Sistema de Destinação Final de Embalagens Vazias de Agrotóxicos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As diferentes tecnologias e as alterações na natureza
Advertisements

“Como separar e reciclar o LIXO de sua CASA”
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Diálogos Política Nacional de Resíduos Sólidos Embalagens pós-consumo e responsabilidade compartilhada A ÓTICA DOS CONSUMIDORES Lisa Gunn Coordenadora.
POLUIÇÃO do solo.
Ministério do Meio Ambiente
TECNOLOGIA DE EMBALAGENS
O espaço geográfico e as atividades humanas
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
Solução Definitiva para o Problema do Lixo!
Ciclo de vida do produto
Gestão Ambiental.
CONSELHO DIRETOR: 07 entidades e 05 empresas
Descarte de embalagens
Saiba como lavar e devolver suas embalagens vazias de agrotóxicos.
Ecologística: a logística da ecologia
Resíduos.
Logística Reversa das Embalagens
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
INFORMATIVO IRANI ESPECIAL
Política Nacional de Resíduos
Projeto Recicla Óleo UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Logística e ecologia Tarefa U09 Grupo 08H Gabriela Batista
Logística Reversa Impactos ecológicos.
Grupo 19W. A embalagem merece a ocnsideração de especialista, já que: O desenvolvimento e projeto adequados à efetiva necessidade do produto contido nela.
Reciclagem de Embalagens.
Saiba como lavar e devolver suas embalagens vazias de agrotóxicos.
1O SEMINÁRIO PRESERVATIVOS DE MADEIRA
ROSANE CURI Fundação Oswaldo Cruz
Decreto Federal nº 7404 de (regulamento)
AGROTÓXICOS EM PERNAMBUCO
O papel da Química e da Ciência no desenvolvimento sustentável: novos materiais, polímeros e derivados.
MAPEAMENTO DO SISTEMA DE LOGÍSTICA REVERSA DAS EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS UTILIZADAS NO MUNICÍPIO DE CAMBORIÚ - SC Aline Pereira Gomes – Engenheira Ambiental.
Agrotóxicos, Transgênicos e Soberania alimentar
Pegada de Carbono da Cadeia de Valor do Alumínio
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
Visão Ser o parceiro escolhido pelo profissionalismo e excelência em qualidade. Missão Ser a N°1 em limpezas técnicas por hidrojato de tanques, equipamentos.
USO DE AGROTÓXICOS DE ACORDO COM A LEI
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
USO DE AGROTÓXICO EM SAÚDE PÚBLICA EXPERIÊNCIA DA SUVISA
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Energia, tecnologia e desenvolvimento sustentável.
Dia Nacional do Campo Limpo – 2009 Comemoração: dia (terça–feira) e durante as duas semanas que antecedem a data O dia 18 de Agosto é o Dia Nacional.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
Há dez mil anos atrás a sobrevivência do homem era garantida pela caça e pesca. As mulheres coletavam frutos e deram início à agricultura ao perceberem.
Botas Femininas Sustentáveis. A EMPRESA A Empresa foi fundada em 2010 por um grupo de mulheres estudantes do curso de Administração. Com os olhos voltados.
1. SISTEMA SEMA/PR Reunião CONCIDADES 05 de maio de
Meio Ambiente.
Coleta Seletiva e Reciclagem
Reciclagem Separação dos resíduos
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS – IJUÍ - AGENDA 21 Dirlei Marchesan – julho de 2008 GERAÇÃO: DESTINAÇÃO:
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Assuntos 02/20 Processos ativos Processos ativos Gestão de lâmpadas fluorescentes e mistas Gestão de.
Seminários Uso Sustentável de PF
Transporte e Manuseio de Cargas - Embalagens -
Soluções Sustentáveis
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Energia e Meio Ambiente na Indústria Automotiva Desafios e Oportunidades Energia e Meio Ambiente na Indústria Automotiva Desafios e Oportunidades por Adriano.
Data: 08 de agosto de 2006 Objetivo:  
Destinação de defensivos agrícolas impróprios para uso ou obsoletos junho/13.
Manejo e destino final das embalagens
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH DEZEMBRO/2015.
Regulamentação da PNRS Logística Reversa CDEIC, 28 de maio de 2013.
Ministério do Meio Ambiente
Processos de Registro de Defensivos Agrícolas no Brasil Comissão de Agricultura e Reforma Agrária – Senado Federal 02 de julho, 2015.
Política Nacional de Resíduos Sólidos – acordos nacionais Dezembro/2015.
CAPÍTULO 2 – DISCUSSÃO SOBRE A LEI QUE DELIBERA SOBRE A LOGÍSTICA REVERSA NO BRASIL CONCEITO: LEI Nº , DE 2 DE AGOSTO DE Institui a.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Destinação Final de Embalagens Vazias de Agrotóxicos

