Transferência de Massa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA”
Advertisements

Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Tópicos de Meteorologia e Climatologia: Sistema Climático Terrestre Termodinâmica da Atmosfera (Breve Revisão Conceitual) Enio P. Souza (UFCG)
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
1Definição 2Energia potencial elétrica 3Relações matemáticas 4Legenda 5Gráfico do potencial elétrico 6Potencial criado por várias partículas 7Diferença.
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORTÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ.
Aula Aula – Teoria Atômica 2 Profa. Ana Maria Cardoso de Oliveira Bezerra Site: docente.ifrn.edu.br/anacardoso.
UNIVERSIDE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL SANEAMENTO SEDIMENTAÇÃO GRAVITACIONAL Prof. Dr. Roque Passos Piveli Prof. Dr. Sidney.
Variação de pressão nos fluidos estáticos
Propriedades de um Sistema de Engenharia
Transferencia de calor
Transferência de Calor e Massa
Introdução a termodinâmica: trabalho e energia Curso Técnico de Mecânica Automotiva Fundamentos de Mecânica Aplicada Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Aula 3 – Propriedades.
A Atmosfera e a Radiação Solar
DESTILAÇÃO.
CITOLOGIA CÉLULA ANIMAL CITOLOGIA – ENVOLTÓRIOS CELULARES MODELO DO MOSAICO FLUIDO – SINGER e NICHOLSON.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS Professora: Ana Elza Dalla Roza Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus Sinop – FACET – Engenharia.
Água Nitrogênio Fósforo Carbono CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins.
FENÔMENOS DE TRANSPORTES – CINEMÁTICA DOS FLUIDOS
Equilíbrio Químico Profa. Karen.
2) Dentre os equilíbrios abaixo, quais não podem ser deslocados por variação da pressão total? I) N 2 O 4(g) = 2 NO 2(g) II) 3Fe (s) + 4H 2 O (g) = Fe.
Deslocamento de equilíbrio (Princípio de Le Chatelier) Em uma reação reversível em equilíbrio: aA(g) + bB(g) cC(g) Uma perturbação externa faz O equlíbrio.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Física I Aula 7 Energia Cinética e Trabalho 2009/2010.
Hidrodinâmica Aula 01 (1 0 Sem./2016) 1. Parte I – Movimento Relativo: referenciais acelerados 2 Motivação: o estudo da circulação global das grandes.
Experiência 07 Fluidos em Equilíbrio Simone Fraiha.
UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORTÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ.
Aula 15 QUÍMICA GERAL Ana Luisa Daibert Pinto.
Professor: Dr. Edson Mesquita.  Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas. Assim como os fatores que influenciam.
CONTEÚDOS: TEMPERATURA E SUA MEDIÇÃO DILATAÇÃO TÉRMICA ª CONFERÊNCIA DE FÍSICA MOLECULAR E TERMODINÂMICA.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Metalurgia do Pó Prof. Lucas Freitas Berti Engenharia de Materiais - UTFPR 1.
QUÍMICA GERAL Processos de separação de misturas PROF. BETO.
O Planeta da Vida Na Natureza existe uma grande diversidade de seres vivos que foram aparecendo e desaparecendo ao longo de muitos milhões de anos. Os.
Hidrodinâmica Aula 04 (1 0 Sem./2016) 1. A função escoamento para fluxos bidimensionais A) Velocidade para um fluxo bidimensional em componentes cartesianas.
CURSO:ENGENHARIA QUÍMICA
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Mecânica dos Fluidos.
ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA PHD 5745 – PROCESSOS FÍSICO-QUÍMICOS I CINÉTICA E EQUILÍBRIO QUÍMICO Prof.
Disciplina: Geoquímica Módulo: Conceitos básicos da geoquímica
Efeito de Hall Quântico Frederico Sousa Gonçalo Catarina.
Transporte Ativo Podemos dizer que o transporte ativo é o contrário do passivo. Sendo assim esse tipo de transporte requer o uso de energia e se baseia.
ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA PHD 5746 – PROCESSOS FÍSICO-QUÍMICOS II REATORES HOMOGÊNEOS E HETEROGÊNEOS.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORTÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS ME 37N – FENÔMENOS DE TRANSPORTES II.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS ME 37N – FENÔMENOS DE TRANSPORTES II.
Professor Dr. Evandro Rodrigo Dário Curso: Tecnólogo em Mecatrônica Disciplina: Fenômenos de Transporte Segunda Lei da Termodinâmica.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Introdução a termodinâmica: propriedades Curso Técnico de Mecânica Automotiva Fundamentos de Mecânica Aplicada Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
Metalurgia do Pó Prof. Lucas Freitas Berti
Hidrodinâmica Aula 08 (1 0 Sem./2016) 1. A viscosidade e a Equação de Navier-Stokes 2.
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
Clima 1. Diferença entre clima e tempo 2.Elementos do clima:
DISPERSÃO DE POLUENTES-
Geomagnetismo Física e Ciências da Terra (FCT) Astronomia (AST)
Controle da poluição do ar
27/02/12Warlley L. Antunes Aula 1. 27/02/12Warlley L. Antunes O que é Engenharia Química? A engenharia química criativamente combina as três principais.
Física I Aula 10 Movimento Oscilatório I 2009/2010.
8.2 – Transmissão de Calor Site:
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Sistemas Térmicos Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.
Quimica Ambiental  Classificação da matéria - Substância pura - Misturas - Sistemas homogêneos e heterogêneos  Dispersões - Tipos de dispersões, classificação.
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
Química Ambiental Engenharia Ambiental Prof. Alonso Goes Guimarães.
BIO-QUIMICA Aulas gratuitas da Professora Dra Rosi Bio-quimica.blogspot.com MATÉRIA E MEDIDAS Dra. Rosilene Linhares Dutra.
Meteorologia Dinâmica II – ACA0438 Professora: Rosmeri Porfirio da Rocha Professora: Rosmeri Porfirio da Rocha Monitora: Lívia Dutra.
MOVIMENTO OSCILATÓRIO Estamos familiarizados com diversos tipos de movimentos oscilatórios periódicos.
OS EFEITOS DO CALOR E SUAS APLICAÇÕES
Transcrição da apresentação:

Transferência de Massa Prof. Eudes José Arantes

Introdúção A transferência de massa é o processo de transporte onde existe a migração de uma ou mais espécies químicas em um dado meio, podendo esse ser sólido, líquido ou gasoso. O transporte das espécies químicas pode ser feito por dois mecanismos: difusão e/ou convecção. A difusão deve-se à diferença de potenciais químicos das espécies, ou seja, á diferença de concentrações entre dois locais num dado sistema. A convecção deve-se às condições de escoamento de um sistema, por exemplo, líquido em movimento sobre uma placa.

Difusão

Difusão

Difusão

Difusão Molecular

Difusão

Difusão

Lei de Fick A lei de Fick é uma lei quantitativa na forma de equação diferencial que descreve diversos casos de difusão de matéria ou energia em um meio no qual inicialmente não existe equilíbrio químico ou térmico. Recebe seu nome de Adolf Fick, que as derivou em 1855.

Difusão

Difusão

Difusão

Advecção Advecção, na engenharia, é um mecanismo de transporte de uma substância ou uma propriedade conservada com um fluido em movimento. O movimento dos fluidos na advecção é descrito matematicamente como um campo vetorial, e o material transportado é tipicamente descrito como uma concentração escalar da substância, que está contido no fluido. Um exemplo de advecção é o transporte de poluentes ou de sedimentos num rio: o movimento da água carrega-os rio abaixo.

Advecção ou Convecção? Ocasionalmente, a advecção termo é usado como sinônimo de convecção. No entanto, muitos engenheiros preferem usar a convecção termo para descrever o transporte por difusão molecular e turbulenta combinado, e reservamo-nos o uso do termo para descrever a advecção de transporte com um fluxo (líquido) do fluido (como no rio ou tubo). Um exemplo é o fluxo de convecção sobre uma chapa quente ou abaixo de uma superfície de água fria em um lago. Nas ciências oceânicas e atmosféricas, advecção é entendida como um movimento horizontal, resultando em transporte "de um lugar para outro", enquanto que a convecção é vertical "mistura".

Transporte de Massa A transferência de massa de uma espécie química num meio líquido ou gasoso em coordenadas cartesianas é descrita pela equação de transporte de massa:

Linha de Emissão Linha definida pela sucessão de partículas que tenham passado pelo mesmo ponto; A pluma que se desprende de uma chaminé permite visualizar de forma grosseira uma linha de emissão; Ponto de Referência

Águas Subterrâneas

Adimensionalizando

Transporte de Massa Diferenças Finitas

Exemplo de Transporte de poluentes