Trabalho realizado por: - Madalena Scafuro Nº 20 - Marisa Trajano Nº 25 - Cristiana Correia Nº 33 - 12ºG.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pe. Antonio Vieira.
Advertisements

A INFÂNCIA DE JESUS.
o acordar da consciência
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
INTERAÇÕES Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes
24 de Maio de 2009 Ascensão do Senhor –B-
Meditemos escutando “Comi o Teu Corpo” (7’) da Paixão de Bach
5 de Julho de 2009 Música: Cantiga de Alexandria Domingo XIV
Cântico da liturgia judeo-espanhola
Domingo V da Quaresma 29 de Março de 2009
PADRE ANTÓNIO VIEIRA Escola Secundária José Falcão Novembro de 2009.
Critérios de estudo e interpretação do Evangelho
Um bom Sermão geralmente tem três partes:
DOMINGO XXI Ciclo B.
«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III
ESTRUTURA DO SERMÃO DE SANTO ANTÓNIO AOS PEIXES
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
Profetiza Ez. 37.
Gênesis É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.
A GRAÇA DO SENHOR DEUS NA VIDA DE BARTIMEU.
A nossa oração é pública e universal
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
4. Consagre-se a Deus Nesta lição você vai aprender:
SEJAM BEM VINDOS VOCAÇÃO ACERTADA – VIDA FELIZ
Padre António Vieira. Vida 1608: Dia 6 de Fevereiro, nasce em Lisboa António Vieira. 1614: Aos 6 anos parte para o Brasil, com família. 1633: Prega pela.
Música Judeo-espanhola 4’50
Defesa da maternidade divina da Virgem Maria
Maria: Modelo original dos homens
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
Eu sou filha da casa de Maria
Escutemos com devoção o “Panis angelicus” de Cesar Franck Ciclo B 21º Tempo Comum.
Soam no mais alto dos Céus As trombetas dos Anjos, Ao saudar Tua chegada, Pois chega aos Céus um Anjo da Terra.
XXVIII Domingo do Tempo Comum Dinamização 4º Ano
O REI E O SÚDITO.
JONAS: DE COSTAS Jonas JONAS: DE COSTAS Jonas
HOMILÉTICA Fundamentos da pregação bíblica pentecostal.
SERMÃO DE SANTO ANTÔNIO (AOS PEIXES)
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Assunto: Jesus, único Salvador – O Caminho.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
Hebreus 13 Permaneça constante na sua vida cristã
SALMO 35 Tu livras o fraco dos inimigos fortes demais para ele!
Desenvolvimento 1. O pai é o sacerdote do lar. Qual deve ser a sua função diária? LA, O pai é em certo sentido o da família,
Você é tão especial que até as estrelas conhecem suas qualidades.
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA DAS PEDRAS DE VITÓRIA DO JORDÃO
136 – “ESTUDO BÍBLICO” EIS, SAMUEL OUVIU PALAVRAS DE FAVOR, E MUITO SE ADMIROU, OUVINDO O CRIADOR! QUE DITA, SE JESUS ASSIM VIESSE-ME ENSINAR A MIM! 1/5.
(Sal 89,12). O que quer dizer bem contar os nossos dias? Se essa palavra chega fundo ao meu coração e entendo que com ela o Senhor me chama O que quer.
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
6º DOMINGO DO TEMPO COMUM
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
/:Eu confio em nosso Senhor *
IMACULADA, MARIA DE DEUS,
Jesus Cristo chama os primeiros discípulos
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Baseado na obra de A. W. Tozer
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
Tu és verdadeiramente Mãe de Deus, ó Virgem Maria! “Causa-me profunda admiração haver alguns que duvidam em dar à Virgem Santíssima o título de Mãe.
Sábado o Selo de Deus 2 A Lei da Liberdade Peter P. Goldschmidt
Provérbios capítulo 22 Bíblia Viva Editora Mundo Cristão.
“...Pois eu sou o SENHOR que os cura.” Ex 15.26b
INTRODUÇÃO – Na sequência do estudo da Epístola de Paulo a Tito, analisaremos hoje a primeira parte do seu segundo capítulo. – A igreja local tem vários.
VOCÊ PODE SER FORTE Versículos Bíblicos para a sua inspiração.
Paróquia de São João Baptista de Vila do Conde
COMUNICANDO A VERDADE Comunicando a Verdade Março/2015
Sermão de Santo António aos Peixes
A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27)
As parábolas constituem a melhor mostra da linguagem de Jesus, mas não somente da sua linguagem, como também da sua maneira de ser; próximo da gente humilde,
Sermão de Santo António aos Peixes Estrutura da Exposição/Confirmação
ESTRUTURA DO SERMÃO DE SANTO ANTÓNIO AOS PEIXES
Transcrição da apresentação:

