XVI Séculos XII, XV e XVI. TROVADORISMO - XII Baixa Idade Média; Feudalismo; Filosofia: Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e a Escolástica;PORTUGAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RENASCIMENTO CULTURAL
Advertisements

Humanismo Período literário.
Trabalho De Grupo Caracterização Do Século XVI;
Para não ser infeliz na sexta. Sobre História Precisa saber: – Como era a sociedade da Alta Idade Média e qual era o papel da Igreja nela – Como a Igreja.
Expansão marítimo-comercial portuguesa
SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO
Trovadorismo e humanismo
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
ERA MEDIEVAL HUMANISMO ( 1434/ 1527).
SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO
O TROVADORISMO MARCO INICIAL: A RIBEIRINHA, 1189/1198 Autor: Paio Soares de Taveirós Gênero: Cantigas (poesia) e novelas de cavalaria.
TROVADORISMO HUMANISMO CLASSICISMO
Trovadorismo Era Medieval.
Períodos Literários e estilos de época
Luís de camões. 10 de Junho de 1580 foi, considerado uma das maiores figuras da literatura em Portugal, dia também da sua morte Nasceu em Lisboa, de uma.
REFORMA PROTESTANTE. O QUE FOI A REFORMA? A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja.
Ano lectivo de O I Milénio a. C. no território português – Idade do ferro e presença romana.
1 Teoria Geral da Administração 1 – Evolução Epistemológica (teoria do conhecimento) através dos tempos. A verdadeira característica revolucionária do.
As Cruzadas – B aixa Idade Média (1096 – 1270) X Ricardo Coração de Leão Ricardo Coração de Leão Saladino Saladino.
Literatura Medieval (séc. XII a XV)
Antigo Regime – parte I.
Dinastia de Avis no poder (D. João I)
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30
A IDADE MÉDIA. AS BASES DA NOBREZA FEUDAL Trabalhadores x guerreiros (a elite feudal) As relações de Suserania e Vassalagem (forjam a figura do rei,baseada.
BAIXA IDADE MÉDIA CARACTERÍSTICAS: transformações na sociedade feudal: início da crise do feudalismo. + início da superação das estruturas feudais. + progressiva.
Absolutistas França Inglaterra. Absolutismo Francês GUERRAS DE RELIGIÃO atrasou o absolutismo. Início: massacre dos protestantes em Vassy (1º/03/1562.
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
A mineração no Brasil Colonial (p. 18 a 45) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as missões jesuíticas [2][2] Compreender as ações realizadas pelos.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
Movimento populacional de Portugal para o Brasil; Segundo grupo que mais povoou o Brasil; Deixaram profundas heranças para a cultura e etnicidade do povo.
Alunos: Peterson Jean Lucas Jonathan Profª: Cris.
Exploração da Costa Ocidental Africana
Correção da Ficha Formativa. 1. Diz em que consistiu o Iluminismo? Movimento intelectual que surgiu na Europa do Séc. XVII e XVIII e que acreditava no.
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30.
A ULA 1- O NASCIMENTO DA MODERNIDADE (XV-XIX) Novas experiências e valores da modernidade (religião, ciência, política, economia e sociedade) O sujeito.
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
Morre D. João III Sucede-lhe o seu neto, D. Sebastião, o Desejado.
Alta Idade Média.  A alta Idade Média representa o apogeu do feudalismo europeu.
A atenção aos mais pobres ao longo dos tempos UL 3 – Secundário – Ética e Economia.
A União Ibérica. Regresso ao Norte de África Crise do Império do Oriente  Viragem para o Norte de África Marrocos estava mais próximo, tinha menos riscos.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
As Cruzadas Baixa Idade Média.
Max Weber Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
A Civilização Romana – parte 1
Ordens religiosas.
O DIREITO CANÔNICO. IDADE MÉDIA QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO PROTEÇÃO MILITAR DA POPULAÇÃO, COMÉRCIO E COMUNICAÇÃO FALTA DE TRABALHO PARA OS HOMENS LIVRES.
Economia Contemporânea Carlos Augusto da Silva Souza.
BAIXA IDADE MÉDIA Características desse período: Fim da autonomia dos sr feudal (poder local) Fim do poder universal da Igreja ( hegemonia) ***************************************
CARTA ENCÍCLICA SOLLICITUDO REI SOCIALIS DO SUMO PONTÍFICE JOÃO PAULO II PELO VIGÉSIMO ANIVERSÁRIO DA ENCÍCLICA POPULORUM PROGRESSIO.
MODERNIDADE PÓS- MODERNIDADE. Modernidade 1. algo avançado, conquistas mais avançadas, atual, tempo presente. (modus hodiernus) 2. refere-se à época moderna,
ARTE GÓTICA.
Os Tempos Modernos Séculos XV e XVI
Declínio do modelo feudal
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII)
FEUDALISMO Igreja = centro do poder ideológico, político e econômico RENASCIMENTO Igreja passa a ser questionada X A virgem Maria (Cimabue)
Estado Moderno Equipe Bruna Negromonte Elso Palharini Fabiane Andrade Gregory Carneiro Raimundo Gledson Elso.
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO
1. Os fragmentos de texto abaixo foram extraídos de VICENTINO e DORIGO (2011) e se referem à Igreja Medieval. I. Pouco a pouco, a Igreja foi “se transformando.
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
HUMANISMO EM PORTUGAL NOMEAÇÃO DE FERNÃO LOPES A CRONISTA-MOR DA TORRE DO TOMBO CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XV, a Europa passava por grandes.
Renascimento foi um período na historia do mundo ocidental com um movimento cultural marcante na Europa, considerado como um marco do final da idade media.
Friso cronológico.
Portugal e a Expansão* Comercial * conceito base - IMPERIALISMO
Renascimento Cultural
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Renascimento Cultural
Transcrição da apresentação:

XVI Séculos XII, XV e XVI

TROVADORISMO - XII Baixa Idade Média; Feudalismo; Filosofia: Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e a Escolástica;PORTUGAL Cantigas de amor e de amigo, de escárnio e de maldizer.

HUMANISMO - XV Decadência da hegemonia católica; Decadência do feudalismo; Século XV – surgimento da burguesia; Início da expansão marítima.PORTUGAL Reconquista do território (dominação árabe); Dinastia de Avis (D. João I); Teatro de Gil Vicente.

CLASSICISMO - XVI Crise da Igreja; Expansão marítima; Mercantilismo; Absolutismo monárquico; Reforma protestante; ANTROPOCENTRISMO;RAZÃO; MATERIALISMO; PREOCUPAÇÃO FORMAL; ARTE = MIMESE; HARMONIA – CLAREZA.

PORTUGAL Conquista no norte da África; Caminho marítimo para as Índias; Descobrimento do Brasil; Monopólio político e econômico.  Camões;  No mundo: Miguel de Cervantes e Shakespeare