Fonte: Ricklefs (2003). W. K. Purves, G. H. Orians, H. C. Heller e D. Sadava, Life: The Science of Biology (5th ed.), Sinauer Associates, Sunderlan, MA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CARACTERIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Advertisements

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20
Pós Graduação – Lato Sensu MBA em GESTÃO SUCROALCOOLEIRA
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
Desenvolvimento Sustentável
Conservação e desenvolvimento sustentável
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
Ecossistemas Educação Ambiental Fauna Fiscalização Flora Institucional
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
O Que é Meio Ambiente??.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
Unidades de Conservação (processo de criação e implantação)
Sistema Nacional de Unidades de Conservação SNUC
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
CF/88, art. 225, p. 1º, III: III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos,
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
PAISAGENS, ESPAÇO GEOGRÁFICO E TRABALHO
Unidades de Conservação
Política Nacional do Meio Ambiente CONAMA
Constituição da República
Palestrante: José Eustáquio Viola
Política Nacional de Meio Ambiente
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.
SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação
Sumário das mudanças de clima projetadas pelo INPE CCST para o Brasil até final do Século XXI, e dos seus impactos, para um cenário de altas emissões.
ÁREA DE EMPREGABLIDADE TURISMO
A Questão Ambiental.
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
LEI N o 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000 SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Reunião para Formação do do Parque Estadual Fritz Plaumann
Problemas Ambientais Brasileiros
UNIDADE IV: POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
PLANOS DE MANEJO EM RESERVA PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Conservação e Preservação
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Não faz sentido considerar as APPs como ecossistemas intocáveis
Unidades de Conservação de Santa Catarina
Curso Técnico em Meio Ambiente
Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza
SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
Desmatamento Prof. Regis Romero.
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO SNUC
 Incapacidade do conhecimento humano de reproduzir a biosfera- Caso Biosfera 2  Qatar - Criação da ilha para a Copa de 2022  Ilha de Oryx Qatar; 
Profª.: Danúbia Zanotelli Soares
Política ambiental do Brasil É bem avaliada e é considerada moderna e avançada Possui um capítulo especial na Constituição: CAPÍTULO VI – DO MEIO AMBIENTE.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL E NO BRASIL
QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Subsequente em.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Los impactos del Cambio Climático en el Pantanal Alcides Faria
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
Transcrição da apresentação:

Fonte: Ricklefs (2003). W. K. Purves, G. H. Orians, H. C. Heller e D. Sadava, Life: The Science of Biology (5th ed.), Sinauer Associates, Sunderlan, MA (1998). FIGURA - 1 A população humana aumentou rapidamente com o desenvolvimento da tecnologia.

A população mundial está crescendo à taxa aproximada de 1,5% ao ano, que corresponde: 165 pessoas a cada minuto, por dia, 88 milhões a cada ano, ou mais ou menos a população da Alemanha ou do México A crescente ocupação humana e o aumento dos impactos resultantes de suas atividades sobre a biodiversidade, de forma direta ou indireta, tem sido a causa maior da degradação dos ambientes naturais.

Eventos Naturais Extremos Impactos sobre a Biodiversidade Enchentes Complementados por: Secas Nevoeiros Desmoronamentos Geadas Deslizamentos de Granizos vertentes Descargas elétricas Ressacas Nevascas Tornados Acrescidos por Ondas de calor Ciclones tropicais Impactos pluviais Vendavais concentrados Causas Atribuídas a Fenômenos de Escala Global El Niño La Niña Efeito Estufa Aquecimento Global

Stress sm (ingl) - Ação inespecífica dos agentes e influências nocivas que causam reações típicas do organismo, tais como a síndrome de alarma e a síndrome de adaptação. (Michaelis, 2000). Sinais de Estresse: Clima e Água Aumento da Temperatura Degelo Elevação dos Oceanos Tempestades Mais Destrutivas Exaustão dos Rios Queda dos Lençóis Freáticos Enfrentamento à Escassez Hídrica Sinais de Estresse: Base Biológica Colapso Pesqueiro Recuo das Florestas Deterioração de Pastagens Erosão dos Solos Desaparecimento das Espécies Sinergias e Surpresas