Trabalho realizado por: - Madalena Scafuro Nº 20 - Marisa Trajano Nº 25 - Cristiana Correia Nº ºG

O DISCURSO ARGUMENTATIVO O Sermão de Santo António aos Peixes necessidade de recorrer a um conjunto de artifícios que assegurem a contínua atenção do auditório O discurso argumentativo é uma verdadeira arte de persuadir e de falar. Exige o domínio da oratória e da argumentação

A ARGUMENTAÇÃO, ORATÓRIA E ELOQUÊNCIA Argumentação: arte de persuadir através de raciocínios que conduzem a determinadas conclusões. Oratória: arte de falar em público. Principais temas: a fé, as verdades e valores religiosos e morais.  Eloquência: capacidade individual persuadir DOCERE (ensinar) DELECTARE (agradar) MOVERE (emocionar) PRINCIPAIS OBJETIVOS:

I NTRODUÇÃO AO SERMÃO Apresenta estrutura argumentativa; O sermão: evitar o mal; Constitui um discurso sagrado sobre alguma verdade da doutrina religiosa; Tem a intenção de agitar as consciências; conduzir à reflexão; preservar o bem.

Padre António Vieira Lisboa (1608) - Brasil (1697) importante orador; missionário que lutou pela libertação dos índios; político; um grande prosador português. Pregou diversos sermões contra os colonos que não estavam de acordo com os seus ideais e insistiam em escravizar e desrespeitar os índios

O Sermão de Santo António  Foi proferido na sequência de uma disputa com os colonos portugueses no Brasil; Motivar a alteração de alguns comportamentos humanos A sua finalidade é : Decide voltar-se da “terra para o mar” e dirigir a sua pregação aos peixes. Padre António Vieira  louvores de algumas virtudes humanas;  censura dos vícios dos colonos do Brasil; Existem: Metaforicamente, Padre António Vieira denuncia a traição, o roubo e a exploração..

Estrutura do Sermão O sermão está dividido em capítulos, do seguinte modo: 1. Introdução (Exórdio) - capítulo I 2. Desenvolvimento (Exposição e Confirmação) - capítulos II a V 3. Conclusão (Peroração) - capítulo VI

Exórdio Exórdio Conceito Predicável A terra está “corrupta” porque  O sal não “salga”  A terra não se deixa “salgar” Padre António Vieira mudou o público e o auditório, sem desistir da doutrina, “Deixa as praças, vai-se às praias; deixa a terra, vai-se ao mar”, seguindo o exemplo de Stº António. “Maria, quer dizer, Domina maris: “Senhora do mar”; e posto que o assunto seja tao desusado, espero que me não falte com a costumada graça. Ave Maria” Invocação à Virgem Maria

Exposição e confirmação Exposição e confirmação Desenvolvimento da argumentação ‘’para que procedamos com clareza, dividirei, peixes, o vosso sermão em dois pontos: no primeiro louvar-vos-ei as vossas atitudes, no segundo repreender-vos-ei os vossos vícios.’’  Obediência;  "vós fostes os primeiros que Deus criou“;  ‘’ordem, quietação e atenção”, “ouvem e não falam”;  respeito e devoção ao ouvirem a palavra de Deus;  afastamento em relação aos homens;  "só eles entre todos os animais se não domam nem domesticam“. Louvores aos peixes no geral

Exposição e confirmação Exposição e confirmação Louvores aos peixes em particular Peixe Tobias RémoraTorpedoQuatro-Olhos - o fel sara a cegueira; - o coração expulsa os demónios ; - tão pequeno no corpo e tão grande na força e no poder; - produz descargas elétricas que fazem tremer o braço do pescador ; - tem a capacidade de se defender dos outros peixes e das aves; “o fel era bom para curar da cegueira”; “o coração para lançar fora os demónios” “se se pega ao leme de uma nau da Índia (…) a prende e amarra mais que as mesmas âncoras” “está o pescador com a cana na mão, o anzol no fundo e a boia sobre a água, e em lhe pincando a isca o Torpedo, começa a lhe tremer o braço. Pode haver maior, mais breve e admirável efeito?” “E como tem inimigos no mar e inimigos no ar, dobrou-lhes a natureza as sentinelas e deu-lhes dois olhos (…) para se vigiarem das aves e para se vigiarem dos peixes”

