Principais Eventos de Divulgação da Arte Moderna Precursores: –1855: Courbet e seu Pavilhão do Realismo, em frente à I Exposition Universelle, em Paris.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

Os museus Trabalho realizado por: Dulce Bento Ruben Claudino Sec D.
SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
O nascimento de uma arte nova e a Semana de 22
Estrada de Ferro Central do Brasil – Tarsila do Amaral
Vanguardas e Modernismo
CUBISMO.
"Moço, continuarei até a morte porque, além dos bens que obtenho com minha imaginação, nada mais ambiciono." ... Di Cavalcanti.
Victor Brecheret.
ARTE MODERNA DO SÉCULO XX NO BRASIL
Mario Raul de Moraes Andrade
Obras e Biografias de Tarsila do Amaral
Aluna; Stephany Fernandes Professora; Janislei Serie; 8 ano A
PRÉ-MODERNISMO.
A Modernidade Arte Moderna.
Modernismo no Brasil.
Modernismo Profª. Mara Magaña.
MUDANÇAS CULTURAIS PROMOVIDAS PELA SEMANA DE ARTE MODERNA
Biografia de Cândido Portinari
Estética – Rubens Gerchman
Vida e Obra: Francisco Rebolo Gonzales
Revolução nas Artes e nas Ciências
“Modernismo – a Geração de Orpheu”
AMBIENTE MODERNISTA BRASILEIRO.
Modernismo nas artes plásticas:
Mudanças culturais promovidas pela semana da arte moderna
ARTE BRASILEIRA – PÓS SEMANA DE 1922
Semana da Arte Moderna Semana de 22.
Cândido Portinari.
Arte Moderna – Brasil Turmas: 181, 182 e 183
Carlos Carrà ( ).
Ermínio Francisco de Souza
Arte Moderna: As Vanguardas
“Estou aqui, vigília minha” Celito Medeiros viajei por tantos mares procurei pelos altares você nunca estava lá... você bela alma cais que atraco calmaria.
COMONIAN Clique.
Morro da Favela - Tarsila do Amaral, 1924
A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922
MUSEU MUNICIPAL DO NEGRO
E.E DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS - INDAIATUBA
Projeto Ciência Arte e Magia As Artes Plásticas
Movimento Modernista no Brasil
PROFESSOR: FRANCISCO HERCULANO C. DE SOUZA
MODERNISMO NO BRASIL Profª Indianara.
LITERATURA VIRADA DO SÉCULO XIX/XX
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
Vanguardas Européias Profª :Indianara.
Pré-Modernismo.
FINAL DO SÉC. XIX PROF ª SUSAN BRODHAGE SANT´ANNA.
Semana de Arte Moderna de 22 e Modernismo (Arte Moderna no Brasil)
A arte e a verdade, o início dos “ismos”
Aldemir Martins.
Vik Muniz.
HISTÓRIA DA ARTE Prof. Esp. Ribamar II Corrêa 2010.
Vik Muniz.
Abapuru Operários. Abapuru Operários Oswald de Andrade (11/01/1890 – 22/10/1954), defende a idéia de valorização das raízes nacionais, que devem.
SEMANA DE ARTE MODERNA SÃO PAULO - BRASIL
Gravuras Cromomusicais de Bavaresco 01 - As violinistas CLIC PARA INICIAR.
CUBISMO Profª Patricia.
O Modernismo Nomes: Tatiane Thays e Liandra. O que foi? Foi um movimento cultural que ocorreu em 1922 em SP com a exposição de telas que proucurava mostrar.
Apresentação dos museus. Realismo Autor, obras e características do realismo nas pinturas Indicar as obras de cada museu.
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba Disciplina de Filosofia “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Nome:Número3ºG Douglas09 Guilherme14.
EXPRESSIONISMO.
Mário de Andrade e Sérgio Milliet Crítica de Arte e História da Arte.
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
Mário Pedrosa ( ): Entre arte e política.
 Prof. Florêncio Caldas.
Movimento heterogêneo que se difundiu em diversos campos; Maior preocupação com a emoção do observador, e com o mundo interno; O autor expressa seus sentimentos.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Ambiente do Retorno à Ordem, Classicismo, Realismo Aula VI – MAK 0142.
Transcrição da apresentação:

Principais Eventos de Divulgação da Arte Moderna Precursores: –1855: Courbet e seu Pavilhão do Realismo, em frente à I Exposition Universelle, em Paris (ao modelo de Londres, 1851) –1963: Salão dos Recusados – : Exposições Impressionistas –1895: I Bienal de Veneza –1986: Carnegie International, em Pittsburg (Filadélfia) –1903: I Salão do Outono, Paris Exposições vanguardistas: –1907: Retrospectiva Cézanne no Salão do Outono –1908: Exposição do chamado Grupo dos Oito de Filadélfia, em Nova York –1910: Salão dos Independentes (pintores do círculo cubista em Paris); I Exposição futurista em Milão –1912: Exposição de pintores futuristas na Galeria Bernheim, em Paris –1913: Primeira exposição de Lasar Segall no Brasil - Campinas –1916: Musical “Cabaré Voltaire”, em Zurique –1917: Exposição de Anita Malfatti, em São Paulo; I Salão da Sociedade dos Artistas Independentes de NY –1920: I Exposição Dada, em Berlim –1921: Primeira exposição dos construtivistas –1922: Semana de Arte Moderna, em São Paulo –1925: I Exposição Surrealista, em Paris –1926: I Mostra do Novecento Italiano –1931: I Quadriennale di Roma; Salão Revolucionário, no Rio de Janeiro –1933: I Salão da SPAM e criação do CAM, em São Paulo

Principais Eventos de institucionalização e Instituições de Arte Moderna 1890: Abaixo-assinado para a doação de “Olympia” de Édouard Manet ao Louvre 1896: Efetivação da doação Caillebotte para o Museu do Luxembourg, em Paris 1919: André Farcy na direção do Musée de Grenoble, França – início das aquisições de arte moderna (por via de doações) 1922: Galeria do Jeu de Paume vira uma espaço de exposições temporárias e apresentação de mostras de artistas internacionais 1929: Fundação do MoMA, Nova York 1936: Exposição “Cubism and Abstract Art” no MoMA 1937: Mostra de Arte Degenerada – Alemanha; Exposição Universal de Paris 1955: Criação da Documenta de Kassel

A “Era dos Museus” no Brasil 1936: criação do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo (primeiro diretor: Mário de Andrade) Atividades da Biblioteca Municipal e sua Seção de Artes Plásticas, coordenada por Sérgio Milliet : contatos Sérgio Milliet, Carleton Sprague Smith, Nelson Rockefeller e Francisco Matarazzo Sobrinho para a criação do Museu de Arte Moderna de São Paulo –1946: criação da Galeria de Arte Moderna (início das aquisições de Matarazzo) –1947: criação da Fundação de Arte Moderna –1948: criação do Museu de Arte Moderna 1947: Pietro Maria Bardi e sua mulher no Brasil – criação do MASP (início das aquisições do acervo do museu por Assis Chateaubriand) 1949: Exposição inaugural do MAMSP e criação do MAMRJ 1951: I Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo