Quatro fatores de coerência VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Dra Maria Luiza de Almeida Campos
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÒ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR Linguística Textual.
DISSERTAÇÃO Como concluir???????.
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA LINGUAGEM E DO DISCURSO
Comentário e Dissertação
TEXTO.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
Coesão Referencial - Mecanismos de referência em um texto
ARTIGO CIENTÍFICO.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
TEMA: COERÊNCIA TEXTUAL
Coesão e Coerência.
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
Coesão e coerência textual: o que é isso?

COERÊNCIA E COESÃO Prof. Júlio Sales
Coesão gramatical Coesão referencial.
CAP. 2 COMÉRCIO E TECNOLOGIA: O MODELO RICARDIANO 1
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
O que é adequação vocabular?
Coesão Textual Os elementos responsáveis pela textualidade são:
Cap. 2- Interpretação e Competência leitora
USP 2013 Márcia Cançado (UFMG)
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
Textualidade e textualização
As 5 competências da Redação no ENEM
A crase é o fenômeno. O sinal chama-se acento grave.
Expressões 10 Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 3: Textualidade. Articulações sintáticas e relações semânticas.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Desafio Pré-Vestibular
ELABORAÇÃO DE ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICO
Prof. Francisco Platão Savioli
FATORES DE TEXTUALIDADE
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA A DISSERTAÇÃO
a)Se constrói numa relação entre um eu e um tu;
Aula 4 – Coesão e Coerência Textual
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Professora Mestre Roberta Costella
Profª: Luciana Tavares
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Flávia Guerra Pinto Coelho Völker
A verdadeira história da casa 352. Um menino chamado Lucas teve que mudar de casa, para um lugar perto de um vilarejo. Então seus pais estavam procurando.
Na aula passada Gêneros Textuais Tempos Verbais (função comunicativa)
COESÃO E COERÊNCIA Coesão textual: ligação entre partes de um texto, obtida a partir do uso de operadores lingüísticos específicos. Mecanismo de coesão:
PROVA BRASIL 2015.
Coesão É a correta ligação entre os elementos de um texto, que ocorre no interior das frases, entre as próprias frases e entre os vários parágrafos. Pode-se.
Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
COERÊNCIA TEXTUAL Prof. Ana Alice Bueno.
FICHAMENTO.
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
O texto: construção de sentidos
{ Coerência textual Mecanismos para estabelecer a coerência.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Tipos e mecanismos de coesão textual
Quatro fatores de coerência
Perspectiva Cognitiva sobre a Leitura Revisão
Transcrição da apresentação:

Quatro fatores de coerência VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

TEXTO COESÃO COERÊNCIA

COESÃO Remissão Reativação de referentes: Anáfora e catáfora Sinalização textual: dêixis textual (pistas) Sequenciação Paralelismos, paráfrases, tempos verbais, articulação, encadeamento

COERÊNCIA “Diz respeito ao modo como os elementos subjacentes à superfície textual vêm a constituir, na mente dos interlocutores, uma configuração veiculadora de sentidos.” (KOCH, p. 52) Coerência global envolve os níveis: sintático, temático, estilístico, ilocucional.

Quatro fatores de coerência Continuidade Progressão Não-contradição Articulação

Continuidade Texto – unidade dependente da permanência de elementos. Retomada de conceitos e ideias. “Avaliar a continuidade de um texto é verificar, no plano conceitual, se há elementos que percorrem todo o seu desenvolvimento, conferindo-lhe unidade; e no plano linguístico, se esses elementos são retomados convenientemente pelos recursos adequados.” (VAL, 1994, p )

“A ideia de que uma única pílula possa combater várias doenças infecciosas ao mesmo tempo começa a tomar forma. Ainda falta muito para que um medicamento desse tipo chegue às farmácias, mas, nos laboratórios, começa a ser desenvolvida a semente do que poderia ser uma nova família de drogas panvirais. A pedra angular desse projeto acaba de ser colocada por um grupo de pesquisadores do Instituto de Pesquisa da Aids (IrsiCaixa) e da Universidade Pompeu Fabra (UPF), de Barcelona, que criaram uma molécula capaz de combater, simultaneamente, o vírus da Aids, da hepatite C, da dengue e da Febre do Nilo Ocidental.” (Uma molécula para combater quatro vírus ao mesmo tempo. El País Brasil. Acesso em 26/04/2016)

Progressão Equilíbrio entre permanência de elementos ao longo do texto (continuidade) e introdução de novos elementos (progressão). Acréscimos semânticos que fazem o texto progredir e o justificam. Soma de ideias novas àquelas que já vinham sendo tratadas. O dado, expresso pelo tópico – retomado anaforicamente em começo de parágrafo. O novo, expresso pelo comentário – figura em final de frases.

