A corte portuguesa no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ERA UMA VEZ….
Advertisements

EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL OBJETIVOS.
Como devemos preservar a água?
A indepêndencia do Brasil
História Geral e do Brasil. História Geral e do Brasil.
A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Aula 06 A Mineração Quando e Onde.
A SOCIEDADE MINERADORA Lavagem do Ouro, de Rugendas, 1835
Regresso de D. João Em Portugal, o governo de D. João VI ele gerou fortes ressentimentos entre a burguesia, que perdera o lucrativo monopólio do comércio.
Contexto Histórico O ano de 1820 foi significativo, pois ocorria o avanço da Independência na América e pelas revoluções liberais na Europa; Ocorre.
História do transporte urbano no Brasil – Curiosidades
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluna: Marcela
Tragédia em Teresópolis
SISTEMA CAPITALISTA X SISTEMA SOCIALISTA
A Vinda da Família Real para o Brasil
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Família Real portuguesa no Brasil
A HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO.
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Trabalho elaborado por: - Ana Cecília nº1 Escola Básica e secundária do Porto Moniz Disciplina: E.M.R.C. Ano letivo 2012/2013.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Do campo para a cidade Migração: mudança de um lugar para outro dentro do próprio país.
Absolutismo Régio Características Características:  Absolutismo de direito divino ou seja o poder do rei tem origem divina (o rei apenas tinha que prestar.
UM PROJETO Caráter Educativo ConscientizaçãoFormação do Caráter.
Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando nós passamos a gostar de algo, compreendemos melhor seu funcionamento. Nesse caso, as palavras tornam-se.
PROGRAMA I ETAPA 8º ANO Capítulo 1 – O mundo moderno e a modernidade
Venha agora criançada Venha aqui neste lugar Para você escutar O que agora vou contar.
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
Revolução Industrial História da Revolução Industrial, pioneirismo inglês, invenções de máquinas, passagem da manufatura para a maquinofatura, a vida.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN “Prêmio Água e Saneamento – FEMSA.
Estamos tão cercados de tecnologia barata e simples, que estão quase obrigando as pessoas a serem felizes. Mostram a todo momento, que temos tanto para.
Movimento populacional de Portugal para o Brasil; Segundo grupo que mais povoou o Brasil; Deixaram profundas heranças para a cultura e etnicidade do povo.
Domingo Sangrento. Introdução Um país: Rússia Aspetos Políticos: Monarquia absoluta A Rússia no início do século XX estendia-se desde a Europa de Leste.
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
Mercado Saloio da EB de Freiria
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO PROVINCIAL DO ZAIRE DIRECÇÃO PROVINCIAL DE ENERGIA E ÁGUAS.
6º GBM - Nova Friburgo - Setembro 2011
Criada em 1983, assume desde então a defesa das indústrias farmacêuticas brasileiras de capital nacional, produzindo e gerando emprego no Brasil, desenvolvendo.
História do Brasil – 5º ano
Trabalho de História Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
Feito por:Pedro Henrique 5º ano B. A abdicação do imperador Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal.
3. CRESCIMENTO ECONÓMICO, PRODUTIVIDADE E NÍVEL DE VIDA Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular.
GT – Vila Itororó. UMA EXPERIÊNCIA COM MORADIA EM ÁREA CENTRAL.
O ANTIGO REGIME EM PORTUGAL L’ANCIEN RÉGIME AU PORTUGAL.
Trabalha pelo desenvolvimento do setor de cruzeiros no Brasil. Associação sem fins lucrativos, criada em 2006, com o objetivo de auxiliar na regulamentação,
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA 5 DE OUTUBRO DE 1910 Trabalho elaborado por Helena Mendes.
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
Politicas Ambientais. 6º Plano de Eficiência Energética 5º Comissão temporária sobre Alterações Climáticas 4º Acordo de Copenhaga 3º Convenção das Nações.
M inha Família Não Será Um Fracasso, Ela Foi Projetada Para o S ucesso Pr. Gilvane Batista I Samuel e
Aula 3: Teoria do Capital Humano.  Retomar aula anterior  Educação e economia  Valor econômico da educação  Custos da educação  Retornos da educação.
Estudo Evangelho no LarEstudo Evangelho no Lar Estudo mensal de setembro/2012Estudo mensal de setembro/2012.
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
ANA BEATRIZ C. MARQUES LOBATO 5º ANO B   No início do século XIX, a Europa estava inteiramente dominada pelas tropas do Imperador dos franceses Napoleão.
Portugal no século XIV A revolução de
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO DA PROVÍNCIA DO BENGO DIRECÇÃO PROVINCIAL DE ENERGIA E ÁGUAS CARACTERIZAÇÃO DO ESTADO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA PROVÍNCIA.
Terra entre rios..
Unidade 4 Avaliação, Informação e Bem Estar. Uma distinção fundamental entre dado e informação é que o primeiro é puramente sintático e a segunda.
A REVOLUÇAO DOS CRAVOS O 25 de abril.
O OURO NO BRASIL.
As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.
Cidade pequena, mas tão pequena que dizer pequena era muito e podia ser considerado um elogio, os habitantes não passavam de um mil ou pouco mais; era.
O SENTIDO HISTÓRICO DO CONCEITO DE POLÍTICA. POLIS Polis, era na Grécia, a cidade onde viviam os cidadãos ( politikos) livres, com dois direitos: isonomia.
Independência do Brasil ● A independência do Brasil, enquanto processo histórico, se desenhou muito tempo antes do príncipe regente Dom Pedro I proclamar.
Influências na Arte Brasileira no Século XIX
As Invasões Francesas
Transcrição da apresentação:

A corte portuguesa no Brasil Bruna Simioni Soares 5°B

O Rio de Janeiro era a capital da colônia desde 1763 O Rio de Janeiro era a capital da colônia desde 1763. Com a vinda da Família Real, passou a ser também a sede do governo de Portugal.

A cidade de pouco mais de 45 mil habitantes recebe de uma vez só mais de 15 mil pessoas.

Na época, o Rio de Janeiro era pequeno, sujo e sem condições de acomodar tanta gente. Seus moradores eram, em sua maioria, artesãos, comerciantes, ambulantes e empregados do comércio.

A presença da Família Real mudou o dia a dia da cidade do Rio de Janeiro.

Para alojar os recém-chegados, funcionários percorriam as ruas colocando nas portas das melhores casas placas com as letras P.R., que significavam Príncipe Regente. Seus moradores deviam desocupá-las, deixando os móveis.

Indignados com tal atitude, os habitantes da cidade diziam que as letras P.R. queriam dizer “Ponha-se na rua” ou “Propriedade roubada”.

O abastecimento de água também se tornou precário com o aumento da população.

Obrigada!