Brasília-DF, 26 de novembro de 2013 Diagnóstico do Setor Aéreo Brasileiro e Alternativas para o Aumento da Competitividade - EMBRATUR.

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Transcrição da apresentação:

Brasília-DF, 26 de novembro de 2013 Diagnóstico do Setor Aéreo Brasileiro e Alternativas para o Aumento da Competitividade - EMBRATUR

Pesquisa nos sítios das principais empresas de aviação do país Voos de Ida e Volta – partida ao sábado e retorno no domingo da semana seguinte o Origem: capitais que integram o Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC) o Destino: capitais dos estados onde estão localizadas as cidades mais visitadas do País por motivo de visita a amigos e familiares ou por motivo de turismo o Antecedência: 60 dias: pesquisa em janeiro, fevereiro, julho e dezembro 30 dias: pesquisa nos demais meses Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – Subitem Passagens Aéreas – Metodologia IBGE

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – Subitem Passagens Aéreas - Histórico ¹ Subitem do IPCA: Transporte Público - Avião (até 2010) / Passagem Aérea (a partir de 2011) - Nacional ² Variação acima da inflação medida pelo IPCA Ano Variação Tarifas Aéreas¹ IPCA Geral Variação Real Tarifas Aéreas² ,2% 5,7%27,9% ,6%3,1%-12,4% 20073,1%4,5%-1,3% ,2%5,9% ,9%4,3%26,4% 20103,2%5,9%-2,6% ,9%6,5%43,6% ,0%5,8%19,1% Variação Acumulada270,6%55,8%146,8%

: 49 milhões de brasileiros ingressaram nas Classes A, B ou C

: 55 milhões de viagens aéreas a mais

Pesquisas realizadas entre 5 e 11 de novembro, para voos de 7 a 10/12/2013, de ida e volta, e selecionados os voos mais baratos: Recife x Maceió – 203 km: US$ 283 Chicago x Indianápolis (EUA) – 264 km: US$ 207 Dublin (IR) x Newcastle (UK) – 354 km: US$ 41 Vitória x Salvador – 840 km: US$ 257 Atlanta x Miami (EUA) – 976 km: US$ 259 Barcelona (ES) x Porto (PT) – 902 km: US$ 53 Comparação Voos Brasil x Europa x EUA Fonte: Busca de passagens no sítio Skyscanner

Pesquisas realizadas entre 5 e 11 de novembro, para voos de 7 a 10/12/2013, de ida e volta, e selecionados os voos mais baratos: Brasília x Curitiba – 1120 km: US$ 247 Nova York x Chicago (EUA) – 1147 km: US$ 158 Paris (FR) x Roma (IT) – 1106 km: US$ 107 São Paulo x Fortaleza – 2373 km: US$ 356 Nova York x Houston (EUA) – 2283 km: US$ 237 Lisboa (PT) x Berlim (AL) – 2316 km: US$ 225 Comparação Voos Brasil x Europa x EUA Fonte: Busca de passagens no sítio Skyscanner

Mercado de Aviação Único criado em 1992 na União Europeia – efetivado em 1993 Companhias aéreas da UE passaram a ter direitos de tráfego aéreo em todo o espaço aéreo da Comunidade Europeia Instituído regime de liberdade tarifária Cabotagem plena - permitida em 1997 Política de Céus Abertos na União Europeia

Política de Céus Abertos na União Europeia - Efeitos Fonte: The Economic Impact of Air Service Liberalization - InterVISTAS Aumento de Capacidade de Tráfego em toda a Europa, após instituição do Mercado de Aviação Único na UE

Política de Céus Abertos na União Europeia - Efeitos Fonte: The Economic Impact of Air Service Liberalization - InterVISTAS Crescimento das Companhias de Baixo Custo

Política de Céus Abertos na União Europeia - Efeitos Fonte: The Economic Impact of Air Service Liberalization - InterVISTAS

Política de Céus Abertos na União Europeia A liberalização que criou o Mercado de Aviação Único na Europa propiciou grande aumento nas viagens dentro da Europa. 44 milhões de passageiros adicionais atribuíveis apenas ao novo regime -> aumento de 33% nas viagens no continente. A expansão no tráfego proporcionou desenvolvimento do setor de viagens e turismo e de outras indústrias. Cerca de 1,4 milhões de novos empregos em tempo integral foram gerados pela liberalização. Crescimento de US$ 85 bilhões no PIB da Europa resultante da medida. Fonte: The Economic Impact of Air Service Liberalization - InterVISTAS

Lançado pelo Governo Federal com o objetivo de fortalecer e estruturar rede de 689 aeroportos regionais Investimentos de R$ 7,3 bi em 270 aeroportos na 1ª fase Isenções das tarifas dos aeroportos do interior com movimentação inferior a 1 milhão de passageiros por ano - reembolsadas pelo FNAC Subsídios para rotas entre cidades pequenas e médias do interior e destas cidades para as capitais: condicionado aos assentos ocupados, limitados a 50% da aeronave e até 60 assentos Estimulará novas rotas regionais Fonte: Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República - SAC/PR Plano de Aviação Regional

Fonte: Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República - SAC/PR