PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.

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Transcrição da apresentação:

PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012

PAIC – EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS NO ATENDIMENTO: - Atendimento das crianças de 0 a 3 anos em 15,3% - Atendimento das crianças de 4 e 5 anos em 85,3%

CONQUISTAS DO GRUPO Participação efetiva nas reuniões de planejamento e avaliação das formações com o grupo de consultoria; Ampliação do grupo do Eixo da Educação Infantil; Interação e colaboração nas formações do Eixo da Alfabetização.

CONQUISTAS NA FORMAÇÃO : - Frequência dos 344 formadores nos 4 encontros (ANEXO QUADRO) - Total de horas de formação continuada 64 horas com instrumental de avaliação global (GRÁFICO ANEXO) - Elaboração das Orientações Curriculares - CD/DVD com os textos trabalhados nas formações para cada formador ; -Elaboração do planejamento nas formações.

CONQUISTAS NA IMPLANTAÇÃO DOS CEI Total de CEI com convênios publicados: 33 Convênios publicados ;21 – Aquiraz,Caucaia,Chorozinho, Cariré,Farias Brito,Horizonte,Itatira,Itapajé,Quixeramobim,Re denção,São Gonçalo,Sobral,Tauá,Varjota,Irauçuba,Tianguá, Tejuçuoca,Ipu,Ubajara,Juazeiro. As adesões do 3ºEdital vão até abril de 2012

CONQUISTAS NO ACOMPANHAMENTO Nº MUNICÍPIOS VISITADOS 08 (Fortaleza,Tururu,Chaval,Redenção,Icó,Icapuí, Juazeiro,General Sampaio); Nº DE SALAS VISITADAS 26; Presença da roda de conversa,da roda de história,cantinhos com tarefas diversificadas,rotina pedagógica; Professores com caderno de planejamento.

DESAFIOS PARA Fortalecer a sistemática de acompanhamento - Apoiar os municípios na implementação das suas propostas pedagógicas -Contemplar os coordenadores pedagógicos com a formação continuada

DESAFIOS - Ampliação da matrícula de 0 a 3 anos; -Ampliação das adesões municipais aos CEI; - Implementação nas ações pedagógicas referenciadas pelas Orientações Curriculares;

AVANÇOS NAS UNIDADES ESCOLARES - Fortalecimento do processo de planejamento (registro do plano diário); - Desenvolvimento de rotinas pedagógicas na sala de aula; - Suporte literário nas salas de Educação Infantil. -Orientações curriculares para nortear as PPP das Escolas;

DESAFIOS NAS UNIDADES ESCOLARES - Fortalecimento das práticas pedagógicas referenciadas pelas Orientações Curriculares; - Maior transposição didática das formações para a prática na sala de aula; - Jogos e brinquedos nas salas de aula; -Parque infantil para as crianças -Equipamentos adequados para as crianças