Ministério dos Transportes CONCESSÕES DE RODOVIAS SUBIDA DA SERRA BR-040/CONCER.

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Transcrição da apresentação:

Ministério dos Transportes CONCESSÕES DE RODOVIAS SUBIDA DA SERRA BR-040/CONCER

Ministério dos Transportes 2 Trecho objeto da Concessão: BR-040/MG/RJ – Juiz de Fora – Petrópolis – Rio de Janeiro (trecho das Missões) e Acessos Extensão do trecho concedido: 180,4 km (do KM 773,5 em Juiz de Fora até o km 125,2 no Rio de Janeiro). Data da assinatura: 31/10/1995 Início da concessão: 01/03/1996 Prazo da concessão: 25 anos RIO – JUIZ DE FORA ÍNDICE MAPA RESUMO

Ministério dos Transportes 3  Nova subida da Serra de Petrópolis  Extensão: 20,7 km  Aumento de capacidade e ajustes no traçado permitem eliminar congestionamentos e reduzir acidentes frequentes  Acessos à Petrópolis e Nova Pista Subida eliminam a interferência negativa da BR-040 na cidade  Construção de uma pista que substituirá a atual Rio-Petrópolis, trecho da BR- 040 em operação desde 1928 que apresenta um traçado sinuoso, sem acostamento e que não mais comporta o crescente volume de tráfego.  Valor de investimento total: R$ ,02*, a preços abril/15. RIO – JUIZ DE FORA ÍNDICE MAPA RESUMO

Ministério dos Transportes 4 Novo túnel na pista de subida (4,6 km) Pista atual de descida (19 km) Hoje: 2 faixas Depois: duplicação na plataforma existente. 2 faixas de subida + 2 de descida. Pista atual de subida (22 km) Hoje: 2 faixas, traçado inadequado Depois: mantida na concessão como caminho de serviço, estrada parque, etc. PETRÓPOLIS RIO DE JANEIRO Adequações em acessos urbanos Adequações na pista de descida. Trecho Planalto Trecho Serra RIO – JUIZ DE FORA ÍNDICE VOLTA FOTOS

Ministério dos Transportes 5  Características do Túnel:  Extensão: 4.640m;  2 faixas de rolamento: 3,60 m cada;  Acostamento e faixa de segurança;  Galeria de segurança para passagem de pedestres;  Sistemas: ventilação longitudinal, iluminação, combate a incêndio, supervisão, segurança e controle. RIO – JUIZ DE FORA ÍNDICE VOLTA

Ministério dos Transportes 6 RIO – JUIZ DE FORA ÍNDICE VOLTA

Ministério dos Transportes 7 RIO – JUIZ DE FORA ÍNDICE MAPA PRINCIPAL

Ministério dos Transportes 8 RIO – JUIZ DE FORA ÍNDICE VOLTA  O QUE CONTÉM O REAJUSTE E REVISÃO DE 2014 QUE AUMENTOU A TARIFA EM 12,5%  +5,29% na tarifa, por conta da perda de receita pela relocação da praça de pedágio P1, por conta da fuga gerada pelo Arco Metropolitano do Rio estava para ser ligado ao viário de Duque de Caxias, o que resultaria em perda de receita na praça  +0,91% inclusão de itens necessários não previstos no PER, como por exemplo  - 0,96% penalização da concessionária por não ter feito itens contratuais  +0,41% - arredondamento tarifário do ano anterior  +6,52% - variação do IPCA

Ministério dos Transportes 9 RIO – JUIZ DE FORA ÍNDICE VOLTA  O QUE CONTÉM O REAJUSTE E REVISÃO DE 2014 QUE AUMENTOU A TARIFA EM 12,5%

Ministério dos Transportes 10 RIO – JUIZ DE FORA ÍNDICE VOLTA  Alternativas para executar a obra da subida da serra  Está previsto no Contrato de Concessão a Execução da Subida da Serra  Porém no Edital de licitação foi previsto uma verba de R$80MM a preços de 1994, atualizados R$354,8MM, justamente pela complexidade da obra, havia a previsão que caso o valor fosse diferente haveria o reequilíbrio.  Alternativas  Aumento de tarifa 53,15%  Prorrogação de prazo 17 anos e 6 meses.  Pagamento pela União do investimento de R$1.141 Bi

Ministério dos Transportes 11 RIO – JUIZ DE FORA ÍNDICE VOLTA  Alternativas para executar a obra da subida da serra  Está previsto no Contrato de Concessão a Execução da Subida da Serra  Porém no Edital de licitação foi previsto uma verba de R$80MM a preços de 1994, atualizados R$354,8MM, justamente pela complexidade da obra, havia a previsão que caso o valor fosse diferente haveria o reequilíbrio.  Alternativas  Aumento de tarifa 53,15%  Prorrogação de prazo 17 anos e 6 meses.  Pagamento pela União do investimento de R$1.141 Bi

Ministério dos Transportes 12 RIO – JUIZ DE FORA ÍNDICE VOLTA  Procedimento licitatório  O contrato foi licitado com a previsão de execução desta obra pela concessionária  Contrato de Concessão regido pela lei nº 8987  Além de problemas práticos operacionais  O aporte é previsto no Edital Original, no Contrato de Concessão e é um instrumento diferente da PPP