAÇÃO A descolonização africana aconteceu num processo iniciado após a II GM. A estratégia de alguns países, para não perder de vez o domínio, negociou a transferência de poder para elites locais, criadas artificialmente, em troca da manutenção de laços econômicos. Essa estratégia é chamada de neocolonialismo, o que resulta em conflitos até os dias de hoje. Dessa forma, muitos países africanos obtiveram apenas uma independência formal.

Ruanda, Mali, Somália, Senegal Étnica Argélia Religiosa Angola, Uganda CONFLITO MOTIVAÇÃO Ruanda, Mali, Somália, Senegal Étnica Argélia Religiosa Angola, Uganda Política No meio desses conflitos que atormenta a África neste final de século, estão vários povos e nações que buscam a autonomia e sua autodeterminação face a poderes centrais autoritários exercidos muitas vezes por uma etnia majoritária.

PELA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA REGIÕES DA ÁFRICA

NORTE DA ÁFRICA Como o próprio nome já diz, é a área situada ao norte do continente e que vem a ser banhado pelo Mar Mediterrâneo, em sua maioria, fazendo parte desta região cinco países. Também não se pode esquecer que ao sul desta região se encontra o deserto do Saara. Argélia, Egito, Líbia, Marrocos, Saara Ocidental e Tunísia.

OESTE DA ÁFRICA É uma região muito confusa do ponto de vista político. São quinze nações que dividem um espaço caracterizado por áreas desérticas (Saara, ao norte) e florestas tropicais. Em sua economia local, a exploração de petróleo destaca-se com uma atividade bem atraente para os países. Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

ÁFRICA CENTRAL Caracterizada pelos inúmeros conflitos da década de 90 que marcaram profundamente a região, a África Central ficou conhecida no mundo pelos conflitos no Zaire que o transformaram em República Democrática do Congo. Oito países fazem parte desta região, destacada por grandes florestas tropicais em razão de estar na latitude 0 do globo. Camarões, Congo, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe e Chade.

LESTE DA ÁFRICA Também conhecida como “Chifre da África”, por sua forma física do extremo leste africano, é uma área bem diversificada por ter países bem estruturados e urbanizados, como é o caso do Quênia, e em contraponto a isto, existe à Somália e Etiópia, nações mergulhadas em problemas gerados pelas suas guerras civis. Nesta região encontram-se dez países bem distintos, tantos nos aspectos físicos como humanos. É na divisa entre Uganda, Tanzânia e Quênia que existe o lago Vitória, que é considerado a nascente do rio Nilo. Burundi, Dijbuti, Eritréia, Etiópia, Quênia, Ruanda, Somália, Sudão, Tanzânia e Uganda

SUL DA ÁFRICA O extremo sul africano é representado pelas diferenças existente ente os onze países no campo sócio-econômico, principalmente, pois o contraste entre a África do Sul, nação bem desenvolvida, se comparada aos outros países africanos, em relação aos demais é visivelmente percebido. Este país exerce um poder centralizador  nesta região, onde a economia é seu ponto forte. Observa-se também uma diversidade natural neste espaço, em razão de possuir grandes vales férteis e vastos desertos como o Kalahari, sendo no delta do Okavango (Botsuana) acontece uma das maiores e mais impressionantes migrações do mundo, a dos gnus. África do Sul, Angola, Botsuana, Lesoto, Madagascar, Malauí, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia e Zimbábue.