Adriano A. Ribeiro. Português Estruturado Apesar do Português Estruturado ser uma linguagem bastante simplificada, ela possui todos os elementos básicos.

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Transcrição da apresentação:

Adriano A. Ribeiro

Português Estruturado Apesar do Português Estruturado ser uma linguagem bastante simplificada, ela possui todos os elementos básicos e uma estrutura semelhante à de uma linguagem típica para programação de computadores. Para praticar nossa sintaxe e testar nossos problemas, utilizaremos o software Visualg.

Forma Geral ALGORITMO Palavras reservadas são palavras que fazem parte da sintaxe da linguagem e não podem ser usadas para outro propósito em um algoritmo que não seja aquele previsto nas regras de sintaxe. Também são chamadas de palavras chaves.

Comandos VisualG

Declaração de variáveis Utilizaremos a palavra reservada VAR onde é o nome (identificador) de uma variável e determina que tipo de valor as variáveis poderão receber. Os identificadores das variáveis são usados para referenciá-las dentro do algoritmo. Tais identificadores devem ser claros e precisos, dando uma idéia do “papel” da variável no algoritmo.

Regras para nomeação de variáveis a) Nomes de variáveis não podem ser iguais a palavras reservadas; b) Nomes de variáveis devem possuir como primeiro caractere uma letra ou sublinhado '_' (os outros caracteres podem ser letras, números e sublinhado); c) Nomes de variáveis devem ter no máximo 127 caracteres; d) Nomes de variáveis não podem conter espaços em branco; e) Na sintaxe do Português Estruturado, não há diferença entre letras maiúsculas de minúsculas (NOME é o mesmo que noMe).

Regras para nomeação de variáveis Exemplo Identificadores válidos: NOME, TELEFONE, IDADE_FILHO, IdadeFilho, NOTA1, Est_Civil Identificadores inválidos: 3Endereco, Estado Civil, PARA, algoritmo, numero/complemento

Tipos de Dados Podemos declarar variáveis em português estruturado com os seguintes tipos:

Operador de Atribuição Para “colocar” um valor em uma variável dentro de um algoritmo, utilizamos o operador de atribuição. O operador de atribuição é representado por uma seta (<-) apontando para a esquerda. Exemplo Peso < // Este comando atribui à variável Peso o valor Nome <- "João da Silva" // Este comando atribui à variável Nome o valor "João da Silva". Achei <- FALSO // Este comando atribui à variável Achei o valor FALSO.

Operador de Atribuição Só se pode atribuir às variáveis valores do mesmo tipo da variável. Exemplo (errado) VAR salario: REAL INICIO salario <- "Insuficiente“ Sempre à esquerda do comando de atribuição deve haver um (e somente um) identificador de variável. Exemplo “são incorretos” 2060 <- NumeroConta NumeroAgencia+digitoControle < NomeCliente+sobrenome <- “João” + “Silva”

Operadores Aritméticos

Operadores Relacionais

Linhas de Comentário Os comentários são declarações não compiladas que podem conter qualquer informação textual que você queira adicionar ao código-fonte para referência e documentação de seu programa. São representados por duas barras normais ( // ). Todo o texto que você digitar após as duas barras será comentário. Exemplo 7.1 // Este método calcula o fatorial de n...x <- y; // Inicializa a variável x com o valor de y

Comandos de E/S (Entrada/Saída) Em algum ponto do algoritmo geralmente deve ocorrer à exibição de valores, e todas as linguagens de programação têm comandos para este fim. Em Português Estruturado usamos o comando escreva para isto. A sintaxe desse comando tem a seguinte forma:

Comandos de E/S (Entrada/Saída) OBS O comando “Escreva” exibe a informação numa mesma linha, concatenando as saídas. O comando “Escreval” exibirá a saída em linhas diferentes.