Visão “Ser referência mundial como centro de excelência na recuperação e destinação final de embalagens vazias de fitossanitários, preservação do meio-ambiente e da saúde humana”

InpEV – 7 entidades e 76 empresas 100% dos fabricantes de agrotóxicos

76 empresas associadas 1.ADM do Brasil 2.Agecom Produtos de Petróleo 3.Agrialliance 4.Agricur 5.Agrocete 6.Agrovant 7.AMVAC do Brasil 8.Allvet Química Industrial 9.Arysta 10.Atta-kill 11.Atanor 12.Atar do Brasil 13.BASF 14.Bayer Cropscience 15.Bernardo Química 16.Bio Controle 17.Bio Soja 18.BRA 19.Buckman 20.CCAB Agro 21.Cheminova 22.Chemotécnica 23.Chemtura 24.Consagro 25.Coodetec 26.Cropchem 27.Cross Link 28.De Sangosse Agroquímica 29.Degesch do Brasil 30.Dinagro 31.Dow Agrosciences 32.DuPont do Brasil 33.DVA Brasil 34.DVA Especialidades 35.Enro Industrial 36.Fênix Industrial 37.FMC 38.Fersol 39.Forquímica 40.Griffin do Brasil 41.Helm do Brasil 42.Iharabrás 43.Irrigações Dias Cruz 44.Isagro Brasil 45.Isca Tecnologias 46.Laboratórios Pfizer 47.Lanxess 48.Luxembourg 49.Merck 50.Microquímica 51.Microsal 52.Milenia 53.Momentive Performance Materials 54.Monsanto 55.Nitral Urbana 56.Nufarm 57.Nortox 58.Oxiquímica 59.Petrobrás 60.Pilarquim 61.Poland Química 62.Prentiss 63.Produtos Químicos São Vicente 64.PR Trade 65.Rotam do Brasil 66.Samaritá 67.Sinon do Brasil 68.Sipcam Isagro 69.Stoller do Brasil 70.Sumitomo 71.Syngenta 72.Taminco do Brasil 73.Turfal 74.Union Agro 75.United Phosphorus do Brasil 76.W. Neudorff

Principais elos da cadeia

Responsabilidades de cada elo da cadeia

2001 = 34 Unidades 2002 = 139 Unidades 2003 = 258 Unidades 2004 = 318 Unidades 2005 = 350 Unidades 2006 = 365 Unidades 2007 = 375 Unidades 2008 = 399 Unidades m2 - Área construída m2 - Terreno Mais de Distribuidores e Cooperativas envolvidos 25 Estados inpEV 9 Coordenadores no Brasil Evolução das Unidades de Recebimento no Brasil

Fluxo das embalagens vazias Responsabilidades da indústria fabricante

TOTAL DE EMBALAGENS VAZIAS DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS DESTINADAS 80% das embalagens são retiradas 94% das embalagens plásticas são retiradas

