TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO O CAMINHO DAS ÁGUAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
Advertisements

Complexo Regional da NORDESTE
TRANSPOSIÇÃO DO VELHO CHICO: 200 ANOS DE NOVELA
Região Nordeste.
Aula 29 NORDESTE.
O Rio da Integridade Nacional
Transposição do Rio São Francisco
Antonio Neto Lima Bonfim
Transposição – sim e não
NORDESTE Com km² de área e um população de habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Conta com 9 Estados e.
Águas Continentais do Brasil
Planaltos e serras do Atlântico- Leste-Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, ES, PR e SC. Origem:
Relevo na classificação do professor Aroldo de azevedo Planicie litorânea.
Números do São Francisco -2,7 mil quilômetros é a extensão do rio desde a Serra da Canastra ( MG ), onde nasce, até a foz, entre os estados.
COMPLEXOS REGIONAIS.
Região Nordeste Cap. 33.
Complexo Regional da NORDESTE
CAPÍTULO 14 – COMPLEXOS GEOECONÔMICOS DO BRASIL
HIDROGRAFIA.
Hidrografia Brasileira
Bacias Hidrográficas brasileiras
Bacias hidrográficas do Brasil
Hidrografia
Complexo do Nordeste. Características gerais  Áerea equivalente a 1milhão e 500mil km² (pouco mais de 20% do território brasileiro)  Abrange inteiramente.
sub – regiões nordestinas
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
AÇÕES DO DNOCS 2012 – 2016 Seminário: Água limpa – um direito para uma vida saudável Caicó-RN, 13 de abril de 2016.
Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.
Alceu Galvão Eng. Civil – Dr. Saúde Pública Coord. Saneamento da Secr. das Cidades do Ceará.
EVOLUÇÃO DA COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE. CONTEXTUALIZAÇÃO 2015.
Hidrologia Estatística. Estatística descritiva A curva de permanência Vazões máximas Vazões mínimas.
Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● Até a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-de-
IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis novembro de 2009 Brasília – março de 2010 Secretaria de Biodiversidade.
Climograma Como calcular o volume de chuvas em mm?
Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dos Trabalhadores das Indústrias Brasileiras.
Prof. José Galizia Tundisi 09 Dezembro, 2013.
As atividades rurais são muito importantes para o Brasil: *geram emprego e renda; *alimentam a população; * fornecem matérias-primas para as indústrias;
MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Eron Bezerra Doutor em Ciências.
Direito e Mudanças Climáticas Desmatamento na Amazônia Brasileira André Lima Advogado – Assessor de Políticas Públicas Programa de.
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
RECURSOS HÍDRICOS PRINCIPAIS RESULTADOS. Concluída Em execução Em licitação Ação preparatória Obra Estudos e Projetos Integração do São Francisco Eixo.
A OMPETRO E OS ROYALTIES. Royalties são um compensação financeira destinada às regiões impactadas pelas atividades petrolíferas com o objetivo de compensá-las.
A Compensação Financeira das Usinas Hidrelétricas Hélvio Neves Guerra Superintendente de Concessões e Autorizações de Geração.
Mecanismos para Convivência com o Semiárido Banco do Nordeste do Brasil Etene Novembro 2012.
Sub-regiões do Nordeste
O SEMIÁRIDO DO NORDESTE PROPOSTAS E DESAFIOS. PRINCIPAIS FATORES FÍSICOS QUE INFLUENCIAM OS RECURSOS HÍDRICOS Semi-árido; Trópico-Equatorial; Geologia.
Armazenagem no Brasil Setembro/2013. Mapa da Produção do Brasil - Milho.
Os Agentes de Mercado e o Sistema Interligado Nacional SIE – Sistemas de Energia Professora Camila Bastos Eletroeletrônica Módulo 8.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba.
Hidrografia - Características
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
Acompanhamento da Produção do Norte/Nordeste SAFRA 2015/2016 Posição em 15/02/2016.
1° ANO UP Prof. Israel Frois. BACIAS BRASILEIRAS Definição de Bacias hidrográficas: Uma bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso de água é.
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
Transposição do Rio São Francisco 3a. Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Brasília, 17/11/2005 João Suassuna.
A Estrutura da Terra Prof. Viana. Placas Tectônicas.
AS POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DO ESTADO DE GOIÁS E O SEU ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO Prof. Paulo Borges Campos Jr 28 de Novembro de 2013.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
A distribuição da população a nível mundial
As Participações Governamentais no Estado do Rio de Janeiro Câmara dos Deputados Comissão de Minas e Energia Dezembro, 2010.
Santa Catarina Juarez Machado Guga Vera Fischer Cruz e Souza
REGIÃO NORTE.
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SENAC – SANTOS Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos ECOLOGIA Aula 6 21 jan
Aspectos Físicos do Paraná.  Não podem ser trabalhados e analisados isoladamente;  Relação de interdependência entre aspectos físicos da paisagem: relevo,
III Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Meio Ambiente Paulo Romano Brasília, 17/11/2005.
HIDROGRAFIA DO BRASIL Características Gerais:
Ministério da Educação Campus Natal/Cidade Alta
Transcrição da apresentação:

TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO O CAMINHO DAS ÁGUAS

A BACIA DO SÃO FRANCISCO ● 639 mil km2 é a área da bacia. ● Municípios: 504 (9% do total do país) ● População: 12,8 milhões ● Extensão do Rio: 2.700 km ● Vazão média no foz: 2.850 m3/s (superior a do Rio Nilo)

A BACIA DO SÃO FRANCISCO ● ALTO SÃO FRANCISCO De São Roque de Minas (MG) até Pirapora (MG) ● Extensão: 702 km2 ● Área: 100,076 km2 ● População: 6,247 milhões ● Economia: indústria (laticínios, têxtil,, mineração, pecuária, agricultura (frutas e sementes) ● IDH: 0,549 a 0,802 ● Altitudes: de 1.600 a 600 m ● Chuva: de 1.000 a 1.500 mm ● Temperatura: 23º C (média) ● Vegetação: florestas e cerrados

A BACIA DO SÃO FRANCISCO ● MÉDIO SÃO FRANCISCO De Pirapora (MG) até Remanso (Ba) ● Extensão: 1.230 km2 ● Área da bacia: 402.531 km2 ● População: 3,232 milhões ● Economia: agricultura (feijão, soja, milho, frutas), pecuária, indústria (laticínios, óleo). ● IDE: 0,343 a 0,724 ● Altitudes: de 2.000 a 500 m ● Chuva: 600 mm a 1.400 mm ● Temperatura: 24º C (média) ● Vegetação: cerrado e caatinga

A BACIA DO SÃO FRANCISCO ● BAIXO SÃO FRANCISCO De Paulo Afonso (Bahia) até a foz, entre SE e AL ● Extensão: 214 Km ● Área da bacia: 25.523 km2 ● População: 1.373 milhão ● Economia: agricultura (cana, arroz, frutas), pecuária, indústria (álcool, laticínios), e pesca. ● IDH: 0,364 A 0,534 ● Altitudes: de 200 m até o nível do mar, embora, na periferia, algumas serras atinjam 500 m. ● Temperatura: 25º C (média) ● Chuva: 800 mm a 1.300 mm ● Vegetação: caatinga e mata

POLIGONO DAS SECAS

ENTENDA O PROJETO

COMO VAI FICAR Prevê a construção de dois canais: um na direção norte, que abastecerá Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, e outro na direção leste, que levará a água para Pernambuco e Paraíba. Para vencer as serras que separam o rio São Francisco desses rios serão construídas estações de bombeamento, aquedutos e túneis. o eixo norte terá 402 km de extensão, e o eixo leste, 220 km. O eixo norte levará água aos rios Brígida e Terra Nova (PE), Salgado e Jaguaribe (CE), Apodi (RN) e Piranhas-Açu (RN). O eixo-leste abastecerá de água até o rio Moxotó (PE) e Paraíba (PB)

OUTRAS TRANSPOSIÇÕES PRÓS CONTRAS O projeto pretende por fim na 'indústria da seca', que usa a água levada por carros-pipa para conseguir votos. A distribuição das águas pelo projeto ficará sob controle dos governadores, que terão sua força política ampliada.

OUTRAS TRANSPOSIÇÕES PRÓS CONTRAS Como o custo da água será alto, ela só será usada em grandes fazendas. A população pobre não terá benefícios. A prioridade é levar água para a população. Se houver uma sobra ela poderá ser usada na irrigação.

OUTRAS TRANSPOSIÇÕES PRÓS CONTRAS O custo do projeto R$ 4,5 bi, será compensado pela economia obtida nas secas. Como o rio produz 95% da energia do NE, a perda de água vai afetar a produção

OUTRAS TRANSPOSIÇÕES PRÓS CONTRAS A água do rio vai permitir um uso mais eficiente dos açudes, o que vai reduzir as perdas com a evaporação. A água será levada por adutoras em longos trajetos sob o sol. A evaporação pode consumir a maior parte dela.

OUTRAS TRANSPOSIÇÕES PRÓS CONTRAS A perda de energia que o projeto trará as usinas da Chesf é de apenas 1% e será compensada por outras regiões. A seca já reduziu sobradinho a 5% do seu volume. A represa não pode garantir água para outros Estados.

slidecriativo.blogspot.com