E.E. Azarias Leite Projeto Baobá – A importância da cultura africana na formação da identidade cultural brasileira. Quarto Bimestre / 2013 Disciplina:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A representação do negro e da escravidão no século 19
Advertisements

Quantas tribos africanas
História da Capoeira Instituto Federal Farroupilha - 2° Seminário de Ed. Física – 1°B Téc. Agropecuária Professora : Camila Goulard Peres 13/4/2011.
A origem da Cultura Brasileira.
Cultura Afro – Brasileira Professores Abel Willian e Janislei P
Cultura Afro – Brasileira Professores Abel Willian e Janislei P
Cultura Afro - Brasileira
BENHAROUN Eva – KONCZATY Laure
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Cultura Afro - Brasileira
O que significa “Salve Jorge”?
ESPIRITISMO.
Religiosidade do brasil
PÁGINAS 279 E )SIM, POR QUE AS FESTAS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA CULTURA DO NOSSO POVO. 2)A) AS NÃÇÕES INDÍGENAS B) LUCRO DO TRÁFICO.
Herança Cultural Afro Brasileira
Profa. Msc. Ana Lúcia Fontenele
Aniversário da Irmandade
As Religiões Afro-brasileiras
Luzia A vitória-régia ou victória-régia (Victoria amazonica) é uma planta aquática da família das Nymphaeaceae, típica da região amazônica.
Nome: Thamires e Maria Eduarda Turma: 611 Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
s Santos taumaturgos e anárgiros Cosme e Damião da Mesopotâmia nasceram na Ásia Menor. Seu pai, que era pagão, morreu enquanto eles ainda eram crianças,
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Preconceito racial. O preconceito Racial é o que abrange em todo o mundo, pois as pessoas julgam as demais por causa da sua cor.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
O Candomblé Integrantes: Isabela Gonçalves Rayssa Magalhães
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
EDUCAR PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL Luciana Alves.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Prof.: Evanildo Pitombeira
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar.
Tráfico negreiro e escravidão
Barroco Mineiro Quais os seus principais artistas?
África no Brasil Povos Africanos.
Carina Ribeiro Oliveira Talissa Teixeira Coelho.  No período de escravidão no Brasil (séculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam.
História do Brasil No tempo dos Coronéis
Movimento populacional de Portugal para o Brasil; Segundo grupo que mais povoou o Brasil; Deixaram profundas heranças para a cultura e etnicidade do povo.
3º BIMESTRE ( AGOSTO E SETEMBRO/2012 )
Religião na colônia Sagrado X profano.
Toninho Vendramini Slides Apresenta um texto de minha autoria com sequência automática ÍNDIO BRASILEIRO Do Pajé ao Cacique... “ o desaparecimento de uma.
História do Brasil – 5º ano
FOLCLORE BRASILEIRO ENTRAR. Este jogo, construído pelos alunos da Escola Municipal Amélia Rodrigues, foi resultado de pesquisas realizadas em sites, elaboração.
ÉTICA E MORAL
A União Ibérica. Regresso ao Norte de África Crise do Império do Oriente  Viragem para o Norte de África Marrocos estava mais próximo, tinha menos riscos.
Primeira Idade da Música Paleolítico e Neolítico.
Ilê Ifè: o sagrado aos olhos humanos Exposição....
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
Brasil: território e sociedade. Conjunto de pessoas que vivem em determinado espaço e tempo e de acordo com certas regras Grupo de pessoas que falam a.
Persas e Fenícios Um pouco de seus modos de trabalho e cultura Bolsistas PIBID: Monique R Marcelly I.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
Gustavo Rodrigues Lemos. O que é Geografia? geo – terra graphía – estudo, descrição Compreender as relações entre a natureza e a sociedade, bem como o.
Caminhos das Definições DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva pp
O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
As grandes regiões culturais
O OURO NO BRASIL.
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII)
A União Ibérica. Retorno ao Norte de África A crise do império oriental, na segunda metade do séc. XVI, levou muitos portugueses a defenderem o regresso.
Trabalho de história nome:Leticia n°12 nome:Paulo n°15 nome:iasmim n° 07 nome:thais n°18 profª:joelma E.E. Braz sinigaglia.
A República das Oligarquias
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
COALIZÃO ALFENAS. UM ARRANJO FORMAL PARA COLABORAÇÃO ENTRE GRUPOS OU SETORES DE UMA COMUNIDADE, EM QUE CADA GRUPO MANTÉM SUA IDENTIDADE, MAS TODOS CONCORDAM.
Referência: PAIVA, J. M. de. Predominância dos interesses mercantis sobre os interesses religiosos. In: ______. Colonização e catequese, São.
01. Por que o profeta Jeremias deveria pregar não apenas por palavras mas também por meio de representações? De que forma o seu ministério se aplica a.
A Controvérsia Gnóstica Wanderley Pereira da Rosa.
Transcrição da apresentação:

E.E. Azarias Leite Projeto Baobá – A importância da cultura africana na formação da identidade cultural brasileira. Quarto Bimestre / 2013 Disciplina: Arte Professora Rosângela Guedes

As religiões africanas e sua influência nas religiões brasileiras

Os negros trazidos da África como escravos geralmente eram imediatamente batizados e obrigados a seguir o Catolicismo. A conversão era apenas superficial e as religiões de origem africana conseguiram permanecer através de prática secreta ou o sincretismo com o catolicismo.

Algumas religiões afro-brasileiras ainda mantém quase que totalmente suas raízes africanas, como é o caso das casas tradicionais de Candomblé e do Xangô do Nordeste; outras formaram-se através do sincretismo religioso, como o Batuque, o Xambá e a Umbanda.

