A Atmosfera e a Radiação Solar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 biliões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,
Advertisements

A ATMOSFERA.
IMPORTÂNCIA DO AR PARA OS SERES VIVOS
Poluição Atmosférica Ciências naturais Turma D 8ºAno Autores: Ana Rita
Aquecimento global Aula n.º5 (90 minutos).
“Pela primeira vez na história da humanidade estamos a alterar o clima terrestre através da emissão dos chamados gases de efeito de estufa. A principal.
Atmosfera.
Composição e importância da atmosfera
“O ambiente, enquanto conjunto de sistemas físicos, químicos e biológicos interligados, constitui todo um conjunto de recursos indispensáveis à vida.”
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
Atmosfera e suas camadas
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
A atmosfera.
A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente.
TEMA: Mudança Global O que vais aprender:
Ciências A atmosfera– cap. 14 (6ª série)
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Atmosfera terrestre Aula de 24/05/10 de Ciências da Natureza I
Apresentação de : Ana Nogal Mónica Pereira Andreia Moura
Emissão e absorção de radiação
A ESTRUTURA VERTICAL DA ATMOSFERA e COMPOSIÇÃO
A RADIAÇÃO SOLAR  ESPECTRO SOLAR ESTRUTURA VERTICAL DA ATMOSFERA
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Energia: do Sol para a Terra
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Radiação Solar. Balanço de Radiação
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
O Efeito Estufa.
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
CALOR Transferência de energia
Atmosfera e suas camadas
ILHA DE CALOR Fenômeno climático que resulta no aumento incomum das temperaturas. O termo “ilha” é empregado por se tratar de um fenômeno que se resume.
Profa. Renata Medici. DEFINIR ATMOSFERA  Camada gasosa de espessura muito fina que envolve a Terra, sendo fundamental para a manutenção da vida na superfície.
A poluição atmosférica
Sistema climático global
Tópicos de Meteorologia e Climatologia: Sistema Climático Terrestre Termodinâmica da Atmosfera (Breve Revisão Conceitual) Enio P. Souza (UFCG)
Terra e os seus subsistemas. Sistema: uma área limitada do espaço que possui sempre uma fronteira (real ou imaginária), que o separa do meio envolvente,
Propriedades de um Sistema de Engenharia
OS ELEMENTOS DO CLIMA. TTTTodos os elementos que permitem caracterizar o clima.
1 Condução de calor Um tubo de escoamento de vapor de água de diâmetro interior igual a 8 cm é rodeado por um material isolador com 2 cm de espessura e.
“ Regulação nervosa e hormonal em animais “ 1. 2 REGULAÇÃO NOS SERES VIVOS.
Planeta terra A Terra como um sistema.
Escola Sec. c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra Geologia Geo “Terra” + logos “estudo”. Origem e evolução;. Estrutura e composição;. Processos que nela operam;.
: Na Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria UNIDADE 2 : Na Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria Evolução da Atmosfera Atmosfera actual: Componentes,
Rádio Os aparelhos de radar e as ondas de rádio São as ondas menos energéticas. Os aparelhos de radar são largamente utilizados em muitas situações.
Energia solar 4ª Conferência de FMA 1. Energia solar A energia que o sol irradia é a que é libertada durante as reacções de fusão nuclear na sua parte.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
Atmosfera A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade. A Atmosfera dá sustento.
CONTEÚDOS: TEMPERATURA E SUA MEDIÇÃO DILATAÇÃO TÉRMICA ª CONFERÊNCIA DE FÍSICA MOLECULAR E TERMODINÂMICA.
1 Geohistória  A vida no Pré – câmbrico. A EROSÃO, O METAMORFISMO E OUTROS FENÓMENOS GEOLÓGICOS ALTERAM AS ROCHAS … ( CICLO DAS ROCHAS ) Livro da TerraRochas.
A variação diurna da temperatura
Profa Michelle Rodrigues Ayres de Almeida
Quimica 11º.
Baseado no site da Educopedia. VOCÊ SABIA QUE A ATMOSFERA TEM UMA RELAÇÃO DIRETA COM OS PROCESSOS VITAIS DOS SERES VIVOS COMO A RESPIRAÇÃO E A FOTOSSÍNTESE.
O Planeta da Vida Na Natureza existe uma grande diversidade de seres vivos que foram aparecendo e desaparecendo ao longo de muitos milhões de anos. Os.
EFEITO ESTUFA.
O espectro normal da radiação.  É radiação eletromagnética emitida por todo corpo como resultado de sua temperatura. Todos os corpos emitem essa radiação.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Efeito de Estufa E Redução da Camada de Ozono 1.
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
Clima 1. Diferença entre clima e tempo 2.Elementos do clima:
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
AULA 1 – INTRODUÇÃO À ÓPTICA / FENÔMENOS ÓPTICOS
Professora Manuela Cardoso Poluição atmosférica. A ação humana tem aumentado a quantidade e a frequência das emissões de poluentes para a atmosfera pondo.
8.2 – Transmissão de Calor Site:
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
2 3 4 É possível localizar descontinuidades internas na Geosfera, ou seja, definir a fronteira entre duas zonas contíguas do interior da Terra com características.
Correção da 4.ª ficha de avaliação
Transcrição da apresentação:

A Atmosfera e a Radiação Solar

O Sistema Solar

O Sol Radiação Solar – é a quantidade de energia, sob a forma de luz e calor, que se propaga por meio de ondas electromagnéticas e da qual só uma pequena parte é recebida na superfície terrestre. Constante Solar – quantidade de energia solar recebida no limite superior da atmosfera, em cada minuto, por cada centímetro quadrado de uma superfície perpendicular aos raios solares.