BIOCENTRISMO Movimento Ambientalista ANTROPO- CENTRISMO Ecologistas Economistas Economia Ecológica CONSERVAÇÃO AMBIENTAL CENÁRIO PESSIMISTA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL CENÁRIO OTIMISTA MAXIMIZAÇÃO DE LUCRO DAS EMPRESAS MAXIMIZAÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES DEGRADAÇÃO AMBIENTAL

D.S. (ambientalmente sustentável) (economicamente viável) “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades” (Relatório Nosso Futuro Comum, ONU, 1987) (socialmente justo) Desenvolvimento Sustentável

Gro Marlen Brundtland Programa Roda Viva TV Cultura – 11/nov/2005 “o conceito de desenvolvimento sustentável já foi compreendido no mundo todo, mas as práticas para que se chegue a ele avançam de forma muito lenta” “houve a conscientização dos problemas que enfrentamos, mas a capacidade para fazer o necessário para as mudanças imprescindíveis, não está no mesmo nível” “o mundo precisa compreender que o problema de um é problema de todos”

Princípios e Instrumentos de Política Ambiental Pública no Brasil A partir da Constituição de 1988:  O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado passou a ser um direito fundamental ;  Estabeleceu-se um dever não apenas moral mas também jurídico da transferência do patrimônio ambiental às gerações futuras, nas melhores condições possíveis;

Políticas de proteção ambiental devem equilibrar-se com o estabelecimento de instrumentos que: –estimulem práticas sustentáveis, –compensem limitações administrativas e –premiem atitudes exemplares.

Órgãos de Gestão Art. 6º. O SNUC será gerido pelos seguintes órgãos, com as respectivas atribuições: I – Órgão consultivo e deliberativo: CONAMA, com atribuições de acompanhar a implementação do Sistema; II - Órgão central: o MMA, com a finalidade de coordenar o Sistema; e III - Órgãos executores: o Instituto Chico Mendes e o Ibama, em caráter supletivo, os órgãos estaduais e municipais, com a função de implementar o SNUC, subsidiar as propostas de criação e administrar as unidades de conservação federais, estaduais e municipais, nas respectivas esferas de atuação. (Lei /07)

Categorias de Unidades de Conservação I- Unidades de proteção integral: “manutenção dos ecossistemas livres de alterações causadas por interferência humana, admitido apenas o uso indireto dos seus atributos naturais...” II- Unidades de uso sustentável: “cujo objetivo é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais...”

I - Unidades de Proteção Integral: Estação Ecológica; Reserva Biológica; Parque Nacional; Monumento Natural; Refúgio de Vida Silvestre

II - Unidades de Uso Sustentável: Área de Proteção Ambiental; Área de Relevante Interesse Ecológico; Floresta Nacional; Reserva Extrativista; Reserva de Fauna; Reserva de Desenvolvimento Sustentável; Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Definição: Corredores Ecológicos Termo adotado pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC): “São porções de ecossistemas naturais ou seminaturais que ligam Unidades de Conservação e outras áreas naturais possibilitando o fluxo gênico e o movimento da biota entre elas, facilitando a dispersão de espécies, a recolonização de áreas degradadas e a manutenção de populações que precisam, para sua sobrevivência, de áreas maiores do que aquela das unidades individuais.”fluxo gênico Fonte:

Matas e campos de altitude

Mata Atlântica

Serras e vales

Início de intervenção humana

Intervenção consolidada

Agricultura em várzea

Mineração

Represas

REPRESAS

Incêndios florestais

Queimadas

Fornos de carvão

Desmatamentos

Bacia Hidrográfica do Ribeirão Guaratinguetá

“Toda solução dada a um problema levanta novos problemas: principalmente quando o problema original é profundo e a solução apresentada é corajosa” (POPPER – Conjecturas e Refutações)