Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

ESTÉTICA 1.
Letramento: um tema em três gêneros
Gêneros de texto (não-ficção)
A Concepção Objetiva da Arte
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Elisabeth Scaramussa Correia
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
Artes Plásticas Dança A dança é uma forma de se comunicar. sempre foi de grande importância nas sociedades através dos tempos, seja como uma.
LITERATURA E SUAS FUNÇÕES
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
E E coronel Calháu Capítulo 05: Literatura é expressão de uma época 1º ano 02 Profª Adriana T H Ramos.
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
Arte e representação.
OS DIAS SÃO MEUS? “Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia não há nada mais simples. Tem só duas datas – a da minha nascença e a da.
Autopsicografia, Fernando Pessoa
Divisões da Filosofia.
LINGUAGEM LITERÁRIA E NÃO LITERÁRIA
Colégio Adventista de Ji-Paraná
Imagem Linguagem Visual
ESTÉTICA Arte e realidade
PET / 1o. BIMESTRE OBJETIVO: Tomar conhecimento do programa a ser cumprido, localizando as fontes de consulta e identificando as competências e habilidades.
Professora: Aíla Rodrigues
Professora: Aíla Rodrigues
Professsora: Aíla Rodrigues
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
Arte e representação.
A Plurissignificação da Linguagem Literária
Em busca de uma compreensão
A arte literária.
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
As funções da linguagem
A importância do ato de Ler
INTRODUÇÃO À LITERATURA BRASILEIRA
Interpretando as Escrituras Sagradas
III Dimensões da ação humana e dos valores
Profa. Karen Neves Olivan
A criação artística e a obra de arte
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Descobrindo a Filosofia Unidade 1
Profª. Taís Linassi Ruwer
O objecto da Ciência da Literatura. O que quer dizer «Literatura» De acordo com o significado da palavra, abrange toda a linguagem fixada pela escrita.
Funções da Linguagem.
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
Teoria filosófica da arte.
Professor Romildo Tavares
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
ESTÉTICA 1.
Poemas Professora Janete.
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
Filosofia da Arte.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
A arte e a literatura Prof.ª Jéssica gravino.
Encontro de dois autores que se inscrevem no texto.
Estética: Introdução Conceitual
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIOANAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID, Língua Portuguesa Coordenadora de área: Profa.
METAPOESIA É a poesia em sua essência, o conhecimento do fazer poético e de suas intrincadas engrenagens, a poesia que fala da poesia, a poesia que descreve.
Equipe:Daniel Danilo Elias Lacerda Felipe Louriel Renato
O que é Arte? Qual a sua utilidade? Como é representada a arte?
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
O Neopositivismo e o Círculo de Viena
Denise Severgnini Mardilê Fabre Sunny Lóra Vilma Música: Memories by Zamfir.
Estética.
Estética Antiga Objetivos do texto:
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA - ESCOLAR 2ª ETAPA - MUNICIPAL 3ª ETAPA - ESTADUAL 4ª ETAPA - REGIONAL 5ª ETAPA - NACIONAL.
Transcrição da apresentação:

Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira

O que é Literatura? A literatura é uma das formas de expressão artística do ser humano, juntamente com a música, a pintura, a dança, a escultura, o teatro, etc. Etimologicamente, a palavra literatura provém do latim litteratura que, por sua vez é derivada de littera (letras). Portanto, a palavra literatura guarda, na sua origem, uma ligação com a escrita.

A Literatura, assim como toda arte, é uma transfiguração do real, isto é, a realidade recriada por meio do espírito do artista vivendo em seu tempo. Sendo assim, o artista, de acordo com sua ideologia, submetido a um contexto histórico, político e social, realiza um trabalho especial, cuja matéria-prima é a própria palavra.

Literatura: imitação A arte literária cria uma nova realidade paralela à real, pela imitação e representação. O filósofo grego Aristóteles, que viveu entre 384 a 322 a. C defendia a ideia de que a mais importante função da literatura e do teatro é fazer mímese, palavra grega que designa a ação ou faculdade de imitar.

As funções hedonística e catártica Para os gregos, a arte tinha outra duas funções: a hedonística e a catártica. De acordo com a concepção hedônica (hedon = prazer), a arte devia proporcionar prazer, retratando o belo. E, para eles, o belo na arte consistia na semelhança entre a obra e a verdade. A concepção catártica traz um efeito moral e purificador que proporciona o alívio dos sentimentos negativos.

Linguagem carregada de significados A linguagem literária é polissêmica, ambígua, aberta a várias interpretações e caracteriza-se pela plurissignificação que o arranjo das palavras propicia, possibilitando sentidos não comuns. Quanto ao processo de criação literária, Fernando Pessoa ( ), notável poeta português, escreveu, no poema Autopsicografia : “ O poeta é um fingidor. /Finge tão completamente/ que chega a fingir que é dor/ A dor que deveras sente.”

O texto é um tecido Explica-nos o professor Salvatore D’Onofrio que o texto literário transforma as relações que as palavras têm consigo mesmas, utilizando-as além de seus sentidos estritos e estabelece com cada leitor relações subjetivas que o tornam um texto móvel, capaz mesmo de não conter nenhum sentido definitivo.

O tecido literário A literatura sempre se vale da palavra escrita, mas nem tudo que é escrito é considerado literatura no sentido de arte. O tecido literário se faz da elaboração especial das palavras, de tal forma que elas se tornem polivalentes, permitindo que assumam mais de um significado, que representem mais de uma face da realidade. Ele provoca emoções e reflexões, causa prazer em decorrência de efeitos estéticos.

Texto literário e texto não literário Relatório afirma que extinção ameaça 1,2 mil espécies de aves Um relatório divulgado nesta sexta-feira pela organização BirdLife International apontou que 1,2 mil espécies de aves estão ameaçadas de extinção, sendo 190 em situação crítica.

O documento, apresentado nesta quinta, dia 9, no Congresso Mundial da Natureza, em Barcelona, revela que, a apenas dois anos da data estipulada para frear o desaparecimento de aves, a velocidade da perda da diversidade "ainda está longe da desaceleração", o que faz prever que as metas previstas para 2010 não serão cumpridas. (Jornal NH.com.br.9 out

Tributo a J. G. Rosa - Manoel de Barros Passarinho parou de cantar. Essa é apenas uma informação. Passarinho desapareceu de cantar. Esse é um verso de J.G.Rosa. Desapareceu de cantar é uma graça verbal. Poesia é uma graça verbal.

Denotação e conotação Ao dizer que o “ passarinho desapareceu de cantar”, o poeta usou as palavras de modo figurado, isto é, elas adquiriram um novo significado no contexto em que foram usadas; um sentido diferente daquele do dicionário. Desse modo, dependendo do contexto de uso como são estruturadas, as palavras podem comportar um significado literal, restrito, chamado de denotativo.

Quando a palavra possui um sentido mais amplo, dizemos que esta palavra possui um sentido conotativo. O termo denotação provém do latim denotatione e significa indicação. É empregada em textos objetivos. O termo conotação também provém do latim cum+ notatione (notação, marca).