Programas de Mobilidade e candidaturas Informa-te Informa-te aqui Serviço de Relações Internacionais e Mobilidade - SRIM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
The International Association for the Exchange
Advertisements

UNIVERSIDADE DO PORTO Portugal.
Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida
Acesso ao ensino superior
Transparência de Qualificações no Espaço Europeu
O Ensino Superior e a Profissão M. Luísa Anacoreta Correia
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR Bonito 16 de Abril de 2008.
A Inova-Ria é uma Associação de Empresas determinante para um ecossistema de inovação único formado por empresas, instituições de ensino e de I&D na área.
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÉMICA INTERCONTINENTAL.
PROPOSTAS PARA O FUTURO DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO PORTUGUÊS CNE | 24 de abril de 2013.
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
I ENCONTRO PEC-G e PEC-PG na UFG
ESTE ANO VOU FALAR OUTRA LÍNGUA
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Inscrições Online Creditações. Inscrições Verifique se a sua matrícula foi validada e aproveite para realizar a inscrição online Serviços Académicos Prazos.
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
Jovens Embaixadores de Évora Apoiado pela OCPM Organização das Cidades Património da Humanidade.
MBA/Mestrado em Gestão de Empresas 5ªEdição – Cabo Verde
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
Discentes Carina Mendonça Catarina Leite Docente Ana Carvalho.
Programas de Mobilidade ERASMUS +.
Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) Changing lives. Opening minds. Mobilidade de Estudantes.
Ecdc.europa.eu Programa Aprendizagem ao Longo da Vida Visitas Preparatórias.
…ESTRANHA FORMA DE VIDA… O Programa ERASMUS MUNDUS visto por uma estudante europeia Universidade de Lisboa, 26 Outubro 2009 Alessandra Gallerano Erasmus.
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Você j á tem ideia de qual tipo de est á gio gostaria de fazer? Sim Não São 2 Tipos : 1 - Instrumentação Instrumentação 2 - Iniciação Científica Iniciação.
Estágio Supervisionado
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
IAESTE: contribuindo com a internacionalização das Instituições de Ensino Paula Semer Prado - Gerente Executiva.
Universidade de Coimbra PROGRAMAS DE MOBILIDADE ERASMUS E OUTROS
E RASMUS M UNDUS II Ana Mateus DGES Reitoria da Universidade de Lisboa, 26 de Outubro de 2009.
ORIENTAÇÃO SOBRE O CAMINHO A SEGUIR APÓS A FORMATURA DO GINÁSIO
Programa Integrado de Duplo Diploma UNESP – INSA
O projeto Key for Schools PORTUGAL. O teste Key for Schools O teste Key for Schools é concebido para aplicação em contexto escolar e está de acordo com.
Grupo G… Filipe Godoi, nº 11 12ºA Filipe Sena, nº12 12ºA Henrique Lages, nº13 12ºA.
P ROGRAMAS DE MOBILIDADE E BOLSAS DE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS EM EDUCAÇÃO Carina Maia Carolina Ourique.
Orientações e critérios para pagamento de bolsas FNDE
Candidatar-se ao Programa Erasmus Mundus Leonor Santa Clara DGES Reitoria da Universidade de Lisboa, 26 de Outubro de 2009 Open the World…
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ DIA 21/08/2015
Plano de Vendas e Marketing
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
Serviço de Psicologia e Orientação
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Programa Fulbright - Bolsas e Oportunidades - Dezembro de 2015.
Mobilidade de Trabalhadores Docentes e Não-Docentes (STA e STT) novembro de 2015 Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e.
Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) Changing lives. Opening minds. Mobilidade de Estudantes.
Propostas do Serviço da Juventude Lê atentamente a informação seguinte. Em caso de dúvida, contacta-nos para o
Tutorial Editais FIEX 2016 Elaborado por: Taiani Bacchi Kienetz
Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional
ESTA APRESENTAÇÃO TEM CARÁTER INFORMATIVO. Todos os procedimentos dos alunos da UFCA, relativos ao Ciência sem Fronteiras, devem ser realizados junto à.
Uma opportunidade de estudar na Europa. O que é o programa Erasmus Mundus? O Programa Erasmus Mundus é um programa de cooperação e mobilidade.
Sessão de Divulgação Mestrado em Economia FEUC 10 de dezembro 2014 Sala Keynes 18h00.
Iran Abreu Mendes Coordenador Josivania Marisa Dantas Vice-Coordenadora.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
Let's Learn Leonardo da Vinci A Associação Mais Cidadania tem o prazer de divulgar a abertura das candidaturas para o II ROUND do Leonardo Da Vinci!! Vem.
Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Contínuo.
Curso Especialização Tecnológica Ano Letivo de 2012/
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Mobilidade DETI 2012/2013 Carlos Bastos 16/02/2012.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
INSCRIÇÕES: De 28 de maio à 15 de junho LOCAL DE INSCRIÇÕES: DATA.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA MANUAL DE PROCEDIMENTOS DAS INSCRIÇÕES SERVIÇO ACADÉMICO.
Custos da disciplina de Psicologia no Ensino Secundário Lecionar a Psicologia em Portugal: Um papel para os Psicólogos Painel OPP Gabinete de Estudos Vítor.
Transcrição da apresentação:

Programas de Mobilidade e candidaturas Informa-te Informa-te aqui Serviço de Relações Internacionais e Mobilidade - SRIM

ERAMUS MUNDUS ERASMUS+ FREEMOVER ALMEIDA GARRETT BERKEELY SUMMER SESSIONS FULBRIGHT e/ou A Universidade do Porto, enquanto universidade aberta ao mundo, oferece-te a oportunidade de realizares um período de MOBILIDADE ACADÉMICA e/ou PROFISSIONAL, numa instituição nacional ou estrangeira, com a pleno RECONHECIMENTO ACADÉMICO, através de vários programas de mobilidade: ACORDOS COOPERAÇÃO INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADE S

atividades de mobilidade de estudantes O ERASMUS + é o novo programa da União Europeia para o ensino, formação, juventude e desporto para o período de Na sua ação 1, promove as seguintes atividades de mobilidade de estudantes, ao nível do Ensino Superior, em 33 países europeus: Por um período de 3 a 12 meses Erasmus+ ESTUDOS Por um período de 2 a 12 meses Erasmus+ ESTÁGIO CURRICULAR Por um período de 2 a 12 meses Erasmus+ ESTÁGIO RECÉM DIPLOMADOS Erasmus+

Vantagens:  Estudar numa Instituição de Ensino Superior de um país europeu, beneficiando no plano educacional, linguístico e cultural duma experiência de aprendizagem noutro país participante no Programa; com isenção de propinas na instituição parceira;  Contactar com diferentes métodos, metodologias e técnicas de aprendizagem;  Adquirir novas qualificações e competências, numa experiência internacional, contribuindo para o teu futuro académico e profissional  Com total RECONHECIMENTO ACADÉMICO, assegurado por um documento denominado “Learning Agreement” (Contrato de Estudos), no qual são descritas as UC que o estudante deve realizar durante a mobilidade. Erasmus + ESTUDOS

: Com a possibilidade de atribuição de uma BOLSA DE MOBILIDADE :  Não são bolsas de estudo  Visam cobrir as despesas decorrentes da mobilidade  Valor é definido em função do país de destino e do nº de meses de estadia: entre 200 a300 euros/mês para estudos e entre 300 a 400 euros para estágio. cumulativamente Para além desta bolsa, os/as estudantes podem candidatar-se, cumulativamente, às seguintes bolsas atribuídas pela Agência Nacional: Erasmus + ESTUDOS Valor a definir atendendo ao caso específico Bolsas para estudantes portadores de deficiência Bolsa adicional atribuída a estudantes com bolsa dos SASUP Bolsas para estudantes com dificuldades socio- económicas

