Atletismo Educação Física 2010-2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO
Advertisements

Trabalho de Educação Física
Atletismo Por Luís, 4º ano.
GINÁSTICA Prof. José Luís Mendes.
O treino do GUARDA-REDES
Como se avalia a condição física?
Saltos.
Corridas planas.
Atletismo Rui Justo.
ELEMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL
ATLETISMO.
Atletismo Trabalho realizado por: Disciplina: Área de Projecto
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
Ginástica de Aparelhos
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
Matéria de Atletismo para o teste teórico: Corridas Saltos Lançamentos
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo
Trabalho de ed.física Componentes: Jozoé Barboza , José Carlos , Peterson Moral , Thiarles Viana.
PATINAGEM Programa do 1º Ciclo
Escola E.B. 2,3 Frei Manuel Santa Inês
Peito Pernas Supino Cotovelos na linha dos ombros e em 90 graus.
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
ATLETISMO.
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Direita em Topspin (openstance)
Atletismo Corridas de Velocidade Estafetas Salto em Comprimento
Movimentos de Ataque.
A ação do corpo Deve contribuir para a realização de movimentos para a frente e em linha reta, os pés sempre apontados para adiante, os quadris e os ombros.
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
Voleibol Curso Profissional Técnico de Multimédia Educação Física
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
CORRIDAS COM BARREIRAS
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Gestos técnicos do voleibol
Basquetebol.
Ginástica de Aparelhos
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
HABILIDADES DE LOCOMOÇÃO
Profª. Maria Helena Carvalho
Atletismo Corrida com barreiras.
Atletismo Salto em comprimento.
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
As Técnicas Básicas do Volley
Jogos/atividades educativas no processo de ensino-aprendizagem
ATLETISMO Prof(a): Flávia Temponi Góes
NADO CRAWL.
PATINAGEM Programa do 2º Ciclo
Pontos chaves – como utilizar?
ATLETISMO Definição da IAAF: provas de pista e de campo, corridas de rua, marcha e corridas através do campo. Modalidade esportiva composta por provas.
Análise Biomecânica – FOREHAND
Escola Básica de Canidelo
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
Atletismo.
Lançamentos e Arremessos
Saltos São quatro os tipos de saltos: distância, triplo altura,
Fundamentos do Voleibol
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS –EDUCAÇÃO FÍSICA
CARACTERIZAÇÃO DO VOLEIBOL
FUTSAL.
ATLETISMO.
Trabalho Realizado por: Jorge Rodrigues Escola Básica Integrada da Boa Água.
Elementos técnicos fundamentais:
GINÁSTICA de SOLO.
Atletismo.
Transcrição da apresentação:

Atletismo Educação Física 2010-2011

ATLETISMO O Atletismo é a base fundamental para qualquer desporto. Nele se misturam as corridas, os saltos e os lançamentos, com as diferentes componentes técnicas. O Atletismo foi dos primeiros desportos a ser praticado pelo Homem e a ter honras de competição. As actividades que o constituem são naturais ao ser humano, sempre fizeram parte do seu dia-a-dia.

História do Atletismo É um desporto muito antigo, senão mesmo o mais antigo. Já na antiga Grécia era praticado, embora de uma forma diferente da actual. Não havia tantas provas como há hoje e grande parte delas eram constituídas por corridas, tais como: a corrida simples (correr 192,27 metros), a corrida dupla (diaulo) e a corrida dos doze comprimentos (dólico). Havia igualmente a prova do salto em extensão e a do lançamento do disco.

ATLETISMO O Atletismo é uma modalidade desportiva que engloba corrida, lançamentos e saltos. De um modo geral, o Atletismo é praticado em estádios, com excepção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.

Pistas de Atletismo

Diferentes Provas Actualmente as principais disciplinas de atletismo são: corrida, lançamentos, saltos e provas combinadas. A corrida pode ser dividida em 3 tipos de provas: velocidade, meio-fundo e fundo. Exemplos dessas provas são a corrida de 100m, 3000m e a Maratona respectivamente. Este tipo de provas também pode assumir outras classificações, dependendo das características das mesmas, como é o caso das corridas de barreiras, estafetas (em equipa) ou obstáculos.

