Religião na colônia Sagrado X profano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 EVANGELHO – Mt 1,18-24 Ambiente:
Advertisements

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE TEMPO SAGRADO E TEMPO PROFANO?
A UNIVERSALIDADE DO FENÔMENO RELIGIOSO
Espiritismo e as Filosofias Esotéricas
UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO RIO GRANDE DO SUL DEJ – Departamento de Estudos Jurídicos CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF.
DIVERSIDADE RELIGIOSA BRASILEIRA
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia Professoras: Jose e Rô.
DOUTRINA DE DEUS AULA 1: DEUS EXISTE?.
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
CARISMA MISTICA ESPIRITUALIDADE DAS ENS
Igreja e primeiros cristãos
Quantas tribos africanas
Aula Umbanda - parte 2.
Umbanda Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza elementos vários, inclusive de outras religiões como o catolicismo,
NAGÔ A NAÇÃO DE ANCESTRAIS INTINERANTES.
Cerimonial e Protocolo
UMBANDA e ESPIRITISMO – SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
A PÁSCOA NA VISÃO ESPÍRITA
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA
POVO INDIANO RELIGIÃO.
A cidade de Corinto Paulo passou dezoito meses anunciando o Evangelho entre 50 e 52 (At 18,1-8). A cidade contava com mais de 500 mil habitantes. Dois.
Conhecimento e Diversidade Cultural
Vaso Insigne de Devoção
Rainha dos Patriarcas.
A origem da Cultura Brasileira.
TEMPO LITURGICO. TEMPO LITURGICO Ano litúrgico ou calendário litúrgico é o ciclo das celebrações litúrgicas durante o ano da igreja cristã que determina.
SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII
RELIGIÕES ORIENTAIS.
Santeira Maior OBA ADDA
ÁFRICA.
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Filho Série: 5° ano - vespertino.
A DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
A Lei de Deus Êxodo
Catequese 2.
CICLO II OS MILAGRES NO EVANGELHO
ESPIRITISMO.
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2014 e o tema da revista é Religiões, seitas e heresias, tendo o Pastor Joabes Rodrigues do Rosário, Presidente.
Religiosidade do brasil
7 de outubro, Nossa Senhora do Rosário
PÁGINAS 279 E )SIM, POR QUE AS FESTAS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA CULTURA DO NOSSO POVO. 2)A) AS NÃÇÕES INDÍGENAS B) LUCRO DO TRÁFICO.
A HISTÓRIA DO NATAL E SEUS SÍMBOLOS
A origem do Natal e seus aspectos históricos Como surgiu o Natal?
História cultural dos povos africanos
Herança Cultural Afro Brasileira
Religiosidade Africana
Aniversário da Irmandade
Sto. Antônio Maria Zaccaria para adolescentes
Grécia - Cultura.
O Positivismo.
NO QUE CREMOS NOSSOS PRINCÍPIOS A LEI MAIOR.
Umbanda e suas Práticas
Teatro.
Rituais Continuação....
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
As Religiões Afro-brasileiras
DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO
CENTRO ESPÍRITA A SAMARITANA
A África Antiga Há duas Áfricas: uma é a região do Egito, onde surgiram as primeiras sociedades e segunda é a subsaariana, ao sul do deserto do Saara.
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
O Candomblé Integrantes: Isabela Gonçalves Rayssa Magalhães
Colégio Equipe de Carangola Ética e Cidadania Prof.: Patrick O. de Souza.
BUDISMO.
3º BIMESTRE ( AGOSTO E SETEMBRO/2012 )
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
Transcrição da apresentação:

Religião na colônia Sagrado X profano

A tríade Os índios (xamanistas) viviam aqui e tinham seus pajés e criam na força da natureza e em espíritos antepassados. Os africanos (animistas) vieram da África com seus sacerdotes e suas crenças na natureza. Os europeus (cristãos) vieram para a colônia portuguesa com a missão de evangelizar.

O catolicismo colonial era impregnado de magia; A esperança nos santos, nos milagres que estes poderiam fazer em qualquer situação cotidiana. Festas importantes dos africanos e indígenas vão sendo incorporadas no calendário litúrgico e são ressignificadas; Antigas tradições pagãs assim como fez com as festas solstício de verão, da colheita e do inverno. A Festa do Divino Espírito Santo é incorporada para neutralizar as crenças heréticas.

Miguelzinho Dutra - Festa do Divino, 1841

Angra Maranhão

Festas civis Eventos significativos que envolvam a família real e monarquia: Casamentos reais, nascimentos de um herdeiro da coroa, vitória do reino sobre os inimigos, morte de um monarca, no julgamento dos inconfidentes, na morte de Tiradentes, dentre outros motivos. Como distinguir com precisão o que é era o sagrado e o profanos nas festas coloniais?

O que aconteceu para que outras religiões passassem a aparecer? Até o século XIX, o catolicismo conseguiu sobreviver por causa da sua capacidade em manter num todo a elite e a grossa massa do povo. Só no final do século a elite local começou a ver com estranheza essa junção. O catolicismo volta as costas para o popular (foguetes, danças, jogos, passeatas, controle da moralidade e sexualidade). É a partir de então que o catolicismo começa a perder seus fieis.

Candomblé Teve origem no período da escravidão, subsistia nas senzalas, escondidos dos senhores coloniais; Nas décadas de 30 e 40 as práticas religiosas africanas viriam a sofrer novamente com a desqualificação e perseguição por parte da polícia e órgãos judiciários.

Isto ocorreu pelo projeto civilizador que incluía desde reformas urbanas até políticas sanitaristas e eugenistas no país. Enquanto havia essa desqualificação também ocorria uma tentativa de legitimação, uma vez que se criou um novo culto, a Umbanda.

Aspectos gerais da Umbanda

Origem O Termo Umbanda significa “Conjunto das leis divinas” “Fundada” em 1908 pelo médium Zélio Fernandino de Morais no Rio de Janeiro Zélio teve como guia espiritual o “Caboclo das Sete Encruzilhadas”

Fundamentos da Umbanda Existência de um Deus supremo (Zambi, ou Tupi) Obediência aos ensinamentos básicos dos valores humanos (fraternidade, caridade, respeito ao próximo) Manifestação de Guias para exercer o trabalho espiritual Culto aos Orixás como manifestações divinas Crença na Reencarnação e nas leis cármicas Crença na imortalidade da Alma A mediunidade como elo de ligação entre o físico e o espiritual

Alguns Orixás do Panteão umbandista Iemanjá Ogum Xangô

Aspectos Gerais da Jurema

Origem Jurema é uma árvore da espécie das acácias Como religião surgiu, possivelmente, no contexto do contato entre os escravos africanos e os indígenas. Em suas características podemos encontrar elementos de religiões afrodescendentes e xamanismo indígena.

Podemos encontrar elementos de Umbanda e Candomblé na Jurema, tais como: - Orixás - Caboclos - Preto-velho - Oferendas - Contato com guias espirituais

Algumas imagens referentes à Jurema

Link com algumas imagens da jurema http://afinsophia.blog.com/2011/03/04/derrubada-do-mastro-de-sao-sebastiao-no-terreiro-de-mae-maria/