O Romantismo no Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROMANTISMO III.
Advertisements

Romance Romântico Urbano – Costumes socio-culturais da sociedade.
1ª Geração: Nacionalidade
Romantismo - Prosa Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Preservam as características estruturais dos folhetins estrangeiros, Os autores,
José de Alencar.
A prosa no romantismo.
A prosa no romantismo.
Professora: Tânia Valéria
ROMANTISMO Prof. Karen Arcadismo (Setecentismo) Barroco (Seiscentismo)
Literatura - Prof. Hélia
ROMANTISMO NO BRASIL ROMANCE E TEATRO
O romance e o folhetim Prosa no Romantismo.
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
ROMANTISMO.
Romantismo na Prosa – Romance
PRINCIPAIS ESCRITORES DE PROSA ROMÂNTICA NO BRASIL
Romantismo brasileiro
Revisão – professora Margarete
Prof. João Filho Língua Portuguesa.
Iracema José de Alencar.
ROMANTISMO REGIONALISTA
Principais autores e obras.
A Prosa Romântica Brasileira
Nome: Thamires e Maria Eduarda Turma: 611 Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele.
Romantismo no Brasil Teatro. O teatro romântico define-se apoiado na tradição clássica do teatro de Shakespeare, no drama burguês e no teatro tradicional.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Macunaíma? – Ai, que preguiça....
ROMANTISMO PROFESSORA ELIS. Veja uma tabela abaixo comparando algumas caracter í sticas do Classicismo com o Romantismo.
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Influenciada pela arte grega e arte etrusca, e tem como período de produção do século VIII a. C. até aproximadamente.
REALISMO/NATURALISMO. Questão Coimbrã Antero de Quental Realismo Verdade Objetividade Aproxima-se de uma tese documental Correntes filosóficas Antônio.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Pecê. Prof.:Pecê.
Trabalho de Literatura AC – Livro Paradidático Lira dos Vinte Anos – Álvares de Azevedo.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar.
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
Movimento populacional de Portugal para o Brasil; Segundo grupo que mais povoou o Brasil; Deixaram profundas heranças para a cultura e etnicidade do povo.
Manoel de Barros “Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei.”
Toninho Vendramini Slides Apresenta um texto de minha autoria com sequência automática ÍNDIO BRASILEIRO Do Pajé ao Cacique... “ o desaparecimento de uma.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Foi na década de 1830,que romances estrangeiros,principalmente franceses,foram traduzidos e exibidos em jornais brasileiros em forma de folhetins. Com.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
ROMANTISMO Profª. Karen Neves Olivan. ROMANTISMO PROF. KAREN NEVES OLIVAN  A Literatura é a história contada com estilo.  O Romantismo é a estética.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
Gustavo Rodrigues Lemos. O que é Geografia? geo – terra graphía – estudo, descrição Compreender as relações entre a natureza e a sociedade, bem como o.
Reunião com Orientadores Pedagógicos
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Naturalismo BRASILEIRO
Ouvindo esta música me pergunto? -O que restará de mim ao terminar este longo relato? Eu sonhei... um sonho impossível,um amor tão distante da minha.
Prof.:Pecê.  Surgimento:  1844 – Publicação de “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.  Término:  1881 – Publicação de “Memórias póstumas de Brás.
ROMANTISMO ( ).
Os Gêneros Literários. O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes.

MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
Introdução a atividade acadêmica
TEXTO LITERÁRIO E SUBJETIVIDADE Construção do perfil dos interlocutores.
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
O SISTEMA COLONIAL Aristocracia Rural Rei Matéria Prima ; Ouro e Prata Exclusivismo Colonial $ Colônia Metrópole Monopólio $ Produtos Manufaturados ;
Aldous Leonard Huxley ( ) foi um escritor inglês e um dos mais proeminentes membros da família Huxley. Viveu a maior parte dos anos 20 na Itália.
HUMANISMO EM PORTUGAL NOMEAÇÃO DE FERNÃO LOPES A CRONISTA-MOR DA TORRE DO TOMBO CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XV, a Europa passava por grandes.
Transcrição da apresentação:

O Romantismo no Brasil

Burguesia - causa e objeto Características Gerais O Romantismo no Brasil Burguesia - causa e objeto Características Gerais Subjetividade Sentimento Idealismo Indianismo Anticlassicismo Agradar ao público

A Poesia Romântica Brasileira Primeira Geração – Nacionalista / Indianista Nacionalismo e patriotismo; Indianismo; Religiosidade; Poesia amorosa e sentimental. “Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá (...)” Gonçalves Dias

A Poesia Romântica Brasileira Segunda Geração – Ultra-romântica Influência de poetas europeus; Extremo subjetivismo: amor,morte, dúvida, ironia e tédio; Idealização. “Descansem o meu leito solitário Na floresta dos homens esquecia, À sombra de uma cruz, e escrevam nela: - Foi poeta – sonhou – e amou na vida.” Álvares de Azevedo

A Poesia Romântica Brasileira Terceira Geração – Condoreira Problemas humanos e universais; Grandiosidade e liberdade; Poesia social; Amor platônico X amor real. “Legiões de homens negros como a noite Horrendos a dançar ... Negras mulheres, suspendendo às tetas Magras crianças ...” Castro Alves

Romantismo no Brasil - Prosa No Brasil, o desenvolvimento da prosa romântica é paralelo ao desenvolvimento da imprensa no país, que foi introduzida em 1808. Antes da vinda da Corte ao Rio de Janeiro, Portugal não permitia o desenvolvimento e a introdução da imprensa aqui no Brasil. A atividade passou a ser desenvolvida somente com a vinda da Corte portuguesa ao Brasil, em 1808, que exigiu o desenvolvimento da colônia para atender ao seu modo de vida. Com o desenvolvimento da imprensa, criou-se um público leitor que impulsionou um grande número de publicações em folhetins, formato que permitiu o surgimento e desenvolvimento da prosa romântica, que, ao lado da poesia, formaram toda a produção literária romântica.

