Começo de conversa... “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Paróquia Coração de Jesus
IGREJA E ESPIRITUALIDADE
Pe. Leomar Brustolin Catedral de Caxias do Sul-RS
Catequese orante ao redor da mesa
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
PREPARAR A CATEQUESE.
A espiritualidade do catequista Vivência e transmissão da fé
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
Catequese orante ao redor da mesa
A Morada de Deus.
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
A música litúrgica no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
Encaminhamento para o AGIR
«Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
Bem-vindo/a.
CATECUMENATO.
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
O dia do senhor ressuscitado
DEUS TRINDADE.
O Pão da Palavra e da Eucaristia
Culto à Virgem Maria.
Diocese de Amargosa.
No Deserto.
Maria – A Serva do Senhor
A eucaristia Começar.
Espiritualidade do Catequista
A Comunidade.
Bíblia, Palavra que transforma.
Liturgia – 2011.
Diocese de São João da Boa Vista
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
ENPL 2012 Escola de Ministérios Acólitos.
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
COORDENADORES DE COMUNIDADE
Marta e Maria.
I. Objectivos Compreender a missão do Padre.
JOÃO é seu nome.
«Vimos o Senhor»..
Batismo de Jesus.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
Trindade.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
Olhando para o Céu Ascensão.
Metodologia da Infância e adolescência Missionária
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
Amou-nos até o fim.
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
O que é a Quaresma?.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
PASTORAL LITÚRGICA A Missa renovada pelo Concílio Vaticano II é “ação de Cristo e do Povo de Deus hierarquicamente organizado” (IGMR 16), reunido em.
Ofício de Vigília.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
A vida é liturgia. A vida é liturgia… Quando as pessoas trabalham para ganhar a vida e para melhorar o mundo, estão continuando o ato de amor pelo qual.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
Transcrição da apresentação:

Começo de conversa... “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria”

Esta é a motivação e toda a nossa dedicação na comunidade: Fazer com que as pessoas conheçam Jesus Cristo e O sigam. Um dos momentos profundos onde as pessoas se encontram com Cristo é a LITURGIA. Toda religião tem seus ritos litúrgicos, orações, cantos, ritos sagrados, objetos que nos ligam a Deus.

O futebol também tem sua “liturgia”

O Carnaval também tem sua “liturgia” Cores, vestes, música, dança, tema, povo...

Sacrosanctum Concilium A Igreja Católica tem sua liturgia milenar que, contudo, evoluiu bastante ao longo dos séculos. A última transformação expressiva aconteceu no Concílio Vaticano II. Sacrosanctum Concilium

Mas o aprofundamento da liturgia continua.... Documento 100 da CNBB – Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia. Este documento coloca que o futuro da evangelização católica passa, obrigatoriamente, pela Catequese, pela Liturgia e pela Palavra de Deus, a leitura orante.

Liturgia e espiritualidade (Doc.100) Após o Vaticano II cresceu a participação das pessoas nas celebrações. Mas algumas experiências mostram que há muita fala e pouca reza. São celebrações sem espiritualidade e sem vivência do celebrado. Celebrações sem encontro com o mistério e vira encontro de pessoas. Existem comentários longos, cânticos desalinhados e falta de silêncio. A eucaristia renova a vida em Cristo e a adoração educa a pessoa. O domingo deve ser mais valorizado como alegria e encontro familiar. Muitas comunidades não têm celebração eucarística, mas da Palavra. É preciso encontrar soluções maduras para enfrentar esta questão. A rede de comunidades deve ter vida espiritual, celebrativa e caritativa. As celebrações não podem levar a fugas intimistas da realidade. Ao contrário, deve levar à solidariedade e à alteridade na comunidade. Valorizar a piedade popular com a Palavra e celebração do mistério. Ver na devoção a Maria um caminho de seguimento de Jesus Cristo.

Liturgia e espiritualidade (Doc.100) Celebrações sem encontro com o mistério e vira encontro de pessoas. Existem comentários longos, cânticos desalinhados e falta de silêncio. O domingo deve ser mais valorizado como alegria e encontro familiar. Ter vida espiritual, celebrativa e caritativa. Muitas comunidades não têm celebração eucarística, mas da Palavra. É preciso encontrar soluções maduras para enfrentar esta questão. A rede de comunidades deve ter vida espiritual, celebrativa e caritativa. As celebrações não podem levar a fugas intimistas da realidade. Ao contrário, deve levar à solidariedade e à alteridade na comunidade. Valorizar a piedade popular com a Palavra e celebração do mistério. Ver na devoção a Maria um caminho de seguimento de Jesus Cristo.

Uma das propostas do Doc Uma das propostas do Doc. 100 é o desenvolvimento de uma Iniciação à vida cristã. Iniciar a criança na prática da fé e ir acompanhando seu crescimento e amadurecimento cristão. Nesta caminhada a liturgia tem uma profunda importância. Ela faz a pessoa tocar, sentir o Sagrado. Nela a pessoa faz a experiência de Deus.

A missão da equipe de liturgia é colaborar para que as pessoas tenham este encontro. Por isso é essencial que nas comunidades abandonemos de vez a ideia: ‘sempre foi assim’.

