Jadson Xavier Muller Oliveira.  É difícil encontrar alguma definição consensual de padrão.  Definição aceitável: - São idéias que foram úteis em algum.

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Transcrição da apresentação:

Jadson Xavier Muller Oliveira

 É difícil encontrar alguma definição consensual de padrão.  Definição aceitável: - São idéias que foram úteis em algum contexto e devem permanecer úteis em outros;

 São grupos de conceitos úteis na modelagem de domínios de negócio;  Apoiam o reuso de idéias durante a fase de análise;

 Conceito surgiu na década de 70, com a publicação dos livros: Notes on the Synthesis of Form, The Timeless Way of Building e A Pattern Language, onde arquiteto Christopher Alexander estabelece que um padrão deve ter as seguintes características:

 Encapsulamento;  Generalidade;  Equilíbrio;  Abstração;  Abertura;  Combinatoriedade;

 Em 1987, os programadores Kent Beck e Ward Cunningham propuseram os primeiros padrões para área de projeto de software e apresentaram numa conferência alguns padrões, específicos para a criação de janelas na linguagem Smalltalk.

 Em 1995, com o lançamento do livro, Design Patterns: Elements of Reusable Object- Oriented Software, a discussão sobre Padrões de Projeto de Software ganha popularidade.

 Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides, autores do livro, Design Patterns: Elementos of Reusable Object- Oriented Software  Surgimento dos Padrões GoF

 Catálogo de Padrões;  Dividido em três famílias: ◦ Padrões de criação: preocupam-se em como criar objetos; ◦ Padrões de estrutura: preocupam-se em como compor objetos; ◦ Padrões de comportamento: preocupam-se em como os objetos devem interagir;

 General Responsibility Assignment Software Patterns  Está disposto no estilo arquitetural MVC – MVC = Model-View-Controller

 São as classes derivadas do processo de análise  Representam os principais conceitos do domínio  São usualmente persistidas em banco de dados

 São as classes criadas durante o projeto para interface com o usuário  Normalmente manipulam classes de modelo

 São as classes que fazem a orquestração;  Padrões GRASP ocorrem também na implementação de vários padrões GoF;

 Existem vários outros catálogos de padrões – Esses catálogos relatam padrões em diferentes níveis de abstração: análise, arquitetura, projeto e codificação;

 06_04_11.pdf 06_04_11.pdf   ap/intro.html ap/intro.html  III.pdf III.pdf   o_GRASP.pdf  _de_software