A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ULA 1- O NASCIMENTO DA MODERNIDADE (XV-XIX) Novas experiências e valores da modernidade (religião, ciência, política, economia e sociedade) O sujeito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ULA 1- O NASCIMENTO DA MODERNIDADE (XV-XIX) Novas experiências e valores da modernidade (religião, ciência, política, economia e sociedade) O sujeito."— Transcrição da apresentação:

1 A ULA 1- O NASCIMENTO DA MODERNIDADE (XV-XIX) Novas experiências e valores da modernidade (religião, ciência, política, economia e sociedade) O sujeito moderno : o individualismo e a valorização da subjetividade moderna. Modernidade e desenvolvimento capitalista

2 O QUE É A MODERNIDADE ? “Pode-se dizer, salvo algumas manifestações culturais peculiares, que o modernismo floresceu nas cidades. A necessidade de enfrentar problemas psicológicos, sociológicos, técnicos, organizacionais e políticos advindos da urbanização crescente concorreu para esse movimento que, mais que pioneiro na geração de mudanças, foi uma forma de reação às novas condições de produção, de circulação e de consumo, na medida em que codificou e refletiu as mesmas mudanças, sugerindo linhas de ação capazes de explicitá-las (Harvey, 1996).”Harvey

3 MODERNIDADE E EXPERIÊNCIA Flanêur FLANAR, do francês "flâneur": Passear ociosamente; vaguear; perambular com inteligência. Um transeunte despreocupado, que goza a cidade de forma peculiar e caminha sem rumo,sem pressa, só pelo prazer de apreciar o que está à sua volta, parando aqui e ali para observar algo que chamou sua atenção ou para tomar um sorvete sentado em um banco de praça. Flanar pela cidade, serve, a quem lhe convém, de inspi- ração e ensinamento. A infinidade e alea- toriedade de acontecimentos, sensações que experimentamos no flanar, estimulam a reflexão e a comparação. No decorrer da história diversas pessoas tentaram teorizar o significado de Flâneur, inclusive o poeta Charles Baudelaire, que enxergava o papel chave do Flâneur como sendo o de entender o processo da modernidade, do urbanismo e do cosmopolitismo através do fluxo da cidade. Em termos artísticos, existem diversas escolas arquitetônicas e fotográficas que se denominam Flâneur, já que priorizam a participação daqueles que são afetados pelo desenho da cidade e pelo andamento da mesma.

4 A ILHA : A MODERNIDADE E A PERDA DA EXPERIÊNCIA. Walter Benjamim – “ O Narrador” “O tédio é o pássaro onírico que choca os ovos da experiência” Por que a cidade moderna nos retira a possibilidade de vivenciar experiências? Qual a relação entre vivência e conhecimento? http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHum anSocSci/article/viewFile/7396/7396http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHum anSocSci/article/viewFile/7396/7396 (p.7)

5 QUAL A RELAÇÃO ENTRE MODERNIDADE E URBANISMO? Contexto econômico: Processo de formação do capitalismo mercantil (Mercantilismo) Decadência do feudalismo Contexto Político : Formação do Estados Nacionais Modernos Absolutismo – Conceito que surge no século XVIII para criticar a centralização do poder que caracteriza o Antigo Regime. Contexto Social : Ascensão da burguesia mercantil e decadência econômica da nobreza dependente das rendas feudais. Urbanização crescente.

6


Carregar ppt "A ULA 1- O NASCIMENTO DA MODERNIDADE (XV-XIX) Novas experiências e valores da modernidade (religião, ciência, política, economia e sociedade) O sujeito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google