Dinâmica Geológica e formas da Litosfera

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTINENTES
Advertisements

O RELEVO DA TERRA E SUA GÊNESE
O RELEVO TERRESTRE AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
A Dinâmica da Crosta Terrestre
A EVOLUÇÃO TERRESTRE E SUAS ERAS GEOLOGICAS
As formas de relevo Prof. Neno
Sistema Terra – Dinâmica da Litosfera
Litosfera:.
Agentes modificadores do relevo
A formação das rochas As rochas se dividem em 3 grandes grupos
RELEVO TERRESTRE O relevo terrestre corresponde às diversas configurações e diferenças de nível da superfície terrestre: montanhas, planaltos, depressões.
A Dinâmica da Litosfera
Recuperação Trimestral de Geografia
CORTE ESQUEMÁTICO DAS CÂMARAS MAGMÁTICAS
Antonio Neto Lima Bonfim
1ª SÉRIE ANO– ENSINO MÉDIO
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Estrutura Interna da Terra
A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS
Módulo 02 – As formas de relevo e a hidrosfera
Professora Fernanda Landim
Placas Tectônicas; Rochas e Relevo
Da superfície ao centro da Terra
FORMAÇÃO do RELEVO atuação conjunta
Ensino Médio 1ª Série. Geografia..
Prof. Márcia. CAMADAS DA TERRA  1. Núcleo: Camada mais interna – formada por Níquel e Ferro (Nife) – camada sólida.  2. Crosta terrestre: camada mais.
Placas Tectônicas; Rochas e Relevo
A Dinâmica da Crosta Terrestre
A superfície e o interior da Terra
Relevo e solo – formação e classificação
Agentes do relevo Prof. Cisso.
BOM DIA.
Capítulo 7 – Estrutura geológica
GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA DA CROSTA TERRESTRE
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- 6º ANO PROFESSORA VANESCA
TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES
O PLANETA AZUL Nas entranhas da Terra.
RELEVO.
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
Relembrando a litosfera
1. A TEORIA DAS PLACAS - ¨ALFRED LOTHAR WEGENER¨, DESCREVE NO LIVRO “A ORIGEM DOS CONTINENTES E DOS OCEANOS “ , EM 1915, PROPOS A TEORIA INICIAL EXPONDO.
O PLANETA TERRA É COMPOSTO POR PLACAS TECTÔNICAS, QUE SE ACHAM APOIADAS SOBRE O MANTO, E ASSIM SENDO ELAS SE MOVEM E SÃO INSTÁVEIS E SE DESLOCAM EM IDADES.
RELEVO.
Capítulo 8 – As estruturas e as formas do relevo
Geologia: Evolução da Terra e Fenômenos Geológicos
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
Tempo Geológico Também conhecido como tempo da natureza.
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 05.
A Terra e seus fenômenos
Escola estadual de ensino Fundamental e Médio São Sebastião
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
Novo Endereço fylipeafa.wordpress.com
Dinâmicas interna e externa do Planeta Terra
AGENTES DO RELEVO.
ESTRUTURA GEOLÓGICA A DINÂMICA DA CROSTA TERRESTRE
GEOGRAFIA I - PARTE 2 PROF. AILTON ASSIS
A tectônica das placas.
Gay-Lussac Prof. José Victor
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
RELEVO: DINÂMICAS INTERNA E EXTERNA
Dinâmica interna VideoVersion=290
A DINÂMICA DA CROSTA TERRESTRE
Estrutura geológica – o conjunto de diferentes rochas de um lugar e os vários processos geológicos sofridos por elas dão aos terrenos desse lugar uma.
GEOLOGIA E MORFOLOGIA DO RELEVO BRASILEIRO
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Integrado em.
Deriva Continental Prof.: Alexandre Lima. A Formação da Terra resulta do resfriamento do magma.
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
As principais formas de relevos terrestre
Agentes Formadores de Relevos
O RELEVO TERRESTRE AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
Transcrição da apresentação:

Dinâmica Geológica e formas da Litosfera Prof. Cíntia S. 2º ano

Origem da Terra Teoria mais aceita Big Bang (origem por agregação ou teoria da poeira cósmica)

Depois da explosão do Big Bang ocorreu a agregação da poeira cósmica  atração gravitacional  constantes colisões  formação da Terra altas temperaturas aumento gravitacional  retenção de gases atmosfera primitiva fusão dos materiais que compõem a Terra mais pesados no interior; mais leves na superfície ( origem das camadas da Terra).

IGBE Simulação da Origem do Universo, do Sistema Solar e da Terra através da Teoria do Big Bang. Movimentos da Terra e suas conseqüências. www.ibge.com.br

Camadas da Terra A estrutura interna da Terra é constituída por três grandes camadas concêntricas: a crosta, o manto e o núcleo. Essas camadas encontram-se separadas por descontinuidades. Crosta Descontinuidade de Mohorovicic Manto Descontinuidade de Wiechert-Gutenberg Núcleo externo Núcleo interno

Litosfera Também chamada de crosta terrestre. Corresponde a parte sólida da Terra. É a mais fina das camadas da Terra  espessura entre 30 a 60 km. É uma camada rochosa descontínua, formada por “blocos” que flutuam sobre o manto. Subdividida em Sial e Sima.

