Mobilidade DETI 2012/2013 Carlos Bastos 16/02/2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
Advertisements

A UNIÃO EUROPEIA Actualização: Professor Vaz Nunes (2007)
Transparência de Qualificações no Espaço Europeu
O Ensino Superior e a Profissão M. Luísa Anacoreta Correia
(Metodologia Científica)
A Inova-Ria é uma Associação de Empresas determinante para um ecossistema de inovação único formado por empresas, instituições de ensino e de I&D na área.
União Europeia Ângela Lourenço 8ºA.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Working Futures-Meeting The European Challenge P ROJECTO L EONARDO DA V INCI Formação Profissional Inicial E SCOLA S ECUNDÁRIA DE C ALDAS DAS T AIPAS.
E.E.F.D Licenciatura Participe dos eventos e colabore para a formação de valores educativos consistentes! . Acompanhe as atividades e informes.
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
ESTE ANO VOU FALAR OUTRA LÍNGUA
A matriz importância x desempenho aplicada a uma instituição de ensino superior Carlos Cyrne.
Decisões.
Inscrições Online Creditações. Inscrições Verifique se a sua matrícula foi validada e aproveite para realizar a inscrição online Serviços Académicos Prazos.
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
OBJETIVOS Objetivo Geral
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
Educação profissional em Portugal e na Europa diversidade de sistemas e modelos Natália Alves Instituto de Educação da Universidade de Lisboa SISTEMAS.
União Europeia Unidade na diversidade.
SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DA NOVA RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES TEÓRICO- PRÁTICAS (ATPS) RESOLUÇÃO CCP Nº. 001/2013 COLEGIADO DE PEDAGOGIA.
Programas de Mobilidade ERASMUS +.
Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) Changing lives. Opening minds. Mobilidade de Estudantes.
Acesso “não regular” à formação superior e creditação de qualificações académicas e profissionais A experiência da Universidade de Lisboa Ana Paula Curado.
TUTORIAL PARA ESTAGIOS
PROGRAMA ERASMUS + Novo Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA)
PROGRAMA ERASMUS + Novo Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA)
Atividades Complementares Coordenação de Administração
…ESTRANHA FORMA DE VIDA… O Programa ERASMUS MUNDUS visto por uma estudante europeia Universidade de Lisboa, 26 Outubro 2009 Alessandra Gallerano Erasmus.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Universidade de Coimbra PROGRAMAS DE MOBILIDADE ERASMUS E OUTROS
Aula Inaugural.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015.
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Programa Integrado de Duplo Diploma UNESP – INSA
CAMPUS E PÓLOS DA UNIAM: ESTRUTURA CURRICULAR TERCEIRO CICLO SEGUNDO CICLO PRIMEIRO CICLO FORMAÇÃO INICIAL - DISCIPLINAS COMUNS A TODOS OS CURSOS DO.
Grupo G… Filipe Godoi, nº 11 12ºA Filipe Sena, nº12 12ºA Henrique Lages, nº13 12ºA.
P ROGRAMAS DE MOBILIDADE E BOLSAS DE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS EM EDUCAÇÃO Carina Maia Carolina Ourique.
ANOTAÇÕES IMPORTANTES
ANOTAÇÕES IMPORTANTES
ANOTAÇÕES IMPORTANTES
O Espaço Europeu de Ensino Superior
Provas Finais do Ensino Básico 2015
ORIENTAÇÕES PRÉ-EMBARQUE CONVÊNIOS BILATERAIS, IBERO-AMERICANAS, BRAFITEC E ELAP.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2º semestre de 2014 Matricula Obrigatória 02 e 03 de junho de 2014 Local: Seção Técnica de Graduação Obs: Realizar a.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PPGE/UNESA INFORMAÇÕES AOS DISCENTES Profa. Laélia Moreira Coordenadora
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ DIA 21/08/2015
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
República Tcheca República Tcheca Possibilides de estudo na.
SEÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO LETRAS
Profa. Cleide Bittencourt Supervisora de Estágio
COOL GOAL P ROJETO E RASMUS + COOL GOAL (Collaborative Outdoor Learning / Go out and learn) Aprendizagem colaborativa ao ar livre / sai e aprende)
Serviço de Psicologia e Orientação
Programa Fulbright - Bolsas e Oportunidades - Dezembro de 2015.
Mobilidade de Trabalhadores Docentes e Não-Docentes (STA e STT) novembro de 2015 Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e.
Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) Changing lives. Opening minds. Mobilidade de Estudantes.
Orientações para a Renovação da Matrícula 1. Obrigatoriedade da Renovação da Matrícula 2. Etapas da Matrícula 3. Calendário 4. Critérios para o “Ranking”
Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional
ESTA APRESENTAÇÃO TEM CARÁTER INFORMATIVO. Todos os procedimentos dos alunos da UFCA, relativos ao Ciência sem Fronteiras, devem ser realizados junto à.
Treinamento: Coordenadores. Agenda 16/12: Sistema Acadêmico 17/12: Plataforma Sucupira, PROAP e Bolsas.
Uma opportunidade de estudar na Europa. O que é o programa Erasmus Mundus? O Programa Erasmus Mundus é um programa de cooperação e mobilidade.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Curso Especialização Tecnológica Ano Letivo de 2012/
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET – ENGENHARIA QUÍMICA - UFC Programas de Intercâmbio de Graduação para Engenharia Química.
Prof. Marcelo J. M. Rezende Diretor DAIA/DEG Coord. Institucional do PCsF na UnB.
Programas de Mobilidade e candidaturas Informa-te Informa-te aqui Serviço de Relações Internacionais e Mobilidade - SRIM.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