(kg) 2005 – 2008 (janeiro -dezembro) EVOLUÇÃO DO VOLUME RETIRADO DE EMBALAGENS

(% crescimento) 2007 – 2008 EVOLUÇÃO DO VOLUME RETIRADO DE EMBALAGENS

Destinação final (janeiro – março 2009) em Kg

Recicladoras do Sistema

01. Barrica de papelão 02. Barrica plástica para incineração 03. Caçamba plástica para carriola 04. Caixa de bateria automotiva 05. Caixa de passagem para fios e cabos elétricos 06. Caixa para massa de cimento 07. Conduíte corrugado 08. Cruzeta de poste de transmissão de energia 09. Duto corrugado 10. Embalagem para óleo lubrificante 11. Roda plástica para carriola 12. Saco plástico de descarte e incineração de lixo hospitalar 13. Tubo para esgoto 14. Tampa agro Recicap Produtos reciclados

REFERÊNCIA MUNDIAL NO RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS Comparativo do volume de destinação ambientalmente correta das embalagens plásticas comercializadas em 2007

POPi’s (Procedimento Operacional Padrão inpEV) para Unidades de Recebimento 23 POPis para as Centrais Check list Periódico das Centrais Indicadores de Performance para as Centrais Densidade de fardos Peso médio de cargas (equivalente truck) Custo por tonelada processada Toneladas por homem/mês Painel de bordo (inpEV e Centrais) Avaliação mensal INSTRUMENTOS DE GESTÃO E GERENCIAMENTO DE CENTRAIS

Aprimorar o sistema de devolução de embalagens vazias de forma que o agricultor possa devolvê-las em qualquer Unidade de Recebimento (Central ou Posto) licenciada pelo órgão ambiental competente e credenciada ao inpEV; Todos os distribuidores (revendedores e cooperativas) contribuindo com a sua cota parte nas Unidades de Recebimento; Não permitir o registro ou a renovação de registro de estabelecimentos que não atendam as exigências legais para a devolução das embalagens vazias (carta de Cuiabá e seguintes). DESAFIOS PARA O SISTEMA DE DESTINAÇÃO DE EMBALAGENS VAZIAS

1 - A Natureza Precisa de Você: lave-me, devolva-me 2 - A Natureza Agradece: lavagem e devolução Slogan: É fácil. É simples. É lei Parceria: Ministério da Agricultura e Governo Federal Peças: Painel de estrada, Folheto, Banner, Poster, Adesivo, Filme de TV CAMPANHAS Novo filme em 2009

Você poderia imaginar que este é também um resultado do Sistema de Destinação Final de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas? Graças a todos os envolvidos no programa, o Brasil é hoje referência mundial no assunto. Continue fazendo a sua parte. A Natureza Agradece. 95% das embalagens primárias* são retiradas anualmente do meio ambiente 375 unidades de recebimento recebem as embalagens vazias em 26 Estados caminhões (equivalente truck)** de embalagens vazias foram movimentados nos últimos 6 anos para levar as embalagens ao destino final 92% das embalagens devolvidas em 2007 foram recicladas E com isso, 98 mil toneladas de equivalente carbono*** deixaram de ser emitidos em cinco anos de atuação deste programa (de 2002 a 2006), o que equivale ao plantio de 491 mil árvores. *São as que entram em contato direto com os produtos **Tipo de caminhão que tem o eixo duplo na carroceria *Equivalente carbono é o volume emitido por todos os gases que causam efeito estufa convertidos para valor em carbono, pois o CO2 (dióxido de carbono) é o mais importante deles. Fonte: Fundação Espaço Eco. + + AVALIAÇÃO DE ECOEFICIÊNCIA DO SISTEMA Paulo Ely do Nascimento Gerente de Operações inpEV

2006 Público atingido: Estados participantes: 18 Número de unidades de recebimento: Público atingido: Estados participantes: 15 Número de unidades de recebimento: Público atingido: Estados participantes: 21 Número de unidades de recebimento: Público atingido: Estados participantes: 23 Número de unidades de recebimento: 99 Dia 18 de agosto foi instituído como o Dia Nacional do Campo Limpo de acordo com a Lei de 16 de abril de Dia Nacional do Campo Limpo 2009