J OSÉ S ARAMAGO Este mês de Novembro, no dia 16, José Saramago cumpriria 88 anos. Cumpri-los-á, porque José Saramago continua a habitar em muitos leitores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS ENSINO FUNDAMENTAL
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
Gêneros de texto (não-ficção)
SOPHIA DE MELLO BREYNER
Realismo - Naturalismo
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Disciplina: Seminários (Educação Ambiental) Marcus Sampaio
A cidade e as Serras Eça de Queirós
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
Cultura e desenvolvimento: Concepção de projetos culturais
-Grandes obras- “Amados Gatos” de José Jorge Letria
Origem e desenvolvimento da crônica
Compre livros desta escritora, sem sair de casa.
Mini-portefólio Digital
Gil Vicente Vida e obra.
António Torrado 1.
CRÔNICAS.
“A Racionalidade Irracional” Jose Saramago
Sophia de Mello breyner Andresen.
Aluisio de Azevedo.
Biografia A biografia narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas. Também pode conter alguns aspetos referentes à obra dos biografados.
Professora: Aíla Rodrigues
Semana da Leitura O que é?
Ruy Belo.
CINE AULA JOSÉ SARAMAGO Graça Migliorini & Mônica Soares.
Escola Secundária de Moura Ano letivo: 2012/2013
Modernismo – 2 ª fase A prosa regionalista.
A importância do ato de Ler
IDENTIDADES Conceito de identidade Prof. Augusto Mugnai.
Biografia de António Torrado
O livro mais importante do mundo
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Como elaborar um trabalho de pesquisa
E u o de io re da çã o. pro ble ma s - Histórico de produção pro ble ma s.
QUAL É A MELHOR TRADUÇÃO?
Cidades Inventadas Ferreira Gullar Aos trancos e barrancos
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
Bernardo França lima Turma:201
Luiza Monteiro.
Eça de queiros.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
Realismo - Naturalismo
1. Definições Resenha-resumo:      É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de.
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
Eu sou poeta.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
REALISMO PORTUGUÊS Prof. Karen Olivan.
Produção literária no Brasil-colônia
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
1. Definições Resenha-resumo:      É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
“OS NOSSOS TRISTES ASSUNTOS”
A Vinda da Família Real para o Brasil
Agrupamento de Escolas
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS
PALESTRAS: Trocar por miúdos Livros com Teatro dentro Universos e Frigoríficos, de Jacinto Lucas Pires Divulgação teatral Por Helena Espírito Santo, com.
Como fazer uma bibliografia?
Cultura Geral - Literatura. 1 - Quem escreveu A Morgadinha dos Canaviais? a) Júlio Diniz b) Júlio Verne c) Almada Negreiros.
Projeto «Formação em Literacia Digital» C OMO FAZER C ITAÇÕES E R EFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NUM TRABALHO DE PESQUISA Agrupamento de Escolas de Porto de.
Textos dos media: Reportagem Definição Exemplo Características.
Trabalho de pesquisa sobre a autora Matilde Rosa Araújo Margarida Lopes Ferreira.
TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA Foto: AVN - Boiullon - Bélgica Um texto de minha autoria.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Sophia de Mello Breyner Andresen.  Sophia de Mello Breyner nasce a 6 de novembro 1919 no Porto, onde passa a infância. Entre 1936 e 1939 estuda Filologia.
Informações sobre A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector Prof. Marcel Matias.
A LEITURA EM CONTEXTOS DIFERENCIADOS A Leitura no Estabelecimento Prisional do Porto JORGE TEIXEIRA Abril.2016.
 Foi chamado o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios;  Frequentou a Universidade de Nápoles;  Foi retirado de Paris e trazido a força para.
Transcrição da apresentação:

J OSÉ S ARAMAGO Este mês de Novembro, no dia 16, José Saramago cumpriria 88 anos. Cumpri-los-á, porque José Saramago continua a habitar em muitos leitores e, como alguém disse, também nos corações das pessoas, para além de na bibliotecas

C RONOBIOGRAFIA 1922 Nasce a 16 de Novembro na Rua da Alagoa de Azinhaga (Ribatejo, Golegã, Portugal) no seio de uma família de camponeses. Os seus pais são José de Sousa, jornaleiro, e Maria de Jesus, doméstica Aquando da sua inscrição na escola primária da Rua Martens Ferrão descobre-se que um funcionário do Registo Civil da Golegã incluiu como apelido na sua certidão de nascimento a alcunha familiar, Saramago. Desta forma, torna-se no primeiro Saramago da família Sousa. Se assim não tivesse acontecido, o seu nome seria José de Sousa.