QUERIGMA: 1) Deus nos ama, mas 2) nosso pecado nos impede de acolher este amor, por isso ele 3) enviou seu Filho Jesus Cristo que morreu na cruz e ressuscitou e assim 4) nos salvou. 5) Jesus Cristo é a nossa vida, nossa alegria: Ele é tudo para nós. 6) O QUE JESUS FEZ POR MIM, PODE FAZER POR VOCÊ TAMBÉM

Este é o nosso primeiro anúncio e o motivo porque ainda hoje não paramos de anunciar este Jesus que encontramos no caminho da vida.

Portanto... Só temos a agradecer a tua dedicação em atuar na liturgia da tua comunidade. Teu serviço é de extrema importância para a comunidade e para as pessoas que vem ao encontro dela. Através da tua dedicação Cristo pode chegar com mais facilidade ao coração das pessoas.

Você realmente se deu conta da grandeza, da importância e da nobreza da liturgia? Você realmente se deu conta da grandeza, da importância e da nobreza da tua participação na liturgia da comunidade??? Você se considera membro da EQUIPE DE LITURGIA???

Você se considera membro da EQUIPE DE LITURGIA???

Centro – Cristo e a Páscoa O que é liturgia Tornar presente o mistério pascal de Cristo na história. Tornar presente Cristo na Sua Igreja. Tornar presente Cristo na vida dos seus discípulos. É viver uma permanente Páscoa e um permanente Pentecostes. Centro – Cristo e a Páscoa

A Liturgia funde (une): Passado (o que Cristo fez por nós) Presente ( O que Cristo continua fazendo por nós) Futuro (o que Cristo fará por nós)

Liturgia Terrena e Liturgia Celeste: “Na Liturgia terrena, temos uma pequena experiência da Liturgia celeste, que se celebra no paraíso, a Jerusalém celeste, para a qual peregrinos, nos encaminhamos”.

A liturgia não esgota toda a atividade da Igreja, mas é o cume (ponto alto) e a fonte de toda a ação pastoral da Igreja.

Na liturgia: Deus é glorificado e o Ser humano santificado

avaliação das celebrações. A equipe de Liturgia ocupa-se com a preparação, realização e avaliação das celebrações.

Celebrações da Palavra de Deus (Culto) Matrimônio Batismo Exéquias. Diversas Celebrações Eucaristia Celebrações da Palavra de Deus (Culto) Matrimônio Batismo Exéquias. Outros momentos de orações da comunidade ...

Preparar as diferentes celebrações da comunidade; A Equipe de Liturgia Tarefas: Preparar as diferentes celebrações da comunidade; Organizar o espaço celebrativo – ambiente da celebração; Preparar tudo o que for necessário à celebração; Prever os diferentes elementos e momentos da celebração; Definir as expressões simbólicas, os gestos ... Escolher os cânticos e hinos levando em conta os momentos da celebração e o tempo litúrgico; Executar o que a equipe planejou ou auxiliar o que foi planejado; Preparar-se técnica e espiritualmente para o desempenho competente das funções litúrgicas tendo em vista a participação da assembléia; Avaliar a prática celebrativa à luz da vida e da participação da comunidade;

Prever os diferentes elementos e momentos da celebração; A Equipe de Liturgia Prever os diferentes elementos e momentos da celebração; Definir as expressões simbólicas, os gestos ... Escolher os cânticos e hinos levando em conta os momentos da celebração e o tempo litúrgico; Executar o que a equipe planejou ou auxiliar o que foi planejado; Preparar-se técnica e espiritualmente para o desempenho competente das funções litúrgicas tendo em vista a participação da assembléia; Avaliar a prática celebrativa à luz da vida e da participação da comunidade;

Executar o que a equipe planejou ou auxiliar o que foi planejado; A Equipe de Liturgia Executar o que a equipe planejou ou auxiliar o que foi planejado; Preparar-se técnica e espiritualmente para o desempenho competente das funções litúrgicas tendo em vista a participação da assembléia; Avaliar a prática celebrativa à luz da vida e da participação da comunidade;

A Equipe de Liturgia Avaliar a prática celebrativa à luz da vida e da participação da comunidade;

Liturgia é oração O ritualismo: agir exterior agir mecânico agir calculista preso às normas agir rotineiro e frio fazer por fazer não engaja não transforma não envolve pessoas Não concede espaço ao mistério de Deus é agir humano antes de Deus A liturgia orante: é afetuosa Leva ao compromisso, ao engajamento porque quando temos uma experiência concreta de Deus queremos partilhá-la com outras pessoas; Favorece o encontro vivo com o mistério de Deus; Ela acontece quando me entrego e me deixo conduzir pelo mistério de Deus.

Condições para uma liturgia mais orante: Zelar pela acolhida afetiva das pessoas; Cuidar para que no ambiente não haja ruídos que perturbem a assembleia; Criar clima orante no início das celebrações – o canto de um refrão meditativo ajuda; Respeitar pequenos momentos de silêncio; Evitar todo o movimento que distraia; Evitar o excesso de comentários explicativos; Cultivar o estilo de cada um, não ser dispersivos ou até vulgares, mais espontâneos e centrados. Desempenhar bem as funções e serviços litúrgicos.

Criar clima orante no início das celebrações – o canto de um refrão meditativo ajuda; Respeitar pequenos momentos de silêncio; Evitar todo o movimento que distraia; Evitar o excesso de comentários explicativos; Cultivar o estilo de cada um, não ser dispersivos ou até vulgares, mais espontâneos e centrados. Desempenhar bem as funções e serviços litúrgicos.

Cultivar o estilo de cada um, não ser dispersivos ou até vulgares, mais espontâneos e centrados. Desempenhar bem as funções e serviços litúrgicos.