Exposição e confirmação Exposição e confirmação  Os peixes comem-se uns aos outros; os homens praticam antropofagia social: exploração uns dos outros. “Cegueira, vaidade e maldade.” Repreensões aos peixes no geral

Exposição e confirmação Exposição e confirmação Repreensões aos peixes em particular RoncadoresPegadores VoadoresPolvo - embora tão pequenos roncam muito; - Simbolizam a arrogância e a soberba; - Sendo pequenos pregam-se aos maiores, n ão os largando mais; -Simbolizam o parasitismo; - Sendo peixes também se metem a ser aves; - Simbolizam a presunção (vaidade) e a ambição; - Com uma aparência mansa e inofensiva é o maior traidor do mar; - Simboliza a traição e a hipocrisia; “é possível que sendo vós uns peixezinhos tão pequenos, haveis de ser as roncas do mar?” Pegadores se chamam estes que agora falo, e com grande propriedade, porque sendo pequenos, não só se chegam a outros maiores, mas de tal sorte se lhes pegam aos costados, que jamais se desferram.” “Dizei-me voadores, não vos fez Deus para peixes? Pois porque vos meteis a ser aves? (…) Contentai- vos com o mar e com nadar, e não querais voar, pois sois peixes.” “ E debaixo desta aparência tão modesta, ou desta hipocrisia tão santa (…) o polvo é o maior traidor do mar.”

Peroração Peroração É utilizado um desfecho forte para impressionar o auditório; É feita uma conclusão com uma última advertência aos peixes: alerta para o roubo e enriquecimento ilícito (“os que se aproveitam dos bens dos naufragantes”). ‘’Peixes, dai muitas graças a Deus de vos livrar deste perigo (…)’’ Irracionalidade, a inconsciência e o instinto dos peixes. Racionalidade, o livre arbítrio, a consciência, o entendimento e a vontade do homem. SobrePreferência Conclusão: ‘’Com esta última advertência vos despido, ou me despido de vós, meus peixes. E para que vades consolados do sermão, que não sei quando ouvireis outro, quero-vos aliviar de uma desconsolação mui antiga, com que todos ficastes desde o tempo em que se publicou o Levítico.’’ Hino de louvor a Deus - repetição anafórica ‘’Louvai a Deus’’ - “os peixes estão excluídos do sacrifício, (…) porque os outros animais podiam ir vivos ao sacrifício, e os peixes geralmente não, senão mortos; -“(…) cousa morta não quer Deus que se lhe ofereça, nem chegue aos seus altares”

Linguagem e Estilo - imagens bíblicas; - variados recursos estilísticos; - precisão vocabular e clareza de ideias; - o ritmo da frase; - a transmissão da ideia de visualismo; - manutenção do contacto com o auditório. Recursos estilísticos (exemplos): Elementos que mantêm o auditório atento : “ O polvo, com aquele seu capelo na cabeça, parece um monge; com aqueles seus raios estendidos, parece uma estrela; com aquele não ter osso nem espinha, parece a mesma brandura, a mesma mansidão” “ (...) traçou a traição às escuras, mas executou-a muito às claras” “tanto mais unido com Deus, quanto mais apartado dos homens” "O que é a baleia entre os peixes, era o gigante Golias entre os homens." "(...) e o salteador, que está de emboscada (...) lança-lhe os braços de repente, e fá-lo prisioneiro. Fizera mais Judas?" “ Mas ah sim, que me não lembrava! Eu não prego a vós, prego aos peixes.” “ Que faria neste caso o ânimo generoso do grande António? (...) Que faria logo? Retirar-se-ia? Calar-se-ia? Dissimularia? Daria tempo ao tempo?” “ Ou é porque o sal não sala, e os pregadores se pregam a si e não a Cristo” "Oh alma de António, que só vós tivestes asas e voastes sem perigo (...)" "Vê, peixe aleivoso e vil, qual é a tua maldade (...)"