Comando de Entrada de Dados Assim, deve haver um meio para que sejam digitados (ou fornecidos de outra maneira) dados para o algoritmo. Todas as linguagens de programação permitem isto. No Português Estruturado usamos o comando leia. A sintaxe deste comando é:

Comando de Entrada de Dados leia (NumeroConta) leia (NumeroAgencia) leia (NomeCliente) Você pode mandar uma mensagem antes para o usuário, assim ele sabe qual é o conteúdo que deve ser colocado, ou seja, digitado. Exemplo Escreva ("Digite seu nome: ") Leia (nome) Escreva ("Digite sua agencia: ") Leia (NumeroAgencia) Escreva ("Digite sua conta: ") Leia (NumeroConta)

Comando de Entrada de Dados Deve estar claro que sempre à direita do comando leia haverá um identificador de variável. Assim, são incorretos os seguintes comandos: Exemplos “incorretos” leia (NumeroConta+60) leia (12345) leia (NomeCliente+Sobrenome)

Estrutura Condicional Na vida real tomamos decisões a todo o momento baseadas em uma situação existente. Em um algoritmo, chamamos esta situação de condição. Associada a uma condição, existirá uma alternativa possível de ações. "se tiver R$ 10,00 sobrando então irei ao cinema hoje à noite.” se "tiver R$ 10,00 sobrando" entao "irei ao cinema" fimse

Estrutura Condicional se Dinheiro >= 10 entao Ir_ao_Cinema <- VERDADEIRO Fimse

Estrutura Condicional É importante frisar que sempre à direita do comando se deverá parecer uma expressão lógica, e uma expressão cujo resultado é VERDADEIRO ou FALSO. Assim, os seguintes comandos são incorretos: se A <- B entao // É uma atribuição e não uma expressão... fimse se A + B entao // É uma expressão aritmética e não uma expressão... fimse

Construindo os Primeiros Algoritmos De forma genérica, a construção de um algoritmo se resume às seguintes etapas: a) entendimento do problema; b) elaboração da solução algorítmica; e c) codificação da solução no Português Estruturado;

Exemplo (Média entre dois valores) Enunciado: Faça um programa que leia dois valores numéricos, e calcule e exiba a sua média aritmética. Etapa 1 A média aritmética de dois valores é calculada como (a+b)/2, e sendo assim a primeira etapa já está pronta. Etapa 2 Os dados necessários serão os dois valores, que colocaremos em duas variáveis A e B, do tipo numérico, e uma terceira variável, que chamaremos Média, que armazenará a média aritmética calculada. Etapa 3 A obtenção dos dados neste programa é simples e direta. Basta pedir ao usuário que digite os valores. Etapa 4 O processamento aqui é o cálculo da média, usando o método citado acima, na etapa 1. O resultado do cálculo será armazenado na variável Média. Etapa 5 Basta exibir o conteúdo da variável Média.

Exemplo Resolvido Solução: 1. Algoritmo "Cálculo de Média Aritmética" 2. VAR 3. A,B,Media : REAL 4. Inicio 5. Escreva ("Programa que calcula a média aritmética de dois valores.") 6. Escreva ("Digite um valor : ") 7. Leia (A) 8. Escreva ("Digite outro valor : ") 9. Leia (B) 10. Media <- (A+B)/2 11. Escreva ("A média dos dois valores é : ", Media) 12. FimAlgoritmo

Exercícios 1 Escrever um algoritmo para cada uma das operações descritas abaixo: A área do trapézio que tem a BASEMAIOR, BASEMENOR e ALTURA. A área do quadrado que tem o valor do LADO como lado A área da superfície de um cubo que tem ARESTA por aresta Escrever um algoritmo que lê o nome de um funcionário, o número de horas trabalhadas, o valor que recebe por hora e o número de filhos. Com estas informações, calcular o salário deste funcionário, sabendo que para cada filho, o funcionário recebe 3% a mais, calculado sobre o salário bruto.

Exercícios 2  Faça um algoritmo que determine: O volume de uma caixa dágua cilíndrica, A área da caixa dágua para custo do material Sendo que o raio e a altura devem ser fornecidos (lidos pelo teclado). área da base = PI * r 2 área lateral = 2 * PI * r * h

Exercícios 3  Escrever um algoritmo que lê o nome de um funcionário, o número de horas trabalhadas, o valor que recebe por hora e o número de filhos. Com estas informações, calcular o salário deste funcionário, sabendo que para cada filho, o funcionário recebe 3% a mais, calculado sobre o salário bruto.

Exercício 4  Faça um algoritmo que leia o nome de um piloto, uma distância percorrida em km e o tempo que o piloto levou para percorrê-la (em horas). O programa deve calcular a velocidade média - Velocidade = Distância / Tempo - em km/h, e exibir a seguinte frase: A velocidade média do foi km/h.