História da Música III A música na Inglaterra após a Restauração.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Renascimento cultural
Advertisements

O absolutismo monárquico
Arte Gótica.
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
3 ordens (estados): clero, nobreza e “povo”
Origens Medievais do Estado Moderno e seus Teóricos
Teoria e Desenvolvimento Curricular “Conhecermo-nos …”
RENASCIMETO E HUMANISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
A REVOLUÇÃO INGLESA.
HISTÓRIA DA MÚSICA BARROCO
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS REVOLUÇÕES INGLESAS OBJETIVOS.
Renascimento Cultural
Prof. Emerson Guimarães
Formação das Monarquias Nacionais
Classicismo.
D. João V Escola Básica Integrada Canto da Maia
Escola Municipal Antonio José Paniago
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
Revolução Inglesa Definição: movimento político, militar e religioso que pôs fim ao Absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira Monarquia.
Ritmos Afro-brasileiros
Aspectos do Renascimento cultural
Revolução Inglesa.
Estilos Musicais ♫ Guilherme – Nº17 Nicolas – Nº31 Bandeirante.
Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - I. Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - II.
11ºAno Módulo 4 - A EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII – SOCIEDADE, PODER E DINÂMICAS COLONIAIS Unidade 1 – A População da Europa nos séculos XVII e XVIII:
Rap.
Carmina Burana O fortuna Carl Orff.
IMIGRANTES ITALIANOS PROFESSORA MARCELI DIEGO fernando TURMA 42.
A Ópera do Malandro Obras Musicais.
MÚSICA BARROCA 1600 a 1750.
MÚSICA BARROCA.
Teatro Linha do tempo.
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Décio Pignatari e Gilberto Mendes
Música Barroca 2o ano – Ensino Médio.
BARROCO.
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
RENASCIMENTO x BARROCO
GÊNERO MUSICAL.
Escola Estadual Professora Maria Audenir de Carvalho. Arte
Revolução ou Revoluções Inglesas? Revolução ou Revoluções Inglesas? Revolução Puritana Revolução Gloriosa.
AS REVOLUÇÕES INGLESAS
ITÁLIA As cores da bandeira italiana significam:
Psicologia no. Contexto Histórico Movimento cultural; Período da história européia; Século XIV na Itália; Período de sensíveis transformações; Transição.
Puritana e Gloriosa Século XVII
CAESP - Artes - Aula /02/2015 IDADE MÉDIA E RENASCENÇA:
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
O TROVADORISMO MARCO INICIAL: A RIBEIRINHA, 1189/1198 Autor: Paio Soares de Taveirós Gênero: Cantigas (poesia) e novelas de cavalaria.
Balé da Corte Alunos: Edlene Scheller Felipe Corrêa Maycon W. Maires
Festa Junina Festa junina é um tédio só tem pipoca e paçoca.
Cap. 06 Formas específicas de Absolutismo na Europa.
No período Elizabetano
História
A CRISE DO ANTIGO REGIME REVOLUÇÃO INGLESA
Literatura Medieval (séc. XII a XV)
O GOVERNO LUSO NO BRASIL (1808 – 1820)
Declínio do Feudalismo
Absolutistas França Inglaterra. Absolutismo Francês GUERRAS DE RELIGIÃO atrasou o absolutismo. Início: massacre dos protestantes em Vassy (1º/03/1562.
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
Estados Nacionais Modernos
História da Música III CMU 350 Módulo II Os mestres borgonheses: Dufay e Binchois Prof. Diósnio Machado Neto.
Hist ó ria da M ú sica III CMU 350 M ó dulo XIV George Friderick Handel ( )
História da Música III CMU 350 Módulo XI Música Instrumental italiana até o início do século XVIII Prof. Diósnio Machado Neto.
História da Música II Aula 3 A música na Península Itálica no final do século XIV Prof. Diósnio Machado Neto.
Música Brasileira I CMU 322 Módulo V Música em São Paulo colonial O Grupo de Mogi Prof. Diósnio Machado Neto.
Crise do Antigo Regime Revoluções Inglesas Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele.
FUNÇÃO DE EXPRESSÃO EMOCIONAL. Proporcionando veículo para a expressão de ideias e emoções não reveladas no discurso comum – visto no entrelaçamento da.
Revoluções Inglesas Séc. XVII E a Crise do Antigo Regime. Capítulo 18. P
História da Música III CMU 350 Módulo I A transição da Ars Nova para o Renascimento Prof. Diósnio Machado Neto.
ÓPERA Termo em latim que significa obras; plural de opus; É um gênero artístico que surgiu no Barroco e que consiste num drama musicado, ou seja, uma peça.
Transcrição da apresentação:

História da Música III A música na Inglaterra após a Restauração

A corte de Carlos II Sobrinho de Luís XIII – Formação cultural francesa Exilado durante o governo de Oliver Cromwell Casado com Catarina de Bragança, filha de Dom João IV, restaurador da coroa portuguesa Crença católica Uma “corte francesa” – Mathew Locke torna-se a grande figura musical da Restauração Formação francesa Cria um conjunto de violinos, imitando os “Vingt-Quatre Violons” de Luís XIV Atenção na produção de canções

John Blow (1649 – 1708) Organista da Catedral de Saint Paul e Westminster (doutor em música por Oxford) Autor do que é considerada a primeira ópera inglesa – Venus and Adonis Tradição dos Anthems Mestre dos “meninos” da Capela Real – Jeremiah Clarke e Willian Croft

Anthems Tradição da Igreja Anglicana – Tem sua definição na obra de Willian Byrd Funções litúrgicas similares aos motetes – Execução no Ofertório e no Comunion Restauração – Pese a crença católica dos Stuarts, os Anthems segue a sua tradição William Child – Na Restauração os Ahthems passam a intercalar passagens homorrítmicas com partes solistas Surgem anthems policorais, como os de Henry Du Mont – A influência francesa logo se nota, nos padrões rítmicos Obras de Mathew Locke

Cancioneiro palaciano da restauração Tradição de canções que segue o gosto da corte Renascentista – Thomas Tallis A restauração estimula a composição de Odes – Henry Purcell e John Blow notabilizaram-se nesse gênero O King’s Musick destacavam seus cantores para interpretar as odes nos teatros de Londres ou nas Igrejas fora da capela Real

A tradição das canções e danças Gosto burguês pelas canções estróficas – Aparecem também coleções sobre danças cortesãs como a courante, minueto, sarabanda e giga As suites – Os conjuntos reais interpretavam frequentemente suítes de danças Estilo inglês pode ser definido pela country-dance (contradança) – Transcritas por John Playford – Instrumentação que usa sonoridades tidas como típicas, como a hornpipes – No Estados Unidos desenvolvem-se, na tradição da country- dances as square dances (quadrilhas) » Suítes de John Bunister

A ópera A substituição das masques pelo teatro – Teatro cantado Textos de Shakespeare com música de Thomas Shadwell Purcell – Purcell não recusa os coros e o recitativo da ópera francesa, porém não se fecha para a força das árias Como toda a música inglesa, mostra uma variedade de influências – França: estilo da abertura e corais homofônicos escritos com ritmos de danças – Itália: clara diferenciação entre recitativo e ária, fazendo seu recitativo um intermediário entre o estilo seco italiano e o declamatório francês