Passou por dificuldades financeiras, morou com os avós maternos, deixando de estudar em escolas particulares, para estudar em uma escola pública. Seu primeiro emprego foi como serralheiro mecânico. Depois passou a trabalhar no setor administrativo de um Hospital, ainda assim, frequentava biblioteca para realizar leituras sem conselhos, como ele mesmo dizia: “lendo ao acaso de encontros e de catálogos, sem orientação, sem ninguém que me aconselhasse, com o mesmo assombro criador do navegante que vai inventando cada lugar que descobre”

1947 Publica Terra do Pecado, o seu primeiro romance, intitulado inicialmente A Viúva. Na segunda metade dos anos cinquenta e até 1953 escreve numerosos poemas, contos - alguns dos quais são publicados em revistas e jornais - e esboça a redacção de pelo menos quatro romances, dos quais apenas conclui um A convite de Nataniel Costa enceta colaboração com a editora Estúdios Cor, no sector de produção. O seu nome começa a ser conhecido no campo da literatura e da cultura. Inicia a sua actividade como tradutor, cifrada em mais de sessenta títulos, até meados da década de oitenta. Na segunda metade da década de cinquenta traduz cerca de dezasseis livros, entre eles de autores como Colette e Tolstoi.

1959 Abandona a Companhia Previdente para trabalhar exclusivamente na editora Estúdios Cor É editado o seu primeiro livro de poesia, Os Poemas Possíveis. E continuo fazendo traduções Colabora como crítico literário na revista Seara Nova. Nesta condição, escreve sobre vinte e três livros de ficção, entre eles títulos de Jorge de Sena, Agustina Bessa-Luís, Júlio Moreira, Alice Sampaio, Augusto Abelaira, Urbano Tavares Rodrigues, José Cardoso Pires, Rentes Carvalho, Nelson de Matos, Manuel Campos Pereira... Publica crónicas no jornal A Capital, nas secções «Rua Acima, Rua Abaixo» e «Deste Mundo e do Outro».

1972 Publica numerosas crónicas no Jornal do Fundão. Trabalha como editorialista no Diário de Lisboa. A cada ano que passa publica uma obra Publica Memorial do Convento, que o consagra internacionalmente Atribuição a Memorial do Convento do Prémio Pen Club 1983 e do Prémio Literário Município de Lisboa Publica O Evangelho Segundo Jesus Cristo, obra galardoada com o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores e com o Prémio Brancatti (Zafferana, Itália). É nomeado Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Turim e Sevilha. O governo francês concede-lhe o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras.

Continua a ganhar prêmios e participar de vários congressos e publicações de livros Publica Ensaio sobre a Cegueira. É-lhe atribuído o Prémio Camões Recebe o Prémio Nobel da Literatura «... pela sua capacidade de tornar compreensível uma realidade fugidia, com parábolas sustentadas pela imaginação, pela compaixão e pela ironia», segundo a Academia Sueca. Continua a publicar obras, e receber prêmios todos os anos.

2004 Publica Ensaio sobre a Lucidez. Em 2009 começa a escrever seu novo livro, e em Junho de 2010 falece, deixando-nos sua sabedoria e seu conhecimento.

C ARACTERÍSTICAS DE S ARAMAGO O Mundo Literário de José Saramago é constituído por quatro elementos fundamentais : Primeiro, a dúvida do homem moderno numa dupla lógica de assumir uma posição crítica sobre o passado e, ao mesmo tempo, aprender com o passado. Segundo, a introdução dos elementos sobrenaturais, ou seja, fantásticos, não se distanciando, no entanto, do mundo real. Terceiro, a tentativa de uma nova linguagem que altera a sua expressão gráfica e pontual, respeitando a sintaxe da narrativa comum. Por último, a viagem não só no mundo real, mas também no interior do Homem através da imaginação. Com estes elementos de 'tempo', 'sobrenatural', 'torrencialidade da narrativa' e 'a viagem' que se interpenetram as suas obras procuraram a utopia através de alusões alegóricas, críticas e éticas.

Na realidade, utiliza só vírgula e ponto final, não distinguindo discursos directos e indirectos, de modo que os seus romances têm de ser lidos diferentemente dos outros romances. Isto significa que o texto exige uma atenção especial aos leitores, dando-lhes a impressão de estarem envolvidos directamente no mundo real e, ao mesmo tempo, fictício, ambos construídos nas suas obras. Para além do elaborado trabalho de linguagem, Saramago aborda profundamente os problemas de Portugal contemporâneo e da identidade do povo lusitano. Além de apresentar o rumo que Portugal deverá seguir e a sua visão do mundo, Saramago procura a identidade do homem perdida na sociedade moderna. Talvez através do seu estilo torrencial, que às vezes o toma difícil de ler, esteja a procurar a identidade de Portugal após a sua adesão à União Europeia. Concluindo, a grandeza das obras de Saramago reside no esforço de evocar a História e a identidade da 'pátria perdida', juntamente com a procura de uma nova linguagem literária em que se afirma o seu espírito experimental.