> Estudantes do 1º ciclo (licenciatura) em Ciências Educação e de Mestrado Integrado em Psicologia inscritos no 2º ano de estudos ou superior; > Os estudantes de 2º e 3º ciclos (Mestrado e Doutoramento); > Nos cursos de 2º ciclo a mobilidade só pode ocorrer no 2º semestre 1º COOPERAÇÃO 1º Consultar, no edital de abertura de pré-candidaturas ou na tua página COOPERAÇÃO, as vagas e universidades com as quais a FPCEUP tem acordo; 2º 2º Consultar o plano de estudos da universidade de destino, tendo em atenção a compatibilidade dos planos de estudo entre as duas instituições; 3ºPRÉ-CANDIDATURA COOPERAÇÃO. 3º Preencher a PRÉ-CANDIDATURA on-line no item COOPERAÇÃO. candidatura Quem ? Como ? Erasmus + ESTUDOS

Tem em atenção o seguinte: Os conteúdos e nº de ECTS do plano de estudos na Universidade de Destino, os quais devem ser equivalentes aos das UCs da FPCEUP; Os estudantes do MIPSI que pretendam realizar a totalidade ou parte do 4º ano curricular numa Universidade Parceira devem ter especial atenção na escolha das unidades curriculares da área específica que pretendem realizar - os conteúdos e nº ECTS devem ser obrigatoriamente semelhantes aos da FPCEUP; Para ver garantida a permanência na área específica escolhida, aquando da candidatura, deves concluir com sucesso um mínimo de 2 unidades curriculares específicas dessa mesma área; Não existe época ESPECIAL de exames para estudantes de mobilidade, à excepção dos que necessitem desta época para conclusão do curso. Erasmus + ESTUDOS

Erasmus + ESTÁGIO Qualquer estudante inscrito num curso da FPCEUP QUEM Universidades parceiras da FPCEUP Em qualquer outro tipo de organização, pública ou privada: empresas, centros de formação e investigação da UE ONDE 1º1º Procura uma entidade que te possa interessar; aconselha-te com docentes da FPCEUP ou através de sites específicos para o efeito – lista a disponibilizar pelo SRIM 2º enviando uma carta / de motivação2º Contacta uma ou mais entidades que te possam interessar, enviando uma carta / de motivação (em Inglês ou na língua da Entidade de Acolhimento) - o SRIM disponibiliza um modelo. COMO CURRICULA R

Como elaboro o meu plano de trabalhos de estágio? Erasmus + ESTÁGIO  Após atribuição de Prof. Orientador do teu estágio na FPCEUP, deves acordar com o mesmo a realização de uma parte do teu estágio curricular numa instituição da UE;  Define com o mesmo possíveis contextos de estágio, tipo de atividades a desenvolver, duração e método de avaliação do mesmo;,  Todas estas questões ficarão asseguradas no Training Agreement, documento incluído no Formulário de Candidatura. Onde sou avaliado? O período de mobilidade efetuado será objeto de avaliação qualitativa e/ou quantitativa na instituição anfitriã, a qual será tida em conta, total ou parcialmente, pelo teu Coordenador Erasmus e/ou orientador de estágio em função do previsto no Plano de Reconhecimento Académico. ATENÇÃO: sempre atribuída na FPCEUP ATENÇÃO: A avaliação final de estágio curricular será sempre atribuída na FPCEUP

Erasmus + ESTÁGIO Qualquer estudante inscrito no último ano de um curso da FPCEUP QUEM Universidades parceiras da FPCEUP; Em qualquer outro tipo de organização privadas ou públicas: empresas, centros de formação e investigação da UE. ONDE 1º1º Procura uma entidade que te possa interessar; aconselha-te com docentes da FPCEUP ou através de sites específicos para o efeito – lista a disponibilizar pelo SRIM; 2º enviando uma carta/ de motivação2º contacta uma ou mais entidades que te possam interessar, enviando uma carta/ de motivação (em Inglês ou na língua da Entidade de Acolhimento) - o SRIM disponibiliza um modelo. COMO RECÉM DIPLOMADOS