Sial é camada superior da crosta e é composta principalmente de Silício e Alumínio. (15 a 25Km) Sima é a camada inferior da litosfera é de composição basáltica com predominância de silício e magnésio. Obs.: o fundo dos oceanos não possui a camada superior da crosta (sial) somente a inferior (sima) e esta tem espessura 6Km. Sial = silício e alumínio (densidade menor). Sima = silício e magnésio (densidade maior).

Manto Também chamado de astenosfera, encontra-se na forma pastosa.(2.900Km) Constituído de material magmático (magma), apresenta densidade maior que a crosta terrestre. Apresenta movimento  células de convecção, responsável pelos abalos sísmicos e vulcões que atingem a crosta terrestre.  pressão do magma sobre a crosta.

Núcleo Constituído por níquel e ferro, também conhecido por nife.(6370Km) Subdividido em 2 partes: Núcleo externo  provavelmente encontra-se em estado líquido, temperatura em torno de 3000ºC. densidade maior que a do manto. Núcleo interno devido a pressão das demais camadas deve-se encontrar em estado sólido com temperaturas em torno dos 6000ºCsimilar a superfície solar.

Descontinuidades As camadas descontinuidades nada mais são que faixas de transição de uma camada da Terra para outra. Descontinuidade de Mohorovicic: da crosta para o Manto. Descontinuidade de Wiechert-Gutenberg: do manto para o núcleo.

Isostasia É o estado de equilíbrio dos blocos continentais que flutuam sobre o magma. Blocos mais espessos  mais pesados  encontram-se profundamente mergulhados. Blocos mais finos  mais leves  encontram-se pouco mergulhados no magma.

Deriva Continental De acordo com o modelo da deriva continental, o Pangéia, continente ancestral, teria se fragmentado dando origem a Laurásia, no Hemisfério Norte, e Gondwana, no Hemisfério Sul. Os continentes atuais surgiram da fragmentação desses dois grandes blocos de terras emersas.

A células de convecção do manto são responsáveis por essa dinâmica. Placas Tectônicas Placas rochosas litosfera dinâmica com o magma da astenosfera. Tectonismo A células de convecção do manto são responsáveis por essa dinâmica.

Evidências da teoria: Dorsais marinhas cadeias de montanhas no fundo dos oceanos que quando seus picos emergem para fora formam as ilhas. A distribuição de abalos sísmicos e vulcões coincidem com as dorsais marinhas e com as grandes cadeias de montanhas.

A separação ou choque das placas pode ocasionar abalos sísmicos e vulcões.

Falhamentos separação das placas possibilitam que o material vulcânico atinja a superfície dorsais marinhas.

Dobramentos é o choque das placasuma placa é forçada a mergulhar sob a outra as grandes cadeias de montanhas.

Deslizamentos de placas  a um deslize horizontal das placas. Falha de San Andreas

As Grandes estruturas geológicas da Terra As estruturas da Terra refletem os eventos geológicos da história do planeta. A superfície das terras emersas divide-se basicamente em: escudos cristalinos, bacia sedimentares e dobramentos modernos.

Escudos cristalinos São dobramento antigos, surgidos do entrechoque das placas quando se formava a Pangéia. As áreas dos escudos cristalinos sofreram intensa ação erosiva ao longo das eras geológicas. Antes : cadeias de montanhas do período pré-cambriano Hoje: baixos planaltos, chapadas e maciços arredondados.

Bacias Sedimentares Podem ser de formação antiga ou recente. Resultam do acúmulo de sedimentos da ação erosiva nas cadeias de montanha antigas, que se depositam em áreas mais rebaixadas. São as planícies litorâneas e fluviais, baixos planaltos.

Dobramentos modernos Originam-se do choque das placas, no período do final do Cretáceo e inicio do Terciário. Recente acomodação das placas tectônicas. É nesta áreas que concentram-se os abalos sísmicos, as falhas e os vulcões. OBS.: as dorsais marinhas também surgiram deste mesmo processo.

O modelado da Crosta Relevo: corresponde as diversas configurações da crosta terrestre (montanhas, planaltos, planícies, depressões) O relevo é resulta da atuação de dois grandes conjuntos de fatores denominados agentes do relevo.

Agentes internos ou endógenos Ocorrem no interior da Terra São conhecidos como agentes modeladores da crosta Terrestre. Tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos.

Tectonismo Teoria das placas tectônicas. Movimentos de longa duração geológica  epirogêneseáreas estáveis da crosta. Ex.:Litoral da Holanda Movimentos de curta duração geológica orogênese áreas de instabilidade da crosta  dobras e falhas.

Vulcanismo Atividade pela qual o magma chega a superfície. Vulcão: montanhas formada a partir de erupções. Principal atividade vulcânica da Terra é o Círculo de Fogo do Pacifico.

Abalos sísmicos Acomodações das placas  vibrações. Sismógrafo (aparelho que mede as vibrações da Terra). Terremotos e Maremotos (Tsunamis) Medido através da escala Richter

Agentes Externos ou exógenos São os agentes externo da Terra. Agente esculpidores do relevo. Processos de erosão e intemperismo. Intemperismo  desgaste e decomposição da rocha. Erosão  modelagem, remoção e transporte.

Principais agentes Geleiras: erosão glaciária  o gelo desgasta e fragmenta a rocha. Rios: erosão fluvial  escavação de leitos e transporte de sedimentos.

Ventos: erosão eólica  transporte de sedimentos menores.

Mar: erosão marinha  deposita sedimentos nas áreas litorâneas  praias, restingas. Abrasão marinha  desgaste e destruição das rochas  falésias.

Homem: erosão antrópica e acelerada.