Em maior ou menor grau, as religiões afro-brasileiras mostram influências do Catolicismo e da encataria europeia, assim como da pajelança ameríndia . O sincretismo manifesta-se igualmente na tradição do batismo dos filhos e o casamento na Igreja Católica, mesmo quando os fiéis seguem abertamente uma religião afro-brasileira.

Já no Brasil colonial os negros e mulatos, escravos ou forros, muitas vezes associavam-se em irmandades religiosas católicas. A Irmandade da Boa Morte e a Irmandade de Nossa Senhor do Rosário dos Homens Pretos foram das mais importantes, servindo também como ligação entre o catolicismo e as religiões afro-brasileiras.

A própria prática do catolicismo tradicional sofreu influência africana no culto de santos de origem africana como São Benedito, Santo Elesbão, Santa Efigênia e Santo Antônio de Noto (Santo Antônio de Categeró ou Santo Antônio Etíope); no culto preferencial de santos facilmente associados com os orixás africanos como Sã Cosme e Damião (ibejis), São Jorge (Ogum no Rio de Janeiro), Santa Bárbara (Iansã);

Na criação de novos santos populares como a Escrava Anastácia; e em ladainhas, rezas (como a Trezena de Santo Antônio) e festas religiosas (como a Lavagem do Bonfim onde as escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim em Salvador, Bahia são lavadas com água de cheiro pelas filhas-de-santo do candomblé).

As igrejas pentencostais do Brasil, que combatem as religiões de origem africana, na realidade têm várias influências destas como se nota em práticas como o batismo do Espírito Santo e crenças como a de incorporação de entidades espirituais (vistas como maléficas). Enquanto o Catolicismo nega a existência de orixás e guias, as igrejas pentencostais acreditam na sua existência, mas como demônios.

Influência das religiões africanas nas religiões brasileiras Religiões afro-brasileiras: São consideradas religiões afro-brasileiras, todas as religiões que tiveram origem nas Religiões tradicionais africanas, que foram trazidas para o Brasil pelos negros africanos, na condição de escravos. Ou religiões que absorveram ou adotaram costumes e rituais africanos.

O termo macumba é utilizado primeiramente como designação genérica dada a vários cultos sincréticos praticados comumente no Novo Mundo e em geral fortemente influenciados por religiões a exemplo de Candomblé, cultos ameríndios bem como outras crenças. Outra acepção do termo menos conhecida é a de um antigo instrumento musical de percussão, uma espécie de reco-reco, de origem africana.

Cadomblé O candomblé é uma religião derivada do animismo africano onde se cultuam os Orixás, Voduns, Nkisis dependendo da nação. Sendo de origem totêmica e familiar, é uma das religiões afro-brasileiras praticadas principalmente no Brasil, pelo povo chamado povo do santo.

Os negros escravizados no Brasil pertenciam a diversos grupos étnicos, incluindo os yoruba, os ewe, os fon, e os bantu. Como a religião se tornou semi-independente em regiões diferentes do país, entre grupos étnicos diferentes evoluíram diversas "divisões" ou nações, que se distinguem entre si principalmente pelo conjunto de divindades veneradas, o atabaque (música) e a língua sagrada usada nos rituais.

Umbanda Uma aproximação entre o espiritismo, o cristianismo, as religiões indígenas e as religiões afro-brasileiras. Na umbanda, os orixás do candomblé são cultuadas. Os guias, entidades espirituais, se apresentam na forma de espírito indígena, pretos velhos ou pomba-gira que dão conselhos e passes. Surgida no Rio de Janeiro na década de 1920 é uma mistura de elementos religiosos afro-brasileiros e do espiritismo - um sincretismo religioso.

Quimbanda Quimbanda é uma ramificação da Umbanda desde a sua fundação pelo médium brasileiro Zélio Fernandino de Morais, já que o mesmo admitiu ter um exu ordenado por seus guias. O princípio norteador é o de trabalhar respeitando as leis da Umbanda, uma vez que essas entidades são comandadas pelas entidades da Umbanda, que é a sua matriz.

Capoeira Talvez a teoria mais popular sobre as origens da capoeira e mesmo a lenda divulgada de boca a boca é que a capoeira foi inventada pelos escravos em Brasil.     Quando os senhores de escravos estabeleceram as senzalas, eles estavam conscientes do poder de organização e da comunidade.     Portanto, para obter um poder e dominação absoluta dos escravos, todas as tribos eram separadas. A união dos escravos era o pior temor dos seus senhores.     Embora as tribos rivais fossem colocadas juntas, os homens brancos deixaram de pensar que todos compartilhavam uma crença comum: a religião. 

Esta religião era o candomblé e ainda hoje é popular entre afro-brasileiros.  Muitos dos rituais da capoeira vieram do candomblé.  Assim, como a lenda diz como os africanos se uniam por sua crença comum do candomblé, poderiam se unia para formar a capoeira também.  Algumas pessoas dizem que, as raízes da capoeira nasceram fora das senzalas onde absorveu uma variedade de componentes tais como: danças, culturas, crenças, rituais, religiões e batalhas.     

  A capoeira é uma mistura de muitos elementos que foram contribuídos por várias tribos africanas diferentes.     Os escravos inventaram a capoeira como luta, mas disfarçavam-na como se fosse uma dança para que os senhores de escravos não percebam o que estava acontecendo. 

Fim! 9º ano C Gustavo Miranda Rafael Oliveira Rafael Caetano Leandro Jurnior Marcelo Michelan Yuri Leandro Jhonatan Henrique João Pedro João Paulo Victor Xavier Fim!