Exemplos de websites que te ajudam a procurar um estágio na Europa: UNIÃO EUROPEIA EUROPLACEMENT INTERTOWN WE MEAN BUSINESS MONSTER – JOB SEARCH YELLOW PAGES WORLD 4 INTERNATIONAL CAREERS AND JOBS EURES iAGORA LEO-NET PLACEMENTS UK EXPERTISE IN LABOUR MARKET (ELM) FEENDER.COM GET MOBILE GRADUATELAND Erasmus + ESTÁGIO

PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES 1 semestre de estudos Através da parceria com o Banco Santander, a UPorto disponibiliza o PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES, para a realização de 1 semestre de estudos num país da América Latina elegível, com atribuição das seguintes BOLSAS : 1.B OLSAS S ANTANDER L USO -B RASILEIRAS 2.B OLSAS S ANTANDER I BERO -A MERICANAS PARA ESTUDANTES DE LICENCIATURA E MESTRADO Santander Universidades Estudantes do 1º ciclo em Ciências Educação e de Mestrado Integrado em Psicologia inscritos regularmente na FPCEUP, com nacionalidade portuguesa* Estudantes de Licenciatura e Mestrado inscritos regularmente na FPCEUP e com nacionalidade portuguesa* Valor total da bolsa: euros Q UEM ? *ou estatuto de residência permanente em Portugal

Santander Universidades candidatura a) Verificar no Regulamento do Programa Santander as instituições elegíveis; b) Consultar o plano de estudos da universidade de destino, tendo em atenção a compatibilidade dos planos de estudo entre ambas as instituições; PRÉ-CANDIDATURA de 15 dez. a 15 janeiro c) Preencher a PRÉ-CANDIDATURA on-line, no Sigarra, de 15 dez. a 15 janeiro Formalizar a candidatura no site da UPorto, em: após abertura do prazo para o efeito (divulgado pelo SRIM).

Erasmus Mundus consórciosinternacionais A U.P ORTO participa em vários consórcios internacionais Erasmus Mundus, com diversos países, os quais possibilitam a realização de 1 semestre ou 1 ano de estudos em países extra comunitários. Este programa prevê a tribuição de BOLSAS PARA ESTUDANTES DE L ICENCIATURA, DE M ESTRADO E DE D OUTORAMENTO, que incluem o pagamento de:  Despesas de viagem de ida e volta; seguro de saúde e acidentes pessoais;  bolsa mensal entre os 1000 e os 1800 euros, conforme o grau. Atenção: Estão abertas candidaturas neste momento... Consulta o nosso site fazendohistorianaponte.blogspot.com

> Estudantes com nacionalidade de 1 dos países Europeus elegíveis para o projeto, inscritos regularmente na FPCEUP; > Respeitar os requisitos de elegibilidade de cada Projeto. > Consultar a informação de abertura de candidaturas, no site da UPorto, em: ; > Consultar as ofertas formativas, requisitos de eligibilidade e instruções de candidatura no site de cada projeto; > Dar conhecimento ao SRIM da candidatura pretendida; CANDIDATURA > Reunir os documentos obrigatórios e preencher a CANDIDATURA on-line no site do projeto. candidatura Quem? Como? Erasmus Mundus

calls abertas calls aberta s: LEADERSLEADERS Região: Ásia Candidatura: até 23 de dezembro 2015 EUROINKA NETEUROINKA NET Região: América Latina Candidatura: até 15 de janeiro 2016 EMINENCE IIEMINENCE II Áreas: todas Região: Europa de Leste Candidatura: até 26 de dezembro de 2015 LOTUS+LOTUS+ Região: Sudeste Asiático Candidatura: até 5 de fevereiro 2016 KITEKITE Região: África, Caraíbas e Pacífico C andidatura: até 31 de dezembro 2015 IBRASILIBRASIL Região: Brasil Candidatura: até 14 de fevereiro 2016 SMART LINK SMART LINK Região: Ásia Candidatura: até 31 de dezembro 2015 IMPAKTIMPAKT Região: Asia - Vietname, Camboja, China, Indonésia, Laos, Mongólia, Myanmar, Filipinas, Sri Lanka Candidatura: até 10 de janeiro 2016 CASEUCASEU Região: Asia Central Candidatura: até 18 dezembro 2015 AESOP +AESOP + Região: Africa do Sul Prazo de candidatura: até 4 de janeiro 2016 Erasmus Mundus