Principais características: O romance romântico, mais do que as poesias, queria responder e atender aos questionamentos sobre a identidade nacional. A prosa romântica tinha o intuito de redescobrir o Brasil, trazendo à tona e reconhecendo todos os espaços que o compunham, não só exaltando uma característica nacional, como a poesia fazia.

Principais características: Era comum a presença do flashback, uma volta ao passado para explicar um fato do presente. O sentimentalismo era mais visível, uma vez que toda prosa romântica tem histórias de amor que tentam quebrar barreiras, terminando no casamento ou na morte (quando o amor não era possível). Essa idealização de um amor que quebra barreiras traz à tona a ideia de que o amor é a única forma das personagens se purificarem.

Principais características: O conflito narrativo na prosa romântica também tinha a idealização de um herói, no entanto, apesar da coragem, da postura idealista e do desejo de justiça e moral, este herói esta inserido no contexto do romance ao qual pertence, podendo também ser uma heroína. O sentimento das personagens e os conflitos destes são mostrados na prosa e há também uma ideia muito forte de bem x mal, verdade x mentira, moral x imoral.

O Romantismo no Brasil - Prosa Características Gerais Bem X mal; Realidade idealizada; Valorização do passado histórico; Indianismo; Heróis e heroínas; Enredo e personagens previsíveis; Final feliz ou trágico; Papel moralizante.

O Romantismo no Brasil - Prosa Características da obra de Alencar Visão panorâmica do país; Análise de comportamentos: prostituição, casamento por interesse; Criação da língua literária brasileira; Apresentação dos costumes e tradições da época. José de Alencar

Tipos de romances Temos quatro tipos de romances no movimento: o indianista, histórico, regional e urbano e era bem comum que os escritores da prosa do período caminhassem entre os vários tipos.

Romance indianista O romance indianista traz à tona a vida, cultura, crença e costumes indígenas. O índio surge como herói, representando o Brasil e os brasileiros, sendo corajoso, heroico, forte, idealizado. Há uma valorização da natureza e o espaço onde ocorre a narrativa remete ao natural, à paisagem brasileira.

Exemplos de romances indianistas Iracema, O Guarani e Ubirajara, todos de José de Alencar.

Romance histórico O romance histórico traz o retrato de costumes de uma época passada, sendo um relato que muitas vezes mistura ficção e realidade. Exemplos de romances históricos As Minas de Prata e A Guerra dos Mascates, ambos de José de Alencar. É importante saber que romances indianistas também podem ser considerados históricos.

Romance urbano Os romances urbanos são os mais lidos até hoje. Em sua grande maioria, este tipo no Romantismo narrava uma história que geralmente ocorria nas capitais, na alta sociedade. Funcionava como crítica aos costumes, mostrando a sociedade e os interesses desta em uma determinada época. Os heróis e heroínas deste romance faziam ou não parte desta alta sociedade e tinham que superar várias barreiras para a felicidade e a realização do amor e do casamento (que redimia as personagens de todo o mal e imoralidade que elas pudessem ter), tal como nos outros tipos de romances românticos.

Exemplos de romances urbanos Lucíola, Diva, Senhora, A Viuvinha, todos de José de Alencar; Iaiá Garcia, Helena, A Mão e a Luva, de Machado de Assis; A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo; e Memórias de um Sargento de um Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, que surge trazendo à tona os costumes da periferia, indo na contramão do retrato de costumes da alta sociedade, algo raro neste tipo de romance.

Romance regionalista Por fim, temos o romance regionalista, passado em ambiente rural, mostrando costumes, valores e cultura típica de uma região. Este tipo de romance trazia um maior conhecimento do Brasil sobre si próprio, uma vez que voltava seu olhar pra regiões diferentes do Brasil, trazendo à tona sua diversidade.

Romance regionalista Neste cenário rural há um herói do campo, sertanejo, alguém que pertence à sua terra e é o retrato desta. É bravo e honrado, preza a moral e os costumes de seu ambiente, colocando-se contrário às liberalidades da cidade e dos homens de lá. É importante ressaltar que não há tensão social no romance romântico regionalista, sendo este apenas um retrato regional de costumes, sem críticas.

Exemplos de romances regionalistas Alguns exemplos de romances regionalistas são: Inocência, de Visconde de Taunay; O Tronco do Ipê, Til e O Gaúcho, de José de Alencar; A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães.

O Romantismo no Brasil - Prosa José de Alencar / Classificação dos Romances Romance regionalista “O Gaúcho” Romance urbano “Senhora” e “Lucíola”

O Romantismo no Brasil – Prosa José de Alencar Classificação dos Romances Romance histórico “O Guarani” Romance indianista “Iracema”