O Espectro Solar: conjunto de radiações solares A Natureza da Radiação Solar A enorme quantidade de energia produzida pelo Sol é enviada para o espaço sob forma de radiação electromagnética, a qual se propaga através de movimentos ondulatórios. Esta radiação viaja à velocidade de 300 000 Km/s (velocidade da luz), em vários comprimentos de onda, que no seu conjunto formam o chamado espectro solar. Radiações Invisíveis O Espectro Solar: conjunto de radiações solares

Mistura complexa de vários gases que envolve a Terra A Atmosfera Mistura complexa de vários gases que envolve a Terra

Composição Química da Atmosfera

Estrutura Vertical da Atmosfera

A atmosfera é formada por várias camadas Troposfera é achatada nos pólos (contracção provocada pelas baixas temperaturas); é aquecida pela base pela radiação terrestre (com o aumento da altitude aumenta a distância à fonte de calor, vão diminuindo os gases absorvedores de calor, haverá uma menor absorção de energia, diminuindo a temperatura – gradiente térmico vertical). Estratosfera é aqui que se encontra a camada do ozono; é aquecida pelo topo (temperatura aumenta em altitude) é nesta camada que se encontram as correntes de jacto ou jet-stream (oeste/este). Mesosfera é aquecida pela base (pela estratosfera). a temperatura diminui com a altitude; Termosfera a temperatura aumenta com a altitude; grande absorção das radiações.

Variação da Espessura da Troposfera

Funções da Atmosfera A atmosfera, uma vez que se encontra entre o Sol e a Terra, tem várias funções: protege (é uma barreira à entrada de corpos estranhos); filtra e absorve (camada do ozono); controla a temperatura (efeito de estufa); é fonte de vida (composta por gases que permitem a vida - oxigénio).

PROCESSOS ATMOSFÉRICOS Do total de radiação solar incidente no limite superior da atmosfera (constante solar), apenas cerca de 51% alcança a superfície terrestre, dos quais 25% sob a forma de radiação solar directa e 26% na forma de radiação solar difusa, constituindo o somatório das duas fracções a radiação solar global. A atmosfera modifica profundamente a propagação da radiação solar através dos processos de absorção, difusão e reflexão. Absorção a radiação solar é absorvida pelo ozono (principal retentor da radiação – radiação ultravioleta) e pelo vapor de água, dióxido de carbono e partículas sólidas e líquidas (absorventes de radiação infravermelha) ; Difusão a radiação solar é redistribuída em várias direcções, através da acção dos gases e das partículas sólidas e líquidas, que dispersa a Radiação Solar para o espaço exterior. Uma parte acaba por atingir, indirectamente, a superfície terrestre – radiação difusa. Reflexão a radiação solar é reenviada para o espaço (pelas nuvens, gelo, superfície terrestre); a fracção da radiação reflectida por uma superfície em relação à radiação incidente denomina-se Albedo.

O Albedo é variável com a cor e com a rugosidade das superfícies: Albedo = Total de energia reflectida x 100 Total de energia incidente O Albedo varia consideravelmente, dependendo do valor da nebulosidade, da obliquidade dos raios solares e da natureza das superfícies. O Albedo é variável com a cor e com a rugosidade das superfícies: As superfícies claras e lisas têm um albedo elevado. As superfícies rugosas e escuras têm uma grande absorção de radiação solar e menor arrefecimento nocturno. Exemplos: Neve - 40 a 95% Areia - 20 a 45% Água (sol rasante) – 50 a 80% Água (sol ao meio-dia) – 3 a 5% Floresta – 5 a 20% Nuvem espessa – 70 a 80% Nuvem fina – 25 a 30%

A transferência de energia da Terra para a Atmosfera ocorre devido a diversos processos: Radiação Terrestre emissão de energia calorífera pela superfície do globo (incluindo as superfícies líquidas) para a atmosfera; parte desta radiação é absorvida pela atmosfera (pelo vapor de água, dióxido de carbono, partículas sólidas) e reenviada por reflexão para a superfície terrestre. Reflexão – a energia que não é absorvida é imediatamente reenviada para a atmosfera. Condução - transferência de calor, por contacto directo, entre dois corpos com temperaturas diferentes (ex. superfície terrestre mais quente que o ar, este aquece e vice-versa). Convecção - transporte da energia calorífera pelos gases quando ascendem. Sistema Evaporação-Condensação - a mudança de estado da água na atmosfera tem como consequência alterações na temperatura do ar. quando a água passa do líquido para o gasoso (evaporação – provoca sempre um arrefecimento) há um consumo de energia que se incorpora no vapor de água (calor latente); quando a água passa do gasoso ao líquido (condensação) liberta a energia acumulada (calor sensível) e o ar aquece.

Equilíbrio Térmico A radiação solar, absorvida pela Terra, converte-se em energia calorífera, aquecendo-a. Mas, pelo facto de a energia recebida ser equivalente à energia libertada, a Terra encontra-se num equilíbrio térmico. Assim a temperatura média da Terra é de cerca de 15ºC.

O Efeito de estufa O processo que cria o efeito estufa é natural e é benéfico para o planeta A Terra liberta calor (Radiação Terrestre) uma parte desse calor é absorvido e outra parte é reenviado pelos gases de estufa existentes na atmosfera (dióxido de carbono, metano, vapor de água, óxido de azoto, etc..) para as camadas mais baixas da atmosfera onde se acumula e faz aumentar a temperatura. Assim esses gases impedem que o calor se escape, na totalidade, para o espaço e garantem que as temperaturas sejam amenas à superfície do globo. Efeito de estufa provocado pela poluição O efeito de estufa tem aumentado devido à emissão de gases, como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O),… que absorvem e reemitem para a baixa atmosfera a radiação infravermelha, contribuindo para um aumento progressivo da temperatura do planeta - aquecimento global.