“Como até os corredores das universidades sabem, a internacionalização da nossa produção científica está na ordem do dia. Tida como um indicador importante de relevância do conhecimento produzido, a internacionalização é um dos quesitos de avaliação dos programas de pós-graduação e tema de discussão na pauta de pesquisadores, editores de revistas e dirigentes de entidades científicas. Via de regra, são discutidas, sob a ansiedade da pressão sentida, possibilidades de estabelecer critérios para determinar a relevância da produção acadêmico- científica, formas de acesso à comunidade científica internacional, mediante a publicação de artigos em periódicos internacionais e/ou a celebração de convênios com instituições de ensino estrangeiras, ou ainda da publicação de periódicos nacionais em língua inglesa.” Disponível em: Acesso em: 27/04/2016.

Como até os corredores das universidades sabem, a internacionalização da nossa produção científica está na ordem do dia. Tida como um indicador importante de relevância do conhecimento produzido, a internacionalização é -um dos quesitos de avaliação dos programas de pós- graduação -e tema de discussão na pauta de -pesquisadores, -editores de revistas -e dirigentes de entidades científicas.

Via de regra, são discutidas, sob a ansiedade da pressão sentida, possibilidades de estabelecer critérios para determinar a relevância da produção acadêmico- científica, formas de acesso à comunidade científica internacional, mediante - a publicação de artigos em periódicos internacionais - e/ou a celebração de convênios com instituições de ensino estrangeiras, - ou ainda da publicação de periódicos nacionais em língua inglesa.

Não-contradição Para ser internamente coerente, o texto precisa respeitar princípios lógicos elementares. Não pode, por exemplo, afirmar “A” e “o contrário de A”. O texto não pode, da mesma forma, contradizer o mundo a que se refere. O mundo textual tem que ser compatível com o mundo que o texto apresenta.

“João Carlos vivia em uma pequena casa construída no alto de uma colina, cuja frente dava para leste. Desde o pé da colina se espalhava em todas as direções, até o horizonte, uma planície coberta de areia. Na noite em que completava trinta anos, João, sentado nos degraus da escada colocada à frente de sua casa, olhava o sol poente e observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama. De repente, viu um cavalo que descia para sua casa. As árvores e as folhagens não o permitiam ver distintamente; entretanto observou que o cavalo era manco. Ao olhar de mais perto verificou que o visitante era seu filho Guilherme, que a vinte anos tinha partido para alistar-se no exército, e, em todo esse tempo, não havia dado sinal de vida. Guilherme, ao ver seu pai, desmontou imediatamente, correu até ele, lançando-se nos seus braços e começando a chorar.” (KOCH & TRAVAGLIA, 2003)

Articulação Maneira como os fatos e conceitos apresentados no texto se encadeiam, como se organizam, que papeis exercem e que valores assumem uns com relação aos outros. Avaliar a articulação implica verificar a presença e a pertinência das relações entre os fatos e conceitos apresentados. Marcada por: conectores, articuladores lógicos e recursos linguísticos que estabelecem relações temporais entre elementos.

“Ao subir os juros ou mantê-los elevados, o BC encarece o crédito e reduz o consumo no país, atuando assim para segurar a inflação que mostrou resistência no ano passado e no início de Por outro lado, os juros altos prejudicam o nível de atividade da economia brasileira e, também, a geração de empregos.” Disponível em: juro-em-1425-ao-ano-maior-patamar-em-uma-decada.html. Acesso em: 27/04/ juro-em-1425-ao-ano-maior-patamar-em-uma-decada.html