Ministrante JORGE LUIZ DE ARAÚJO. A boa foto depende muito mais do conhecimento e da CRIATIVIDADE do fotógrafo do que da câmera em si.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Astrofotografia.
Advertisements

Curso Básico de Fotografia
Uso da perspectiva e profundidade de campo
SOBRE QUESTÕES DE FORMATO E SENSIBILIDADE
Fotografia – Princípios Básicos
Câmeras Digitais.
Sensor Fotográfico.
Uma palavra que vem do GREGO
Senac Bagé Bruna Gomes de Almeida
Fotografia Digital Senac Bagé.
Fotografia Publicitária II
AS CORES DOS OBJETOS A luz branca é uma mistura de todas as cores.
Pós-Graduação e Extensão.
Fotografia Aula 2 Prof. Fabio Aguiar.
FOTOGRAFIA INTRODUÇÃO.
ABERTURA DO DIAFRAGMA E VELOCIDADE DO OBTURADOR
FOTOGRAFIA OBJETOS EM MOVIMENTO.
CONHECENDO A LUZ FOTOGRAFIA.
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VI
Elementos essenciais da Câmera Fotográfica
A COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
FOTOGRAFIA AULA 3.
Fotografia Prof. Fabio Aguiar
COMPOSIÇÃO & enquadramento
Pastoral da Comunicação
Criatividade e anúncio em tempos de rede
Júlio César de Matos.
Os Elementos da máquina Fotográfica
Fotografia Publicitária I
FLASH DEDICADO EM FOTOJORNALISMO
Partes da câmera fotográfica
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS III
Equipamentos de captura
Bordas Petit Mondrain. Feito com a ferramenta Pincel pressionada com a tecla Shift, para se criarem retas. Colorizado com a ferramenta balde. RELEITURA.
 O primeiro inventor a obter a uma imagem fixada pela ação da luz (que é o princípio da fotografia) foi o francês Joseph Nicéphore Niépce ( )
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS V
Fotografia Publicitária II
Fotografia Publicitária I
VOCÊ SABE COMO SURGIU A FOTOGRAFIA? E SUAS FOTOS, DE ONDE SURGEM?
Dicas para uma boa foto.
Fotografia Publicitária
Técnicas de Fotografia Prof. Lucas Alves
1º) MOSTRAR O OBJETIVO DA FOTO Uma foto tem que falar por si. Ela deve passar o tema central. Garanta sempre o objetivo primeiro tirando uma boa foto.
Luz.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Geometria Noções primitivas Prof. Valdir Aguiar Noções primitivas Prof. Valdir Aguiar.
OFICINA ATIVIDADES MATEMÁTICAS E JOGOS COM METRIAL CONCRETO.
M ICROSOFT W ORD 2007 C OMANDOS Disciplina - Intermática Prof.ª Andréia Vieira do Nascimento.
MATRIZES Profª Juliana Schivani
As latas amarelas e a vermelha têm a mesma capacidade. Para se obter a tinta cor de laranja que está na lata, misturam-se duas partes de amarelo com uma.
Conexão Fanática Dell com Intel Inside FLUXO DO JOGO E LAYOUT.
Olhar mais forte e marcante. Tendência dos anos 60 que promete voltar com força total nessa próxima estação. Mas afinal, como usar?! Criar uma contraposição.
I METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO OBJETIVOS INTRODUÇÃO RESULTADOS OBTIDOS Estimular os alunos a terem mais interesse em matemática, onde possam reconhecer.
Nem merecimento, nem castigo. Somente conquista e aprendizado.
Professor: Dr. Edson Mesquita.  Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas. Assim como os fatores que influenciam.
Programação p/ INTERNET - HTML Prof. João Ricardo Andrêo 2/6/ :46 1 TABELAS A TAG é utilizada para apresentação de dados no formato de tabelas (apresentação.
 O que é ? A exposição de uma foto é a quantidade de luz recebida pelo o sensor da sua câmera para esta foto. Se o sensor receber muita luz, a foto ficará.
Fotos: Cleber Reis Fotografia REGRA DOS TERÇOS Fotografia.
Introdução à fotografia Prof. Mateus Portal. Luz, filmes e filtros.
Óptica Geométrica Professor: Reinaldo.
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
Aprender a fotografar Erica marques. O que é e como controlar a exposição de uma fotografia. O Ao primeiro contato com uma DSLR ficamos confusos com a.
AULA 1 – INTRODUÇÃO À ÓPTICA / FENÔMENOS ÓPTICOS
EDITOR DE PLANILHAS MICROSOFT EXCEL 2010
Sobre a fotografia Breve História da Fotografia O “Olhar” Fotográfico A Linguagem Fotográfica Imagem Fotográfica x Realidade Documento e Memória Comunicação.
Natureza da Ciência e do Espírito Científico RUIZ, João Álvaro. Natureza da Ciência e do Espírito Científico. In: Metodologia Científica. Guia para Eficiência.
CÂMARAS FOTOGRÁFICAS DIGITAIS SORAIA MARQUES Nº19 10ºPM1.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Tutorial Webnode parte 2 Criando site 1. Ao abrir o editor de imagem, clique em Adicionar imagem para selecionar uma imagem de seu computador ou da galeria.
Trabalho realizado por: Rute Duarte Nº 23 PM1 Disciplina: D.C.A Escola Secundária José Saramago Trabalho realizado por: Rute Duarte Nº 23 PM1 Disciplina:
Transcrição da apresentação:

Ministrante JORGE LUIZ DE ARAÚJO

A boa foto depende muito mais do conhecimento e da CRIATIVIDADE do fotógrafo do que da câmera em si.