PROVAS DE VELOCIDADE: Até 400m PROVAS DE MEIO-FUNDO: 800 - 3000m PROVAS DE FUNDO: a partir de 5000m

Os lançamentos podem ser divididos em 4 provas: lançamento do peso, martelo, dardo e disco. Os saltos são igualmente divididos em 4 provas: salto em comprimento, salto à vara, salto em altura e triplo salto. As provas combinadas contemplam o decatlo (para os homens) e o heptatlo (para as mulheres). Tal como o próprio nome indica, combina as 3 disciplinas constituintes do atletismo: corrida, saltos e lançamentos.

Salto em comprimento Corrida de Balanço: Realizar uma corrida progressivamente acelerada, com um ritmo crescente até à chamada. Correr com os ombros relachados, e com uma acção energética dos membros superiores.

Chamada: Realizar a chamada com apoio total da superfície plantar do pé. Realizar um movimento de extensão activa das articulações do pé, joelho e anca. Manter o tronco próximo da vertical, a cabeça levantada e os membros superiores/ombros a actuar de forma rápida, coordenada e alternada com os membros inferiores.

Voo (técnica salto na passada): Manter o olhar dirigido para a frente Voo (técnica salto na passada): Manter o olhar dirigido para a frente. Posicionar os M.Inferiores de forma elevada e o mais para a frente possível, flectindo o tronco sobre estes e aproximanto as mãos dos pés. Recepção: Amortecer a queda através da flexão dos joelhos após o toque dos calcanhares, permitindo deslizar sobre o local de contacto.

Corrida de Barreiras Principais corridas: Homem: 60m (indoor); 110m; 400m Mulheres: 60m (indoor); 100m; 400m

Aproximação à 1º Barreira: Acelerar progressivamente a corrida Aproximação à 1º Barreira: Acelerar progressivamente a corrida. Aumentar a amplitude da passada até ao último passo.

Chamada: Apoiar o pé da perna de impulsão no eixo da corrida Chamada: Apoiar o pé da perna de impulsão no eixo da corrida. Simultaneamente, a outra perna efectua o ataque à barreira, movendo-se para cima e para a frente. Inclinar o tronco de modo a ficar no prolongamento da perna de impulsão. A cintura e os ombros devem estar no sentido da corrida. A perna de impulsão só deixa o contacto com o solo depois da sua extensão.

Transposição: Flectir o tronco sobre a perna de ataque, com a ajuda do braço do lado oposto desta. Afastar lateralmente (abdução) a perna de impulsão na passagem da barreira e levar o braço do mesmo lado, na direcção do pé da perna de ataque. Recepção: Alongar a perna de ataque para a frente e para baixo, procurando o solo, facilitando a acção do corpo para a corrida entre barreiras.

Corrida entre Barreiras: O ritmo entre barreiras é de importância capital. O número de apoios deve permitir a passagem das barreiras sem modificar o ritmo e com uma regularidade precisa.

Lançamento do Peso Preparação: Apoiar o peso na base dos dedos. Colocar o peso junto à mandíbula, por baixo do queixo, pressionando contra este, estando o braço flectido pelo cotovelo em tensão. Colocar os pés em linha, um atrás do outro, concentrando o peso do corpo sobre a perna (do braço que lança), que se encontra flectida pelo joelho.

Deslize: Elevar a perna de balanço, flectindo a de impulsão Deslize: Elevar a perna de balanço, flectindo a de impulsão. Efectuar um movimento rápido de extensão à retaguarda da perna apoiada. Procurar um deslocamento rápido e rasante pelo calcanhar. Rodar os pés na direcção do arremesso.

Arremesso: Transferir o peso do corpo da perna de impulsão para a perna de balanço. Rodar a bacia para a frente, através da extensão da perna de balanço. Efectuar a extensão de todas as articulações do corpo, tornozelo, joelho, cintura, ombro e braço de forma explosiva.

FIM