Acordos de Cooperação Internacional Ao abrigo de Acordos de Cooperação internacional existem oportunidades para a realização de mobilidade. Os acordos dão o enquadramento necessário à formalização de candidaturas a mobilidade e asseguram as condições necessárias ao reconhecimento dos estudos / estágios realizados. Países Lusófonos e Latino-americanos: Outros países: Angola Argentina Bolívia Brasil Cabo Verde Chile Colômbia Cuba Equador Guiné- Equatorial Guiné-Bissau México Moçambique Paraguai Peru Porto Rico Timor Uruguai Austrália Canadá Cazaquistão China Coreia do Sul EUA Índia Indonésia Israel Jamaica Japão Líbano Líbia Malásia Marrocos Omã Quirguistão Rússia Tailândia Taiwan Ucrânia Vietname BOLSAS  Não existe financiamento específico. bolsa  No entanto, para alguns países da América Latina podes candidatar-te a uma bolsa do Programa Santander CANDIDATURA  Pré-candidatura no Sigarra

Almeida Garrett MobilidadeNACIONAL Programa de Mobilidade NACIONAL para a realização de 1 semestre de estudos numa universidade portuguesa.BOLSAS  Não existe financiamentoCANDIDATURA até dia 15 janeiro 2016  Envia um ao SRIM a manifestar o teu interesse, até dia 15 janeiro 2016, com as seguintes informações: Nome completo Curso Ano Universidade(s) por ordem de preferência Universidade Aberta Universidade dos Açores Universidade do Algarve Universidade de Aveiro Universidade da Beira-Interior Universidade Católica Portuguesa Universidade de Coimbra Universidade de Évora Universidade de Lisboa Universidade da Madeira Universidade do Minho Universidade Nova de Lisboa Universidade do Porto Universidade Técnica de Lisboa Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

PROGRAMA FULBRIGHT A Comissão Fulbright oferece a estudantes portugueses a oportunidade de estudar numa Universidade dos EUA, com atribuição das seguintes bolsas:  Bolsas para Mestrado, Doutoramento ou Investigação:  Bolsa Fulbright para Mestrado e Doutoramento  Bolsa Fulbright para Investigação  Bolsa Fulbright para Investigação em Saúde Pública  Bolsas de Viagem Fulbright  Programas Especiais:  Fulbright-Schuman Program for EU Citizens  Summer 2015 Study of the Institutes for European Student  Study of the United States Institutes CANDIDATURA CANDIDATURA: apresentada diretamente, no Formulário online, no website da FULBRIGHT: Outros Programas

BERKELEY SUMMER SESSIONS Com base no acordo de coooperação com a Universidade da California — Berkeley, EUA, podes frequentar Cursos de Verão em todas as grandes áreas de estudo:  5 Sessões (de 3 a 10 semanas): entre 27 de maio e 15 de agosto  Inscrição: desde fevereiro até 1 ½ mês antes do início da Sessão  Mínimo de créditos: 3 (3 semanas); 5 (6 semanas); 6 (8 semanas)  Custos associados (estimativa): Enrollment fee: USD 335 International Service fee: USD 300 Visiting International Student fee (per unit): USD 445 Document management fee: USD 52 Alojamento e refeições: desde USD Visto, viagem, seguro, pocket money: aprox € CANDIDATURA e informações CANDIDATURA e informações no website: Outros Programas

ESTUDANTE FREEMOVER Não Enquadrada Para a realização de uma mobilidade de estudos/estágios Não Enquadrada por qualquer programa de mobilidade. exemplo: exemplo: realização de mobilidade numa instituição com a qual não exista um acordo bilateral. A mobilidade freemover não é elegível para atribuição de bolsa e deverá pagar propinas na instituição de destino ou quaisquer emolumentos devidos. Candidatura: Candidatura: Informa-te no SRIM. Outros Programas