* FOTOGRAFIA: é o registro da luz refletida pelo assunto. * ASSUNTO: objeto ou cena que desejamos capturar. (DICA: não dispare sua câmera como uma metralhadora num campo de batalha).

* Para obter uma foto com boa nitidez é preciso controlar a quantidade de luz que chega ao sensor ou filme. * E para conseguirmos este controle necessitamos conhecer o funcionamento do: * Diafragma; * Obturador; * e, o ISO (sensibilidade)

* O diafragma é composto de lâminas que se combinam para permitir a passagem de mais ou menos luz.

* Quanto maior a abertura, maior a quantidade de luz que penetra na câmera e menor a profundidade de campo. * Uma pequena profundidade de campo significa que você não conseguirá obter uma imagem focalizada para maiores distâncias.

*

* O obturador é o mecanismo que controla quanto tempo a luz terá para passar pelo espaço dado pelo diafragma: podem ser segundos ou milésimos de segundo. * Quanto mais tempo o obturador der ao diafragma, mais luz entrará na câmera.

* De acordo com a velocidade do obturador você pode conseguir os efeitos/defeitos de congelamento ou borrão. * Para longos tempos de exposição é obrigatório o uso do tripé.

O DIAFRAGMA regula quanta luz chega ao sensor e o OBTURADOR regula a duração que essa luz expõe ao sensor

* Todos os filmes têm sua sensibilidade à luz medida e indicada por um índice ISO. * ISO significa International Standard Organization. * Quanto maior o valor do ISO, menor será a quantidade de luz necessária para se obter a exposição correta, e isto pode significar tempos de exposição menores.

* A desvantagem de usar números elevados é que quanto maior ele for, mais granulado haverá na imagem, prejudicando fortemente o resultado final. * A vantagem de usar altos valores é que a velocidade da captura poderá ser maior, possibilitando o congelamento de um momento rápido sem a perda total da iluminação.

* O balanço de branco é o processo de remoção de cores não reais, de modo a tornar brancos os objetos que aparentam ser brancos para os nossos olhos. * O correto balanço de branco deve levar em consideração a "temperatura de cor" de uma fonte de luz, que se refere a quão 'quente' ou 'fria' é uma fonte de luz.

* Automático * Cena (paisagem, retrato, praia, neve, esportes, fogos, etc.) * Prioridade do Obturador * Prioridade do Diafragma * Manual

* Automático * Redutor de olhos vermelhos * Sincronia lenta * Permanente * Quando usar? * Pouca iluminação; * Baixo contraste; * Contraluz.

Os pontos importantes da sua foto devem ficar em algum dos 4 cruzamentos dessas linhas

Se o céu está mais interessante, deixe ele em evidência deixando o horizonte abaixo da linha inferior.

Se o céu não tem nada demais e você quer dar destaque para o que está abaixo dele, coloque a linha do horizonte posicionada no terço superior.

* Lembre-se de que vemos as coisas em três dimensões. * Portanto, é muito comum que as pessoas se concentrem apenas no assunto principal e não percebam que o fundo está interferindo.

* As fusões mais comuns são de fundo, bordas e cor. * De fundo: podemos ser surpreendidos por um poste ou uma árvore saindo da cabeça de uma pessoa. * De bordas: quando alguma parte do assunto se funde com a borda da fotografia * De cor: quando objetos da mesma cor do assunto principal se fundem, desviando a atenção do assunto.

O segredo é não só saber a regra, mas também quando quebrá-la. A regra dos terços NÃO se aplica a fotos científicas.

JARDIM, J.G; LOIOLA, M.I.B; ROQUE, A. de A. – Guia Seridó: Plantas da Caatinga filmadoras-e-tecnicas-relacionadas/31016-pequeno-tutorial-de- fotografia-digital.html field.htm todos-os.html#more omo-usar-o-diafragma-e-o-obturador-de-uma-camera- fotografica.aspx fotografia.html

iso-voce-sabe-o.html fotografar-em-7-licoes/o-que-e-abertura-do-diafragma funciona-a-camara-fotografica/#.UHl7mm_A8Zl fotografia-a-regra-dos-tercos.htm fotografia

Arquivos para download: Álbum no Flickr: Facebook: