Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) Secretaria da Saúde do Estado do Ceará Fortaleza – Ceará Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) Secretaria da Saúde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O TRABALHO DO CIRURGIÃO
Advertisements

II Fórum nacional Anti-Droga SENAD
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
PLANO OPERATIVO ESTADUAL – DISTRITO FEDERAL   Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes  em Conflito com a Lei,  em Regime de Internação e Internação Provisória.
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
A complexidade do Sistema de Saúde em Campinas levou à distritalização, que é o processo progressivo de descentralização do planejamento e gestão da Saúde.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
PROJETO SUPORTE Projeto de Estruturação e Qualificação dos Serviços Pré-existentes de Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação Pós-operatória no âmbito.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
CONCEITO “É o repositório das diversas interações do paciente com o sistema de saúde, que gera informações codificadas e estruturadas, viabiliza sistemas.
Terminalidade: aspectos frente à assistência
Legislação.
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Política Nacional de Humanização
INSTITUTO DA CRIANÇA "PROF
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
LINHA DO CUIDADO DO TRAUMA NA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS DO
A INTERNAÇÃO DOMICILIAR DESOSPITALIZAÇÃO PRECOCE
VOLUME DA DEMANDA/ATENDIMENTO
Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Serviços de Saúde
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
À espera do bebê Grupo de Adolescentes Gestantes Curitiba, 22 de março de 2010.
Influência da Auditoria Anual nas UTI sob Gestão Estadual no período de 2006, 2007 e 2008 GNACS – Grupo Normativo de Auditoria e Controle de Saúde.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
Prof. Bruno Silva Aula de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
MELHOR EMCASA MELHOR EM CASA Bruno Alves Pinto
AUDITORIA DAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA SOB GESTÃO ESTADUAL
Lei nº De 06 de abril de 2001 Antigo Projeto de Lei Paulo Delgado. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos.
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
Educação permanente Prof Rodrigo Bueno.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Projeto Criança Exposta ao Vírus HIV em São José
22 de Novembro de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Fórum experiências exitosas em 2013 Fórum experiências exitosas em 2013 Título da experiência:
PGC - Programa de Gerenciamento de Casos Unimed Petrópolis
Estratégia de Saúde da Família
NOAS.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Experiências de sucesso
Organização de brinquedoteca hospitalar e o papel do brinquedista
Enfermagem em Trauma e Emergência
Orientam os gestores no aperfeiçoamento da Gestão do SUS, oferecendo subsídios para: a)analisar a necessidade da oferta de serviços assistenciais à população;
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
Universidade Federal do Rio e Janeiro Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira Residência Médica 2010.
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem
ATENDIMENTO DOMICILIAR
Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva Portaria de UTI ANVISA
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Coordenadoria de Assistência Médica e Psicossocial – TRE-SP
Ilda Ribeiro Peliz Presidente da ABRACE. A Constituição Federal garante saúde como direito para todos e dever do Estado. O Terceiro Setor (ONGs) mobiliza.
O HOSPITAL Enfª. Adriana santos. Hospital Hospital Produto Produto Cenário Cenário Empresa Empresa Saúde Saúde Sistema de Saúde/ Sistema de Saúde/ Sistema.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
DIREX 04/040. DIREX 04/040 “1. Matérias para Deliberação 1. 1 “1. Matérias para Deliberação 1.1. DIREX 04/040 – Nova Estrutura das Clínicas Próprias.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
CUSTO DO TRABALHO DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DE ÚLCERA POR PRESSÃO ESTÁGIO III E IV EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Ana Caroline Silva Caldas,
Lílian Rodrigues de Oliveira
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
CRIAÇÃO DO NASF.
Apoio matricial em Saúde Mental
ENCONTRO NACIONAL UNIMED DE ASSISTENTES SOCIAIS 2010 a nossa vida é cuidar da sua.
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
SISPART Portaria nº 1459, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
A Sociedade Civil como agente de mudanças.. Quem Somos: Missão: Acompanhar e participar da criação e implementações de leis que disponham sobre melhoria.
Transcrição da apresentação:

Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) Secretaria da Saúde do Estado do Ceará Fortaleza – Ceará Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) Secretaria da Saúde do Estado do Ceará Fortaleza – Ceará Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar PAVD Cristiane Rodrigues de Sousa Cristiane Rodrigues de Sousa Coordenadora Médica – PAVD Coordenadora Médica – PAVD Presidente Departamento Científico Medicina Paliativa Presidente Departamento Científico Medicina Paliativa Sociedade Brasileira de Pediatria Sociedade Brasileira de Pediatria

Avanço tecnológico Permite salvar vidas e reverter o prognóstico de muitos pacientes Ventilação mecânica : Traz benefícios no tratamento de doenças agudas e crônicas de crianças e adultos Dependentes de ventilação mecânica para sobreviver.

Dependentes de Ventilação Mecânica Os pacientes em ventilação mecânica prolongada na UTI apresentam altos custos econômico e social Estima-se que 21 a 40% dos custos da UTI sejam devidos à permanência de pacientes em VM prolongada Muitos continuam na UTI apenas devido ao uso do aparelho de ventilação mecânica, sendo que esses leitos poderiam ser ocupados por pacientes graves e instáveis Características, mortalidade e custos de pacientes pediátricos em ventilação mecânica prolongada em três UTI pediátricas de Porto Alegre / Cristiane Traiber; orient. Carlos Cézar Fritscher; co-orient. Jefferson Pedro Piva. Porto Alegre:PUCRS;

Internação domiciliar O ambiente domiciliar é o melhor para promover o desenvolvimento dos pacientes pediátricos, além de ser uma alternativa muito mais econômica para o Sistema de Saúde Edwards EA, O’Toole M, Wallis C. Sending children home on tracheostomy dependent ventilation: pitfalls and outcomes. Arch Dis Child. 2004;89:251-5.

Alvo do cuidado Assegurar a melhor qualidade de vida possível ao paciente e a sua família

PAVD : Início em 01/03/2005 Vinculação : Serviço Público Estadual Vinculação acadêmica : O Hospital Infantil Albert Sabin(HIAS) é hospital estadual, de nível terciário com internato e residência médica em Pediatria, Neonatologia e Especialidades Pediátricas

Estruturação Parceria : HIAS + ABRAME + FAMÍLIAS Elaboração do Projeto PAVD Definição da equipe multiprofissional Locação dos ventiladores mecânicos portáteis Definição dos materiais medico - hospitalares e medicamentos

Regulamentação Estadual Regimento Interno do PAVD – aprovado pelo Conselho Regional de Medicina do Ceará em 06/03/09 PORTARIA Nº1790/2007 : Secretaria da Saúde do Ceará INSTITUI O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA VENTILATÓRIA DOMICILIAR- PAVD DO HOSPITAL INFANTIL ALBERT SABIN E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

PORTARIA GM/MS Nº 963, DE 27 DE MAIO DE 2013 Redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). PORTARIA GM/MS Nº 963, DE 27 DE MAIO DE 2013 Redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Art. 26. O usuário não será incluído no SAD, em qualquer das três modalidades, na presença de pelo menos uma das seguintes situações: I - necessidade de monitorização contínua; II - necessidade de assistência contínua de enfermagem; III - necessidade de propedêutica complementar, com demanda potencial para a realização de vários procedimentos diagnósticos, em sequência, com urgência; IV - necessidade de tratamento cirúrgico em caráter de urgência; ou V - necessidade de uso de ventilação mecânica invasiva contínua

Modalidade Atenção domiciliar: Assistência domiciliar com equipe interdisciplinar a crianças e adolescentes dependentes de ventilação mecânica Enfermaria : Vinculação com enfermaria ( Unidade de Pacientes Especiais -UPE) transição para o domicílio

Fluxo de referência Solicitação de inclusão : em formulário específico, preenchido pelo médico assistente Avaliação da solicitação da coordenação médica e técnica do PAVD : ser dependente de ventilação mecânica, estabilidade clínica, residir em Fortaleza Setores que referem : Unidade de Terapia Intensiva, Unidade de Pacientes Especiais e Enfermarias do HIAS Transição para o domicílio: realizada na Unidade de Pacientes Especiais(UPE )

Unidade de Pacientes Especiais(UPE) Transição para domicílio

Vínculo familiar Imagem autorizada

Composição da Equipe Coordenação médica : Pediatra Coordenação Técnica : Assistente Social Médicos : 4 pediatras e um cirurgião pediátrico Enfermeiros(as) : 3 Fisioterapeutas: 3 Assistente Social: 1 Nutricionista: 1 Auxiliares de enfermagem( função administrativa) : 2 Motoristas : 2 Psicólogo : referência no hospital Especialistas médicos : referência no hospital Odontólogo: referência no hospital

Número de atendimentos Faixa etária na desospitalização 1- 3 anos = anos = 6 > 7 anos = 5 Ano Nº de pacientes

Pacientes dependentes de Ventilação Mecânica no domicílio Total : 27 pacientes 3 óbitos 3 transferidos para outros serviços de Atenção Domiciliar

Visitas domiciliares Pediatra – semanal ou quinzenal Enfermeira – semanal Fisioterapeuta – duas a três vezes por semana Assistente social – mensal Nutricionista – mensal Cirurgião pediátrico – de três em três meses para troca de traqueóstomo e de seis em seis meses para troca de sonda de gastrostomia

Atividades educacionais Treinamento do cuidador na transição para o domicílio: realizado pela enfermeira do PAVD na Unidade de Pacientes Especiais(UPE) Reuniões da equipe interdisciplinar : bimensal (as visitas domiciliares são compartilhadas entre os profissionais facilitando a comunicação)

Assistência Psicossocial Parceria com Associação Brasileira de Amiotrofia Espinhal – ABRAME: preparação dos quartos dos pacientes, doação de fraldas,leite,aspiradores e nebulizadores; apoio emocional às famílias, convênio com companhia de energia elétrica e Secretaria de Educação do Estado(atividade estudantil no domicílio) Assistente social : acompanhamento das famílias – orientação para benefícios sociais previstos por lei

DPR Idade : 3 anos Diagnóstico : Amiotrofia Espinhal Tipo I Internação domiciliar desde 14/06/10 Contribuiu até o momento com admissão de 120 pacientes na UTI ( média de permanência de 10 dias) imagens autorizadas

TSM Diagnóstico : Amiotrofia Espinhal Tipo II Idade : 6 anos Internação domiciliar desde 10/12/2012 Contribuiu até o momento com admissão de 27 pacientes na UTI ( média de permanência de 10 dias) imagens autorizadas

VRA Idade : 15 anos Diagnóstico : Amiotrofia Espinhal Tipo II Internação domiciliar desde 22/01/2008 Contribuiu até o momento com admissão de 207 pacientes na UTI ( média de permanência de 10 dias) imagens autorizadas

RMMS Idade : 13 anos Diagnóstico :Tetraplegia por trauma raqui-medular ( atropelamento aos 3 anos de idade) Dependente de ventilação mecânica desde 3 anos Internação domiciliar desde outubro/2005 Contribuiu até o momento com admissão de 282 pacientes na UTI ( cálculo com média de permanência de 10 dias) imagens autorizadas Impacto da Internação Domiciliar na UTI

LBV Idade : 11 anos Diagnóstico : Amiotrofia Espinhal Tipo I Dependente de ventilação mecânica desde 4 meses de idade mecânica desde 3 anos Internação domiciliar desde 12/08/02 Assistência domiciliar por serviço privado e público( ventilador mecânico portátil) Contribuiu até o momento com admissão de 474 pacientes na UTI ( média de permanência de 10 dias)) imagens autorizadas

RESULTADOS Redução das infecções Redução dos custos hospitalares (domicílio x UTI) Otimização dos leitos de UTI Reforço do vínculo familiar Melhora da qualidade de vida

Custo médio diário por paciente PAVD: R$ 291,39 Unidade de Pacientes Especiais: R$ 236,82 UTI: R$ 1331,74 Fonte : Centro de Custos - HIAS

OBRIGADA ! FoneFone :(85)