Que garantia tenho que quando regressar da mobilidade os meus estudos /estágio realizados na Universidade Parceira são reconhecidos na FPCEUP? Durante a fase de candidatura são elaborados e assinados, pelo estudante e pelo Coordenador de Mobilidade, 2 documentos fundamentais que garantem o reconhecimento e creditação dos estudos realizados com sucesso: 1.“Contrato de estudos/estágio” 1.“Contrato de estudos/estágio”- documento constituído por duas partes essenciais: o plano de estudos a realizar na universidade de destino e as unidades curriculares da FPCEUP, previamente acordado entre estudante e Coodenador esponsável de Mobilidade da área de estudos respetiva e aceite por este último. 2.“Compromisso de Reconhecimento Académico” 2.“Compromisso de Reconhecimento Académico” que traduz um compromisso entre o estudante, que se compromete a realizar o plano de estudos/estágio acordado no estrangeiro e o Coordenador de Mobilidade, que se compromete a atribuir a respetiva creditação depois de receber o certificado final emitido pela universidade de destino. Reconhecimento Académico

Online – pág. COOPERAÇÃO 1º: faz o login… Aqui podes ver a lista de universidades e vagas disponíveis 2º 3º Pré-Candidatura Aqui podes candidatar- te 4º

Online – pág. COOPERAÇÃO Informação sobre a fórmula de cálculo para seriação Pré-Candidatura Aqui colocas as Universidade que escolheste por ordem de preferência escolhe os motivos (pré-definidos) Informação sobre o nível de conhecimento de língua exigido ou aconselhado pela universidade parceira

Critérios de seriação aplicáveis aos programas Erasmus+, Santander Universidades e Almeida Garrett: 1.prioridade aos estudantes dos graus mais avançados, i.e., prioridade aos estudantes de 3º ciclo, seguindo-se os de 2º ciclo e, por último, os de 1º ciclo; 2.Com maior nº de UCs aprovadas, à dada da pré-candidatura; 3.Melhor média ponderada, arredondada às décimas, obtida até à data da pré-candidatura; 4.permanecendo o empate os estudantes serão seriados por ordem de inscrição na pré-candidatura. Atenção: Não poderão ser selecionados na pré-candidatura os estudantes em situação IRREGULAR ou em situação de PRESCRIÇÃO. Seriação

ERASMUS+ Santander Universidades Acordos de Cooperação Almeida Garrett * Os candidatos colocados terão de entregar uma caução no valor de 25€, na Tesouraria, para garantir a colocação na vaga. PRÉ-CANDIDATURA online15 dezembro a 15 janeiro Publicação de resultados18 janeiro Entregar caução – Tesouraria *18 a 31 janeiro Reunião com estudantes colocados 20 janeiro Formalização Candidatura Definitiva 20 janeiro a 15 março Prazos de Candidatura Estudos

Estágio Erasmus+ * Os candidatos colocados terão de entregar uma caução no valor de 25€, na Tesouraria, para garantir a colocação na vaga. 1ª Call 2ª Call PRÉ-CANDIDATURA online 04 a 20 abril03 a 21 outubro Publicação de resultados 22 abril24 outubro Entregar caução – Tesouraria * 22 a 29 abril24 a 31 outubro Reunião com estudantes colocados 26 abril26 outubro Formalização Candidatura Definitiva 26 abril a 27 maio 26 outubro a 25 novembro Prazos

Se tiveres dúvidas dirige-te, sempre em 1º lugar, ao SRIM – SERVIÇO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E MOBILIDADE Técnicas do Serviço: Dra. Emília Martins Dra. Isabel Neves Sala 125 – 1º Piso Coordenador da Mobilidade Prof. Tiago Neves Coordenadores Responsáveis pelas áreas de estudo Prof. Tiago Neves – C. Educação Prof. Conceição Nogueira - Psicologia Contactos

Roma Liége Cesena Masary k Madrid Genebr a Milão Varsóvi a