Mobilidade DETI 2012/2013 Carlos Bastos 16/02/2012

Introdução Programas de Mobilidade Processo de Candidatura Creditação de Notas Mobilidade DETI 2011/2012 Links úteis

Programas de Mobilidade existentes Erasmus – Estudos – Estágios Campus Europa ECIU Outros ( Notas sobre bolsas Erasmus

A seleção para a candidatura ao Programa ERASMUS não garante aos estudantes, por si só, a atribuição de bolsa. É necessária uma candidatura separada para as Bolsas Erasmus O estudante terá de devolver a totalidade de bolsa ERASMUS atribuída se: – Desistir da mobilidade; – Não realizar nenhuma unidade curricular na instituição de acolhimento;

Campus Europae  2 anos, 2 línguas: o carácter único do CE reside no facto dos estudantes passarem no estrangeiro um ano académico completo do 1º ciclo e outro do 2º ciclo  No final da mobilidade CE é atribuído um grau académico complementar ao que recebem na universidade de origem (duplo reconhecimento dos planos de estudo)

Acordos Existentes (Erasmus) Aproximadamente 45 acordos Ver página do GRI d= d=9154

Acordos Existentes (Campus Europae) Campus Europae EspanhaUniversidad de Alcalá Estónia Tallinn University of Technology PolóniaTechnical University of Lodz SérviaUniversity of Novi Sad TurquiaGazi University (Ankara)

Acordos existentes (ECIU) ECIU Alemanha Technische Universität Hamburg-Harburg DinamarcaAalborg University Espanha Universitat Autònoma de Barcelona -EU Gimbernat i Tomás Cerdà Estónia Tallinn University of Technology

Processo de Candidatura Pré-candidatura – 13 a 27 de fevereiro 2012 – Seriação e colocação – Março 2012 – Coordernador Departamental de Mobilidade – Alunos serão informados sobre aceitação no programa de mobilidade – Reunião para atribuíção final dos destinos Candidatura à instituição de acolhimento – Maio e Junho (1º sem e ano completo) – Outubro e Novembro (2º semestre) – GRI envia com informação.

Pré-candidatura  Preencher no site do GRI um formulário para indicar preferências (  Factores a ponderar:  Disponibilidade de disciplinas adequadas  Qualidade da Universidade de destino  Conhecimento de língua  Calendário escolar  Capacidade económica  Cultura do país de destino

Selecção Critérios de admissão DETI – Preencher os critérios gerais de admissibilidade ao programa Erasmus. – 1º ano completo. – Nº máximo de unidades curriculares em atraso: Alunos na formação inicial, uma; Alunos na formação pós-graduada, duas. Nota:uma unidade curricular em atraso é aquela em que o aluno já esteve inscrito no passado e ainda não teve aproveitamento no momento de análise da candidatura.

Seriação Indíce= M – A + C/(10N) Média de curso (M) Créditos (ECTS) já feitos (C) Nº disciplinas em atraso (A) Nº de matrículas (N)

Candidatura à instituição de acolhimento Contrato Pedagógico – Acordo entre a UA e o aluno (correspondência de disciplinas) Acordo de Aprendizagem (Learning Agreement) Acordo de Aprendizagem – Lista de disciplinas a frequentar na instituição de acolhimento Outros documentos – Docs. identificação, saúde, docs. requeridos pela instituição de acolhimento, etc.

Creditação de Notas

Mobilidade DETI 2011/2012 Mobilidade Estudos (Erasmus e CE) MIEETMIECTTSITotal Pré-candidaturas Aceites em Março Aceites condicionalmente87015 Que foram em mobilidade Nº Alunos em Campus Europa3 (Lodz, Polónia)

Mobilidade DETI 2011/2012 Destinos Alemanha4 Croácia2 Espanha3 Estónia4 Finlândia2 Holanda3 Itália3 Lituânia4 Polónia9 República Checa3 Suécia1 Total38

Links úteis